Sou do Rio, demora muito mesmo. Vou fazer direto. Ponta Delgada não faz atribuição né? Posso fazer Transcrição por Ponto Delgada e Atribuição por Tondela? Tondela ainda é a melhor opção? A documentação que eles me solicitaram parece ser simples mesmo. Para transcrição, apenas a Certidão de casamento + Certidão de nascimento do estrangerio ( meu pai ) + Formulário de Transcrição com minha assinatura reconhecida e meu documento pois sou o requerente. Após para atribuição, enviar apenas minha certidão + RG ou Passaporte e informar o assento de minha mãe.
@mathdantas Se o seu avô nasceu depois de 1911, para fazer o pedido de atribuição do seu pai basta mandar uma cópia simples desse passaporte português ou mesmo no formulário informar os dados de nascimento. Se for de antes, tem que pedir uma cópia certificada ao Arquivo Distrital da região dele.
Não precisa transcrever óbito. Se a sua avó também for portuguesa, precisa transcrever o casamento do seu avô. Se o seu avô for o único português do casal e for o declarante do nascimento do seu pai e seu pai tiver sido registrado antes de 1 ano de idade, você pode fazer mesmo sem a transcrição do casamento por ACP ou Vila Nova de Gaia. (mesmo raciocínio vale para quando for fazer a sua nacionalidade) Se o casamento já estiver transcrito, pode fazer também por Tondela, 3aCRC Porto ou Ovar.
Pessoal, apenas para atualizar: hoje recebi E-mail de Tondela informando o número do processo de atribuição da cidadania portuguesa pro meu pai. Documentos chegaram em Tondela dia 02/11/2017. Processo foi numerado hoje dia 24/01/2018.
Finalizaram o E-mail assim:
"Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente, João Barros - Escriturário CRC de Tondela"
Já enviei meu processo de cidadania para Tondela. Os documentos chegaram lá no dia 24/11/17. Hoje já é dia 25 de Janeiro e não sei nem se foi numerado. Lembro que quando enviei o da minha mãe, em Maio, numeraram no dia seguinte a chegada dos documentos. O processo inteiro durou pouco mais de 4 meses, sendo concluído no começo de Outubro (passou pela época de férias, se não tinha sido mais rápido).
Escrevo isso aqui só para ter mais um caso de como a quantidade de processos deve tá absurdamente grande. Estão demorando mais de dois meses para numerar (ou avisar da numeração). Sei que isso não é culpa dos funcionários da Conservatória, pelo contrário, são sempre cordiais e solícitos quando chamados a dirimir qualquer dúvida quando alguém entra em contato.
Em um ano o tempo de conclusão dos processos aumentou abruptamente. Não espero o meu pra antes de Maio, sendo otimista.
Creio eu, modestamente, que deveriam haver mais funcionários nas Conservatórias e Consulados portugueses, onde são feitos processos desse tipo (Nacionalidade, Transcrição de Casamento, etc). Até por ser um serviço pago.
Vejam, não é uma crítica pura e simplesmente. É enxergar a realidade. Infelizmente o número de funcionários não é suficiente para tamanho número de processos. Acho que isso já ficou bem claro.
Nós brasileiros (futuros lusos!) representamos a maior parte desses processos, pois somos o local com maior ligação com Portugal no mundo. Mas sei que devem chegar inúmeros processos das mais diferentes regiões do mundo, de Cabo Verde, de Macau, de Goa (índia), da África do Sul (que tem um bom número de lusos ou descendentes), enfim.
Desde quando comecei a frequentar o forum aprendi uma coisa: exercitar a paciência, sem nunca esquecer que o processo tá lá. Pra não se preocupar porque demora mesmo, é natural. Mas o tempo de conclusão aumenta cada dia mais. Lembro que quando entrei aqui em Fevereiro de 2017 falava-se em 3 meses para Tondela. Atualmente já estamos em 5. Já foi maior, é verdade, por conta das férias. Mas mesmo assim, penso ser um tempo elevado demais.
Devemos levar em conta também que Portugal é um país pequeno e que talvez não esperasse esse número de processos e por isso falta funcionários.
