Alguém sabe me dizer se os processos de TONDELA já está chegando no mês de setembro? Liguei a uns 10, 12 dias e estavam finalizando julho. Alguém possui conhecimento sobre essa parte? E mais ou menos quanto tempo eles levam pra fazer 1 mês?
Gente, me animei aqui olhando a planilha, q indica q vários processos numerados em outubro já estão sendo concluídos (o meu foi numerado dia 23/10). Mas hoje na linha de registros me informaram q o meu processo está ainda na fase '' em análise''. Será q às vezes eles não estão atualizados? Tenho medo de acontecer o que já aconteceu com o processo de atribuição da minha mãe, q caiu em exigência e na linha de registros não aparecia nada... Tive que mandar email pra conservatória para ser informada dessa exigência e poder saná-la. Mas ao mesmo tempo quero evitar sobrecarregar a conservatória com emails sobre andamento do processo... Alguma sugestão do que fazer? Só esperar mesmo? Alguém na mesma situação?
@estevamf quais foram os documentos enviados para a atribuição de nacionalidade da sua filha? qual o endereço que você enviou? estou bastante insegura. momentos de tensão antes de deixar o envelope nos correios. rs
Já fiz a minha atribuição por Vila Nova de Gaia. Transcrevi meu casamento por Ponta Delgada e hj recebi o e-mail com a conclusão. Agora farei a atribuição do meu filho menor e para a minha esposa.
Em relação ao meu filho, quais os documentos necessários?
1. Certidão de nascimento interior por cópia reprográfica apostilada (já pedi a certidão); 2. Formulário preenchido pelo pai e mãe, com firma reconhecida por autenticidade; 3. Cópia autenticada do RG do pai, mãe e filho (precisa apostilar?); 4. Cópia simples do meu assento de nascimento: 5. E-mail impresso atentando a conclusão da transcrição do casamento com o número do feito;
Ola Hoje recebi o email com a informação de conclusao do meu processo.
Foi entregue em tondela dia 09/08, numerado no dia 11/10, concluido hoje 22/01. Eu nao coloquei na planilha por medo de fazer algo errado rs, caso alguem queira adicionar 457xx/17 - Renan Martins
Eu estou ciente que o processo da minha esposa é em Lisboa O formulário do meu filho menor eu já preenchi. Minha dúvida é mesmo em relação à documentação deste meu filho de 7 anos, se está correta:
1. Certidão de nascimento interior por cópia reprográfica apostilada do filho (já pedi a certidão); 2. Cópia autenticada do RG do pai, mãe e filho (não precisa apostilar?); 3. Cópia simples do meu assento de nascimento: 4. E-mail impresso atestando a conclusão da transcrição do casamento com o número do feito;
@Amanda GRI relaxa, vai dar tudo certo... o endereço mandei para este R. Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57 código postal 3460-584... peguei no site do irn http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos4052/downloadFile/attachedFile_1_f0/CR_civil.pdf?nocache=1515496332.78 Os documentos que enviei foram o formulário preenchido e assinado por mim e pela minha esposa no cartório... a certidão de nascimento por cópia reprografica e apostilada... cópia da minha transcrição de casamento... do meu cartão do cidadão e o do cartão cidadão da minha esposa tb... talvez não precisasse das cópias da transcrição do meu casamento, mas preferi mandar para não dar nenhum problema... E se quiser uma dica, tente ver com a hdl... pq na época q mandei cotei pelo site e tinha dado quase 300 reais qto pelo correio foi 110... mas fiquei sabendo depois q se vc levar a algum representante hdl esse valor ( quase 300) cai bastante... e eles são muito mais rápido... parece q em uns 3 dias chega lá.... enquanto o correios são uns 10 dias úteis... Boa sorte e relaxa.... dará tudo certo...
