Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1273274276278279454

Comentários

• @Sergio Pacific
    Decepcionante mesmo. Erros acontecem mas não enviar outra corrigida é falta de caráter. Não fariam isso se fosse pessoalmente, aposto.
    Mas pra sua atribuição basta botar o nr do assento dela no 1-C. Quando um de vocês for a Lisboa pode ir ao balcão perguntar se eles acham mesmo que foi correto o que fizeram?
  • @Sergio Pacific, estranhei a conduta deles. Os casos que já vi de certidões sendo lavradas com erros, foram corrigidas e enviadas novamente para morada indicada. Ocorreram em outras Conservatórias, mas não Tondela.
  • @caiodib não existe um canal no IRN para reclamação?
  • @Vlad Pen, existe o livro de reclamações. Existe também um relatório dessas reclamações no site do IRN: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/saigs/index/
  • felipefelipe Member
    editado November 2017
    O assento de nascimento e casamento em Portugal não são meramente um papel sem qualquer valor? Já que todos os registros novos estão informatizados, o que importa não são apenas os números dos respectivos?
    Por ser soh um papel, será q eles n conseguem retificar e mandar uma cópia da nova versão por e-mail mesmo?
  • Obrigado pela solidariedade de todos, já que estarei em dezembro em Portugal conversarei na conservatória pessoalmente, para que não aconteça com outras pessoas.
  • Pessoal,
    os documentos que enviei para Tondela (para atribuição de cidadania do meu pai) chegaram dia 02/11/17 e foram recebidos por Fatima Pinheiro (comprovante de entrega do Ctt de Portugal).Qual o próximo passo? Esperar a numeração do processo? Tem levado em média quanto tempo? Alguém saberia me responder?

Obrigado e abs a todos!
  • editado November 2017
    @Phill espere uns 10 dias e ligue na Linha de Registro para saber a numeração.
  • Gente oq q esta acontecendo com Tondela, nao e possivel q la esteja com tamanho volume de processos, meu processo chegou em jul, foi numero so em set e ja estamos em nov e meu processo esta em faze inicial ainda.. Segundo a LR
    Sao 4 meses para pouquissimos passos..
    Me perdoem mas estou desapontado..
  • @Andre Henriques Houve o período de férias, muitos processos enviados, poucos funcionários trabalhando. Até normalizar tudo isso vai tempo. Tive processo de Março que foi concluído só em Setembro.
    A questão é ter paciência e aguardar.
  • @Andre Henriques
    "(...) nao e possivel q la esteja com tamanho volume de processos,"

É possível sim!!!... O volume está absurdo. Basta verificar os números de processo (já passou dos 52 mil) e também os números de assentos de nascimento.

Grande volume com o mesmo pessoal (às vezes até menos, férias, doença, licença,etc).

Tondela, Ovar, VNG.....tudo parado!!! Tem dias que não sai nada.

Tondela estava concluindo final de maio.

Ovar tem processo de inicio de maio que foi para registro e até agora não saiu.

Parece até que deu pane e parou tudo!
  • Quais são as formas de entrar em contato com algum serviço para saber se o processo já foi numerado? Não quero ter que ligar em Tondela e atrapalhar o serviço deles. Ligar na LR é a única opção? Há algum endereço de email que possa responder se o processo foi numerado? Se sim, qual o endereço?
  • Boa tarde,

Enviei o processo de atribuição do meu pai, porém na certidão de nascimento dele consta o nome da minha avó de casada e na transcrição de casamento dos meus avós, não constou que teve alteração de nome.Considerando que o nome dos meus bisavós está correto, será que que cairá em exigência ?
  • @Leonardo, sua avó mudou de nome?
  • @GuiBotter,

Ela mudou de nome após o casamento, porém na certidão de casamento não tem registro da mudança.
  • Que estranho @Leonardo... Bom esperamos que dê tudo certo e se cair em exigência eles irão te informar como solucionar. Boa sorte e muita paciência.
  • @Leonardo Nunes,
    fiz a transcrição dos meus avós em Ponta Delgada há poucos meses. Porém no assento de casamento saiu os nomes de solteira e casada da minha avó portuguesa.
    Será q não foi um erro da conservatória onde vc fez a transcrição? Não valeria a pena entrar em contato com esta conservatória para solicitar a correção?

Acredito q vc tenha q ter um documento português q identifique a mudança do nome da sua avó.

A certidão de casamento brasileira tem os nomes de solteira e de casada dela?

