Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1272273275277278454

Comentários

• só tenho uma dúvida no preenchimento do formulário 1C
    irei xerox autenticada e apostilei a CNH
    No campo do doc de identificação coloco o RG com a data e emissão que está no RG ou coloco a data que foi emitida a CNH?
  • @Gistorer se for enviar a CNH , informe o número que consta nela.Observe se o local q for enviar o processo aceita CNH.
  • @Vlad Pen
    Você sabe se Ponta Delgada aceita CNH?? Ou pode me informar onde aceita pois já apostilei a CNH ?
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado November 2017
    @Gistorer, pelo que lembro, Tondela e Ovar aceitam CNH. Mas acho melhor ver com o pessoal experiente daqui. Um dia ainda vou descobrir como eles conseguem tanta informação desse tipo! hehe
    Ah, e Tondela é mais rápida que Ovar.
  • Obrigada @MAUROMB
    Quem sabe consigo alguém que confirme isso
  • Mais uma dúvida
    As certidões que já estão apostiladas tem prazo máximo de 180 dias????
  • @Gistorer,
    se tiver dúvida, envia um E-mail para Tondela (civil.tondela@irn.mj.pt) e pergunta. Eu enviei um E-mail há pouco tempo atrás para perguntar sobre os documentos para atribuição de cidadania e eles me responderam bem rápido. Responderam o seguinte:

"Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:

- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial ( por autenticidade) da assinatura;

- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;

-cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;

- indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);

A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos."

Eles falam em documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado. Como a CNH contém estas informações, entendo que é possível que eles aceitem. Em todo o caso eu enviaria um E-mail para não ter dúvidas.

Abs,

• @gistorer Ponta Delgada só faz transcrição de casamento
  • ok @Vlad Pen .. vou fazer a transcrição por Ponta Delgada de depois a atribuição por Tondela... Acredito que seja mais rápido...
    Li em algum dos fóruns sobre o vale postal que deve ser feio no inicio do mês pois tem que ser sacado dentro do mês enviado.... essa informação procede?????
  • @Gistorer Pelos e-mails que enviei para o CTT é valido por um mês a partir da data de emissão aqui no Brasil. Pois fiz um no dia 15/09 e informaram que era valido no CTT até dia 15/10
  • @irapchan O Apostilamento ou o vale postal? Pq pelo q eu sei o apostilamento não tem prazo!

"Não. A Apostila não “vence”, mas também não influi na validade dos documentos apostilados. Por exemplo, se sua certidão possui prazo de validade, a emissão da Apostila não a prolongará."
  • obrigada pela informação @Irapchan
  • @antoniopereira

Muito obrigado.
  • editado November 2017
    Meu pai vai a Tondela no próximo mês e dará entrada na minha atribuição. Alguém tem um modelo da procuração que ele deve levar e se precisa ser apostilhada ? Sou casada, Tondela me pediu a certidão de nascimento de inteiro teor, não de casamento, mas pretendo assim que sair minha atribuição dar entrada das minhas filhas e marido , melhor mandar ou isso vai atrapalhar alguma coisa ?
  • @Jandira Pinheiro que agência foi essa (endereço e cidade), por favor?
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado November 2017
    @Gistorer o VP é válido até o último dia útil do mês seguinte ao de sua postagem.
    http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional
  • @HALMEIDA vale postal.

Em relação ao apostilamento creio não ter essa de validade.
  • @Sandracac
    O modelo do seu caso é o último na pág 3:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/procuracao-para/downloadFile/file/Procura_atrib_pinscri.pdf?nocache=1200303704.79
    Apenas deve ser reconhecida a sua assinatura por autenticidade em cartório e com o sinal público do escrevente; não deve ser apostilada.
    Preencha com seu nome atual de casada; mude freguesia/concelho pra município/estado.

Para sua atribuição mande:
    - sua certidão de nascimento de inteiro teor REPROGRÁFICA, apostilada.
    - cópia autenticada, com selo público e apostilada do seu RG (menos de 10 anos) ou passaporte.
    - cópia autenticada da sua certidão de casamento, com sinal público do notário, para provar a troca do nome.
  • Aqui em São José do Rio Preto fiz o vale tranquilamente. Espero que continue assim.
  • Boa tarde pessoal,

Estou no momento juntando os documentos necessários para atribuição da minha mãe, filha de pai português.
    O meu avô (português) não era casado com minha avó (brasileira). Ele foi casado em Portugal antes, com outra mulher, mas não temos certeza se houve ou não o divórcio (tenho apenas a certidão de casamento). Vou precisar fazer algo em relação a este primeiro casamento ou é só enviar o processo de atribuição da minha mãe direto?

E mais uma dúvida em relação à certidão de nascimento do meu avô. Tenho todos os dados de onde e quando ele nasceu e sua filiação. Se eu conseguir a confirmação de que a certidão dele está informatizada, posso apenas preencher os dados referentes no quadro 2 do modelo 1C e não enviar a certidão em anexo?

Obrigada!
  • @annehalli se seu avô consta como o declarante na certidão de sua mãe pode mandar o processo de atribuição direto só que não poderia ser por Tondela, somente ACP Porto e VNGaia estão aceitando sem a transcrição do casamento.
    Se a certidão estiver informatizada sim, poderá apenas indicar o numero do assento e aonde se encontra.
  • Muito obrigada @Daniel Henriques
    Você sabe me informar por qual dessas duas seria mais rápido o processo? Pelo que eu tenho lido por aqui, por VNGaia né?
  • @annehalli não, VNGaia está cheia de processos, a expectativa de conclusão por lá é de no mínimo 6 meses. ACP Porto está com expectativa de 4 a 5 meses. Claro, baseado nas informações de processos que temos aqui no forum.
  • Paulo CastroPaulo Castro Member
    editado November 2017
    Boa tarde a todos. Alguém tem alguma novidade sobre numeração de processos enviados em setembro?
  • @Paulo Castro meu processo foi numerado dia 30 de outubro meus doc chegou na conservatoria em 14 de setembro
  • Alguma novidade de algum processo concluído agora no mês de Novembro?
  • Bom Dia.
    Galera, vi que houve algumas alterações nos processos. Poderiam me ajudar com os documentos necessarios para o caso abaixo?

Minha tinha (valeska) quer dar entrada no processo de atribuição dela. Ela é filha da Eunice, que já tem a cidadania.
    Na certidão de nascimento da valeska, o declarante é a propria mãe.

Quais documentos são necessarios ?
  • Bom dia a todos,
    Somente um desabafo, estou decepcionado com a conservatória de TONDELA, fiz todo o processo de minha mãe com um total de 7 meses (desde o envio até finalizar), sendo que recebi este mês em minha casa O Assento com 2 erros, nome de meu avô e data de nascimento de minha mãe no Brasil, entrei em contato e disseram que fariam a retificação, e fizeram como é obvio perguntei quando enviariam outra certidão para minha morada? Olha a resposta
    Não enviaremos caso queira tem que pagar!!!!! Pessoal não é pelo dinheiro, porque tenho condições de pagar é pelo simples fato que o erro foi deles!!!!
    Agora de um vacilo com eles irão gritar e falar olha os brasileiros...........
    Abs.
    Sergio Pacific
  • @Michel para dar entrada no processo da sua tia Vakeska , tera antes q transcrever o casamento da Eunice.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.