Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1274275277279280454

Comentários

• Alguém sabe se do mês de outubro algum foi numerado?
  • @edhvalle mas o processo chegou em q mes em tondela? demorou para ser numerado?
  • Estou no aguardo também, legião essa segunda na LR e nada de numerado. Chegou dia 06/10 e o vale foi saca do dia 15/10 e nada até agora...
  • @PAULO AUN
    Os emolumentos constam de uma tabela do IRN à qual todas as Conservatórias se submetem; donde desconto em Lisboa é um equívoco...
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/emolumentos/

Tondela e ACP são dois cavalos que a cada volta ganham um do outro por um fio de bigode no nariz. Faites vos jeux, rien ne vas plus!
  • Boa tarde a todos. Espero e desejo que tudo e todos estejam bem. Como disse que faria... Venho informar que o processo de meu filho, enviado em 25/09 e recebido em 29/09 em Tondela, foi numerado hoje (Email recebido do Sr. João Agostinho, com Nº55xxx/17 SITPRO). Agora é esperar a resposta. Boa sorte pra todos. Sucesso!
  • Acabou de sair a atribuição da minha vó :)) Processo numerado em 19.06.2017 com número 26xxx/17 e finalizado em 17.11.2017. Duração de 5 meses
  • Pessoal,

acabei de finalizar o processo de atribuição do meu pai que demorou 6 meses via correios para Vila Nova de Gaia.
    Vou iniciar o meu e estou na duvida se mantenho VNG ou se tento Tondela.

DUVIDA: preciso transcrever o casamento do meu pai (que é divorciado da minha mãe e casado novamente)? Meu pai (agora "O" portugues) foi o declarante do meu nascimento.

OBS: Para estatísticas: demorou 6 meses no total. enviamos dia 09/05 pelo correio. Acredito ter sido numerado em 22/05 (data em que o vale postal foi "sacado"). O assento de nascimento dele saiu no dia 18/10, no dia 23/10 a certidão foi emitida e o processo finalizado. Dia 09/11 chegou em casa em São Paulo.
  • @renatacfgf Tondela vai exigir a transcrição do casamento, faça por VNGaia ou ACP Porto.
  • @Paulo Castro Parabéns Paulo, estou esperando o meu também que foi enviado dia 28/09... O seu filho é maior de idade? Grande Abraço e bom final de semana pra todos!
  • Boa noite pessoal,

O processo de atribuição de minha esposa, enviado em 21/09/17, recebido em 02/10 pelo Sr. José Carvalho, foi numerado nesta data 17/11/17, processo 55XXX/17 enviado por João Barros.
    Agora ainda resta continuar a aguardar mais ou menos 5 meses a frente para conclusão.
  • @GuiBotter e todos, bom dia. Este processo é de meu filho maior de idade. Mas, no mesmo pacote enviei minha transcrição de casamento e a atribuição de meu filho menor. A atribuição deste meu filho menor e a transcrição ficaram prontas em menos de uma semana (documentação impecável, tudo com menos de 15 dias de emissão e apostilamento). Como todas as outras CRC's, Tondela é um excelente local para envio dos processos. Precisamos lembrar que o volume de processos aumenta a cada dia (muitos pedidos) e que são processos que exigem uma responsabilidade enorme de todos os envolvidos. Os servidores de Tondela são pessoas extremamente competentes e atenciosos. O que a gente vê de comentário só pode ser algo de pontual que pode existir. Confio muito nesta Conservatória. Tondela é tudo de bom.
  • boa tarde
    processo enviado: 9/05
    chegou em tondela: 15/05
    numerado: 30/05
    concluido:26/10
  • ainda existe alguma conservatória que não exige transcrição do casamento na certidão do ascendente português??
  • @André se esse ascendente teve declarado seu nascimento pelo descendente português ou português atribuido, vc pode fazer pela Conservatória de ACP ou Vila Nova de Gaia q não exige a transcrição de casamento nesse caso específico. Recentemente tb foi dito q Ovar tb não exige a transcrição se o Ascendente tiver nascido após 1978 e o descendente português reconheceu sua paternidade.
  • Obrigado!!
  • Boa tarde a todos. Hoje recebi um e-mail dizendo que o processo do meu pai foi numerado, acredito que hoje. Foi despachado dia 28/09/2017 - Recebido 06/10/2017 - vale sacado dia 12/10/2017......ou seja após o recebimento demorou 46 dias para ser numerado. Bom, esta nos prazos e tudo correndo bem, Tondela nos surpreendendo. Alguém por gentileza poderia adicionar na planilha:
    DEOCAR
    N° 56xxx/17 dia 21/11/2017

