Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1297298300302303454

Comentários

• OBS 2: Não sei atualizar a planilha, alguém pode atualizá-la por gentileza, com a conclusão do meu processo?
  • BetoTavaresBetoTavares Member
    editado February 2018
    Exatamente @AmandaGRI
  • lrapchanlrapchan Member
    editado February 2018
    @Princia Muniz Parabéns, bem que estão falando que a LR está desatualizada.

Atualizei a planilha, coloquei a data de hoje mesmo, caso fique sabendo a data correta que foi finalizado trocamos depois.
  • Pessoal,
    Hoje (06/02/2018) enviei para a CRC de Tondela a documentação para a atribuição de nacionalidade da minha mãe (Maria).
    Fiz o Vale Postal pelos Correios da 1º de Março, Centro - Rio de Janeiro. A atendente Ivana foi super solícita e sabia tudo sobre o processo (endereços e telefones das CRCs de Portugal).

Fiquei com uma dúvida sobre o andamento:
    Quando a documentação chegar em Tondela, eles avaliam se está tudo certo e, caso estiver ok, eles irão me mandar um email com a numeração do processo. (A partir daqui eu adiciono meu número de processo na planilha para acompanharmos.)
    Depois seguem as fases (que dura em média 5 meses):
    - análise,
    - atribuição,
    - despacho,
    - registro e conclusão (quando recebo o número de assento)

É isso?

Obrigado pessoal!
  • Oi, @flavio moreira gomes.
    Parabéns! Depois de tanto tempo, custamos mesmo a acreditar!!!!
    Sucesso!
  • Não é querendo colocar água no vinho de vcs, mas...
    O processo dos meus dois filhos, menores de idade, foi dado entrada em 16 de dezembro e a informação na semana passada é de que seguirá a ordem de entrada dos processos, que como informei anteriormente, está em agosto de 17.
    Sorry
  • @Francisco de Oliveira
    A ver. Será que Tondela resolveu por os menores de idade na fila?
    Tradicionalmente Tondela não demorava mais de um mês para crianças. Mas se as suas filhas já estão lá desde dezembro... Que coisa!
  • Verdade, @Cynthia. Os menores de idade entravam sempre na prioridade.
    Acredito que tenha havido um mal entendido, @Francisco Oliveira Jr. Será?
  • Bom dia!
    Enviei a documentação das minhas duas filhas para Tondela, a qual chegou no dia 10 de janeiro e foi numerada no dia 17. Ligando para a LR hoje de manhã, descobri que os processos foram concluídos em 29 de janeiro. O curioso é que (segundo o atendente) a nacionalidade foi atribuída pela CRC (Conservatória de Registos Centrais). Houve comunicação de Tondela apenas para a numeração. Talvez a informação ajude alguém. Obrigado a todos! Sem as informações do Fórum não teria conseguido!
  • Bom dia a todos!
    Estou acompanhando o fórum e tem me ajudado muito as informações de vcs. Estou providenciando minha documentação e pretendo enviar ao CRC Tondela principalmente porque foram atenciosos em me responder via email explicando tudo que deveria ser feito. Em outros lugares infelizmente não tive resposta. valeu pessoal!
  • Bom Dia! Hoje recebi via e-mail o numero do registro do meu sogro por e-mail vindo de Tondela.
    Enumerado em : 23/10
    Recebi hoje o numero do registo.
    Uma duvida... preciso fazer a transcricao do casamento dele em PD. Tenho todos os docs já. Preciso esperar chegar a copia via correio ou apenas o numero basta?

Obrigado! e bora para a etapa da esposa agora.
  • Pessoal, após quanto tempo depois de receber os documentos, a conservatória manda email para dizer que os docs estão ok?
  • @alexvizoso Ela não envia esse tipo de e-mail. Para enumerar o processo está demorando cerca de 2 meses. Se faltar algum documento eles comunicam via e-mail.
  • editado February 2018
    @Vinicius se se seu sogro foi o declarante do nascimento da filha, não precisa fazer a transcrição de casamento se fizer o processo por ACP.
  • @Vlad eu até pensei nisso, mas gostei da uniformidade de Tondela. Vou pensar nessa opção porque ele foi declarante.
    Mas se eu quiser fazer a transcrição, só numero basta correto? Não preciso esperar chegar o papel.
    Muito Obrigado!
  • @eduardo Forte qual a idade de suas filhas? vi que eles não estao mais mandado email quando o processo é concluído. no seu caso e no Beto Tavares foi assim. Para ligar para a LR só depois que ja tiver o numero do processo ou pode ligar informando outros dados? o Processo da minha filha chegou no dia 01/02 em Tondela. Ainda não recebi nenhuma comunicação. Vi que demoram, em média, uma semana para numerar os processos de menores. vou esperar até o final de fevereiro pra ligar.
  • editado February 2018
    Galera, me tirem uma dúvida, quando a documentação chega em TONDELA, eles fazem uma análise inicial pra ver se todos os documentos estão lá, se eles gerarem o número do processo XXXXX/XXXX, quer dizer que está tudo ok? Pelo menos com os documentos que precisam? No sentido que não falta nada, correto?