Enfim, desculpem o texto longo, mas é uma constatação que queria trazer aqui pra vocês.
Vamos torcer para que todos consigam ter seus respectivos processos finalizados o mais breve possível.
Eu acredito que mudaram o processo para desafogar a Linha de Registos. Apenas uma opinião minha, nada confirmado por Tondela, por exemplo. As pessoas ligavam lá, algumas mais de uma vez na semana, pois já tinham o número do processo. Sem o número do processo, não há um porquê ligar na LR para saber sobre o processo, e assim, desafogar os funcionários do atendimento. Como comentaram, está demorando o mesmo tempo para ficar pronto, apenas mudaram um pouco o processo. Ficou mais confuso, mas sabendo que a documentação chegou, através do código de rastreamento, e obtendo confirmação da CTT que o vale foi sacado, eu fico mais tranquilo. Apesar de que eu me sentiria mais tranquilo se eu tivesse o número do processo e sabendo que ele está sendo tratado.
Para quem for fazer processo de atribuição para menor de idade, Tondela é uma otima opção, pelo menos foi no meu caso recente.
Minhas filhas são gêmeas (4 meses de vida), e o processo delas foi concluído em menos de uma semana.
Recebi a numeração dos processos das duas no dia 16/01/2018. E logo depois, no dia 22/01/2018, recebi o e-mail de conclusão do processo e o número dos assentos.
Bom dia pessoal!!! Já providenciei todos os documentos para atribuição dos meus filhos menores, porém fiquei com uma dúvida, em relação aos RG's dos pais, meu marido é português, devo enviar cópia autenticada do cartão cidadão dele ou da RNE? Poderiam me informar também se já está normalizado a questão do correios, estou pensando em enviar via DHL porém como tenho meu processo de aquisição para enviar para CRC Lisboa, ficaria um pouco caro, tendo em vista que já gastei um bom dinheiro para providenciar tudo.
Galera, se possível, mantenham atualizado a planilha, pois contribui bastante como informativo, conseguimos ver o mês e mais ou menos o dia que estão tratando pelos processos que vão sendo concluídos, SE POSSÍVEL, coloquem também a data que chegou os documentos em TONDELA, não só a data da numeração.
@Vlad Pen, Sim. São 04 processos: Atribuição de duas filhas, um sobrinho e um tio, todos com documentações distintas e sem um depender a execucão do outro. Seria somente para tentar economizar com despesas de envio.
@ANTONIOVALCIR coloque cada processo dentro de um envelope separado com seus respectivos vales postais e depois coloque dentro de um envelope maior.Se eu fosse vc mandaria pela DHL que ja tem envelope próprio e seguro de 1000 reais.
Boa noite Pessoal, Hoje recebi o numero do meu Processo e também dos meus irmãos enviados para Tondela. Chegada a Tondela dia 03/11/2017 Numerado dia 26/01/2018 Sergio Pinto 56xx/2018 Silvio Pinto 56xx/2018 Silvia Pinto 56xx/2018 Por gentileza alguém poderia adicionar na Planilha, já que não quero mexer e fazer alguma coisa errada. Muito Obrigado Sergio Pinto
Pessoal, acompanhando o post de ACP vi que lá muitas pessoas com processos de idosos cairam em exigência de prova de vida, mesmo com RG atualizado e formulário assinado pelo próprio requerente. A prova de vida que eles pedem, ainda, tem de ser emitida pelo Consulado. Pelo que li neste tópico, Tondela aceita a prova de vida feita no Cartório, certo? Alguém caiu em exigência com processo de idoso em Tondela mesmo com RG atualizado e formulário assinado pelo próprio requerente? Grato.
@gsilvestre, dependendo do intervalo de tempo entre dar entrada no processo e o mesmo ser analisado, pede-se a prova de vida. Como o volume está alto, e o tempo cresceu, esses pedidos têm sido frequentes em qq lugar.
Comentários
A documentação que eles me solicitaram parece ser simples mesmo. Para transcrição, apenas a Certidão de casamento + Certidão de nascimento do estrangerio ( meu pai ) + Formulário de Transcrição com minha assinatura reconhecida e meu documento pois sou o requerente. Após para atribuição, enviar apenas minha certidão + RG ou Passaporte e informar o assento de minha mãe.
