Para o pessoal que enviou os documentos por Correios/EMS em dezembro... Assim como em outros relatos, o meu envio estava sem atualização desde que saiu de São Paulo no dia 13/12. Hoje começou a andar novamente, já em Portugal. No mesmo dia foi recepcionado e entrou em "Expedição Nacional". Aparentemente as coisas estão se normalizando. Vamos torcer para que chegue em Tondela.
Olá! Bom dia a todos, o processo do meu namorado foi entregue em Portugal dia 31/10/17 e hoje recebi o seguinte email: Deu entrada nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a que foi atribuído o nº
Proc. Nac. – 16xx/18
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
CRC de Tondela
Irei procurar o link da planilha e adicionar. Boa sorte a todos!
Sou novo aqui no Fórum, e vou fazer transcrição de meu casamento (eu tenho a nacionalidade portuguesa, e minha esposa é brasileir, para depois solicitar a nacionalidade de meu filho. Li alguns posts aqui do fórum, e um bem recente enumerava os seguintes documentos para transcrição de casamento:
-Número do seu assento de nascimento informatizado (já recebi da CRC, depois de dica aqui do fórum, obrigado); -Certidão de nascimento de inteiro teor do cônjuge, apostilada; -Certidão de casamento de inteiro teor, apostilada; -RG, de quem assina o requerimento, ou passaporte modelo novo em que conste a filiação; -formulário preenchido e com firma reconhecida por autenticidade -vale postal em nome de IRN, IP.
Pretendo fazer por Ponta Delgada, conforme orientado aqui. Tenho as seguintes dúvidas:
1- A certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, que tenho, não é de inteiro teor, nem reprográfica, mas está apostilada; essa certidão serve? 2- No caso do RG, é uma cópia autenticada? Precisa apostilar? 3- Onde acho o formulário, e também precisa apostilar?
Agradeço desde já, as dicas e conhecimentos que já obtive aqui no fórum.
@Leolopes 1- pra PD não precisa ser reprográfica, mas precisa sim ser de inteiro teor 2- PD não exige apostila no RG, só autenticação 3- O formulário não precisa apostilar, mas a assinatura do requerente tem que ser reconhecida por autenticidade, pode fazer o download em https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Povo, vou começar minha saga (transcrição casamento meus pais e atribuição minha). E aproveitar para atualizar o passo a passo pois o tópico está muito extenso.
Tenho que tempo para transcrição em PD é de 20 dias e atribuição em tondela é de 6 meses.
Alguém confirma?
Alguém está atualizado com os prazos atuais para: 1-Transcrição de casamento em Ponta Delgada; 2-Transcrição de casamento em Tondela; 3-Atribuição em Ponta Delgada; 4-Atribuição em Tondela; 5-Enviando os dois processos juntos, para qual dos dois é mais prático.
@almirfbf 1 - De 20 a 30 dias 2 - não sei te informar 3 - PD não tem mais balcão de nacionalidade 4 - Cerca de 6 meses 5 - Não sei te informar se Tondela ainda aceita o envio junto
Vi essa informação no portal do cidadão, sobre o cartao cidadao: Validade: Até completar 25 anos de idade - 5 anos; Após completar 25 anos de idade - 10 anos;
Pessoal finalmente chegou o email tão esperado!Minha atribuição saiu! Enviada em JULHO de 2017, enumerada dia 08/09 e finalizada ontem 08/01!Boa sorte a todos!
@Raissa obrigado pelas informações detalhadas, acredito que vão ajudar a mim e a outros membros do fórum. Eu também vou mandar os processos da minha irmã e meu juntos então acho compensa muito pois é mais rápido e garantido que chega (especialmente depois dos últimos relatos do EMS) Cotei no site e fica R$265 daqui de Santos/SP para o Porto. Pelo site vi que tem 2 postos para envio de encomenda aqui na cidade então acho que vou lá pessoalmente.
Uma dúvida sobre atribuição por correio. Quando a atribuição fica pronta, eles enviam alguma coisa por correio? Este envio está dentro dos 175 euros pagos?
@almirfbf ao final de cada processo recebe, pelos correios, no endereço indicado no requerimento / formulário cópia do assento que foi feito. Para o processo de transcrição de casamento o assento de casamento e para atribuição cópia do assento de nascimento. Sim, está incluído nas taxas pagas, 120 euros para transcrição de casamento e 175 euros para atribuição.
Boa tarde a todos após perguntar sobre o status do meu processo ( solicitação de Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa ( filho de pai português ) recebido nesta Conservatória obtive a seguinte resposta ( Ex.º Senhor: Tenho a honra de informar V.ª Ex.ª de que neste momento estamos a fazer registos pedidos em julho.) Pelo que entendi o processo já foi finalizado e está aguardando a confecção da referida certidão, está certo o meu pensamento ou meu processo ainda está em andamento.