@marcoscoutojr pelo q sei os seus documentos estão certinhos... mas não precisa mandar o rg do seu filho, não mandei da minha mesmo ela já tendo... só é obrigatório para maiores de 14 anos... e o seu rg e o da sua esposa precisam ser apostilados, pq pelo q aprendi todos documentos brasileiros precisam ser apostilados
BOM DIA A TODOS E MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO A TODOS QUE DOAM SEU PRECIOSO TEMPO SEM QUALQUER CUSTO PARA QUE AS PESSOAS ASSIM COMO MEU CASO ESTÃO NA BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO SEU OBJETIVO. MUITO OBRIGADO A TODOS ( Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa ( filho de pai português ). Proc. Nac. – 48XXX/17-SITPRO – FLÁVIO MOREIRA GOMES. OBS.: Os documentos foram recebidos dia 23 de agosto de 2017 E HOJE RECEBI O SEGUINTE EMAIL DA CONSERVATÓRIA DE TONDELA ... Ex.º Senhor: O processo foi despachado favoravelmente e aguarda a feitura do registo; quando este for feito, daremos conhecimento, pelo que deverá aguardar o nosso contacto. Com os melhores cumprimentos A Conservadora,
Ana Margarida León
Conservatória do Registo Civil de Tondela OBRIGADO....MUITO OBRIGADO
enviei ontem por ems mesmo. Assim que chegar la, aviso aqui. Não enviei as copias do rgs apostiladas, somente autenticadas mesmo. Vi algumas pessoas falando que as copias dos rgs dos pais não precisavam ser apostiladas. Ai, tomara que de certo mesmo assim. Como é processo de menor de idade, logo terei a resposta.
@Jandira Pinheiro pior que é uma loteria, não temos como saber por onde será mais rápido. Mandei os processos da minha irmã e meu hoje para 3a. CRC mas confesso que quase troquei pra ACP por causa da leva que saiu nos últimos dias.
pessoa, já fui duas vezes no correios, na semana passada e nessa, e não consegui fazer o vale postal pq o sistema está dando fora de ar. Mas alguém está tendo problema? Eu já fiz um vale ano passado na mesma agência e tinha dado certo.
@Ana Luiza Fidélis de Sousa fiz hoje pela manhã em Santos/SP sem qualquer problema. Acredito que o sistema de vales seja nacional já que fiz 2 vales e tem a diferença entre o número de um para o outro de 17 VP. Deve ser desculpa para não fazer, tente em outra agencia.
Liguei hoje para a LR para saber de meu processo que foi numerado em dezembro, pra saber se já estava com despacho favorável ou algum outro status, mas está em análise inicial. Chegou dia 24/10 em Tondela e numerado dia 16/12 se não me engano. Na expectativa de sair em Março.
Oi gente, consegui levar a minha avó para fazer o novo rg, porém, como os nomes dos pais dela estão grafados de forma incompleta na certidão de casamento dela, o rg que ela já possui tb ficou com o mesmo problema. Então decidi aproveitar q iamos fazer o novo e levar a certidão de nascimento dela, q possui todas as correções e averbaçoes, no lugar da de casamento. Fiz isso pq li no site do Detran q eh facultado ao maior de 65 anos informar ou nao o estado Civil. Mas o atendente não aceitou de jeito nenhum, nem eu mostrando o que estava escrito no próprio site do Detran, e q as informações do casamento estavam todas descritas na de nascimento. Entao estou numa dúvida se faço mesmo esse novo rg com a certidao de casamento antiga, sem correções, so pra ser novo, porem com os mesmos erros, ou se envio no processo de atribuição o rg que ela ja possui, expedido em junho de 2017. Talvez assim já de pra ir adiantando ao menos a numeração e, enquanto isso, retifico a certidao de casamento e providencio um novo rg, pra ser enviado no caso de cair em exigência. Lembrando q ela tem 89 anos e tb existe a possibilidade de ser exigida prova de vida, ou seja, já há grande chance do processo cair em exigência de qq forma. Esclareço que os erros não parecem tão graves: o nome da mãe eh "Anna Mourão da costa", e está grafado somente "Anna Mourão". O nome do pai eh "Reynaldo estellita da Costa", e está grafado "Reynaldo Costa". Enfim, qual seria a melhor solução? Pedir a emissão do rg novo, mesmo com estes erros, só pra ser super novo mesmo, ou enviar o "velho" mesmo, enquanto providencio as correções a serem enviadas posteriormente, já com o processo numerado, e no caso de realmente cair em exigência?
