Boa tarde a todos. Espero e desejo que todos estejam bem. Alguém tem alguma novidade sobre a numeração de processos de setembro? Agradeço, desde já, a atenção de todos. Sucesso!
Olá amigos, enviei o processo de atribuição de meu filho, maior de idade que mora na Australia, para Tondela, em 04/09/17. Ele preencheu o formulario e assinou na presença do Consul de Portugal na Australia que apenas apôs o carimbo do Consulado e assinou, juntei todos os documentos originais necessários, paguei o vale postal e enviei tudo para Tondela. Qual nossa surpresa hoje mandaram e-mail dizendo que querem novo formulário IC com reconhecimento de assinatura presencial. Não estão querendo aceitar a assinatura do Consul. Não acham estranho? Alguem tem alguma informação a respeito?
@Paulo Castro Também estou no aguardo... Enviei os meus documentos dia 28/09. Hoje Recebi um E-mail da CTT pedindo o numero do vale postal, a data e o valor, para eles consultarem se já sacaram o meu vale postal, pois enviei um e-mail sexta passada para consultar.... Amanhã eles vão me responder. Boa sorte à todos e vamo que vamo, tranquilo e sempre.
@Luci Leme Cardoso ou o Consul deixou de botar alguma coisa (o que não acredito) ou alguém tá muito equivocado em Tondela. Sugiro mandar um e-mail pra Tondela explicando com detalhes como se deu a assinatura (esse e-mail deve ser bem formal e cheio de salamaleques: Exma. Sra. Conservadora da Conservatória...; Com os melhores cumprimentos... etc). Se não aceitarem, acho que seu filho deve ir lá no Consul contar o caso; ou e-mail pro Consul. Que coisa! Boa sorte.
GuiBotter e todos, bom dia. Qualquer novidade, a gente se fala por aqui, Ok? O meu foi enviado antes do seu (11 dias antes, ou seja, praticamente 1/3 do mês). Será uma boa análise quando tivermos nossos números em mãos. Boa sorte. "alea iacta est"
Tenho assento de nascimento da minha avó e enviarei agora o processo do meu pai, não estou com o assento em mãos, comente o número. Tenho uma dúvida de como preencher nesse caso o formulário 1C.
Freguesia: Conselho: País:
Data de nascimento: Assento com o n.: do ano de:
Conservatória do Registro Civil:
Como devo preencher essas informações? Obrigado pela ajuda.
Boa tarde, pessoal! Consegui fazer o envio do Vale Postal e dos documentos agorinha na agência dos Correios do Shopping de Bangu. Aproveitei e perguntei a respeito dessa confusão toda sobre enviar ou nao, pessoa física e jurídica e etc. O funcionário me disse que eh uma dificuldade de entendimento da norma deles. Mas que foi feita uma reuniao a poucos dias orientando que a manutenção de residente eh mera declaração do cliente. Então nao ha motivos para a recusa do vale postal. Parece que as reuniões estao sendo feita em etapas. Então pode ser que a coisa se normalize daqui pra frente. Sorte pra todos nós!
@MAUROMB Falando em fusos horários de inverno, por acaso você ou alguém mais saberia me dizer qual é o horário de funcionamento da Linha de Registos? * Tem algum horário mais rápido para o atendimento? Acabo de passar 47 min ouvindo a musiquinha (13h10 de Brasília) e tive que desistir. Grato.
Boa tarde a todos. Primeira dica: use o Skype. Compre créditos e ligue pra lá a R$0,10 (dez centavos por minuto). A segunda é: a partir das 8 da manhã. Sempre que ligo neste horário, consigo bem rápido (tipo, menos de 10 minutos esperando...). Mas já passei meia hora na linha, aguardando. Mas isso foi logo no início dos processos, quando me faltava alicerce de conhecimento... Ligue sempre que achar necessário. Linha de Registo não é Conservatória. Ali ninguém para de fazer os processos pra te atender. É um atendimento que já está no preço que você pagou pelo seu processo. Boa sorte
@cerqueirasa, a linha funciona de 9 às 17h, mas ligar bem cedo é melhor. Considere duas horas de fuso. Eu também não aguento mais a nona de Beethoven...
Bom dia a todos. Espero e desejo que tudo e todos estejam bem. Alguma novidade sobre numeração de processos enviados em setembro? Obrigado. Bom dia. Aliás, excelente sexta-feira pra vocês. Sucesso!
Tomei a liberdade de colocar a planilha de novo. Poderíamos colocar sempre nas páginas do fórum com final "zero" pra facilitar o acesso (280, 290, 300...)
Bom dia a todos. Espero e desejo que tudo e todos estejam bem. Alguma novidade sobre numeração de processos enviados em setembro? Obrigado. Bom dia. Sucesso!
