Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1294295297299300454

Comentários

• Olá! Enviei minha documentação para Tondela e chegou dia 04/12/2018. Eles me informaram por e-mail que estão numerando os processos de novembro. Alguém sabe me informar a média de tempo que demora pra ficar pronto? E se Tondela ainda é o mais rápido? Pois estou fazendo da minha mãe para depois fazer a minha.
    Obrigado
  • @natangar, 2 meses pra sair o número do processo e 5 meses pra conclusão do processo, contando a partir do recebimento das documentações
  • to em uma ansiedade pra chegar o processo da minha filha la. mandei por ems dia 22/01 e ta com status em transito para Portugal desde o dia 24. :(. queria que saísse ate final de fevereiro. é atribuição de menor. vamos viajar para Portugal em agosto e queria estar com tudo certo até la
  • @Amanda GRI , você está acompanhando pelo site dos Correios ?
    Acompanhe pelo site do CTT, que atualiza mais rápido.
    https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx
  • Eu mandei a documentação dos meus filhos, maiores de idade, sem transcrição de casamento, até pq eu e o pai deles nunca fomos legalmente casados e já não vivemos juntos há mais de 20 anos. A portuguesa sou eu. O declarante na certidão de nascimento da minha filha mais velha, nascida em 1990, foi o pai.. Ela foi registrada com 3 dias de vida. O declarante na certidão de nascimento do meu filho caçula, nascido em 1996, fui eu. Ele foi registrado também com 3 dias de vida. Como eu e o pai deles já éramos separados, o reconhecimento de paternidade dele, inclusive, só foi feito em 2013, isso porque tanto o pai quanto meu filho insistiram muito, que por mim nem teria feito. Ficava registrado só no meu nome mesmo.
    Os dois nasceram depois da lei de 1978, em que Portugal reconhece a maternidade mesmo que o pai que tenha sido o declarante e eles não sejam casados nem vivam em união estável, desde que a criança tenha sido registrada antes de completar 01 ano de idade.
    Com relação ao meu filho, acho que Portugal não deverá implicar com nada, porque a declarante na certidão dele sou eu, mas estou um pouco apreensiva em relação à minha filha, já que o declarante na certidão dela foi o pai.
    Todos os dois ainda estão dentro do prazo para a finalização do processo (previsto para concluir no final de março de 2018).
    Até agora Tondela não se manifestou sobre qualquer exigência ou pedido de documentação.
    Ainda não vi nos comentários nenhum caso parecido com o dos meus filhos.
    Se cair em exigência de transcrição de casamento, não tenho como transcrever nada, porque não houve casamento.
    Aí então, como fica?
    É só avisar que não houve casamento legal?
  • editado January 2018
    Olá a todos! Vocês saberiam me informar se ao dar entrada em meu processo de atribuição por Tondela, eu posso enviar o número de assento da transcrição de casamento de minha mãe portuguesa ao invés da cópia do documento em si? Pergunto isso pois o documento ainda não chegou por correio e não há previsão por parte da CRC de Ponta Delgada... Obrigada!
  • @Vivian Brandão não precisa informar o número do assento de casamento, o casamento é averbado no assento de nascimento e é o número desse que deve ser informado.
  • editado January 2018
    Oi @Daniel Henriques! Só para eu entender melhor... Quando dei entrada na averbação de casamento, esta informação é "anexada" ao assento de nascimento de minha mãe? Neste caso, há a alteração do nome de solteira para o nome de casada de minha mãe na certidão portuguesa? Se for assim, eu devo usar qual nome de minha mãe no preenchimento do Modelo 1C, o de solteira ou casada? Obrigada novamente!
  • Nasci em 1993, fui registrada no mesmo mes que nasci, fui registrada pelo meu pai brasileiro, estou tirando a cidadania pela minha mae portuguesa, eles nunca se casaram e minha mae ja ate casou com meu padrasto que me criou, isso vai complicar ?, enviei meus documentos dia 26/10/2017, chegou la em 01/11/2017 e foi numerado em 24/01/2018, OBS: ja morei em portugal com minha mae e padrasto, enviei os documentos de mateicula escolar que minha mae assinou em portugal, e antes de enviar os documentos mandei email para crc tondela e falaram que eu tenho direito sim, alguem com caso igual o meu teve algum problema ?
  • @Vivian Brandão é exatamente como é no Brasil, é feita a averbação do casamento no assento de nascimento falando que se casou em tal data com tal pessoa em determinado lugar. Nome após o casamento e o número, ano e local onde foi feito o assento de casamento.
    No formulário de sua atribuição no quadro 1 você preenche conforme sua certidão de nascimento. No quadro 2 vai indicar que a mãe é portuguesa e o número / ano e conservatória do assento.
  • @Daniellaldr não deve ter problema nenhum, tem vários casos assim no fórum e no máximo pedem comprovação do reconhecimento da maternidade na menoridade, como por exemplo a matrícula escolar assinada por sua mãe que você já enviou.
  • Muito obrigada @Daniel Henriques!!
