@aco1731 Os documentos para atribuição de filho, além do formulário 1C, são: - Certidão nascimento do filho, inteiro teor do tipo reprográfica, apostilada - Cópia simples assento nascimento do progenitor português ou indicação do número do assento no 1C - Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte - Vale postal de 175€ feito nos correios - Informar o nr do VP no 1C e por uma cópia do VP junto (Se for mulher a filha do português e tiver mudado o nome qdo se casou, enviar tb a cópia autenticada da certidão de casamento, para provar a troca do nome) Se o casamento da portuguesa foi transcrito, o averbamento no assento de nascimento mostra o nome de casada, então sem problema. Assento é certidão.
Na certidão dela tem escrito: Registo n.º 247. Freguesia: Ferreira de Aves e Concelho de Sátão. O que está me deixando confuso é que na certidão não tem nada de nº de assento, só tem esse nº de "registo". Esse é o nº de assento?
Estou entendendo também que não há problema de enviar a certidão de nascimento c\ o nome de solteira, pois o casamento está averbado e lá eles tem como identificar a mudança do nome.
Os documentos que já possuo:
- Minha certidão nascimento, inteiro teor do tipo reprográfica, apostilada - OK - Cópia simples assento nascimento do progenitor português ou indicação do número do assento no 1C - OK? - Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte - Estou usando a CNH. -OK. - Formulário 1C preenchido. Frente/verso e colorida. - OK. - Vale postal de 175€ feito nos correios - OK - Informar o nr do VP no 1C e por uma cópia do VP junto - OK
Falta mais alguma coisa?
Estou pensando em fazer por Tondela, existe algum mais rápido?
@marvioarede, responderam em 5 minutos.. até me assustei.. envie o email de tarde, já deveriam ser quase uma 17 horas lá e logo em seguida mandaram a resposta!
Bem, seguindo o mesmo que a @TeresaFarias17 fez, enviei o email perguntando sobre o meu processo de atribuição, que havia sido enumerado por lá em 28/06. E finalmente recebi a minha tão aguardada confirmação:
Processo N.º: 28XXX/17 Entrada: 28/06/17 Finalização: 23-11-2017
Meu irmão, que enviou no mesmo dia e foi enumerado na mesma data também, recebeu a confirmação hoje. Creio que todos do dia 28 receberão suas confirmações.
Outro ponto, não enviei a transcrição do casamento dos meus pais para Tondela, meu pai (o cidadão português) foi o declarante e meus pais nunca foram casados legalmente.
Vale a pena consultar a legislação, creio que para nascidos após 1972 não há exigência da transcrição.
@aco1731 o nr do assento deve ser esse nr de registo mesmo, se não há outro; seja como for você vai mandar uma cópia. Faça por Tondela; ACP não aceita CNH. Sorte!
O processo de atribuição da minha vó foi concluído, vocês sabem mais ou menos quantos dias demoram pra chegar a certidão? Porque preciso dela para entrar com pedido de transcrição de casamento...
@AdrianoSM você não precisa do assento de sua avó pra entrar com o pedido de transcrição, imprime o e-mail que você recebeu de Tondela com o número do assento e envia junto.
@AllanDC eles consultam aqui no Brasil se o Português casou por aqui para exigir a transcrição? No Formulário 1C eles não perguntam o estado civil... certo? No meu caso meu sogro veio para o Brasil com 5 anos de idade, se casou e teve 2 filhos, em que eles se baseiam para exigir a transcrição ou não? Não vejo outra forma a não ser consultando alguma base de dados aqui no Brasil.
@JeffersonOliveira pegue a sua certidão de nascimento de inteiro teor, lá vai constar que você é filho LEGÍTIMO de fulano de tal, CASADO (ou solteiro). Pronto, você acabou de falar pra Conservadora que seu pai era casado quando você nasceu.
@AdrianoSM , vc não precisa do assento de nascimento para dar entrada na transcrição de casamento.Se tiver o nr do assento com os dados pertinentes a ele, é só informar a Conservatoria. O prazo para entrega é 20 a 30 dias
@AndreHenriques , claro , meu processo foi numerado em 19.06.2017 com número 26xxx/17 e finalizado em 17.11.2017. Duração de 5 meses, sendo que duas semanas antes de concluir eu liguei lá pela primeira vez e me falaram que ainda não estavam tratando meu caso.
@Vlad@AllanDC valeu!! Vou enviar o email mesmo então.
Pelo visto a LR esta muito mal informada ou os atendentes estão fazendo isso de pirraça, pq acontece o mesmo comigo.. Tem praticamente 2 meses que meu processo se quer sai da fase inicial. Veremos daki uns 2 meses oq me darão de resposta, sobre o processo.
Pessoal, algumas dúvidas: Antes de enviar o processo eu preciso mandar algum e-mail para a Conservatória? Farei pela ACP pra evitar transcrição. Apenas ligando para a Linha de Registros eu consigo a numeração do processo? No formulário 1C nao enviarei a certidão do português, vou pôr os dados dele (que já tenho digitalizados), mas só há 2 opções: Conservatória de Registo Civil e Conservatorra de Registo Central. O assento dele está no Arquivo Distrital da Madeira. O que eu marco??