Boa noite! Pelo que li, Tandela é a melhor opção, correto? Pois por mais que o prazo seja parecido com de outros, a comunicação é melhor. Vi em comentários mais antigos, que é possível enviar os documentos digitalizados para uma pré análise. Ainda é possível? Lá eles também fazem transcrição de casamento? Se sim, posso mandar tudo em um processo ou devo esperar um finalizar para iniciar outro? Em relação a vale postal, desculpe minha ignorância, isso eu faço nos correios? Eles fecham o câmbio lá ? Ou eu preciso levar a moeda em espécie?
@Irapchan O meu chegou lá dia 10/10/2017 e até agora também em etapa inicial, to torcendo pra sair em fevereiro, liguei pra lá ontem e já estão fazendo os processos de agosto, fevereiro já chegam em outubro, se Deus quiser!
Enviei um e-mail para lá. E a funcionária Ana, gentilmente respondeu que os processo precisam ser feitos de forma separada. Ou seja, primeiro a Transcrição do casamento de meus pais e depois a atribuição. Me deu um prazo de 6 meses para nacionalidade e me deu uma lista de outras CRCs para meu conhecimento, pois alegou que estão com bastante processos. E não aumentaram seu efetivo.
Então gostaria da opinião de vocês. Pois vi que no consulado posso dar entrado nos dois processos de uma vez só. Será que mesma assim será mais demorado? É mais custoso fazer via consulado?
@ribeiro_thi transição de casamento por Ponta Delgada leva cerca de 20 dias e custa 120 euros. Atribuição, dependendo da conservatória escolhida leva de 3 a 6 meses, custo 175 euros. Fora isso tem o valor da documentação. Compare o valor da taxa do consulado e a lista de documentos exigida e verá que fica mais barato fazer em Portugal. Dependendo de qual consulado atende sua região estão dando prazo de até 90 dias a transição de casamento e mais de 1 ano a atribuição.
Comentários
Alguém sabe me dizer se os processos de TONDELA já está chegando no mês de setembro? Liguei a uns 10, 12 dias e estavam finalizando julho. Alguém possui conhecimento sobre essa parte? E mais ou menos quanto tempo eles levam pra fazer 1 mês?
Será q às vezes eles não estão atualizados?
Tenho medo de acontecer o que já aconteceu com o processo de atribuição da minha mãe, q caiu em exigência e na linha de registros não aparecia nada... Tive que mandar email pra conservatória para ser informada dessa exigência e poder saná-la.
Mas ao mesmo tempo quero evitar sobrecarregar a conservatória com emails sobre andamento do processo...
Alguma sugestão do que fazer? Só esperar mesmo? Alguém na mesma situação?
Vou esperar mais 1 mês, acompanhar as notícias aqui do fórum e enviar um email para a conservatória.
Já fiz a minha atribuição por Vila Nova de Gaia.
Transcrevi meu casamento por Ponta Delgada e hj recebi o e-mail com a conclusão.
Agora farei a atribuição do meu filho menor e para a minha esposa.
Em relação ao meu filho, quais os documentos necessários?
1. Certidão de nascimento interior por cópia reprográfica apostilada (já pedi a certidão);
2. Formulário preenchido pelo pai e mãe, com firma reconhecida por autenticidade;
3. Cópia autenticada do RG do pai, mãe e filho (precisa apostilar?);
4. Cópia simples do meu assento de nascimento:
5. E-mail impresso atentando a conclusão da transcrição do casamento com o número do feito;
Está tudo correto?
Sim referentes aos assentos já estavam informatizados. Obrigado.
Hoje recebi o email com a informação de conclusao do meu processo.
Foi entregue em tondela dia 09/08, numerado no dia 11/10, concluido hoje 22/01.
Eu nao coloquei na planilha por medo de fazer algo errado rs, caso alguem queira adicionar
457xx/17 - Renan Martins
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest.
Para a esposa somente Lisboa faz esse tipo de processo.
Vc enviou junto a sua transcrição de casamento?
Att
O formulário do meu filho menor eu já preenchi.
