Bom dia pessoal, tudo bem ? Estou aguardando a conclusão do meu processo, e assim que ficar pronto vou disparar a transcrição do casamento e a atribuição dos meus filhos menores... Alguem poderia me confirmar a documentação necessária ? Eu tenho uma resposta de Tondela com isso, mas é antiga e gostaria de garantir que nada mudou...
@flavioswerts Número do seu assento de nascimento informatizado (se tiver uma cópia pode mandar tb); certidão de nascimento de inteiro teor do cônjuge (não precisa ser reprográfica); Certidão de casamento de inteiro teor; RG, de preferência com menos de 10 anos ou passaporte modelo novo em que conste a filiação formulário preenchido e com firma reconhecida por autenticidade vale postal em nome de IRN, IP Não sei se sua ideia é fazer por Tondela, mas saiba que Ponta Delgada tem feito bem rapidamente, em uns 15 dias após a chegada dos documentos.
Olá @jhmelman, obrigado pelas informações... A certidão de casamento tambem nao precisa ser por cópia reprográfica ? E o RG, dos 2 ou só do estrangeiro ?
Eu fiz a transcrição do casamento da minha mae por PD e foi rapido mesmo... Eu agora estou pensando em Tondela pq alem da transcricao, vou mandar o pedido de atribuição dos meus filhos menores tambem..
Pessoal gostaria de agradecer a todo o apoio e suporte q vocês me deram aqui. Segui o passo a passo aqui gentilmente compartilhado e consegui. Minha mãe é portuguesa! E a certidão saiu no dia no aniversário dela! incrível. Muitíssimo obrigada a todos.
Pessoal, para processo de nacionalidade de menores, é mesmo necessario enviar os RGs dos pais apostilado ? Pergunto pq tenho 3 filhos menores e recebi uma informação que não seria necessário os RGs.
Sobre o atraso dos documentos, recebi esse e-mail padrão dos correios:
Caro Cliente, Informamos que o objeto mencionado encontra-se em tratamento postal. Esclarecemos que, em decorrência do grande fluxo de carga no transporte aéreo internacional no período de final de ano, são esperados impactos nos prazos de entrega dos objetos postados com destino ao exterior.
É importante ressaltar que os prazos divulgados para entrega de objetos são estimados e contados em dias úteis. Esses prazos são um indicativo do tempo gasto para entrega do objeto ao destinatário, uma vez que as remessas internacionais estão sujeitas à retenção pelas autoridades locais, de acordo com a legislação do país, sem a possibilidade de intervenção por parte dos Correios, e o período de retenção não é considerado no tempo de trânsito da remessa.
Solicitamos acompanhar a atualização das informações sobre esse objeto por meio do nosso site (www.correios.com.br-link rastreamento de objetos).
Pessoal, só uma duvida..Estou juntando as certidoes dos meus filhos para atribuicao e fiquei com duvida se as certidoes de nascimento de inteiro teor podem ser apenas digitalizada, sem copia repografica... Alguem me confirma essa informacao ?
@flavioswerts As certidões para Atribuição de Nacionalidade devem ser por cópia reprográfica. Caso o livro seja muito antigo e a imagem não tenha ficado boa (de forma que dificulte a leitura), é melhor você enviar junto uma certidão de inteiro teor, para evitar que o seu processo caia em exigência. Logo, serão duas certidões diferentes, ambas com firma reconhecida e apostiladas.
A ÚNICA certidão que deve ser apostilada é a de inteiro teor por cópia reprográfica... a de inteiro teor datilografada (se tiver) é pra simples consulta, não precisa de apostilamento.
@eliasfsjunior relaxa... eu já passei por esse "terror" na hora de enviar os documentos... deu vontade de colocar até uma caixa de chocolates junto... kkkkk
Boa noite Pessoal, estou de férias no Porto e Acabei de chegar de TONDELA e encontrei a Conservatória fechada com uma papel na porta de entrada informando que estão em GREVE, sem data para voltar a funcionar. Greve geral na IRNs de todas em Portugal. Abs Sergio
O Pai português nasceu antes de 1911. Dessa forma obrigatoriamente devo enviar o assento de nascimento e casamento do mesmo ? (Casou-se com portuguesa).
obs: Tenho os dois documentos em mãos informatizados pela conservatória local e solicitado ao consulado português.