Depois de mais de um mês, meus documentos chegaram lá em Portugal hoje. Recebi um e-mail da conservatória dizendo que meu vale postal já caducou (no dia 05/01 ) e que sendo assim, eu teria que emitir outro. Entretanto, quando cheguei nos correios, a atendente me informou que para eles o vale consta como quitado e que ela não teria como fazer nada no momento. Alguém que já passou por isso, se existir alguém, poderia me ajudar?
Comentários
exatamente. Buscam na residência sim.
Assim como em outros relatos, o meu envio estava sem atualização desde que saiu de São Paulo no dia 13/12. Hoje começou a andar novamente, já em Portugal. No mesmo dia foi recepcionado e entrou em "Expedição Nacional". Aparentemente as coisas estão se normalizando. Vamos torcer para que chegue em Tondela.
Proc. Nac. – 16xx/18
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
CRC de Tondela
Irei procurar o link da planilha e adicionar.
Boa sorte a todos!
Sou novo aqui no Fórum, e vou fazer transcrição de meu casamento (eu tenho a nacionalidade portuguesa, e minha esposa é brasileir, para depois solicitar a nacionalidade de meu filho. Li alguns posts aqui do fórum, e um bem recente enumerava os seguintes documentos para transcrição de casamento:
-Número do seu assento de nascimento informatizado (já recebi da CRC, depois de dica aqui do fórum, obrigado);
-Certidão de nascimento de inteiro teor do cônjuge, apostilada;
-Certidão de casamento de inteiro teor, apostilada;
-RG, de quem assina o requerimento, ou passaporte modelo novo em que conste a filiação;
-formulário preenchido e com firma reconhecida por autenticidade
-vale postal em nome de IRN, IP.
Pretendo fazer por Ponta Delgada, conforme orientado aqui. Tenho as seguintes dúvidas:
1- A certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, que tenho, não é de inteiro teor, nem reprográfica, mas está apostilada; essa certidão serve?
2- No caso do RG, é uma cópia autenticada? Precisa apostilar?
3- Onde acho o formulário, e também precisa apostilar?
Agradeço desde já, as dicas e conhecimentos que já obtive aqui no fórum.
1- pra PD não precisa ser reprográfica, mas precisa sim ser de inteiro teor
2- PD não exige apostila no RG, só autenticação
3- O formulário não precisa apostilar, mas a assinatura do requerente tem que ser reconhecida por autenticidade, pode fazer o download em https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
@AllanDC !
Tenho que tempo para transcrição em PD é de 20 dias e atribuição em tondela é de 6 meses.
Alguém confirma?
Alguém está atualizado com os prazos atuais para:
1-Transcrição de casamento em Ponta Delgada;
2-Transcrição de casamento em Tondela;
3-Atribuição em Ponta Delgada;
4-Atribuição em Tondela;
5-Enviando os dois processos juntos, para qual dos dois é mais prático.
1 - De 20 a 30 dias
2 - não sei te informar
3 - PD não tem mais balcão de nacionalidade
4 - Cerca de 6 meses
5 - Não sei te informar se Tondela ainda aceita o envio junto
Gostaria de saber o seguinte:
1. O Cartão Cidadão tem prazo de validade?
2. Qual o prazo de validade do passaporte português?
Obrigado.
Validade:
Até completar 25 anos de idade - 5 anos;
Após completar 25 anos de idade - 10 anos;
Enviada em JULHO de 2017, enumerada dia 08/09 e finalizada ontem 08/01!Boa sorte a todos!
Cotei no site e fica R$265 daqui de Santos/SP para o Porto. Pelo site vi que tem 2 postos para envio de encomenda aqui na cidade então acho que vou lá pessoalmente.
Uma dúvida sobre atribuição por correio.
Quando a atribuição fica pronta, eles enviam alguma coisa por correio?
Este envio está dentro dos 175 euros pagos?
Agora é esperar.
Tenho a honra de informar V.ª Ex.ª de que neste momento estamos a fazer registos pedidos em julho.) Pelo que entendi o processo já foi finalizado e está aguardando a confecção da referida certidão, está certo o meu pensamento ou meu processo ainda está em andamento.
Depois de mais de um mês, meus documentos chegaram lá em Portugal hoje. Recebi um e-mail da conservatória dizendo que meu vale postal já caducou (no dia 05/01 ) e que sendo assim, eu teria que emitir outro. Entretanto, quando cheguei nos correios, a atendente me informou que para eles o vale consta como quitado e que ela não teria como fazer nada no momento. Alguém que já passou por isso, se existir alguém, poderia me ajudar?
Agradeço!
Marcus Vinícius