@Audrey tem que falar que é para manutenção de residente mesmo, não é feito vale postal para PJ. Se a agência aonde for fazer recusar tente em outra, algumas estão se recusando a mandar.
@Audrey sim por isso falei que algumas agencias estão recusando, o mesmo que esta acontecendo com os vales para pagamento dos processos. Se você for do Rio veja nos tópicos sobre vales postais que o pessoal está postando todo dia agências onde estão conseguindo fazer.
1) Sim; reconhecimento presencial no Consulado ou por autenticidade em cartório com sinal público do notário. 2) Tondela exige por cópia reprográfica. 3) Se você tem CC basta cópia simples dele. Mas os RG talvez tenham que ser autenticados e apostilads. Enfim, não sei ao certo.
Falta uma cópia simples do seu assento de nascimento português.
@vlad Pen Vou mandar vale pra pagar certidão batismo meu avô. O arquivo distrital de Braga pediu pra mandar as cuidados dele - Universidade de Minho. Mesmo assim mando pra IRN, IP
Mto obrigado Mauro, já providenciei a Certidão de nascimento da minha filha reprográfica, o meu assento vou juntar o e-mail com o numero que recebi da ACP Porto, mas a minha maior duvida é se precisa ou não apostilar os RG dos pais, vou economizar 200 reais caso nao seja necessário apostilar. Vou aguardar algum moderador confirmar essa minha duvida.
Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum. Quero iniciar o meu processo de nacionalidade por atribuição. O meu pai é o português e o declarante em minha certidão de nascimento. Então, gostaria de esclarecer algumas dúvidas, as quais:
1. Preciso averbar o casamento do meu pai antes de inciar o processo de atribuição, mesmo sendo ele o declarante em minha certidão? 2. A cópia da minha certidão precisa ser autenticada no Itamaraty ou basta em cartório? 3.Eu tenho uma segunda via da certidão de meu pai emitida por conservatória (2013). Preciso de uma nova, ou basta informar os dados solicitados no formulário 1C? 4.Eles aceitam cópia da nossa CNH? O meu RG tem vinte anos! Eu tenho passaporte. Serve? 5. O meu estado civil é união estável. Devo informá-la ou devo me declarar solteiro?
bom dia! Processo de atribuição de uma amiga que estou ajudando, recebido em 10/10 foi numerado nesta data 22/11/17, processo 56XXX/17, email enviado por João Barros.
@Pessoal, Devido a constante necessidade de arrumar a planilha principalmente por fórmulas que estão sendo apagadas nas células, acabei tomando a liberdade de fazer alterações na nossa planilha, agrupando as colunas de preenchimento obrigatório e as que contém fórmulas, assim espero que fique mais intuitivo para quem utilizar. Se houver objeção por favor me comunique. abraços.
Boa tarde! Recebi hoje o e-mail do Sr. João Agostinho informando que meu processo foi numerado. Documentos foram enviados dia 03/10 e recebidos no dia 10/10. De acordo com a CTT, o vale foi sacado dia 16/10.
Olá @fariamariana ! Sou novo aqui no fórum. Quero iniciar o meu processo de nacionalidade por atribuição. O meu pai é o português e o declarante em minha certidão de nascimento. Então, gostaria de esclarecer algumas dúvidas, as quais:
1. Preciso averbar o casamento do meu pai antes de inciar o processo de atribuição, mesmo sendo ele o declarante em minha certidão? 2. A cópia da minha certidão precisa ser autenticada no Itamaraty ou basta em cartório? 3.Eu tenho uma segunda via da certidão de meu pai emitida por conservatória (2013). Preciso de uma nova, ou basta informar os dados solicitados no formulário 1C? 4.Eles aceitam cópia da nossa CNH? O meu RG tem vinte anos! Eu tenho passaporte. Serve? 5. O meu estado civil é união estável. Devo informá-la ou devo me declarar solteiro?