@denis_mend para atribuição de nacionalidade basta enviar apenas o assento de nascimento. Se ambos forem portugueses, terá q transcrever o casamento deles se tiverem casados no Brasil.É um outro processo.
@Vlad Pen Ambos foram nascidos e casados em Portugal. No formulário irei marcar apenas "Pai Português", a minha dúvida é que como ele nasceu antes de 1911 existe a obrigatoriedade de enviar o assento de nascimento e de casamento ou eu posso marcar apenas o número do assento de nascimento ? Obrigado pelo retorno.
@denis_mend se você tem o número e ano do assento informatizado basta informar no formulário, não precisa enviar o original. Se quiser pode tirar uma xerox simples e enviar junto. Só é necessário o assento de nascimento.
Comentários
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Acho que já lhe fiz essa pergunta: seu processo é de aquisição pelo art. 6.4?
Abraços.
Estou aguardando a conclusão do meu processo, e assim que ficar pronto vou disparar a transcrição do casamento e a atribuição dos meus filhos menores... Alguem poderia me confirmar a documentação necessária ? Eu tenho uma resposta de Tondela com isso, mas é antiga e gostaria de garantir que nada mudou...
Muito obrigado a todos...
Número do seu assento de nascimento informatizado (se tiver uma cópia pode mandar tb);
certidão de nascimento de inteiro teor do cônjuge (não precisa ser reprográfica);
Certidão de casamento de inteiro teor;
RG, de preferência com menos de 10 anos ou passaporte modelo novo em que conste a filiação
formulário preenchido e com firma reconhecida por autenticidade
vale postal em nome de IRN, IP
Não sei se sua ideia é fazer por Tondela, mas saiba que Ponta Delgada tem feito bem rapidamente, em uns 15 dias após a chegada dos documentos.
A certidão de casamento tambem nao precisa ser por cópia reprográfica ?
E o RG, dos 2 ou só do estrangeiro ?
Eu fiz a transcrição do casamento da minha mae por PD e foi rapido mesmo... Eu agora estou pensando em Tondela pq alem da transcricao, vou mandar o pedido de atribuição dos meus filhos menores tambem..
Muito grato.
Cartidão de casamento de inteiro teor, não precisa ser reprográfica.
RG só de quem assina o requerimento.
Obrigado a todos.
Obrigado.
Alguma novidade sobre o problema com a entrega da documentação?
O meu até hoje não consta que chegou em Portugal. Foi despachado pelos Correios dia 12/12 via Ems.
Caro Cliente,
Informamos que o objeto mencionado encontra-se em tratamento postal. Esclarecemos que, em decorrência do grande fluxo de carga no transporte aéreo internacional no período de final de ano, são esperados impactos nos prazos de entrega dos objetos postados com destino ao exterior.
É importante ressaltar que os prazos divulgados para entrega de objetos são estimados e contados em dias úteis. Esses prazos são um indicativo do tempo gasto para entrega do objeto ao destinatário, uma vez que as remessas internacionais estão sujeitas à retenção pelas autoridades locais, de acordo com a legislação do país, sem a possibilidade de intervenção por parte dos Correios, e o período de retenção não é considerado no tempo de trânsito da remessa.
Solicitamos acompanhar a atualização das informações sobre esse objeto por meio do nosso site (www.correios.com.br-link rastreamento de objetos).
Obrigado.
Flavio
estou de férias no Porto e Acabei de chegar de TONDELA e encontrei a Conservatória fechada com uma papel na porta de entrada informando que estão em GREVE, sem data para voltar a funcionar.
Greve geral na IRNs de todas em Portugal.
Abs
Sergio
as conservatórias estão em greve até o dia 02/01.
O Pai português nasceu antes de 1911. Dessa forma obrigatoriamente devo enviar o assento de nascimento e casamento do mesmo ? (Casou-se com portuguesa).
obs: Tenho os dois documentos em mãos informatizados pela conservatória local e solicitado ao consulado português.
Obrigado pelo retorno.