Para transcrição de casamento por PD tem o modelo do requerimento e explicações em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Tondela é boa sim mas ACP e 3a. CRC do Porto estão um pouco mais rápidas. Na lista de documentação para atribuição falta apenas o formulário 1C, tem o link para download e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Se o seu avô nasceu depois de 1911, para fazer o pedido de atribuição do seu pai basta mandar uma cópia simples desse passaporte português ou mesmo no formulário informar os dados de nascimento. Se for de antes, tem que pedir uma cópia certificada ao Arquivo Distrital da região dele.
Não precisa transcrever óbito. Se a sua avó também for portuguesa, precisa transcrever o casamento do seu avô. Se o seu avô for o único português do casal e for o declarante do nascimento do seu pai e seu pai tiver sido registrado antes de 1 ano de idade, você pode fazer mesmo sem a transcrição do casamento por ACP ou Vila Nova de Gaia. (mesmo raciocínio vale para quando for fazer a sua nacionalidade) Se o casamento já estiver transcrito, pode fazer também por Tondela, 3aCRC Porto ou Ovar.
Quando eles estao fazendo "registo do processo", significa que ja esta na fase final? Ainda vai demorar ?
"... e me deu uma lista de outras CRCs para meu conhecimento, ..."
Por favor, escreva novamente o teu post acima no link do tópico abaixo, escrevendo também essa lista de outras conservatórias sugeridas pela funcionária Ana, para que os amigos do Fórum façam pesquisas sobre essas possibilidades.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8678/todas-as-conservatorias-que-aceitam-processo-de-atribuicao-por-correio
Enviei meus documentos dia 07/08/17 e recebi ontem por email meu assento Estou muito feliz!
Entrada: 07/08/17
Assento: 23/01/18
5 meses para ficar pronta a minha nacionalidade via Tondela, isso pq precisei reenviar um documento.
Não sei como mexer na planilha, por isso, deixo aqui.
Agora preciso fazer meu casamento. Ainda está mais rapido por Ponta Delgada? Alguem pode me dizer?
apenas para atualizar: hoje recebi E-mail de Tondela informando o número do processo de atribuição da cidadania portuguesa pro meu pai.
Documentos chegaram em Tondela dia 02/11/2017.
Processo foi numerado hoje dia 24/01/2018.
Finalizaram o E-mail assim:
"Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
CRC de Tondela"
Abs,
Já enviei meu processo de cidadania para Tondela. Os documentos chegaram lá no dia 24/11/17. Hoje já é dia 25 de Janeiro e não sei nem se foi numerado. Lembro que quando enviei o da minha mãe, em Maio, numeraram no dia seguinte a chegada dos documentos. O processo inteiro durou pouco mais de 4 meses, sendo concluído no começo de Outubro (passou pela época de férias, se não tinha sido mais rápido).
Escrevo isso aqui só para ter mais um caso de como a quantidade de processos deve tá absurdamente grande. Estão demorando mais de dois meses para numerar (ou avisar da numeração). Sei que isso não é culpa dos funcionários da Conservatória, pelo contrário, são sempre cordiais e solícitos quando chamados a dirimir qualquer dúvida quando alguém entra em contato.
Em um ano o tempo de conclusão dos processos aumentou abruptamente. Não espero o meu pra antes de Maio, sendo otimista.
Creio eu, modestamente, que deveriam haver mais funcionários nas Conservatórias e Consulados portugueses, onde são feitos processos desse tipo (Nacionalidade, Transcrição de Casamento, etc). Até por ser um serviço pago.
Vejam, não é uma crítica pura e simplesmente. É enxergar a realidade. Infelizmente o número de funcionários não é suficiente para tamanho número de processos. Acho que isso já ficou bem claro.
Nós brasileiros (futuros lusos!) representamos a maior parte desses processos, pois somos o local com maior ligação com Portugal no mundo. Mas sei que devem chegar inúmeros processos das mais diferentes regiões do mundo, de Cabo Verde, de Macau, de Goa (índia), da África do Sul (que tem um bom número de lusos ou descendentes), enfim.
