Pessoal, minha bisavó é portuguesa. Tirei a cidadania para minha vó (filha) por atribuição em Tondela e fiz sua transcrição por Ponta Delgada. Agora vou iniciar o processo da minha mãe (neta), que foi casada com nome de casada com meu pai e agora é divorciada aqui no Brasil com nome de solteira (RG e cert.nasc. constam seu divórcio). Algumas confirmações do modelo 1C: 1. Nome próprio: Seria o nome de solteira certo? e não o de casada. 2. Estado civil: Sendo divorciada nos documentos brasileiros, coloco solteira, casada ou divorciada? 3. No quadro 3, em freguesia, conselho, país, numero do assento, conservatória dos registros gerais, conservatória do registro civil. O que eu preencho se a atribuição é por uma brasileira atribuída em Tondela? 4. Quer manter a composição originária no nome? Coloco sim, correto? 5. Recebi um email com o numero da atribuição da minha vó, depois outro numero da transcrição. Qual eu considero no quadro 3? Desculpem as perguntas as vezes repetidas. Obrigado!
@AdrianoSM, 1. O nome que consta no RG 2. Divorciada 3. Marque conservatoria de registros centrais e não preencha concelho e nem freguesa (sua avó nasceu fora de portugal). 4. Sim. 5. Número do assento da atribuição. O da transcrição só serve para conferência.
Obrigado @Marcia (: No caso do quadro 3, eu marco então "conservatoria de registros centrais" e não preencho em nenhum campo o numero do assento? apenas envio a xerox do assento recebido em casa?
Desculpa encher de pergunta. Eu marco então a opção conservatória de registros centrais apenas, ou também marco os campos "País" (Brasil no caso?), "data de nascimento" (Data de nascimento da minha vó?), "assento com o nº" (Numero do assento da atribuição?), do ano de (Ano da atribuição?) ?
@AdrianoSM, acredito que o link que o @Vlad te deu possa sanar as dúvidas. Basta marcar mãe ou pai português, conservatória de registos centrais e sim para manter a composição originária do nome.
Alguém teve atualização da entrega dos documentos? A ultima atualização minha no site do correios e no site do CTT é de que esta em São Paulo, dia 14/12/2017.
a conservatoria de tondela solicita o seguinte documento: indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);
neste caso surgiu minha duvida: minha mae eh nascida no Brasil, adquiriu a nacionalidade portuguesa atraves da minha vo, em setembro de 2017 minha mae recebeu o cartao cidadao.
assim, qual o documento que preciso enviar? a certidao brasileira? o cartao cidadao?
@fgperez1 o que é necessário é o número do assento de nascimento dela (correspondente a nossa certidão de nascimento brasileira). O processo dela foi feito pelo consulado ou direto nas consevatórias? Se foi nas conservatórias deve ter sido recebido esse documento pelos correios, nos consulados as vezes eles não entregam. Caso não tenha o documento escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt com os dados dela (Nome, data de nascimento, filiação) e solicite o número / ano e local do registro. Se foi pelo consulado o registro está na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.
Pessoal, bom dia. Eu estou buscando uma informacao a cerca da exigencia da certidao de nascimento de menores de idade precisar ser copia repografica. Alguem por acaso fez processo de menores recentemente e usou a certidao sem ser por copia repografica ? É que ja pedi dos meus 3 filhos e pedi apenas digitalizada...
OLA NOVAMENTE, PRECISO PREENCHER O FORMULARIO MODELO1c PARA ENVIAR A DOCUMENTACAO PARA O PROCESSO DE CIDADANIA PARA TONDELA, ALGUEM PODERIA ME ENVIAR O LINK DE ONDE CONSIGO ESSE FORMULARIO?
ESTOU NO SITE, MAS NAO ACHEI
MAIS UMA COISA, ENVIEI O EMAIL PARA SOLICITAR O NUMERO DE ASENTO DE NASCIMENTO DA MINHA MAE, COMO ME INDICOU O DANIEL HENRIQUES E JA ME RESPONDEERAM E ENVIARAM. MUITO RAPIDO. OBRIGADA
Amigos solicito auxilio em duas questoes: após a atribuição da cidadania, o pedido do cartão cidadão é realizado no Consulado Português no Brasil? Antes seria melhor eu realizar a averbação do casamento junto a Tondela? agradeço desde já.
