Pessoal, se alguem por gentileza puder colocar o meu processo na tabela online, nao estou conseguindo editar... Proc Nº: 56XXX/17 Numerado: 21/11/2017 Nome: FABIO ARRIVABENE Desde já, muito obrigado!
Boa noite pessoal. No último domingo passou uma reportagem no fantástico falando a respeito de uma mulher que adquiriu a nacionalidade americana, e passou por um processo e perdeu a nacionalidade brasileira. Nos casos de obtenção da nacionalidade portuguesa corrermos também esse risco? Alguém sabe qual a lei brasileira que trata desse assunto? Saudações a todos.
@alexandre não há risco algum de vc perder a nacionalidade brasileira ao adquirir a nacionalidade portuguesa. No caso da brasileira q se naturalizou americana, ela pediu para deixar de ser cidadã brasileira.
Obrigado @vlad pen. Já fiz a atribuição da minha mãe, e hj estou postando para ponta delgada a transcrição do casamento dela. Depois vou fazer minha atribuição. Tá devagar mas tá andando. Um abraço.
Saberia se a cópia da certidão de nascimento da minha avó é necessária ou apenas a transcrição de casamento e o documento português com o número de assento? E também se é necessário enviar o passaporte da minha mãe ou apenas a carteira de motorista apostilado?
Liguei para a Linha de Registos e o processo numero 466XX/17 (do pai da minha cumadre - Carlos Aberto Teixeira (que está na planilha)) já foi concluído.
Cronologia:
Chegada dos documentos: 12/08/2017 Numerado: 13/10/2017 Deferido: 17/01/2018 Assento feito em: 17/01/2018
Exatos 5 meses e 5 dias, desde a chegada até a conclusão...
Na minha certidão de nascimento de interior teor não encontra-se escrito que meus pais eram casados na data de meu nascimento, apesar de que já eram. Ele, que acabou de tirar a cidadania, foi o declarante do nascimento. A conservatória pode cobrar a transcrição se não está escrito na minha sobre o casamento? P.S. No formulário 1C para tirar a dele coloquei estado de casado. Agradeço desde já.
@Felippe, poder cobrar, pode. Mas não cobram. Se o português foi quem o registrou, não cobram transcrição de casamento em 95% dos casos, só em casos específicos.
Boa tarde, Alguém poderia me esclarecer duas duvidas, se ainda é obrigatório enviar o Histórico escolar para obtenção da cidadania por Atribuição ? Mãe Portuguesa o Pai brasileiro e DECLARANTE do nascimento do filho (Casados no Brasil), precisa fazer Transcrição de casamento em Portugal ? Obrigado
Olá, @Sergio Pacific, para atribuição (mãe para filho), não precisa do histórico escolar. Precisa transcrever o casamento em Portugal, para pedir a atribuição do filho.
Boa noite pessoal, hoje eu fiz o vale postal e enviei os documentos para transcrição de casamento em ponta delgada sem nenhum problema na agência da primeiro de março dos correios. Fica a dica pra quem tá com dificuldades de emitir o vale postal.
Sempre acompanho, mas nunca falei nada. Hoje tenho uma pergunta!! Estou na Espanha e enviei todos os documentos de atribuição dos meus dois irmãos para Tondela, pois a minha já solicitei presencialmente em dezembro la. Minha duvida é sobre o vale postal, que aqui da Espanha eles enviam separadamente dos documentos. Como funciona no Brasil? Os correios tentaram entregar o vale postal e agora consta no status do rastreio N/A que eu não faco ideia do que seja. A conservatória precisa receber os documentos JUNTOS com o vale postal? Porque o vale postal chegou antes que os documentos (que ainda estão em transito).
@alexvizoso o vale que emitimos aqui no Brasil chega em Portugal no dia seguinte e é emitido um vale português (com outro número) e é entregue aviso desse vale português na conservatória. Depois que os documentos chegam a conservatória é que eles sacam o vale. Os vales são eletrônicos, são entregues antes mesmo. Acredito que eles identificam pelo nome do remetente mesmo.
@alexvizoso aqui do Brasil nem temos rastreio do vale, para saber temos que entrar em contato com o CTT e pedir informações sobre o pagamento. Informamos os dados do Vale enviado e quando retornam informam o número que foi gerado em Portugal e quando foi sacado.
Pessoal, Há um ano fiz a atribuição da minha mãe por Tondela. Naquele momento, quando o vale postal era sacado, o processo já estava numerado. Agora, pelo que estou vendo, os processos estão demorando 2 meses para numerar e estão mandando e-mail quando numeram. Vocês sabem em quanto tempo eles têm sacado o vale postal? Não tem tido problema com vencimento dele, né? Mandei o vp e os documentos da minha atribuição e da minha irmã em 31/01.
Tenho outra dúvida! Mandei a atribuição dos meus irmãos para Tondela, e uma é MENOR. Vi que é prioritário, mas não sei qual o tempo. Tava olhando a planilha e vi casos de 9/10 dias, é isso mesmo? Assim tão rápido?
Pessoal, Enviei o processo do meu sogro que chegou em tondela em 31/08. Liguei na LR e me indicaram que está para despacho. Está devidamente aprovada? Tondela ainda envia e-mails avisando? Obrigado.
@Vinicius Não necessariamente o processo está concluído quando está em despacho. Processo em despacho significa que eles estão dando uma última revisada e conferida para ver se está tudo OK. O processo só está aprovado e concluído quando ele está na fase de Registro. Porque há casos em que o processo está em Despacho, cai em alguma exigência e volta para análise até a exigência ser resolvida.