  • minha documentação foi enumerada dia 31/10/17
  • Marcia XerezMarcia Xerez Member
    editado January 2018
    @Vivian Brandão e @Daniel Henriques.
    Tondela me pediu sim o número do assento da transcrição do casamento da minha mãe para dar continuidade ao meu processo, que foi finalizado em julho de 2017.
    Tudo certinho e pronto, mas eles colocaram em exigência a informação por email do número.
    No dia seguinte que eu informei o número do assento da transcrição, meu processo foi finalizado.
    Todos os meus documentos portugueses (já tenho o CC e o passaporte português) saíram com o sobrenome de solteira da minha mãe, mesmo com a transcrição do casamento dela.
    Com certeza Vivian, Tondela vai te pedir o numero do assento de casamento, Não consta automaticamente no registro dela não.
    Também fiz a transcrição do casamento dela por Ponta Delgada.
  • Se for matrícula em escola ou ela como minha dependente em declaração de imposto de renda que Tondela pedir então é bem tranquilo.
    Tenho até hoje, inclusive o registro na maternidade, além de mil fotos, vídeos de batizado, festinhas de aniversário, autorizações para ela viajar sozinha, autorização de passaporte de menor, vários documentos.
    Com relação a isso, estou tranquila pq tenho tudo documentado desde que eles nasceram.
    Ufa!!
  • @Marcia acredito que no assento de nascimento de sua mãe não estava averbado o casamento por isso pediram. Não existe motivo para pedir o número do assento de casamento se já estiver averbado no assento de nascimento nascimento. O assento de nascimento dela era antigo (anterior a 1911)?
    Se o assento estiver informatizado não existe motivo para não ter sido averbado. O de minha mãe fiz a transcrição de casamento e já foi averbado no assento de nascimento automaticamente.
    Obrigado por comentar, nunca tinha lido sobre um caso como o seu.
  • @Daniel Henriques Minha mãe nasceu em 1940 no Brasil. Filha de pais portugueses. Ainda é viva. Meu pai também é filho de pais portugueses, nascido no Brasil. Tbem ainda é vivo.
    A cidadania da minha mãe saiu em abril de 2017. Assim que saiu a cidadania dela por Tondela, eu enviei a documentação do casamento dela com o meu pai para Ponta Delgada para fazerem a transcrição. Nesse meio tempo, eu já tinha enviado a minha documentação para Tondela para tirar a minha cidadania.
    Minha documentação estava toda certinha, já em despacho e do nada caiu em exigência eles pedindo o número do assento do casamento da minha mãe.
    Não tinha enviado, porque também achei que fosse automático, como você colocou no seu post, mas não foi isso que aconteceu.
    E Tondela NÃO ME AVISOU da exigência. Descobri porque passou do prazo, liguei para a LR e aí que a LR me informou que meu processo tinha voltado para análise, que constava uma pendência, mas que eles não sabiam informar e me aconselharam a entrar em contato direto com a CRC de Tondela para ver o que estava acontecendo.
    Mandei email para Tondela relatando o que a LR havia informado e só então que eles respondendo que queriam o número do assento do casamento da minha mãe e que só faltava essa informação para a conclusão do meu processo.
    No que eu enviei o número do assento, no dia seguinte eles concluíram o meu processo.
  • Meu pai não se interessou em tirar a cidadania, já que minha mãe ia tirar. Até porque ele está com dificuldades de encontrar o assento do meu avô em Portugal. Mas minha avó, a mãe dele, portuguesa, ainda é viva, com 97 anos. Podia fazer por ela, mas ele não se interessou. Vai entender.
  • @Daniel Agora em dezembro passado, fui até o consulado de Portugal no Rio de Janeiro com a minha mãe para tirar o CC dela.
    Mesmo com o assento de casamento dela já tudo digitalizado e eu com o assento físico em mãos que Ponta Delgada mandou, nos registros deles, minha mãe consta com o nome ainda de solteira. Como saiu nos meus documentos.
    Como o CC dela ainda não ficou pronto, nem sei com que nome a documentação dela vai sair. Se com o nome de casada ou com o de solteira.
    Porque o funcionário do consulado não achou nada da minha mãe direto com o nome de casada. Só depois que ela deu o nome de solteira é que ele achou tudo dela.
  • Caramba @Marcia, acho que esqueceram de averbar no caso de sua mãe. Minha mãe também nasceu no Brasil, em 1946. Em 2001 fez a atribuição dela e agora em novembro de 2017 fiz a transcrição do casamento dela (ela faleceu em 2015). Dia 19/01 pedi uma certidão no civilonline para ver se estava tudo certo antes de enviar os processos da minha irmã e meu e consta anotado a informatização do assento de 2001 feita em 2014 e a averbação do casamento.
  • É @Daniel, também acho que esqueceram de fazer a averbação do casamento dela. Única explicação para essa confusão toda que Portugal fez na documentação dela. E na minha, né, já que toda a minha documentação portuguesa saiu com o nome de solteira da minha mãe e a minha documentação brasileira é com o nome de casada dela. Fazer o q?
  • Boa noite a todos,