Então galera, preciso compartilhar com todos vcs minha experiência. Moro em Portugal desde o dia 19/07/2017, pintou uma oportunidade excelente e eu não pude deixar de vir. Como não sabia a data certa que eu viria para Portugal, acabei enviando minhas documentações em maio 24/05/2017. Fiquei aguardando 3 meses aqui sem nada poder fazer. Meu processo demorou 5 meses e 1 dia por Tondela, sendo finalizado dia 25/10/2017. Logo em seguida no dia 31/10/2017 (terça-feira) enviei junto minha transcrição de casamento e o pedido de atribuição das minhas 2 princesas, tudo no msm envelope. As documentações chegaram em Tondela dia 03/11/2017 (sexta-feira). Somente dia 06/10/2017 (segunda-feira) resolveram abrir o envelope e incrivelmente minha transcrição ficou pronta no dia 07/11/2017 (terça-feira) Por eu estar em Portugal, a carta chegou no dia seguinte (08/11/2017) na minha morada e assim fiquei sabendo que o processo de transcrição foi finalizado. Hoje 23/11/2017 resolvo ligar pra Tondela, pq achei estranho não ter recebido ainda o e-mail da conclusão do processo. Fui informado pela Clara que o processo de atribuição das minhas 2 filhas ficou pronta no dia 08/11/2017
1. Sim. A não ser que você mande para outra conservatória, mas Tondela exige transcrição de casamento de seus pais. 2. Vc precisa que sua certidão (atento à validade da mesma, 180 dias) seja emitida em inteiro teor e por cópia repográfica com sinal público. Depois, precisa apostilar em algum cartório que ofereça o serviço. (geralmente custa de R$ 55 a 90) 3. Creio que a validade nesse caso não importa, mas basta informar no formulário. 4. Passaporte serve (se houver a filiação). 5. Creio que união estável não altera estado civil.
@HelioBrandão e @CEGV, Creio q a informação de vcs é correta.Peço para a @Audrey desconsiderar a informação q postei acima.O vale postal tem q ser enviado direto ao Arquivo Distrital e não ao IRN,IP
Solicitei a atribuição para meu filho, nasceu esse mês. Mandei a documentação para Tondela, porém tinha lido que para menor poderia enviar a Certidão de Inteiro Teor, sem ser reprografica. Mas lendo as últimas postagens, parece que tem que ser essa. Alguém poderia confirmar se precisar ser ou não reprográfica no caso de menor, por favor? Se tiver que ser, aguardo a Conservatória exigir essa tipo de certidão?
Documentos que enviei:
Formulário com reconhecimento por autencidade dos pais. (Primeiro Declarante o português) Cópias autenticadas dos Passaportes dos pais. (tem filiação) Certidão de Nascimento de Inteiro Teor do menor. Assento de Nascimento do português. Assento de Casamento.
Vem comunicar que enviei meu processo para Tondela e gostaria de adicioná-lo na planilha para acompanhamento.
Processo e Vale Postal enviados na Ag. Central dos Correios no Rio de Janeiro: 17/11/2017 Recebido em Tondela por MADALENA VIEGA: 24/11/2017
Agora só consultar o Vale Postal daqui a um mês, "esquecer" o processo durante 5 meses e depois ligar para Linha de Registos caso não receba o assento por email.
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembrandocque a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilhada.
Pessoal, quem puder, me dê uma luz! Enviei e-mail para Tondela e eles responderam mega rápido. Estou resolvendo a atribuição do meu sogro, de pai português e mãe brasileira (ambos falecidos). Nesse e-mail perguntei se precisaria fazer alguma transcrição (casamento e/ou óbito). Eles me mandaram a lista de quais documentos eu precisaria enviar. Nessa lista NÃO CONSTA nenhuma transcrição. CONFIO?? Foi enviado por PDF, então creio que é enviado pra todas as pessoas automaticamente. EStou receosa.
Segue a resposta:
Ex.º Senhor:
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
O Balcão da Nacionalidade de Tondela tem competência para a atribuição da nacionalidade a filhos de portugueses nascidos em Portugal, no Brasil e na Comunidade Europeia.
O atendimento presencial está sujeito a agendamento.
OS PROCESSOS NÃO DEVEM SER ENVIADOS EM SIMULTÂNEO: SÓ DEPOIS DE CONCLUÍDO O PROCESSO DO PROGENITOR DEVERÁ SER REMETIDO O PROCESSO DO FILHO.
