Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1289290292294295454

Comentários

• Boa tarde galera!

Passei a informação agora a pouco que recebi por e-mail de TONDELA, de que estão terminando o processo de JULHO, porém ao ver nossa planilha, vi que praticamente todo mundo de SETEMBRO já foi concluído, e que já estão iniciando OUTUBRO que é o mês do meu processo, existe a possibilidade de eles terem passado a informação errada intencionalmente?

Valeu!
  • Amanda GRI,

para menor filho de português é o melhor que há: o processo é bem rápido, e gratuito. Dura nem sequer dois meses pelo que tenho visto aqui, portanto, não creio que exista muita diferença de um para outro.

Sobre a planilha, ela é postado periodicamente aqui nesta discussão a medida que é atualizada ou esquecida, é só procurar nas páginas anteriores.

Aqui está o link dela de duas páginas atrás:
    https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7d945833b4dc4203&page=view&resid=7D945833B4DC4203!117784&parId=7D945833B4DC4203!117391&authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&app=Excel
  • Pessoal,
    Para aqueles que enviaram processos para MENORES, alguém sabe dizer quanto tempo levou entre o recebimento da documentação na conservatória e a numeração?
    obrigado.
  • Eduardo Forte, na planilha se tem noção do tempo de processo para menores.
  • Pedro Paulo, obrigada pela resposta.
    Quanto a documentação para atribuição de nacionalidade de menor com 1 ano de idade:
    - formulário preenchido e assinado por ambos os pais com firma reconhecida presencialmente em cartório. Ok
    - certidao do progenitor português (pedi no consulado)
    - certidão de nascimento do menor apostilada. Aí está minha dúvida, para tondela, é interior teor ou por fotocópia reprográficas?
    - cópia autenticada do rg dos pais. Precisa apostilar quando manda para tondela?
    É só isso? Tá faltando mais algum documento?
    Outra coisa, quem seria o remetente da correspondência: eu ou a minha filha?
  • Sim, Pedro Paulo, eu tinha visto a planilha. Mas lá me parece que consta apenas o tempo após a numeração/abertura do processo. A dúvida é quando tempo leva para o processo ser numerado/aberto quando recebida a documentação. abs
  • Amanda,

sempre entendi que precisa de certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, e precisa apostilar todo e qualquer documento brasileiro. Se é diferente para algum lugar, é preciso buscar aqui nas discussões anteriores, ou na pesquisa.

Para mim, me parece que são estes todos os documentos no seu caso. Falta só a questão do vale-postal.

Qualquer dúvida, leia as instruções do form.1C e discussões no fórum. No 1C diz também que não sendo apresentado a certidão (sua) de registo do progenitor, basta completar o quadro 2 com as informações que eles acham no sistema.

Sobre o remetente, não creio que faça diferença, porque quem age por procuração faz por outro.

Estou escrevendo estas coisas, mas eu mesmo ainda não fiz, pois me falta uma informação. Só li um monte de coisa desse fórum e de outros lugares. É assim para quem não quer pagar advogado caro e demorar meses.
  • Boa tarde, aproveito o presente tópico, para que se possível, possam me auxiliar em algumas dúvidas que tenho.
    Estou iniciando o processo de atribuição de minha mãe (filha de português), sendo que ela nasceu em 1951 e somente foi registrada em 62 (com 10 anos), sendo o Português o declarante. MEUS AVÓS NÃO FORAM CASADOS, e na certidão de nascimento (cópia do livro) da minha mãe consta o ESTADO CIVIL DOS MEUS AVÓS COMO SOLTEIROS. Com estas informações documentais há possibilidade de encaminhar o pedido para TONDELA? (pois pelo que já pesquisei aqui, passaram a exigir a transcrição de casamento [que neste caso não há]), ou, embora seja mais demorado, é melhor encaminhar o processo para ACP pu GAIA? (alguém já passou por esta situação recentemente)? Obrigado.
  • Boa noite Pessoal,
    Enviarei o processo da minha avó amanhã logo cedo.
    Vou enviar

- RG apostilhado e autenticado.
    - Certidão de nascimento (Cópia Reprográfica) apostilhada.
    - Certidão de nascimento (Inteiro Teor) apostilhada.
    - Formulário 1C preenchido e com assinatura reconhecida presencialmente.
    - Cópia autentica do assento de casamento do pai Português. (achei valido pois ele nasceu em 1906). Casado em Portugal.

Pagarei o Vale amanhã.

Falta alguma coisa pessoal ? Preciso enviar em algum tipo de envelope?

Muito obrigado por toda ajuda desde já. Agora está nas mãos de Deus.
    Att
  • Já vi que no caso dela não precisa de vale postal por ser menor de idade. Aí diz, inclusive no formulário que é gratuito. Alguém pode me confirmar essa informação?
    Quanto ao rg dos pais de menor de idade, tambem vi varias pessoas comentando que não precisaria apostilar. Alguém me confirma? Se não precisar, vou economizar bastante.
    No caso dela, não precisa do rg dela por ter apenas 1 ano
  • editado January 2018
    @Amanda

Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilhada.
  • @vlad muito obrigada por essas informações. Essa semana vou tentar providenciar tudo pra mandar
  • Galera, então só pra confirmar

Na nossa planilha aqui do tópico, a parte onde consta a abertura do processo, é quando chegou a documentação em Portugal, ou quando saiu a numeração? Porque se foi quando saiu a numeração não são 5 meses a média, são 8, porque estão demorando 3 meses só pra sair a numeração do processo. Alguém pode me responder com mais precisão? Caso estejam igual na planilha em setembro, estão quase chegando no meu em outubro.
  • BetoTavaresBetoTavares Member
    editado January 2018
    Quando o processo é numerado. Eu não estou mais acompanhando a planilha. Mas lembro que antes de julho/agosto (férias em Portugal) os processos eram numerados mais rapidamente, e eram 5 meses até finalizar. Eu enviei o meu no fim de junho. Levou 2 meses para numerar (inicio setembro), em compensação levou apenas 3 meses pra finalizar. Ou seja, na planilha foram 94 dias se não me engano, mas no total foram os mesmos 5 meses e alguns dias.
  • Pessoal,

O meu pai é filho de portugueses e recebeu seu assento na semana passada, eu estou indo para Portugal no mês que vem, mas não fizemos a transcrição do casamento, sabem me dizer se em Tondela é necessária a transcrição de casamento neste caso? Se sim, poderiam me indicar alguma conservatória que não exige este documento?

