Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1281282284286287454

Comentários

• RegilmarRegilmar Member
    editado December 2017
    Olá pessoal!!

Hoje TB recebi o e-mail da Clara!!
    Sou TUGA.... feliz demais!!!

Semelhante ao processo do @Beto, o meu chegou em Tondela no dia 20/06, mas só foi numerado em 07/09.

Obrigado a esse grupo maravilhoso, especialmente a @Theresa Lima, @Marcia e a@M Adelaide pelos primeiros ensinamentos e paciência em responder as minhas dúvidas.

Bora descer as gerações!!

Obrigado!!!
  • Boa noite,
    Tanto eu quanto minha já fizemos as respectivas cidadanias por atribuição no final do ano passado.
    Este ano, meu irmão solicitou a dele, porem houveram mudanças nas exigências de documentação. Após ele enviar os documentos dele, Tondela começou a exigir a transcrição de casamento para minha mãe para concluir o processo de atribuição dele, alegando que a documentação que ele enviou estava incompleta.

Em setembro, recebemos o seguinte email:
    PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA:

· Transcrição de Casamento dos Pais

Assim, tem de ser efectuada antes da Atribuição de Nacionalidade, a enviar:
    · Requerimento.

· Certidão de Casamento devidamente legalizada

· Certidão de Nascimento do Cônjuge Estrangeiro.

· Vale Postal no Valor de € 120,00.

Porem este assunto ficou parado por um tempo, por problemas particulares, e agora gostaríamos de retomar.

A listagem de documentos ainda continua a mesma? Como devo fazer este processo de transcrição?

Aguardo retorno

Obrigado!!

• @Paulo Melo

Assim, tem de ser efectuada antes da Atribuição de Nacionalidade, a enviar:
    · Requerimento.
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view

· Certidão de Casamento devidamente legalizada
    Original inteiro teor por digitação, apostilada

· Certidão de Nascimento do Cônjuge Estrangeiro.
    Original inteiro teor por digitação, apostilada

· Vale Postal no Valor de € 120,00

Enviar para Tondela com uma carta fazendo referência ao e-mail e ao processo de atribuição.
  • @Regilmar,
    super parabéns pela conquista. Que a comemoração seja regada a bacalhau!!!

@Beto Tavares,
    Parabéns.
  • Bom dia,

Recebi e-mail hj com a numeração do processo de atribuição do meu pai. Segue histórico.
    Processo de Atribuição
    18/10 - envio
    26/10 - entrega em Tondela
    12/12 - processo numerado  59xxx/17
  • editado December 2017
    Estou vendo que nossos amigos de TONDELA estão bem atarefados, chegou o processo do meu pai dia 07/11 lá e até agora nada, nada de numeração, nada de respostas.
    Pelos comentários aqui, 2 meses para numerar + 5 meses para ficar pronto, ou seja, 7 meses. Bastante tempo!!!
    Dar entrada no processo em TONDELA já não mais tão viável e nem tão rápido.

:(
  • Paulo MeloPaulo Melo Member
    editado December 2017
    @MauroMB,
    Obrigado pelas informações, apenas gostaria de confirmar se deve ser realmente tem que ser digitada ou reprográfica, Você sabe me informar? No seu post você cita digitada... mas quando tirei a minha cidadania por atribuição, enviei digitada e pediram para ser reprográfica (como se fosse o livro escaneado). Preciso desta informação tanto para a de casamento quanto a do conjuge.

@Jandira Pinheiro,
    Como e com quem eu poderia confirmar isto? Já enviei 2 emails para Tondela e eles não me respondem. Pois não gostaria de ter que pagar novamente outro envio e ter mais gastos com documentos.

Obrigado!
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado December 2017
    @Paulo Melo para nacionalidades as certidões são reprográficas, mas para transcrição ambas são por digitação. Fiz assim a minha em agosto passado, mas foi por PONTA DELGADA. Como a gente sabe que as conservatórias trabalham de formas diferentes, é bom confirmar.

CRCivil Tondela:
    Tel: 232819310
    Fax: 232819319
    civil.tondela@irn.mj.pt (bote em Assunto: URGENTE - ATRIBUIÇÃO)
  • @Paulo, certidão digitada apenas para transcrição de casamento.
  • @Paulo Melo,
    veja esta discussão:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071

"TONDELA

* As novas regras apenas afetam processos de atribuição (passados de pai/mãe para filho(a)) (artigo 1º)
    Os processos de aquisição e as transcrição de casamento seguem conforme era anteriormente.

1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada
    - As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também que ser apostiladas.
    - as cópias autenticadas do documento de identificação que deverá conter a filiação, apostiladas."

Ou seja, tem necessidade da reprográfica. Caso o cartório não forneça, terá que enviar junto com a digitada, uma justificativa do cartório (de não fornecimento da reprográfca).

FAVOR NÂO LIGAREM E NEM ESCREVEREM PARA AS CONSERVATÓRIAS, POIS ESTÃO LOTADAS DE PROCESSOS, PRINCIPALMENTE SE PUDERMOS AJUDAR POR AQUI.