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:
- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial ( por autenticidade) da assinatura;
- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;
-cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;
- indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.
O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57 3460-584 Tondela
Para mais informações, consulte o nosso site: www.irn.mj.pt
@Rafaela todas as conservatórias tem por base enviar esse tipo de email padrão. Pela experiencia do fórum, Tondela tem exigido SIM a transcrição de casamento ate mesmo para processos que o declarante do nascimento seja o português(a).. óbito nunca foi exigido, somente no consulado (novamente por experiencia dos usuários).. Então caso escolha Tondela, tenha a ideia de que se enviar o processo sem ter feito a transcrição, o mesmo poderá cair em exigência.
Só um processo de 05/06 mais nada. Tondela sempre dá uma parada na emissão dos assentos. Foi assim em Janeiro, Abril e agora. Desconsideram o período de férias que todas param.
@Andre Henriques, soube de um processo numerado em 23-6 em Tondela que foi concluido essa semana por Tondela. Fo da avó de uma menina que faz parte de um grupo de Whatsapp ao qual pertenço.
Comentários
1) Sim; reconhecimento presencial no Consulado ou por autenticidade em cartório com sinal público do notário.
2) Tondela exige por cópia reprográfica.
3) Se você tem CC basta cópia simples dele. Mas os RG talvez tenham que ser autenticados e apostilads. Enfim, não sei ao certo.
Falta uma cópia simples do seu assento de nascimento português.
Mto obrigado Mauro, já providenciei a Certidão de nascimento da minha filha reprográfica, o meu assento vou juntar o e-mail com o numero que recebi da ACP Porto, mas a minha maior duvida é se precisa ou não apostilar os RG dos pais, vou economizar 200 reais caso nao seja necessário apostilar.
Vou aguardar algum moderador confirmar essa minha duvida.
1. Preciso averbar o casamento do meu pai antes de inciar o processo de atribuição, mesmo sendo ele o declarante em minha certidão?
2. A cópia da minha certidão precisa ser autenticada no Itamaraty ou basta em cartório?
3.Eu tenho uma segunda via da certidão de meu pai emitida por conservatória (2013). Preciso de uma nova, ou basta informar os dados solicitados no formulário 1C?
4.Eles aceitam cópia da nossa CNH? O meu RG tem vinte anos! Eu tenho passaporte. Serve?
5. O meu estado civil é união estável. Devo informá-la ou devo me declarar solteiro?
Obrigado!
Processo de atribuição de uma amiga que estou ajudando, recebido em 10/10 foi numerado nesta data 22/11/17, processo 56XXX/17, email enviado por João Barros.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade#latest
abraços.
Recebi hoje o e-mail do Sr. João Agostinho informando que meu processo foi numerado.
Documentos foram enviados dia 03/10 e recebidos no dia 10/10. De acordo com a CTT, o vale foi sacado dia 16/10.
MARIANA FARIA. - Processo nº 56xxx/17.
1. Preciso averbar o casamento do meu pai antes de inciar o processo de atribuição, mesmo sendo ele o declarante em minha certidão?
2. A cópia da minha certidão precisa ser autenticada no Itamaraty ou basta em cartório?
3.Eu tenho uma segunda via da certidão de meu pai emitida por conservatória (2013). Preciso de uma nova, ou basta informar os dados solicitados no formulário 1C?
4.Eles aceitam cópia da nossa CNH? O meu RG tem vinte anos! Eu tenho passaporte. Serve?
5. O meu estado civil é união estável. Devo informá-la ou devo me declarar solteiro?
Obrigado!
Meu processo demorou 5 meses e 1 dia por Tondela, sendo finalizado dia 25/10/2017.
Logo em seguida no dia 31/10/2017 (terça-feira) enviei junto minha transcrição de casamento e o pedido de atribuição das minhas 2 princesas, tudo no msm envelope.
As documentações chegaram em Tondela dia 03/11/2017 (sexta-feira). Somente dia 06/10/2017 (segunda-feira) resolveram abrir o envelope e incrivelmente minha transcrição ficou pronta no dia 07/11/2017 (terça-feira) Por eu estar em Portugal, a carta chegou no dia seguinte (08/11/2017) na minha morada e assim fiquei sabendo que o processo de transcrição foi finalizado.
