pessoal, encaminhei meu pedido de Atribuição hoje, porém estou com medo de uma coisa. Na ficha 1C, na assinatura do requerente existem 2 linhas para assinatura. No entanto por um pouco de teimosia e funcionário do Cartório que disse que pessoas fazem o mesmo e assinam só uma linha por achar desnecessário 2 vezes, assinei 1 linha e reconheci por autenticidade. Alguém sabe dizer se recusam por falta desta ausência? me arrependo amargamente e vejo hj que foi uma economia boba... e nisso posso perder tempo de ter que enviar novamente.
Como postei anteriormente meu processo de atribuição foi concluído ontem. Estou em Lisboa e vou enviar transcrição + 2 atribuições das minhas filhas (Menores) para Tondela, tudo junto. Alguém que tenha o formulário de transcrição que eu possa enviar já estando aqui em Portugal? A maioria tem nomes de estados brasileiros. Tem problema alterar o local para Lisboa?
@RainierTugarj não envia transcrição pra Tondela não, vc estando ai eles fazem isso em questão de dias, se enviar pra Tondela vai demorar mais de mês.. a 4 do Porto faz no maximo em 1 semana se vc entregar em mãos, deve ter outra ai em Lisboa ou perto que so faz transcrição ou que so aceite presencialmente que seja bem mais agil.. Agora a transcrição de menores eu não conheço mais agil que Tondela.
O assento da transcrição de casamento do meu bisavô foi concluído, alguém poderia me informa se o assento é automaticamente anexado ao processo de cidadania que consta em Tondela ou preciso enviar ou entrar em contato com alguém informando? Obrigado.
@Guilherm Gallo, nao precisa fazer nada o sistema é integrado, porém pode acontecer como acontece na LR o sistema não atualizar.. mas ai nesses casos, caso a conservatoria solicite a exigência vc envia uma resposta informando que já foi transcrito..
@André obrigado, me encaminharam o e-mail dizendo que será anexado. Sei que está difícil dizer de prazos, mas sabe quanto tempo pode demorar após ser anexado a transcrição de casamento para a conclusão do processo de cidadania?
Pessoal do Rio de janeiro, Tentei fazer Vale Postal para Atribuição em Tondela, pelo correio do Barrashopping e também o center Shopping no Tanque em Jacarepaguá estas duas agencias informaram que só podem fazer de pessoa física para física, isso significa que não enviam mas para CONSERVATÓRIAS que são Jurídicas.
A informação procede do Barrashopping e Jardim Oceânico. não fazem o vale.
Fiz normalmente na agência do Méier na Dias da Cruz.
Não estou entendendo essa história de não fazer para pessoa jurídica. Creio que seja má vontade. Pois hoje a atendente virou a tela de lado para que eu pudesse acompanhar todo o preenchimento.
E o que pude verificar, que no item destinatário, existe duas opções para clicar ( ) pessoa física ( ) pessoa jurídica
Como não pode fazer para pessoa jurídica se existe a opção no sistema?
Mas vamos ser pessimistas e haja alguma regulamentação e proíbam o vale postal para PJ?
Como fazer, pois se colocar o nome de alguém da conservatória, somente esta poderá retirar, o que creio não ser viável, além do fato de apesar do endereço ser da conservatória o destinatário é o IRN e até mesmo se colocar no nome da Conservatória, pode dar problema.
Imagina colocar o endereço da conservatória e o nome de um funcionário, pessoa física? Ela que irá receber o dinheiro e não a conservatória. Talvez possa vir até a ter problema com o fisco.
@Fabiano, isso tem a ver com uma sopa de letrinhas: IOF, IRRF, BC, ECT, PF, PJ, VP. Quando se envia grana para manutenção de residente (PF), há isenção de IRRF; quando é para outros fins (PJ), incidiria 25% de IRRF - normas do BC. Parece que a ECT e o BC estão desafinados e não há meio da ECT ser a responsável pelo recolhimento do IRRF. Assim, a ECT teria feito circular uma instrução super top secret interna corporis (no site não consta nada), para que as agências só façam VP para PF. Isso foi mais ou menos o que uma funcionária da ECT me explicou em um dia em que fui barrado no baile na agência de Ipanema, e fui pra casa cuspindo marimbondo ligar pra ECT. Tinha um parangolé também sobre o IOF, mas disso eu nada lembro. O meu mau humor no dia me fez esquecer ou embaralhar o que disse a Dona Coisa lá da ECT. Vou copiar o @Mtrin aqui, pois ele talvez saiba explicar melhor... Bom fim de semana a todos.