@primartinho sim o cartão cidadão tem que agendar no consulado para fazer. O ideal é transcrever o casamento antes pois assim o cartão cidadão já sai com estado civil atualizado. Ponta delgada é mais rápida para transcrição de casamento.
e sim, é impressionante, me responderam o email ja com os dados em coisa de 20 min.
sobre as instrucoes de preenchimento do formulario 1c, vc ou alguem poderia me auxiliar em mais uma questao:
1- no quadro 2, para preenchimento possuo o numero, ano e local do assento que eh consulado de portugal no brasil, como devo preencher? ali me da opcoes de conservatoria de registro civil e conservatorias centrais, nao sei qual conservatoria
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Contudo, se o Assento de Nascimento do(a) português(esa) inda não estiver "informatizado" e você não o possuir em mãos, precisará indicar a localização do mesmo preenchendo os campos "Freguesia", "Concelho", "País", "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" e completar com o nome da CRC onde está localizado o assento. Os 2 quadradinhos localizados antes de "Conservatória do Registo Civil" só deverão ser preenchidos quando houver mais de uma conservatória na cidade (Exemplo: 3 CRC Porto, 4 CRC Porto). Não esquecer que no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Obs.: Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável e daí o item 1 do Quadro 2 poderá ficar em branco e no quadro 4 deverá ser assinalado um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Se o Assento de Nascimento se refere a registro posterior a 1911 e a conservatória confirmar através de e-mail especificando as informações do assento, sugiro a impressão completa do e-mail para anexá-lo aos documentos do processo (destaque com canela iluminadora amarela todos os dados referentes ao assento). Esse e-mail funcionará como uma ilustração das informações preenchidas no Quadro 2 do 1C..
"Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
a minha duvida é, tenho o assento de nascimento e ano, nao sei qual a conservatoria e nem onde pesquisar isso, como foi realizado o processo via consulado, imagino que seria na conservatoria de registros centrais, saberia me ajudar se é isso mesmo ou onde poderia conseguir essa informacao?
@Pedro Bicalho @Regilmar ...estou na mesma situação, os documentos não chegam. O pacote foi encaminhado dia 11/12 para Portugal. Os correios brasileiros responderam que não sabem onde está localizado o pacote, já o correio de Portugal disse que somente os correios brasileiros podem saber. Vocês sabem dizer se eles sacam o vale postal sem os documentos terem chegado? O vale vai expirar dia 11/01/2018.
@rafaelapt estou na mesma situação que Vcs, enviei dia 09/12 e nada de atualizar o status. Não tem como sacar o VP, pois o mesmo encontra-se no documento.
Eu liguei para a agencia do correios e eles me disseram que o meu que se encontra: "Em transito para Portugal" no dia 14/12/2017, não esta mais no Brasil. Pediu para aguardar o correios responsável em Portugal para efetuar a entrega. Lembrando que o CTT esteve em greve e passar por reformulações em Portugal, uma vez que isso esta acontecendo pode atrapalhar na entrega e separação dos documentos.
Comentários
1. Nome próprio: Seria o nome de solteira certo? e não o de casada.
2. Estado civil: Sendo divorciada nos documentos brasileiros, coloco solteira, casada ou divorciada?
3. No quadro 3, em freguesia, conselho, país, numero do assento, conservatória dos registros gerais, conservatória do registro civil. O que eu preencho se a atribuição é por uma brasileira atribuída em Tondela?
4. Quer manter a composição originária no nome? Coloco sim, correto?
5. Recebi um email com o numero da atribuição da minha vó, depois outro numero da transcrição. Qual eu considero no quadro 3?
Desculpem as perguntas as vezes repetidas. Obrigado!
Sim, voltaram.
