Ok Wsteles e Allan DC acho que vou pedir pelo consulado no RJ então. Parece ser menos demorado do que em Lisboa. Obrigada demais viu? Vou dando noticias pra vcs.
@Mcricadias ,os consulados não fazem atribuiçao de netos de portugueses.Eles apenas recebem os processos e encaminham para Lisboa.O consulado de SP nem recebe os processos...pede q seja enviado direto para Lisboa.
@Mcricadias Se for de Neto na nova lei, você além de pagar de 175 euros terá que pagar uma taxa consular bem salgada. No consulado eles não verificam e nem numeram, este tipo de processo, só é trabalhado em Lisboa. Portanto o CG do Rio de Janeiro, só coleta os documentos e envia por malote, que no caso do Rio, só vai para Portugal uma vez por semana.
Já estou com a documentação toda separada. No entanto, não consigo emitir o vale postal em nenhuma agência dos correios. Na agência Voluntarios da Patria (Botafogo - RJ) me informaram que o serviço está suspenso. Como proceder?
Aproveitando o embalo o processo de atribuição para Cônjuge também tem restrição de CRC, só pode ser feito Lisboa? E Demora muito mais que processo para Atribuição de Filhos? Obs. Será o meu caso depois que sair a nacionalidade da minha esposa, já temos 6 anos de casados e temos um filho e sou Brasileiro. Pelo que já pesquisei neste caso não preciso provar laços afetivos com Portugal... Conforme link abaixo: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/fundamentos-de-oposicao/
Gente, alguem pode me ajudar? Meu processo deu entrada em Tondela em 14/02/2017 e até agora nada. Mando e-mails e ninguem me responde. Quando foi em 20/07 fizeram contato comigo via e-mail para questionar se eu queria continuar com o meu processo (aquisição direto da minha avó pra mim) ou se eu queria mudar pro novo processo, da nova lei (de avo pra neto). Eu informei que gostaria de manter o meu processo, e dar continuidade, e até o momento nada!!! Alguem sabe como faço pra ter informaçoes? No telefone nunca consigo ser atendida...
opção 1 em seguida 1 novamente. A diferença do fuso atualmente é + 2 horas em relação ao nosso horário. Ligue pelo Skype, a espera pode passar de 15 minutos.
Muito obrigado a todos que mantém esse forum e ajudam gratuitamente a todos! Parabéns pela boa vontade, não tenho palavras! Essa semana minha atribuição foi conluída em tondela. Meus doumentos chegaram lá em 19/06 e recebi um email do dia 04/07 indicando a numeração 29XXX para o processo.
Esperei 5 meses para contactar a conservátoria pois sabemos que quanto menos emails eles recebem mais processos eles concluem!! Durante todo o o período liguei umas 4 vezes para a linha de registos e em todas (inclusive agora em novembro) disseram que estava em fase inicial. Essa semana (ontem 30/11) mandei um emai para tondela e me informaram que o processo já foi concluído!
@Jefferson Oliveira, A Transcrição de Casamento em Ponta Delgada levou 9 dias, Postei a Petição no correio, em Piracicaba/SP, no dia 14/08/2017, às 16:00 horas, chegou em PD em 29/08/2017 (Enviei por AR se fosse SEDEX talvez chegasse antes) e ficou pronta em 07/09/2017 às 14:30 horas. Recebi o documento pelo correio em 22/09/2017 (moro fora da área urbana e o agente do correio vem uma vez por semana) Muito rápido!
Depois, amarre o tênis e carregue os cartões Metrô Rio e RioCard e tente: - Almte. Barroso, 63 metrô Carioca, entre Rio Branco e México - Haddock Lobo, 6 Estácio, metrô Estácio - Dias da Cruz, 182 lj B, Méier - Heitor Beltrão, em frente UPA, Tijuca; 400m nordeste Metrô Saens Pena - Barão de Mesquita, 922 Grajaú - Shopping de Bangu
Gente gostaria de ter 2 informações a primeira é no meu nome na planilha diz que falta documentos mas eu já enviei mesmo antes do processo ser numerado como faço pra saber se está tudo certo agora é a 2 como faço pra mudar o meu e-mail de contato na conservatória se alguém puder me ajudar agradeço.
Alguém aqui que tenha enviado os documentos e chegou em Tondela no dia 14/11/17 em diante, já teve seu processo numerado (com exceção dos processos de menores)?