@MAUROMB, É mesmo uma sopa de letrinhas, e é exatamente isso, para mandar dinheiro para Pessoa física não tem tributação, quando falamos de pessoas jurídicas já cai no conceito universal que estamos comprando ou pagando por um serviço e dai tem tributação. Por isso nos correios você só tem dois motivos para enviar Vale Postal Internacional. O que normalmente usamos é Manutenção de Residentes (pelo titulo do tipo de vale fica claro que ele está sendo enviado para pessoa física). O outro tipo é melhor nem falar aqui para não confundir o pessoal, mas também é destinado a pessoa física. A receita federal anda fazendo uma verificação nas contas dos correios e está ameaçando cobrar os impostos não recolhidos. Mas o nosso argumento é bem claro. Nos correios cada mudança tem que ser divulgada amplamente (inclusive para o direito de defesa), e até agora isso não ocorreu. Tem também o lado que a própria ECT não se interessa em perder a receita gerada por vales internacionais. Ou seja, eles brigam e a gente continua a mandar os vales. Quanto a opção que aparece de Pessoa Física e Pessoa Jurídica é referente a pessoa que está enviando e não que está recebendo o vale, que também não é o nosso caso.
Bom dia, A própria conservatória não aceita vale postal em nome de nenhum funcionário, somente em nome da IRN além disso seu processo pode ficar parado e lhe trazer problemas futuros, assim fui informado por um Notário.
Também fui informado que não pode mandar o vale para uma determinada pessoa da Conservatória e nem mesmo em nome da Conservatória, pois dá muito problema. E sim em nome do IRN.IP
A questão está em como fazer, caso realmente haja esse problema de negativa no vale postal em todas as agências?
Por enquanto ainda existem agências que aceitam mas se vier uma determinação superior que atinja todas as agências a não realizarem, como faremos?
No formulário há a opção de pagamento com cheque ( instituição bancária lá, e creio que pessoalmente aceitem em espécie) e em vale postal ( que é a nossa opção de morar no Brasil).
Para netos, é possível pagar com cartão de crédito ( através do site do irn e preenchimento do formulário).
Ou do jeito que as coisas estão, vão arrumar um jeito de aumentar o custo do vale para PJ e tributar para quem enviar.
Será que é possível por transferência bancária através do código IBAN? Mas acredito que seria na conta da conservatória e não do IRN e assim, daria problema como o vale em nome da conservatória.
Restaria-nos aguardar mas temos de nos antecipar aos fatos, principalmente se estes poderão nos dificultar.
O que pode acontecer é eles criarem uma nova taxa para poder cobrir os impostos. Deve ficar mais caro para nós. Mas o que vamos fazer. Não acredito no cancelamento do serviço.
Vai começar o horário de inverno em Portugal. A mudança de hora para o inverno faz-se na noite de sábado para domingo, de 28 (sábado) para 29 de outubro (domingo) de 2017. Assim, às 02h00 do dia 29 deve-se atrasar o relógio uma hora no Continente e na Madeira. Nos Açores deve-se atrasar uma hora à 01h00 da manhã. Com a alteração para o horário de inverno, às 02h00 de 29 de outubro passam a ser 01h00 em Portugal Continental e na Madeira. À 01h00 nos Açores passam a ser 00h00.
Infelizmente não conhecia este fórum antes de enviar minha documentação de atribuição para Tondela, por isso não fiz a transcrição do casamento da minha mãe após a conclusão da atribuição dela, mas, pelo que tenho acompanhado aqui, esta transcrição deve cair em exigência no meu processo.
Com isso, gostaria de pedir a opinião de vocês, que estão com experiência neste procedimento, se devo esperar cair em exigência para fazer a transcrição do casamento da minha mãe ou se adianto logo isso. Outra dúvida é se devo fazer a transcrição em Tondela mesmo, onde foi feita a atribuição dela e está sendo feita a minha, ou se me aconselham a fazer em outra conservatória.
Obrigado a todos e parabéns pela ajuda de vocês. Bom final de domingo!
Oi Pessoal! Finalmente recebi o e-mail que meu processo foi concluído! Meu processo foi por Atribuição em Tondela (Pai Português)
Eu já estava com todos os documentos prontos para enviar ao Consulado de São Paulo, mas devido a demora e o custo mais elevado tanto de taxas como de custo com documentos, resolvi enviar diretamente para conservatória de Tondela. Fiz meu processo e do meu irmão juntos, porém foram enviados em envelopes separados.