Porque vejo praticamente 0 os casos de processos que geraram o número do processo e caem em exigência.
  • @MatheusRobalinho o fato da Conservatória numerar o processo não significa q futuramente ele pode cair em exigência por algum motivo.
  • @Matheus A numeração do processo não tem nada a ver com a evolução do processo em si. A numeração significa que tão somente o processo foi colocado na fila para ser processado.
    Em qualquer fase do processo, por um motivo ou outro, ou mesmo a critério da conservadora, o processo pode cair em exigência.
    Até o processo ser finalizado e ter sido registrado e vc estar com o número do assento, tudo pode acontecer.
  • Princia MunizPrincia Muniz Member
    editado February 2018
    @Matheus L Robalinho
    na atribuição da minha mãe q foi por Tondela também o processo foi numerado normalmente e depois caiu em exigência quanto ao documento de identidade (não aceitaram carteira profissional)... quase certeza que são independentes.

o q tenho percebido da realidade recente de Tondela é uma demora bem maior do q antes para numerar os processos, mas a conclusão depois de numerado tem sido relativamente rápida. os últimos processos desde q chegaram a Tondela tem demorado 5/6 meses para conclusão (inclusive o meu, recém concluído), desses 6, 3 meses e pouco em média pós numeração.

• Obrigado pelas respostas galera! Estou apreensivo em receber logo minha documentação! rs

Vocês sabem se já chegou em setembro? Meu processo ta no inicio de outubro.
  • Galera,

Uma dúvida, tem como eu saber se o casamento do meu avô (o português) já foi transcrito em Portugal?

Tem um primo que já fez a cidadania, mas não falo com ele (rs), daí fica difícil tirar essa dúvida.
  • @heron envie um email para registos.centrais@irn.mj.pt informando os dados dos avós (nome completo e data de nascimento).

OBS: escreve registos mesmo.
  • @Vlad Pen, valeu cara! Vou mandar aqui.
  • @Princia Muniz você saberia me informar o endereço de email para sabermos se o processo foi concluído em Tondela?
  • Pessoal, boa noite!

Peguei hoje a cópia da certidão de nascimento do meu pai, filho de portugues, por fotocópia reprografica e apostilhada. Porém, no LIVRO aqui do Brasil, a data de nascimento dele está errada. A certidão original, antiga e meio rasgada que ele possui, é a data correta. No livro, de onde foi tirada a fotocópia e apostilhada, está errado o ano (1956 no livro, 1957 a certidão real).

Se eu enviar este documento para Tondela com essa discrepância, será negado? Foi um erro do escrevente na década de 50.

O pessoal do cartório me informou que eles podem adicionar uma "Averbação" no documento que eu possuo, alegando estar errado a data e eu só iria apostilhar novamente. Assim estará correto?
  • @mathdantas

O cartório é obrigado a retificar no LIVRO. Não aceite nada diferente disso. Casos assim acontecem porque alguns notários corrigem a certidão após o interessado conferir e não fazem o mesmo no livro. Não perpetue um erro facilmente corrigível.
  • @Mariza O problema é que terei que apostilhar novamente, pagar mais uma quantia. Enviando pra Tondela com essa discrepancia será negado, né?

Irei solicitar a retificação no livro. A escrevente do cartório me disse que pra não ter que tirar outra certidão por fotocópia reprografica do jeito que eu preciso, ela iria retificar no livro, mas no documento errado que eu já possuo ela iria inserir uma averbação corrigindo. Isso pode? A conservatória aceitará normalmente?
  • @mathdantas

Eu não arriscaria pois, se cair em exigência ficará mais caro, além do suspense, se vai ou não ser aceito. O cartório é obrigado a te entregar outra certidão reprográfica sem custos. Não podem cobrar se a causa foi erro administrativo. Vc arcará apenas com outro apostilamento, infelizmente.
  • @Mariza É porque o cartório que meu pai foi registrado não existe mais. Abriu um novo na região, em outro local. Aí receberam todos os documentos do antigo cartório. Vou exigir uma nova certidão reprográfica. Vamos ver.

Muito obrigado pela ajuda! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.