Fernanda J Lopes, para efetuar a mudança de e-mail de contato junto à Tondela basta enviar o novo e-mail comunicando a troca, devendo informar ainda o número do processo. Também precisei fazer a mudança e procedi dessa forma.
@AlexandrePro@Leonardo Nunes Bom dia, pessoal. Então, a média para numerar é em torno de 40-60 dias , após o recebimento. Fiquem tranquilos que em breve receberá o e-mail da conservatória. Ótimo domingo.
Estranho, pois ao receberem o processo de um outro parente, foram apenas 15 dias. Enfim. Vamos aguardar o e-mail do Sr João Barros. Só pra saber se não está tendo outras férias/pausa da conservatória.
Primeiramente agradeço o @MAUROMB pela dica relacionada ao vale postal. Consegui emiti-lo hoje. Segui a seguinte orientação: "Para ninguém erar mais: Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa. Não mencione que é uma pessoa jurídica. Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Essa é a maior cotação. Depois disso é só concluir e pronto. Até agora não existe no sistema nenhuma proibição de realizar vales postais. Todas as agências estão aptas a realizar o serviço, incluindo as agências franqueadas." http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
Enviarei meus documentos a Tondela ainda essa semana.
Agora outra dúvida, como funciona essa planilha? Onde acessar? Estou lendo sobre ela nos tópicos, mas nenhum esclarecimento ainda.
Bom dia! Só para informar que o processo do meu filho terminou.
Data da chegada em portugal -> 28/11/17 Enumerado o processo - > 29/11/17 Conclusão -> 04/12/17 (levou um dia praticamente se contar o feriado e o fds)
Documentos que enviei:
-Requerimento assinado pelos pais, sendo o primeiro declarante o português, com firma reconhecimento por autencidade. Fizemos o reconhecimento ao mesmo tempo para imprimir uma etiqueta só. -Certidão de Nascimento de Inteiro Teor do menor apostilada. -Cópias autenticada dos passaportes dos pais. Tem que ter filiação. -Cópia do Assento de Nascimento do português. -Cópia do Assento de casamento.
Gente, sei que foge um pouco ao tópico, mas alguém que já tenha a atribuição concluída e tenha dado entrada no cartão cidadão e passaporte recentemente poderia informar quanto tempo tem demorado para obter essa documentação? Aparentemente tem que esperar chegar na sua casa uma carta PIN. Minha mãe deu entrada no consulado do Rio há mais de 2 meses e ainda não recebeu a tal da carta =/ Quando minha atribuição for concluída estou pensando em dar entrada no cartão cidadão e no passaporte direto em Portugal...
@Princia Muniz Talvez vc tenha que pedir a segunda via. Eu dei entrada no pedido de cartão cidadão sem urgência no consulado do Rio em 24/10/17 e a carta PIN chegou em minha casa em 3 semanas.
1 - Considere pedir uma segunda via da Carta PIN, normalmente não demora tanto tempo assim, é rápido.
2 - Se você for tirar os documentos em Portugal na intenção de ir morar lá, é melhor fazer aqui no Brasil pelo Consulado primeiro. Sem o Cartão Cidadão e o Passaporte, você irá como embarcar no avião e passar pela Alfandega como turista, ou seja, terá que ter uma passagem de ida e volta, comprovante de hotel, etc. Só a Certidão de Nascimento não é suficiente para viajar exclusivamente com uma única passagem de ida. Você só pode viajar (sem retorno) se já tiver o Cartão Cidadão e o Passaporte.
Comentários
Se for de Neto na nova lei, você além de pagar de 175 euros terá que pagar uma taxa consular bem salgada. No consulado eles não verificam e nem numeram, este tipo de processo, só é trabalhado em Lisboa. Portanto o CG do Rio de Janeiro, só coleta os documentos e envia por malote, que no caso do Rio, só vai para Portugal uma vez por semana.
Já estou com a documentação toda separada. No entanto, não consigo emitir o vale postal em nenhuma agência dos correios. Na agência Voluntarios da Patria (Botafogo - RJ) me informaram que o serviço está suspenso. Como proceder?
Aproveitando o embalo o processo de atribuição para Cônjuge também tem restrição de CRC, só pode ser feito Lisboa? E Demora muito mais que processo para Atribuição de Filhos?
Obs. Será o meu caso depois que sair a nacionalidade da minha esposa, já temos 6 anos de casados e temos um filho e sou Brasileiro. Pelo que já pesquisei neste caso não preciso provar laços afetivos com Portugal...