Olá a todos. Duas dúvidas, se puderem me ajudar: vou enviar para Tondela o meu pedido de atribuição e o da minha irmã. Posso enviá-los em um EMS só, com dois envelopes (um para cada processo), cada um bem discriminado de quem é, com os devidos vales postais pagos? E ainda: Tenho uma certidão de nascimento minha apostilada de fevereiro de 2017. Já li sobre as CRCs exigirem com menos de 6 meses, de um ano, enfim já li aqui mesmo no fórum comentários distintos. Eles devem aceitar né?
o irmão de uma amiga que estou ajudando com a atribuição, mas ele não participa do forum: ele me procurou porque teve o processo numerado no dia 31/10, em envelope recebido em Tondela no dia 18/09 (segundo o que me disse). Processo 51xxxx/17 - José. A numeração está andando... já coloquei na planilha
Comentários
Ele preencheu o formulario e assinou na presença do Consul de Portugal na Australia que apenas apôs o carimbo do Consulado e assinou, juntei todos os documentos originais necessários, paguei o vale postal e enviei tudo para Tondela. Qual nossa surpresa hoje mandaram e-mail dizendo que querem novo formulário IC com reconhecimento de assinatura presencial. Não estão querendo aceitar a assinatura do Consul. Não acham estranho? Alguem tem alguma informação a respeito?
Sugiro mandar um e-mail pra Tondela explicando com detalhes como se deu a assinatura (esse e-mail deve ser bem formal e cheio de salamaleques: Exma. Sra. Conservadora da Conservatória...; Com os melhores cumprimentos... etc).
Se não aceitarem, acho que seu filho deve ir lá no Consul contar o caso; ou e-mail pro Consul.
Que coisa! Boa sorte.
Já estou com todos os docs do meu tio prontos pra enviar, mas ele disse que tem euro na mão.
É possível pagar o vale com euro direto?
Boa sorte. "alea iacta est"
Tenho assento de nascimento da minha avó e enviarei agora o processo do meu pai, não estou com o assento em mãos, comente o número. Tenho uma dúvida de como preencher nesse caso o formulário 1C.
Freguesia:
Conselho:
País:
Data de nascimento: Assento com o n.: do ano de:
Conservatória do Registro Civil:
Como devo preencher essas informações?
Obrigado pela ajuda.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Consegui fazer o envio do Vale Postal e dos documentos agorinha na agência dos Correios do Shopping de Bangu.
Aproveitei e perguntei a respeito dessa confusão toda sobre enviar ou nao, pessoa física e jurídica e etc. O funcionário me disse que eh uma dificuldade de entendimento da norma deles. Mas que foi feita uma reuniao a poucos dias orientando que a manutenção de residente eh mera declaração do cliente. Então nao ha motivos para a recusa do vale postal.
Parece que as reuniões estao sendo feita em etapas. Então pode ser que a coisa se normalize daqui pra frente.
Sorte pra todos nós!
Falando em fusos horários de inverno, por acaso você ou alguém mais saberia me dizer qual é o horário de funcionamento da Linha de Registos?
* Tem algum horário mais rápido para o atendimento?
Acabo de passar 47 min ouvindo a musiquinha (13h10 de Brasília) e tive que desistir.
Grato.
Primeira dica: use o Skype. Compre créditos e ligue pra lá a R$0,10 (dez centavos por minuto).
A segunda é: a partir das 8 da manhã. Sempre que ligo neste horário, consigo bem rápido (tipo, menos de 10 minutos esperando...).
Mas já passei meia hora na linha, aguardando. Mas isso foi logo no início dos processos, quando me faltava alicerce de conhecimento...
Ligue sempre que achar necessário. Linha de Registo não é Conservatória. Ali ninguém para de fazer os processos pra te atender. É um atendimento que já está no preço que você pagou pelo seu processo.
Boa sorte
PLANILHA:
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7d945833b4dc4203&page=view&resid=7D945833B4DC4203!117784&parId=7D945833B4DC4203!117391&authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&app=Excel
Abçs.
Duas dúvidas, se puderem me ajudar: vou enviar para Tondela o meu pedido de atribuição e o da minha irmã.
Posso enviá-los em um EMS só, com dois envelopes (um para cada processo), cada um bem discriminado de quem é, com os devidos vales postais pagos?
E ainda: Tenho uma certidão de nascimento minha apostilada de fevereiro de 2017. Já li sobre as CRCs exigirem com menos de 6 meses, de um ano, enfim já li aqui mesmo no fórum comentários distintos. Eles devem aceitar né?
1- sim
2- eu arriscaria, pois a rigor, certidão de nascimento e apostila de Haia não têm prazo de validade, e a sua é do ano corrente.
o irmão de uma amiga que estou ajudando com a atribuição, mas ele não participa do forum: ele me procurou porque teve o processo numerado no dia 31/10, em envelope recebido em Tondela no dia 18/09 (segundo o que me disse).
Processo 51xxxx/17 - José. A numeração está andando...
já coloquei na planilha