Documentos enviados - todos com firma reconhecida e apostilados: Certidão de Nascimento do Requerente - Certidão de inteiro teor e Certidão por fotocopia do livro de registro (Não é solicitada as duas, mas como no processo pelo consulado era solicitado ambas, eu ja tinha as duas apostiladas, então enviei as duas para garantir). Cópia do passaporte. (documento de identificação) Modelo 1C preenchido (Quando fui ao cartório fazer o reconhecimento, reforcei que a autenticação não poderia cobrir nenhuma informação, para que não tivesse problemas). Vale Postal de €175 Obs.: A certidão do meu pai não foi necessária pois consegui por e-mail com o consulado o número de assento da certidão dele. (abilio.almeida@mne.pt).
Postado: 05/05 Entregue: 18/05 Processo numerado: 30/05 E-mail com o número de assento: 26/10
Durante esse tempo, liguei algumas vezes para a Linha de Registros para sempre me falaram que meu processo ainda estava em processo inicial e não tinha status. Não estou achando a planilha para atualizar, se puderem atualizarem para mim, por favor.
Comentários
Um abraço
Na ficha 1C, na assinatura do requerente existem 2 linhas para assinatura. No entanto por um pouco de teimosia e funcionário do Cartório que disse que pessoas fazem o mesmo e assinam só uma linha por achar desnecessário 2 vezes, assinei 1 linha e reconheci por autenticidade.
Alguém sabe dizer se recusam por falta desta ausência? me arrependo amargamente e vejo hj que foi uma economia boba... e nisso posso perder tempo de ter que enviar novamente.
que acham?
A segunda linha é para menores, onde o pai e mãe têm que assinar.
Tá tudo certo. Boa sorte!
Obrigado.
Só agradecer a este forum... ajuda demais sempre!
Agora a transcrição de menores eu não conheço mais agil que Tondela.
O assento da transcrição de casamento do meu bisavô foi concluído, alguém poderia me informa se o assento é automaticamente anexado ao processo de cidadania que consta em Tondela ou preciso enviar ou entrar em contato com alguém informando?
Obrigado.
Guilherme Gimenez Gallo
Confirmei e o Pai fez atribuição dele e constou como divorciado, neste caso muda algo? se quando fez a atribuição já não era mais casado?
Tem alguma conservatória que não esta exigindo essa transcrição?
Mais alguma novidade sobre numeração de processos enviados em setembro?
Obrigado
Sei que está difícil dizer de prazos, mas sabe quanto tempo pode demorar após ser anexado a transcrição de casamento para a conclusão do processo de cidadania?
Tentei fazer Vale Postal para Atribuição em Tondela, pelo correio do Barrashopping e também o center Shopping no Tanque em Jacarepaguá estas duas agencias informaram que só podem fazer de pessoa física para física, isso significa que não enviam mas para CONSERVATÓRIAS que são Jurídicas.
A informação procede do Barrashopping e Jardim Oceânico. não fazem o vale.
Fiz normalmente na agência do Méier na Dias da Cruz.
Não estou entendendo essa história de não fazer para pessoa jurídica. Creio que seja má vontade. Pois hoje a atendente virou a tela de lado para que eu pudesse acompanhar todo o preenchimento.
E o que pude verificar, que no item destinatário, existe duas opções para clicar ( ) pessoa física ( ) pessoa jurídica
Como não pode fazer para pessoa jurídica se existe a opção no sistema?
Mas vamos ser pessimistas e haja alguma regulamentação e proíbam o vale postal para PJ?
Como fazer, pois se colocar o nome de alguém da conservatória, somente esta poderá retirar, o que creio não ser viável, além do fato de apesar do endereço ser da conservatória o destinatário é o IRN e até mesmo se colocar no nome da Conservatória, pode dar problema.
Imagina colocar o endereço da conservatória e o nome de um funcionário, pessoa física? Ela que irá receber o dinheiro e não a conservatória. Talvez possa vir até a ter problema com o fisco.
Vou copiar o @Mtrin aqui, pois ele talvez saiba explicar melhor...
Bom fim de semana a todos.
Ambas feitas em Tondela...
É mesmo uma sopa de letrinhas, e é exatamente isso, para mandar dinheiro para Pessoa física não tem tributação, quando falamos de pessoas jurídicas já cai no conceito universal que estamos comprando ou pagando por um serviço e dai tem tributação.
Por isso nos correios você só tem dois motivos para enviar Vale Postal Internacional.
O que normalmente usamos é Manutenção de Residentes (pelo titulo do tipo de vale fica claro que ele está sendo enviado para pessoa física). O outro tipo é melhor nem falar aqui para não confundir o pessoal, mas também é destinado a pessoa física.
A receita federal anda fazendo uma verificação nas contas dos correios e está ameaçando cobrar os impostos não recolhidos. Mas o nosso argumento é bem claro. Nos correios cada mudança tem que ser divulgada amplamente (inclusive para o direito de defesa), e até agora isso não ocorreu.