• Pessoal entrei no fórum pra dar uma atualizada sobre o que está acontecendo em Tondela.

E gostaria de tirar uma dúvida sobre o processo do @Paulo ele mandou o processo do casamento dele junto com o processo dos filhos e anteriormente recebi a informação que só poderia enviar o meu processo (filho) após a conclusão da averbação de casamento da minha mãe. Mudou recentemente isso ou eu entendi errado?

Agradeço a quem puder me esclarecer.

No momento estou aguardando a conclusão do processo da minha mãe.

Vera Lúcia Rios
    Processo enviado via carta registrada em 31/08/2017 e entregue em 08/09/2017.

Numerado dia 25/10/2017

48 dias para ser numerado.

Número 503XX/17

Aguardando o fim do processo pra coletar as certidões novamente pra fazer a averbação do casamento e o meu processo em seguida o da minha filha de 3 anos e esse último será mais rápido pelo menos.

• @AdrianoSM você ligou lá ou mandaram e-mail? O meu foi numerado em 13/06/17 liguei na linha de registro no dia 17/11 e fui informada que ainda está em fase de analise
  • @AndressaGouveia eu liguei la no início de novembro e me falaram que nem em análise estava ainda haha então tinha meio que desencanado, mas depois de 2 semanas recebi o email de status concluído. O seu deve estar pra chegar!
  • @AdrianoSm que noticia boa rs. Obrigada parabéns
  • @Rodrigo, o processo que vc está aguardando da sua mãe é o de transcrição de casamento ou atribuição?
  • @RodrigoRiosBR e todos, boa tarde. Espero e desejo que tudo e todos estejam bem. Em lugar algum há a informação de que não se pode enviar mais de um processo ao mesmo tempo (mesmo pacote, envelopes diferentes). Se a documentação está separada e completa para cada um, não há problema algum. Não fui esperto nem tampouco quis desrespeitar a ordem ou o modus operandi daquela CRC, por cujos servidores tenho tanto apreço. Há necessidade de se fazer a Transcrição do Casamento para poder fazer a Atribuição de filho (e tanto faz se for maior ou menor). Não é determinação de Tondela, está na Lei (nós, portugueses, em Portugal ou não, precisamos ter e manter nossos dados atualizados). Enviei a documentação completa e, quando esta deu entrada naquela CRC, o processo de meu filho menor foi numerado (com o prazo que a lei estabelece). Como era necessária a minha Transcrição de Casamento, por se tratar de Atribuição de filho, e como a documentação também estava no pacote, fizeram a Transcrição do meu Casamento para que fosse possível fazer a Atribuição do meu filho menor no prazo estabelecido pela lei. Simples assim. Mais uma vez, não há, em lugar algum, nada determinando que os processos devem/devam ser enviados em separado. Como também não há nada dizendo que o formulário precisa ser colorido. Nem nada dizendo que não se pode ligar para a Linha de Registros. Se houvesse algo de errado, não o teria feito. Aliás, se houvesse algo de errado, os diligentes servidores de Tondela não o teriam feito! Aquela é uma excelente Conservatória, com excelentes servidores. Em tempo, a documentação estava impecável (pra mim, como toda e qualquer documentação de quem lê este Fórum e tem o "assessoramento" de todos os "amigos ocultos" e moderadores que auxiliam quem precisa, deveria ser quase uma obrigação nossa enviar a documentação completa e em perfeito alinhamento com o exigido). Todos os registros, assinaturas, emissões e apostilamentos foram feitos menos de 15 dias antes do envio. Os vales foram feitos no dia do envio. O envio foi feito pelo método mais rápido e caro, com direito a aviso de recebimento por pombo correio criado a Toddy pelas virgens manetas do Afeganistão.
    (esta última parte é pra descontrair, Ok?)
    @RodrigoRiosBR, escrevi de montão para dizer o seguinte, bem resumidamente: pode mandar sim. Se a documentação estiver completa para cada um processo (não pode haver certidões compartilhadas, VPI para cada um separadamente, etc.), nada impede que sejam enviados no mesmo pacote em envelopes diferentes, identificados, etc. etc. etc. Pode mandar, gente boa.
    Abraços em todos.
    Sucesso!
  • Excelente texto, Paulo... Ótima semana pra todos.
  • Bom dia caro @Paulo Castro obrigado pela confirmação isso me facilitará e adiantará um pouco as coisas. Vale ressaltar que em momento algum sugeri que você estava fazendo algo errado ou tentando burlar algo apenas queria saber se eu havia compreendido corretamente pois a informação me interessa muito pois havia recebido a informação anteriormente mencionada e ainda bem que li seu posto e isso vai me poupar tempo e tempo é dinheiro.