1. O nome que consta no RG
2. Divorciada
3. Marque conservatoria de registros centrais e não preencha concelho e nem freguesa (sua avó nasceu fora de portugal).
4. Sim.
5. Número do assento da atribuição. O da transcrição só serve para conferência.
No caso do quadro 3, eu marco então "conservatoria de registros centrais" e não preencho em nenhum campo o numero do assento? apenas envio a xerox do assento recebido em casa?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
acredito que o link que o @Vlad te deu possa sanar as dúvidas.
Basta marcar mãe ou pai português, conservatória de registos centrais e sim para manter a composição originária do nome.
Alguém teve atualização da entrega dos documentos? A ultima atualização minha no site do correios e no site do CTT é de que esta em São Paulo, dia 14/12/2017.
espero que alguem possa me ajudar
a conservatoria de tondela solicita o seguinte documento: indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);
neste caso surgiu minha duvida: minha mae eh nascida no Brasil, adquiriu a nacionalidade portuguesa atraves da minha vo, em setembro de 2017 minha mae recebeu o cartao cidadao.
assim, qual o documento que preciso enviar? a certidao brasileira? o cartao cidadao?
o processo dela foi realizado via consulkado de sao paulo e nao entregaram nada para ela.
enviarei agora mesmo o email. mais uma vez muito obrigada
Obrigado a todos.
ESTOU NO SITE, MAS NAO ACHEI
MAIS UMA COISA, ENVIEI O EMAIL PARA SOLICITAR O NUMERO DE ASENTO DE NASCIMENTO DA MINHA MAE, COMO ME INDICOU O DANIEL HENRIQUES E JA ME RESPONDEERAM E ENVIARAM. MUITO RAPIDO. OBRIGADA
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
O tempo de resposta deles é impressionante, quando mandei para saber se minha mãe havia transcrito o casamento mandei um dia a noite, perto da 23h aqui no Brasil, e no dia seguinte minutos depois as 6h, horário brasileiro também, já tinha a resposta no meu e-mail.
e sim, é impressionante, me responderam o email ja com os dados em coisa de 20 min.
sobre as instrucoes de preenchimento do formulario 1c, vc ou alguem poderia me auxiliar em mais uma questao:
1- no quadro 2, para preenchimento possuo o numero, ano e local do assento que eh consulado de portugal no brasil, como devo preencher? ali me da opcoes de conservatoria de registro civil e conservatorias centrais, nao sei qual conservatoria
QUADRO 2:
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Contudo, se o Assento de Nascimento do(a) português(esa) inda não estiver "informatizado" e você não o possuir em mãos, precisará indicar a localização do mesmo preenchendo os campos "Freguesia", "Concelho", "País", "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" e completar com o nome da CRC onde está localizado o assento. Os 2 quadradinhos localizados antes de "Conservatória do Registo Civil" só deverão ser preenchidos quando houver mais de uma conservatória na cidade (Exemplo: 3 CRC Porto, 4 CRC Porto). Não esquecer que no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Obs.: Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável e daí o item 1 do Quadro 2 poderá ficar em branco e no quadro 4 deverá ser assinalado um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Se o Assento de Nascimento se refere a registro posterior a 1911 e a conservatória confirmar através de e-mail especificando as informações do assento, sugiro a impressão completa do e-mail para anexá-lo aos documentos do processo (destaque com canela iluminadora amarela todos os dados referentes ao assento). Esse e-mail funcionará como uma ilustração das informações preenchidas no Quadro 2 do 1C..
"Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
a minha duvida é, tenho o assento de nascimento e ano, nao sei qual a conservatoria e nem onde pesquisar isso, como foi realizado o processo via consulado, imagino que seria na conservatoria de registros centrais, saberia me ajudar se é isso mesmo ou onde poderia conseguir essa informacao?
desde ja muito obrigada
Processo do meu pai concluído.
Enviamos em Junho, chegou o email do mesmo dia 20/12.
Alguém poderia preencher a planilha?
Marcos Milanezi Fernandes
MUTO OBRIGADO A TODOS. Agora faremos o meu.
Reparei que nossa planilha está bem achincalhada...
Não tem como sacar o VP, pois o mesmo encontra-se no documento.