Gostaria de informar que hoje enviei o pedido de atribuição de meu pai para Tondela.
    Como faço para preencher a planilha? Só preencho quando o pedido for numerado ?
  • Daniel Henriques, tomara, enviei minha matricula escolar que minha mae assinou quando me metriculou na escola em portugal, eu era menor, quando morei la tirei tambem o nif e o cartao de saude, mi.ha mae que assinou tudo, e a matricula escolar esta carimbada pelo cartorio portugues de la mesmo... minha mae casou la em portugal tambem, conheceu meu padastro aqui no brasio, casou aqui e quando fomos morar em portugal ela casou la tambem, minha avó tambem é portuguesa e toda geraçao antecedente..
  • @jpnascimento Pode preencher, vai ter a parte "Data da entrega dos documentos", mas atualiza depois! Abraço.
  • @sidneioliveira estou acompanhado pelo ctt tambem, mas nada de atualizar. Alguem sabe quanto tempo esta demorando para chegar o ems?
  • Quando chegar em Setembro, avisem aqui!
  • Prezados, estou começando meu processo de atribuição e gostaria me assegurar de algumas informações.
    Minha avó era filha de pai português e tirou a nacionalidade ainda viva, em 2008. Agora estou tirando o da minha mãe e depois o meu.

Estou com algumas dúvidas em relação aos documentos que devo enviar para o processo da minha mãe.
    1. preciso fazer a transcrição de óbito da minha avó antes de começar o processo de atribuição da minha mãe?

2. Tenho dúvidas em relação aos documentos da minha avó que preciso enviar. Eles todos podem ser cópia simples? Poderiam conferir se está tudo certo com a lista de documentos abaixo?
    a) Documento português da minha avó (cópia simples)
    b) Certidão de nascimento da avó (cópia simples) - preciso enviar?
    c) Transcrição de casamento da avó (cópia simples) - como ela mudou de nome e na certidão está com o nome anterior ao do casamento. A transcrição foi feita em Ponta Delgada. - preciso enviar?
    d) Certidão de Nascimento de Inteiro Teor por cópia reprográfica da minha mãe (firma reconhecida com apostila Haia).
    e) Carteira motorista da minha mãe (fotocópia com firma reconhecida e apostila de Haia) - Pode ser carteira de motorista? Vi que o CRC do Porto pede RG e passaporte e no quadro 4 do formulário 1C também fala de passaporte. Isso vale para Tondela?

f) Vale postal €175 (usar maior cotação e adicionar 1 euro por precaução)
    g) Formulário 1C impresso colorido, em 1 folha, preenchido e assinado (firma reconhecida por autenticidade)

Gente, muito obrigado! Esse fórum super me ajudou, pois não estava conseguindo dar sequência no processo pelo consulado português no Rio de Janeiro.

Abraços
  • @jpnascimentofilho e @Matheus L Robalinho, espere o número do processo. Essa planilha foi concebida para ser organizada pelo número do processo facilitando a localização dos dados e posição na fila para conclusão. Se diversas pessoas colocarem sem o número do processo mas apenas com a data de chegada, acarretará na desorganização da planilha e confusão na hora de analisar dados e posição, além de que muitos já estão esperando mais de 2 meses para inserir a numeração na planilha seguindo a sequência, imagine a confusão que isso pode gerar além do tempo para reparar. ;)
  • @pedro_bittencourt Pedrão, óbito é opcional.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.