PS: Meus pais atualmente são separados.

Obrigado!!
  • @Bborha vc pode fazer pelas conservatórias ACP ou VnGaia desde q seu pai seja o declarante do seu nascimento .
  • Boa noite pessoal, amanhã vou levar os documentos da minha irmã.

Como já faz um tempo que estou pegando os docs não sei se mudou alguma coisa, vou listar o que tenho:

- Formulário 1C preenchido com firma dela reconhecida por AUTENTICIDADE;
    - Cópia autenticada e apostilada do RG dela;
    - Certidão de nascimento dela por cópia reprográfica com firma reconhecida e apostilada;
    - Cópia simples da certidão de nascimento do pai português;

Vale postal de 175,00 Euros + Correios (Não sei qual vcs consideram o melhor jeito de enviar agora. Na minha vez (Setembro de 2016) enviei por correio normal, acho que 30 reais.)

Agradeço a atenção e carinho que todos sempre tiveram pelos casos por aqui.
  • @Vinicius Rossi Correia da Silva ... ufa! ... Mande por EMS Documento nos Correios (uns 110,00), mais seguro. Lembre de checar o uso da cotação mais alta do EURO e não a do Euro Exportação.
    Não deve ser o caso, mas ... Se a irmã é casada e tiver mudado o nome qdo se casou, enviar tb a cópia autenticada da certidão de casamento, para provar a troca do nome.
  • @Vinicius Rossi Correia da Silva

- Formulário 1C preenchido com firma dela reconhecida por AUTENTICIDADE;
    > Por Autenticidade, assinado no cartório, na frente do tabelião.

- Cópia autenticada e apostilada do RG dela;
    > Acho que não precisa ser apostilhado. Alguém confirma?

- Certidão de nascimento dela por cópia reprográfica com firma reconhecida e apostilada;
    > Tb tenho esse entendimento.

- Cópia simples da certidão de nascimento do pai português;
    > Vou enviar só o e-mail que a Conservatória dos registros Centras em enviou, com o número de assento.

Complementando a dúvida:
    No Quadro 2, o assento de nascimento está "sob número xxx/2017 do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil".
    Tenho que marcar um X em Conservatória do Registo Civil e escrever ao lado Consulado do Rio de Janeiro?

É isso? Quase lá?
  • almirfbfalmirfbf Member
    editado January 2018
    @Vinicius Rossi Correia da Silva

O vale postal de 175 euros (não é o de exportação, mas sim o mais caro);
    Em agência própria dos correios e não franquia;
    Em nome da pessoa que vai tirar a cidadania (levar rg e cpf pois os correios pode pedir);
    Finalidade: Manutenção de residente;
    A favor de:
    IRN, IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, número 57
    3460-584 - Tondela - Portugal

Mas os documentos devem ser enviados para (mesmo endereço, título diferente):
    CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

Mais alguém pode confirmar estas informações?
  • @MAUROMB Casamento não é o caso da minha irmã. Obrigado pela ajuda.

@almirfbf Obrigado tbm
  • Pergunta a título de curiosidade.
    Por que no quadro 5 tem 2 campos para assinatura?
  • @almirfbf Sempre assinei só uma linha.
  • @almir assina só um linha
  • Pessoal, bom dia!

Se alguém tiver um tempinho para analisar o meu caso e me ajudar... É o seguinte, Meu pai é filho de português, mas nasceu no Brasil. Meu avô, no caso, já é falecido... O único documento que temos dele é a cópia autenticada do seu PASSAPORTE, onde tem todas as informações de concelho, freguesia e tudo mais. Meu pai é casado aqui no Brasil.

Com essas informações, é possível ainda conseguir a nacionalidade? Será necessário algum documento de óbito do meu avô ou de casamento do meu pai para conseguir a nacionalidade?

Por que é cogitado essa opção de envio para Tondela? No site do consulado aqui do RJ me parece ser bem simples o processo e o valor quase igual ao que estou vendo sendo enviado para Tondela... Alguém poderia tirar essas minhas dúvidas, por favor? Obrigado!!!
  • @Matheus Robalinho, na verdade as coisas agora parecem estar fluindo mais depressa. A previsão da planilha é de 5 meses após a numeração do processo. Mas dá pra ver que esse prazo está encurtando. Que bom!
  • @mathdantas

Pegue essas informações e solicite em Portugal uma cópia simples do assento de nascimento do seu avô.

Seu vô falecido, mas seu pai vivo é possível sim. Faça do seu pai imediatamente e depois faça o seu quando quiser.

Aqui no consulado é mais caro e muito mais demorado. Fazendo em Portugal o processo sai em 5 ou 6 meses.
  • Obrigado povo.

@Vlad Pen , é que vou fazer também nacionalidade. Por isso a transcrição vai para Tondela. Vou enviar os 2 envelopes juntos.

Obrigado de novo.
  • @almirfbf

Acho que tem que fazer um de cada vez. Cuidado
  • @almirfbf vc pode fazer, mas irá demorar um pouco mais.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.