Desde quando comecei a frequentar o forum aprendi uma coisa: exercitar a paciência, sem nunca esquecer que o processo tá lá. Pra não se preocupar porque demora mesmo, é natural. Mas o tempo de conclusão aumenta cada dia mais. Lembro que quando entrei aqui em Fevereiro de 2017 falava-se em 3 meses para Tondela. Atualmente já estamos em 5. Já foi maior, é verdade, por conta das férias. Mas mesmo assim, penso ser um tempo elevado demais.
Devemos levar em conta também que Portugal é um país pequeno e que talvez não esperasse esse número de processos e por isso falta funcionários.
Enfim, desculpem o texto longo, mas é uma constatação que queria trazer aqui pra vocês.
Vamos torcer para que todos consigam ter seus respectivos processos finalizados o mais breve possível.
As pessoas ligavam lá, algumas mais de uma vez na semana, pois já tinham o número do processo. Sem o número do processo, não há um porquê ligar na LR para saber sobre o processo, e assim, desafogar os funcionários do atendimento.
Como comentaram, está demorando o mesmo tempo para ficar pronto, apenas mudaram um pouco o processo.
Ficou mais confuso, mas sabendo que a documentação chegou, através do código de rastreamento, e obtendo confirmação da CTT que o vale foi sacado, eu fico mais tranquilo. Apesar de que eu me sentiria mais tranquilo se eu tivesse o número do processo e sabendo que ele está sendo tratado.
Minhas filhas são gêmeas (4 meses de vida), e o processo delas foi concluído em menos de uma semana.
Recebi a numeração dos processos das duas no dia 16/01/2018. E logo depois, no dia 22/01/2018, recebi o e-mail de conclusão do processo e o número dos assentos.
Já providenciei todos os documentos para atribuição dos meus filhos menores, porém fiquei com uma dúvida, em relação aos RG's dos pais, meu marido é português, devo enviar cópia autenticada do cartão cidadão dele ou da RNE?
Poderiam me informar também se já está normalizado a questão do correios, estou pensando em enviar via DHL porém como tenho meu processo de aquisição para enviar para CRC Lisboa, ficaria um pouco caro, tendo em vista que já gastei um bom dinheiro para providenciar tudo.
Galera, se possível, mantenham atualizado a planilha, pois contribui bastante como informativo, conseguimos ver o mês e mais ou menos o dia que estão tratando pelos processos que vão sendo concluídos, SE POSSÍVEL, coloquem também a data que chegou os documentos em TONDELA, não só a data da numeração.
Como a autenticação não é cara e estes documentos não precisam ser apostilados, acho que vale a pena mandar RNE e CC autenticados.
Os processos delas já foram concluídos e deu tudo certo.
Postei em meados de dezembro e chegou em Tondela no dia 13 de janeiro.
E logo no dia 16 me de deram o número dos processos.
E no dia 22/01/2018 foi a conclusão.
Sim. São 04 processos: Atribuição de duas filhas, um sobrinho e um tio, todos com documentações distintas e sem um depender a execucão do outro. Seria somente para tentar economizar com despesas de envio.
Muito obrigada pelas informações. Espero que os processos dos meus filhos sejam concluídos tão rápido quanto os seus.
Hoje recebi o numero do meu Processo e também dos meus irmãos enviados para Tondela.
Chegada a Tondela dia 03/11/2017
Numerado dia 26/01/2018
Sergio Pinto 56xx/2018
Silvio Pinto 56xx/2018
Silvia Pinto 56xx/2018
Por gentileza alguém poderia adicionar na Planilha, já que não quero mexer e fazer alguma coisa errada.
Muito Obrigado
Sergio Pinto
vamos torcer!!! obrigado.
Pelo que li neste tópico, Tondela aceita a prova de vida feita no Cartório, certo?
Alguém caiu em exigência com processo de idoso em Tondela mesmo com RG atualizado e formulário assinado pelo próprio requerente?
Grato.
dependendo do intervalo de tempo entre dar entrada no processo e o mesmo ser analisado, pede-se a prova de vida. Como o volume está alto, e o tempo cresceu, esses pedidos têm sido frequentes em qq lugar.