Minha dúvida é mesmo em relação à documentação deste meu filho de 7 anos, se está correta:
1. Certidão de nascimento interior por cópia reprográfica apostilada do filho (já pedi a certidão);
2. Cópia autenticada do RG do pai, mãe e filho (não precisa apostilar?);
3. Cópia simples do meu assento de nascimento:
4. E-mail impresso atestando a conclusão da transcrição do casamento com o número do feito;
Os documentos que enviei foram o formulário preenchido e assinado por mim e pela minha esposa no cartório... a certidão de nascimento por cópia reprografica e apostilada... cópia da minha transcrição de casamento... do meu cartão do cidadão e o do cartão cidadão da minha esposa tb... talvez não precisasse das cópias da transcrição do meu casamento, mas preferi mandar para não dar nenhum problema...
E se quiser uma dica, tente ver com a hdl... pq na época q mandei cotei pelo site e tinha dado quase 300 reais qto pelo correio foi 110... mas fiquei sabendo depois q se vc levar a algum representante hdl esse valor ( quase 300) cai bastante... e eles são muito mais rápido... parece q em uns 3 dias chega lá.... enquanto o correios são uns 10 dias úteis...
Boa sorte e relaxa.... dará tudo certo...
OBS.: Os documentos foram recebidos dia 23 de agosto de 2017 E HOJE RECEBI O SEGUINTE EMAIL DA CONSERVATÓRIA DE TONDELA ... Ex.º Senhor:
O processo foi despachado favoravelmente e aguarda a feitura do registo; quando este for feito, daremos conhecimento, pelo que deverá aguardar o nosso contacto.
Com os melhores cumprimentos
A Conservadora,
Ana Margarida León
Conservatória do Registo Civil de Tondela
OBRIGADO....MUITO OBRIGADO
Eu já fiz um vale ano passado na mesma agência e tinha dado certo.
Deve ser desculpa para não fazer, tente em outra agencia.
Chegou dia 24/10 em Tondela e numerado dia 16/12 se não me engano.
Na expectativa de sair em Março.
Fiz isso pq li no site do Detran q eh facultado ao maior de 65 anos informar ou nao o estado Civil.
Mas o atendente não aceitou de jeito nenhum, nem eu mostrando o que estava escrito no próprio site do Detran, e q as informações do casamento estavam todas descritas na de nascimento.
Entao estou numa dúvida se faço mesmo esse novo rg com a certidao de casamento antiga, sem correções, so pra ser novo, porem com os mesmos erros, ou se envio no processo de atribuição o rg que ela ja possui, expedido em junho de 2017.
Talvez assim já de pra ir adiantando ao menos a numeração e, enquanto isso, retifico a certidao de casamento e providencio um novo rg, pra ser enviado no caso de cair em exigência.
Lembrando q ela tem 89 anos e tb existe a possibilidade de ser exigida prova de vida, ou seja, já há grande chance do processo cair em exigência de qq forma.
Esclareço que os erros não parecem tão graves: o nome da mãe eh "Anna Mourão da costa", e está grafado somente "Anna Mourão". O nome do pai eh "Reynaldo estellita da Costa", e está grafado "Reynaldo Costa".
Enfim, qual seria a melhor solução? Pedir a emissão do rg novo, mesmo com estes erros, só pra ser super novo mesmo, ou enviar o "velho" mesmo, enquanto providencio as correções a serem enviadas posteriormente, já com o processo numerado, e no caso de realmente cair em exigência?
Vi em comentários mais antigos, que é possível enviar os documentos digitalizados para uma pré análise. Ainda é possível?
Lá eles também fazem transcrição de casamento? Se sim, posso mandar tudo em um processo ou devo esperar um finalizar para iniciar outro?
Em relação a vale postal, desculpe minha ignorância, isso eu faço nos correios? Eles fecham o câmbio lá ? Ou eu preciso levar a moeda em espécie?
Obrigado !
Me deu um prazo de 6 meses para nacionalidade e me deu uma lista de outras CRCs para meu conhecimento, pois alegou que estão com bastante processos. E não aumentaram seu efetivo.
Então gostaria da opinião de vocês. Pois vi que no consulado posso dar entrado nos dois processos de uma vez só. Será que mesma assim será mais demorado? É mais custoso fazer via consulado?
Obrigado!