Abs,
  • @Leonardo Nunes e @PhiLL, bom dia.
    Quando montei meu processo de atribuição, tinha esta dúvida sobre o nome da minha avó. Assim, na minha certidão de nascimento ela tem o sobrenome do meu avô. Na certidão de nascimento de meu pai (português), ela aparece com o nome de solteira. Na certidão de casamento dela, em lugar algum aparece que vai adotar o nome tal... Na certidão de casamento de meu pai ela aparece com o nome de solteira... Somente e só na certidão de nascimento dela (do ano de 1876), às margens do termo lavrado, aparece que ela foi tirar o documento de identidade e adotou o nome que consta na minha certidão de nascimento. Pensei que na minha certidão de nascimento portuguesa fosse constar o nome que está na minha certidão de nascimento brasileira. Quando a recebi, percebi que não foi bem assim. O que deduzo? Nada! Aquele nome que está transcrito lá é o da minha avó. Se na certidão de casamento dela não aparece o nome que ela adotou quando tirou a carteira de identidade, como é que eles poderiam atribuir? A única coisa que tenho a fazer foi agradecer por não pedirem para fazer alterações na minha certidão de nascimento... Entendo que são a mesma pessoa. Esse foi o relato do que houve pra mim. Montei o processo com todas as certidões (nascimento dela com a averbação da alteração do nome em virtude de feitura da identidade, certidão de casamento dela com o nome de solteira e, que em nenhum momento, menciona que ela vai passar a assinar com o sobrenome do meu avô, certidão de nascimento do meu pai com o nome de solteira dela, certidão de casamento do meu pai com o nome de solteira dela e a minha certidão de nascimento com o nome dela com o sobrenome do meu avô...). A única coisa que não tinha era o documento de identidade dela com o nome alterado (embora não acreditei que fosse necessário, tendo em vista que consta, no nascimento dela, a averbação da alteração em virtude da feitura da identidade). Não colocaram o nome de casada dela na minha certidão de nascimento portuguesa. Pra mim, problema algum. É a mesma pessoa. Minha querida e saudosa avó.
  • Boa tarde pessoal,

Meu processo foi numerado dia 06/06 e concluido hoje dia 14/11.

• @PhiLL,

O problema é que na certidão de casamento brasileira não consta a alteração do nome dela.
  • Opa!!

Processos de junho saindo!!

@edhvalle... parabéns... felicidades!!!
  • Boa noite,
    A media de em Tondela sao 2 meses para numerar e 5 para finalizar, LR nunca soube informar o numero do meu processo, sempre diz que esta em analise.
  • Oi Pessoal,

Só pra confirmar um detalhes.
    Consegui a atribuição da minha mãe e ela agora é portuguesa. Agora minha irmã vai entrar com o processo.
    No entanto ela se casou há 8 anos e acrescentou nomes. Sendo assim, o procedimento é o mesmo, pois na própria certidão de nascimento dela consta a averbação do casamento, comprovante o motivo da diferença no nome, correto? Seria o processo de atribuição simples e direto, certo ?

Outra dúvida... Pq vcs escolheram Tondela ao invés das outras conservatórias ?
  • @Paulo Castro,
    se não caiu em exigência, tá tudo certo. Não vejo problemas. É bom saber do seu relato ... obrigado!

@Leonardo Nunes,
    entrei com processo no cartório para corrigir a certidão brasileira de casamento da minha avó portuguesa, para constar nome de solteira e nome de casada (sendo este utilizado na certidão de nascimento do meu pai e na minha tb).

Quando fiz transcrição do casamento de minha avó portuguesa em Ponta Delgada, preenchi o formulário com o nome de solteira e o nome adotado após o casamento ... fiz isso para ficar tudo 'encaixado' em relação aos nomes.

@Bruna Cibrão,
    em relação à escolha de Tondela: tb tive a mesma dúvida q vc. Sou pouco experiente aqui, mas passei um tempo pesquisando outros tópicos aqui do fórum para verificar qual conservatória estava realizando o processo em menos tempo ... fiquei em dúvida entre Tondela e ACP (o tempo médio de conclusão do processo tem sido próximo). Escrevi E-mail para as duas, porém apenas Tondela me respondeu (e rápido) passando todas as orientações para o processo de atribuição de cidadania. Então senti 'mais confiança' em arriscar por Tondela (pois pensei q se precisar de alguma informação sobre o processo eles responderiam ...)

@edhvalle
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • @Bruna Cibrão

Porque o @Vlad Pen sempre diz que Tondela nunca decepciona... hehehe

E eu acho que ele tá certo.
  • Gente gostaria de saber se a tabela esta atualizada
  • Pessoal, tem problema eu solicitar o Cartão Cidadão antes de efetuar a transcrição do meu casamento? É porque preciso com urgência do passaporte para uma viagem e se eu for efetuar a transcrição do casamento vai demorar mais. Alguem me da um help?
  • @pedrohamaral
    Não tem problema. É desejável a atualização do estado civil mas não obrigatório para tirar o CC/PEP. No caso das mulheres, que normalmente mudam de nome com o casamento, é importante pois CC/PEP sairiam com o nome de solteira.
    Peça seu CC/PEP urgentes identificando-se como solteiro e ao mesmo tempo solicite a transcrição por Ponta Delgada.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p59
  • @MAUROMB @PhiLL Tondela responde tudo a jato!
    Tb me senti mais segura.
    Estou só esperando o batismo do português chegar para enviar o processo do meu marido.
  • Olá, li uma vez, não sei onde, que o valor pago para CRC de Lisboa é mais em conta que as Conservatórias de Registro Civil. Confere a informação e sabem me dizer qual conservatória o processo de nacionalidade por atribuição está mais rápido?

Agradeço a atenção
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.