Tem também o lado que a própria ECT não se interessa em perder a receita gerada por vales internacionais.
Ou seja, eles brigam e a gente continua a mandar os vales.
Quanto a opção que aparece de Pessoa Física e Pessoa Jurídica é referente a pessoa que está enviando e não que está recebendo o vale, que também não é o nosso caso.
A própria conservatória não aceita vale postal em nome de nenhum funcionário, somente em nome da IRN além disso seu processo pode ficar parado e lhe trazer problemas futuros, assim fui informado por um Notário.
Também fui informado que não pode mandar o vale para uma determinada pessoa da Conservatória e nem mesmo em nome da Conservatória, pois dá muito problema. E sim em nome do IRN.IP
A questão está em como fazer, caso realmente haja esse problema de negativa no vale postal em todas as agências?
Por enquanto ainda existem agências que aceitam mas se vier uma determinação superior que atinja todas as agências a não realizarem, como faremos?
No formulário há a opção de pagamento com cheque ( instituição bancária lá, e creio que pessoalmente aceitem em espécie) e em vale postal ( que é a nossa opção de morar no Brasil).
Para netos, é possível pagar com cartão de crédito ( através do site do irn e preenchimento do formulário).
Ou do jeito que as coisas estão, vão arrumar um jeito de aumentar o custo do vale para PJ e tributar para quem enviar.
Será que é possível por transferência bancária através do código IBAN? Mas acredito que seria na conta da conservatória e não do IRN e assim, daria problema como o vale em nome da conservatória.
Restaria-nos aguardar mas temos de nos antecipar aos fatos, principalmente se estes poderão nos dificultar.
O que intriga é que agências que faziam normalmente os vales, de repente pararam de fazer.
Não acredito no cancelamento do serviço.
A mudança de hora para o inverno faz-se na noite de sábado para domingo, de 28 (sábado) para 29 de outubro (domingo) de 2017.
Assim, às 02h00 do dia 29 deve-se atrasar o relógio uma hora no Continente e na Madeira. Nos Açores deve-se atrasar uma hora à 01h00 da manhã.
Com a alteração para o horário de inverno, às 02h00 de 29 de outubro passam a ser 01h00 em Portugal Continental e na Madeira. À 01h00 nos Açores passam a ser 00h00.
Infelizmente não conhecia este fórum antes de enviar minha documentação de atribuição para Tondela, por isso não fiz a transcrição do casamento da minha mãe após a conclusão da atribuição dela, mas, pelo que tenho acompanhado aqui, esta transcrição deve cair em exigência no meu processo.
Com isso, gostaria de pedir a opinião de vocês, que estão com experiência neste procedimento, se devo esperar cair em exigência para fazer a transcrição do casamento da minha mãe ou se adianto logo isso. Outra dúvida é se devo fazer a transcrição em Tondela mesmo, onde foi feita a atribuição dela e está sendo feita a minha, ou se me aconselham a fazer em outra conservatória.
Obrigado a todos e parabéns pela ajuda de vocês. Bom final de domingo!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
Meu processo foi por Atribuição em Tondela (Pai Português)
Eu já estava com todos os documentos prontos para enviar ao Consulado de São Paulo, mas devido a demora e o custo mais elevado tanto de taxas como de custo com documentos, resolvi enviar diretamente para conservatória de Tondela.
Fiz meu processo e do meu irmão juntos, porém foram enviados em envelopes separados.
Documentos enviados - todos com firma reconhecida e apostilados:
Certidão de Nascimento do Requerente - Certidão de inteiro teor e Certidão por fotocopia do livro de registro (Não é solicitada as duas, mas como no processo pelo consulado era solicitado ambas, eu ja tinha as duas apostiladas, então enviei as duas para garantir).
Cópia do passaporte. (documento de identificação)
Modelo 1C preenchido (Quando fui ao cartório fazer o reconhecimento, reforcei que a autenticação não poderia cobrir nenhuma informação, para que não tivesse problemas).
Vale Postal de €175
Obs.: A certidão do meu pai não foi necessária pois consegui por e-mail com o consulado o número de assento da certidão dele. (abilio.almeida@mne.pt).
Postado: 05/05
Entregue: 18/05
Processo numerado: 30/05
E-mail com o número de assento: 26/10
Durante esse tempo, liguei algumas vezes para a Linha de Registros para sempre me falaram que meu processo ainda estava em processo inicial e não tinha status.
Não estou achando a planilha para atualizar, se puderem atualizarem para mim, por favor.
Proc. Flavia - 243**/17
Proc. Arthur - 243**/17