Conforme link abaixo:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/fundamentos-de-oposicao/
Quando foi em 20/07 fizeram contato comigo via e-mail para questionar se eu queria continuar com o meu processo (aquisição direto da minha avó pra mim) ou se eu queria mudar pro novo processo, da nova lei (de avo pra neto).
Eu informei que gostaria de manter o meu processo, e dar continuidade, e até o momento nada!!!
Alguem sabe como faço pra ter informaçoes? No telefone nunca consigo ser atendida...
Ligue para a LR: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/
opção 1 em seguida 1 novamente. A diferença do fuso atualmente é + 2 horas em relação ao nosso horário.
Ligue pelo Skype, a espera pode passar de 15 minutos.
Esperei 5 meses para contactar a conservátoria pois sabemos que quanto menos emails eles recebem mais processos eles concluem!! Durante todo o o período liguei umas 4 vezes para a linha de registos e em todas (inclusive agora em novembro) disseram que estava em fase inicial. Essa semana (ontem 30/11) mandei um emai para tondela e me informaram que o processo já foi concluído!
Obrigado!! Felicidades a todos!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
Depois, amarre o tênis e carregue os cartões Metrô Rio e RioCard e tente:
- Almte. Barroso, 63 metrô Carioca, entre Rio Branco e México
- Haddock Lobo, 6 Estácio, metrô Estácio
- Dias da Cruz, 182 lj B, Méier
- Heitor Beltrão, em frente UPA, Tijuca; 400m nordeste Metrô Saens Pena
- Barão de Mesquita, 922 Grajaú
- Shopping de Bangu
Veja, conseguiram hoje em São Cristóvão:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/122221/#Comment_122221
Alguém sabe se a certidão para menor de idade tem de ser por cópia reprográfica? ou por transcrição?
obrigado!
A documentação referente ao processo de atribuição do meu pai foi recebido em 26/10 e até agora não foi numerado.
Enfim. Vamos aguardar o e-mail do Sr João Barros.
Só pra saber se não está tendo outras férias/pausa da conservatória.
somente entre 15 a 20 de Dezembro.
Abs
Primeiramente agradeço o @MAUROMB pela dica relacionada ao vale postal. Consegui emiti-lo hoje. Segui a seguinte orientação:
"Para ninguém erar mais:
Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa. Não mencione que é uma pessoa jurídica.
Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Essa é a maior cotação.
Depois disso é só concluir e pronto.
Até agora não existe no sistema nenhuma proibição de realizar vales postais. Todas as agências estão aptas a realizar o serviço, incluindo as agências franqueadas."
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
Enviarei meus documentos a Tondela ainda essa semana.
Agora outra dúvida, como funciona essa planilha? Onde acessar? Estou lendo sobre ela nos tópicos, mas nenhum esclarecimento ainda.
Estou à disposição no que eu puder ajudar!
Att.,
Vinícius.
Data da chegada em portugal -> 28/11/17
Enumerado o processo - > 29/11/17
Conclusão -> 04/12/17 (levou um dia praticamente se contar o feriado e o fds)
Documentos que enviei:
-Requerimento assinado pelos pais, sendo o primeiro declarante o português, com firma reconhecimento por autencidade. Fizemos o reconhecimento ao mesmo tempo para imprimir uma etiqueta só.
-Certidão de Nascimento de Inteiro Teor do menor apostilada.
-Cópias autenticada dos passaportes dos pais. Tem que ter filiação.
-Cópia do Assento de Nascimento do português.
-Cópia do Assento de casamento.
Obrigado a todos pela ajuda.
Talvez vc tenha que pedir a segunda via. Eu dei entrada no pedido de cartão cidadão sem urgência no consulado do Rio em 24/10/17 e a carta PIN chegou em minha casa em 3 semanas.
1 - Considere pedir uma segunda via da Carta PIN, normalmente não demora tanto tempo assim, é rápido.
2 - Se você for tirar os documentos em Portugal na intenção de ir morar lá, é melhor fazer aqui no Brasil pelo Consulado primeiro. Sem o Cartão Cidadão e o Passaporte, você irá como embarcar no avião e passar pela Alfandega como turista, ou seja, terá que ter uma passagem de ida e volta, comprovante de hotel, etc. Só a Certidão de Nascimento não é suficiente para viajar exclusivamente com uma única passagem de ida. Você só pode viajar (sem retorno) se já tiver o Cartão Cidadão e o Passaporte.