AS MESMAS PESSOAS QUE ATENDEM TELEFONE, SÃO AS QUE DÃO ANDAMENTO AOS PROCESSOS.
  • Pessoal bom dia,

Gostaria de saber se esta certidão é valida para meu processo de atribuição, ela já esta apostilhada no verso.

https://drive.google.com/file/d/11_gcc_2RmfjNTSbB-uZ7XgHJu3e5xv6r/view
  • Olá pessoal,
    Recebi informação de numeração de processo por e-mail, diretamente da Conservatória.
    59xxx/2017 - Wilma, informado em 11.12.2017. Isso são 48 dias após o recebimento dos documentos na Conservatória, o que para mim já é um tempo excessivo. Torcendo aqui por uma aceleração na fase de análise.

Registrei a entrada na planilha. Mais uma vez o reconhecimento da inestimável ajuda que recebi de diversos integrantes desse Forum, especialmente do detetive @KleberAguiar que descolou os dois assentos de batismo que eu precisava em Portugal.

Abraços,
    Feliz Natal,
    Até abril ou maio
  • Pessoal, bom dia!

Alguém pode me passar seu e-mail para que eu possa conferir meus documentos? Estou meio perdido, ai enviaria direto a alguém que já fez e tem conhecimento ao invés de atrapalhar o pessoal de Tondela com minhas duvidas.

Obrigado.
  • @PedroBicalho ,poste aqui a relaçao de documentos q tem em seu poder para o pessoal do fórum poder confirmar se está tudo certo.
  • @Pedro Bicalho essa certidão que você postou é a inteiro teor digitada, para o processo é pedido a reprográfica. Tem um exemplo de uma na primeira postagem desta discussão http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6440/certidao-inteiro-teor-por-copia-reprografica-correta
  • TatianeomTatianeom Member
    editado December 2017
    Oi gente! Conforme as pessoas com datas próximas a que eu enviei os documentos, vão colocando que os processos estão sendo numerados eu fico mais ansiosa ainda rsrs

Mais alguém enviou documentos para Tondela no dia 24/10?
  • Pessoal, enviei email para lá e responderam assim:

"Ex Senhor
    O processo foi despachado favoravelmente e aguarda a feitura do registo; quando feito, daremos conhecimento.
    Com os melhores cumprimentos,
    A Conservadora,
    Ana Margarida León"

Isso quer dizer que não preciso mais transcrever o casamento? deu tudo certo é só aguardar agora?

Obrigado!!
  • Boa tarde!
    Venho trazer boas noticias!
    Dei entrada no meu pedido de nacionalidade no dia 25 de maio. Ficou pronto no dia 21 de novembro e, chegou hoje, dia 13 de dezembro na minha casa.
  • @Paulo Melo, qual a data de numeração do processo que vc informou acima?
  • @Paulo Melo, morreu! Abra uma cerveja! E espere sentado o assento, porque o trem demoooora...
  • @PatriciaSa ou algum membro,

Acredito que demorou por causa do recesso de meio de ano, alguém confirma essa informação?
  • @Andre Henriques o escrevente me enviou o email falando sobre documentos faltantes no dia 18/09/2017.
  • Pessoal, bom dia!

segundo e-mail, eles estão analisando processos enviados do final do mês de Junho.
  • Bom dia amigos tudo bem?Uma dúvida, se foi enumerado, isso não significa que os documentos ja foram conferidos e estão OK , ainda posso receber uma carta pedindo alguma alteração ou reenvio de documentos certo? : (
  • @Mariana Vale sim,ainda pode ter pendencia.
  • : ( Valeu Fe
  • Olá. Vocês sambem quanto tempo em média está levando para um processo ser numerado em Tondela?
  • 2 meses Poliana
  • @Poliana Vieira de 45 a 60 dias em média. O meu chegou em Tondela início de setembro e foi numerado na última semana de outubro, por exemplo...

Gente, tenho observado um prazo de 5 meses depois de numerado para conclusão do processo. Mas isso inclui o mês de agosto de recesso que alongou esse prazo. Será que os numerados após o recesso podem demorar um pouco menos? Torcendo aqui!
  • editado December 2017
    Tem 2 foristas ai que tiveram o processo numerado em setembro e foram concluidos essa semana, porém o processo chegou la no final de junho.. dando um total de 5 meses da chegada ate a conclusão e 3 meses da numeração ate conclusão..
    Creio eu que ou esses processos furaram uma fila enorme ou os meses de ferias em Tondela realmente deram uma alterada no prazo mas ja está voltando ao normal..
    Meu processo chegou la no começo de julho e foi numerado em 15/set, estou torcendo pra receber no mais tarde proxima semana .. e Tondela concluiu processos numerados em 07/set.. como os do @BetoTavares ( http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/123521/#Comment_123521 ) e do @Regilmar ( http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/123583/#Comment_123583 )
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.