Hoje 23/11/2017 resolvo ligar pra Tondela, pq achei estranho não ter recebido ainda o e-mail da conclusão do processo.
Fui informado pela Clara que o processo de atribuição das minhas 2 filhas ficou pronta no dia 08/11/2017
Envio do Processo: 31/10
Chegada em Tondela: 03/11
Envelope aberto: 06/11
Transcrição concluída: 07/11 (1 dia)
Atribuição concluída: 08/11 (2 dias)
Obs:
Incríveis 5 dias para a transcrição + nacionalidade ficarem prontas. Temos um novo recorde ?!?! Hahaha muito feliz!
1. Sim. A não ser que você mande para outra conservatória, mas Tondela exige transcrição de casamento de seus pais.
2. Vc precisa que sua certidão (atento à validade da mesma, 180 dias) seja emitida em inteiro teor e por cópia repográfica com sinal público. Depois, precisa apostilar em algum cartório que ofereça o serviço. (geralmente custa de R$ 55 a 90)
3. Creio que a validade nesse caso não importa, mas basta informar no formulário.
4. Passaporte serve (se houver a filiação).
5. Creio que união estável não altera estado civil.
Solicitei a atribuição para meu filho, nasceu esse mês. Mandei a documentação para Tondela, porém tinha lido que para menor poderia enviar a Certidão de Inteiro Teor, sem ser reprografica. Mas lendo as últimas postagens, parece que tem que ser essa. Alguém poderia confirmar se precisar ser ou não reprográfica no caso de menor, por favor? Se tiver que ser, aguardo a Conservatória exigir essa tipo de certidão?
Documentos que enviei:
Formulário com reconhecimento por autencidade dos pais. (Primeiro Declarante o português)
Cópias autenticadas dos Passaportes dos pais. (tem filiação)
Certidão de Nascimento de Inteiro Teor do menor.
Assento de Nascimento do português.
Assento de Casamento.
Obrigado
Ok, vou enviar aos cuidados do arquivo distrital de Braga. Obrigado!
Vem comunicar que enviei meu processo para Tondela e gostaria de adicioná-lo na planilha para acompanhamento.
Processo e Vale Postal enviados na Ag. Central dos Correios no Rio de Janeiro: 17/11/2017
Recebido em Tondela por MADALENA VIEGA: 24/11/2017
Agora só consultar o Vale Postal daqui a um mês, "esquecer" o processo durante 5 meses e depois ligar para Linha de Registos caso não receba o assento por email.
Abraço a todos!
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembrandocque a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilhada.
Finalizando o processo posto aqui os prazos.
Enviei e-mail para Tondela e eles responderam mega rápido. Estou resolvendo a atribuição do meu sogro, de pai português e mãe brasileira (ambos falecidos). Nesse e-mail perguntei se precisaria fazer alguma transcrição (casamento e/ou óbito). Eles me mandaram a lista de quais documentos eu precisaria enviar.
Nessa lista NÃO CONSTA nenhuma transcrição. CONFIO?? Foi enviado por PDF, então creio que é enviado pra todas as pessoas automaticamente. EStou receosa.
Segue a resposta:
Ex.º Senhor:
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
O Balcão da Nacionalidade de Tondela tem competência para a atribuição da nacionalidade a filhos de portugueses nascidos em Portugal, no Brasil e na Comunidade Europeia.
O atendimento presencial está sujeito a agendamento.
OS PROCESSOS NÃO DEVEM SER ENVIADOS EM SIMULTÂNEO: SÓ DEPOIS DE CONCLUÍDO O PROCESSO DO PROGENITOR DEVERÁ SER REMETIDO O PROCESSO DO FILHO.
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:
- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial ( por autenticidade) da assinatura;
- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;
-cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;
- indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.
O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Para mais informações, consulte o nosso site: www.irn.mj.pt
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Então caso escolha Tondela, tenha a ideia de que se enviar o processo sem ter feito a transcrição, o mesmo poderá cair em exigência.
Não observei alteração na planilha..
Mas vamos que vamos...
Parece que eles estão seguindo os meses certinhos.