@Sergio Em alguns casos em que a mãe portuguesa NÃO é casada com o pai brasileiro, e esse é o declarante na certidão de nascimento do filho (caso de atribuição), pode ser que a Conservatória peça comprovação de maternidade (registro escolar, fotos, etc). Mas não é regra, porque a partir de 1978, é reconhecida a maternidade que é indicada pelo pai no momento do registro da criança, desde que esse registro tenha sido realizado antes da criança ter completado 01 ano de vida. Essa solicitação de documentação adicional vai do entendimento pessoal de cada conservador. No caso de mãe portuguesa com pai brasileiro, sendo ele o declarante na certidão da criança e os pais sendo casados, e se a mãe tiver mudado o sobrenome dela após o casamento e na certidão da criança constar o nome dela de casada, há a necessidade de fazer a transcrição do casamento dos pais. Se o sobrenome dela não tiver mudado de solteira para casada, nem precisa fazer a transcrição. Desde que o filho em questão tenha nascido APÓS 1978.
Quando comecei a acompanhar o fórum, em Janeiro de 2017, nunca imaginei que seria possível conseguir a cidadania portuguesa sem ser pelo consulado e sem burocracia. No total foram 12 atribuições e 6 transcrições de casamento, todas por Tondela, que apesar de não ser a mais rápida, sempre foi a mais constante. Cheguei ao fim da minha saga, foram 3 gerações. Agradeço a esse fórum maravilhoso e as pessoas que fazem parte dela. Muitos tentam contribuir como pode, às vezes até de forma equivocada, mas sempre de boa vontade. Não poderia deixar de agradecer aos moderadores @Marcia e @Theresa Lima(Tá sumida hein...kkkk) e a amiga @M Adelaide.
Comentários
Proc Nº: 56XXX/17
Numerado: 21/11/2017
Nome: FABIO ARRIVABENE
Desde já, muito obrigado!
No último domingo passou uma reportagem no fantástico falando a respeito de uma mulher que adquiriu a nacionalidade americana, e passou por um processo e perdeu a nacionalidade brasileira. Nos casos de obtenção da nacionalidade portuguesa corrermos também esse risco? Alguém sabe qual a lei brasileira que trata desse assunto? Saudações a todos.
Saberia se a cópia da certidão de nascimento da minha avó é necessária ou apenas a transcrição de casamento e o documento português com o número de assento?
E também se é necessário enviar o passaporte da minha mãe ou apenas a carteira de motorista apostilado?
Mais uma vez, muito obrigado!
Liguei para a Linha de Registos e o processo numero 466XX/17 (do pai da minha cumadre - Carlos Aberto Teixeira (que está na planilha)) já foi concluído.
Cronologia:
Chegada dos documentos: 12/08/2017
Numerado: 13/10/2017
Deferido: 17/01/2018
Assento feito em: 17/01/2018
Exatos 5 meses e 5 dias, desde a chegada até a conclusão...
Abraços a todos e boa sorte!
PS: Planilha atualizada!
P.S. No formulário 1C para tirar a dele coloquei estado de casado.
Agradeço desde já.
mande o processo para o ACP.
Alguém poderia me esclarecer duas duvidas, se ainda é obrigatório enviar o Histórico escolar para obtenção da cidadania por Atribuição ?
Mãe Portuguesa o Pai brasileiro e DECLARANTE do nascimento do filho (Casados no Brasil), precisa fazer Transcrição de casamento em Portugal ?
Obrigado
para atribuição (mãe para filho), não precisa do histórico escolar.
Precisa transcrever o casamento em Portugal, para pedir a atribuição do filho.
Sempre acompanho, mas nunca falei nada. Hoje tenho uma pergunta!! Estou na Espanha e enviei todos os documentos de atribuição dos meus dois irmãos para Tondela, pois a minha já solicitei presencialmente em dezembro la. Minha duvida é sobre o vale postal, que aqui da Espanha eles enviam separadamente dos documentos. Como funciona no Brasil? Os correios tentaram entregar o vale postal e agora consta no status do rastreio N/A que eu não faco ideia do que seja. A conservatória precisa receber os documentos JUNTOS com o vale postal? Porque o vale postal chegou antes que os documentos (que ainda estão em transito).
Obrigado!!!!
Há um ano fiz a atribuição da minha mãe por Tondela. Naquele momento, quando o vale postal era sacado, o processo já estava numerado.
Agora, pelo que estou vendo, os processos estão demorando 2 meses para numerar e estão mandando e-mail quando numeram.
Vocês sabem em quanto tempo eles têm sacado o vale postal? Não tem tido problema com vencimento dele, né?
Mandei o vp e os documentos da minha atribuição e da minha irmã em 31/01.
Essa solicitação de documentação adicional vai do entendimento pessoal de cada conservador.
No caso de mãe portuguesa com pai brasileiro, sendo ele o declarante na certidão da criança e os pais sendo casados, e se a mãe tiver mudado o sobrenome dela após o casamento e na certidão da criança constar o nome dela de casada, há a necessidade de fazer a transcrição do casamento dos pais.
Se o sobrenome dela não tiver mudado de solteira para casada, nem precisa fazer a transcrição. Desde que o filho em questão tenha nascido APÓS 1978.
Não poderia deixar de agradecer aos moderadores @Marcia e @Theresa Lima(Tá sumida hein...kkkk) e a amiga @M Adelaide.
Obrigado a todos e boa sorte nessa jornada.