E concordo com você quanto a grande utilidade do fórum pois foi aqui que encontrei todo a informação necessária para dar andamento rápido aos meus processos.

Obrigado a todos e sucesso em seus processos.
  • lrapchanlrapchan Member
    editado November 2017
    @Jandira Pinheiro eu enviei o meu vale no dia 16/10 e sacaram dia 27/10!

Os seus são válidos até dia 14/12 de acordo com o que eles informam.
  • Mandei meu processo para Tondela. Me parece que não conseguiram entregar a documentação. Destinatário ausente. Já aconteceu com alguém? o Que fazer?

Hora Estado Motivo Local Recetor
    terça-feira, 21 Novembro 2017
    10:24 Disponível para levantamento - D AFONSO HENRIQUES (LISBOA) -

segunda-feira, 20 Novembro 2017
    18:19 Expedição Nacional - 1900 LISBOA -
    17:48 Não Entregue Destinatário ausente, Avisado no Posto D AFONSO HENRIQUES (LISBOA) 1800 - LISBOA -
    08:53 Em distribuição - 1800 - LISBOA -

• @Jandira Pinheiro Eu enviei o vale postal no dia 25/10 e foi sacado dia 07/11.
  • Amigos, boa tarde!

Acabei de transcrever meu casamento em Ponta Delgada e vou mandar a atribuição da minha filha de 6 anos para Tondela e gostaria de confirmar com vcs se está correto ou falta alguma coisa.

1- o modelo 1 -C é esse ? : http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
    ( o 1 C deverá ser assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente ok?

2- a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor apostilada da minha filha eu sou o declarante (não precisa ser por cópia reprográfica neste caso ok?).

3 - e os xerox autenticados do RG dos pais ok ? (os xerox dos RG só precisam ser autenticados (não precisa apostilar ok?).

Desde já agradeço pela ajuda.

Cardia
  • Olá Sra. Jandira e todos, boa tarde.
    Então, crie uma conta em http://www.ctt.pt/home/index.html e pergunte sobre o vale (VPI). Lá tem a seção para contatos (http://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3). Preencha o formulário com os dados do VPI (e os seus) e pergunte se já foi sacado. Eles costumam responder rapidamente à consulta. Pra mim, foram quase 17 dias para os vales serem sacados, exceto para o vale da Transcrição do Casamento (chegou e foi sacado...). Boa sorte a todos. Sucesso!
  • Pessoal, boa noite! No site dos Correios diz que o Vale Postal só pode ser para manutenção de residentes/estudantes.
    Ele enviam para PJ? Preciso enviar para o arquivo distrital de Braga / Universidade do Minho para pagamento de certidão de batismo do meu avô.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.