Segue atualização do processo da minha filha, ela agora tb é portuguesa. Documentos recebidos via correio: 27/11/2017 Numerado em: 29/11/2017 com o número 57XXX/17 - Manuela Pitanga de Matos Concluído em 30/11/2017. (1 dia)
@Rafaela Patricio Não precisa mandar email para avisar, basta enviar os documentos. Sim, ligue na linha de registros para acompanhamento do processo. Eu acredito que tem que marcar conservatória de registro civil e escrever arquivo distrital da madeira nos campos para indicar a conservatória.
@DanielHenriques Muito obirgada. Vcs são muito rápidos rs A certidão do português foi expedida hoje mas eu queria enviar o quanto antes o processo. Acho que vou esperar a semana que vem pra não fazer nada errado no formulário.
Gente, primeiramente obrigada pelas orientações passadas aos colegas e foram elas que me livraram de cair nuim golpe de R$ 8.000 de um advogado para tirar minha cidadania e de meus filhos. Muito obrigada mesmo. Agora vamos as duvidas: Minha amiga remeteu os documentos do marido dela, neto de portugues para Tondela e Recebeu uma copia de carta enviada por Tondela à Lisboa dizendo que o processo estava sendo direcionado para lá. Ainda não tem numero de processo. O que deve ter acontecido? Ia mandar meus documentos para Tondela mas agora estou com medo do meu processo ser enviado para Lisboa também. Dizem que VNG também e bom. O que vcs aconselhariam?
Comentários
Os documentos para atribuição de filho, além do formulário 1C, são:
- Certidão nascimento do filho, inteiro teor do tipo reprográfica, apostilada
- Cópia simples assento nascimento do progenitor português ou indicação do número do assento no 1C
- Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte
- Vale postal de 175€ feito nos correios
- Informar o nr do VP no 1C e por uma cópia do VP junto
(Se for mulher a filha do português e tiver mudado o nome qdo se casou, enviar tb a cópia autenticada da certidão de casamento, para provar a troca do nome)
Se o casamento da portuguesa foi transcrito, o averbamento no assento de nascimento mostra o nome de casada, então sem problema.
Assento é certidão.
Verdade, tem essa chatice de 100 anos... Aff!
Vai ter que pesquisar o registo do batismo na paróquia de Valdujo:
https://tombo.pt/f/tcs36
E mandar email pro Arquivo Distrital da Guarda pedindo uma certidão desse batismo:
http://adgrd.dglab.gov.pt/
Sigo na busca...já mandei e-mail mas não tive resposta.
E no tombo só tem até 1911.
Peça ajuda à grande @Mariza Guerra neste tópico:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9017/busca-de-certidao-de-nascimento-de-meu-avo-portugues
Na certidão dela tem escrito: Registo n.º 247. Freguesia: Ferreira de Aves e Concelho de Sátão. O que está me deixando confuso é que na certidão não tem nada de nº de assento, só tem esse nº de "registo". Esse é o nº de assento?
Estou entendendo também que não há problema de enviar a certidão de nascimento c\ o nome de solteira, pois o casamento está averbado e lá eles tem como identificar a mudança do nome.
Os documentos que já possuo:
- Minha certidão nascimento, inteiro teor do tipo reprográfica, apostilada - OK
- Cópia simples assento nascimento do progenitor português ou indicação do número do assento no 1C - OK?
- Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte - Estou usando a CNH. -OK.
- Formulário 1C preenchido. Frente/verso e colorida. - OK.
- Vale postal de 175€ feito nos correios - OK
- Informar o nr do VP no 1C e por uma cópia do VP junto - OK
Falta mais alguma coisa?
Estou pensando em fazer por Tondela, existe algum mais rápido?
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
Valeu por compartilhar essa experiencia.
Bem, seguindo o mesmo que a @TeresaFarias17 fez, enviei o email perguntando sobre o meu processo de atribuição, que havia sido enumerado por lá em 28/06. E finalmente recebi a minha tão aguardada confirmação:
Processo N.º: 28XXX/17
Entrada: 28/06/17
Finalização: 23-11-2017
Meu irmão, que enviou no mesmo dia e foi enumerado na mesma data também, recebeu a confirmação hoje. Creio que todos do dia 28 receberão suas confirmações.
Outro ponto, não enviei a transcrição do casamento dos meus pais para Tondela, meu pai (o cidadão português) foi o declarante e meus pais nunca foram casados legalmente.
Vale a pena consultar a legislação, creio que para nascidos após 1972 não há exigência da transcrição.
Faça por Tondela; ACP não aceita CNH.
Sorte!
No Formulário 1C eles não perguntam o estado civil... certo?
No meu caso meu sogro veio para o Brasil com 5 anos de idade, se casou e teve 2 filhos, em que eles se baseiam para exigir a transcrição ou não? Não vejo outra forma a não ser consultando alguma base de dados aqui no Brasil.
Pra dar uma referencia pra nos.
@Vlad @AllanDC valeu!! Vou enviar o email mesmo então.
Tem praticamente 2 meses que meu processo se quer sai da fase inicial.
Veremos daki uns 2 meses oq me darão de resposta, sobre o processo.
Antes de enviar o processo eu preciso mandar algum e-mail para a Conservatória? Farei pela ACP pra evitar transcrição.
Apenas ligando para a Linha de Registros eu consigo a numeração do processo?
No formulário 1C nao enviarei a certidão do português, vou pôr os dados dele (que já tenho digitalizados), mas só há 2 opções: Conservatória de Registo Civil e Conservatorra de Registo Central. O assento dele está no Arquivo Distrital da Madeira. O que eu marco??
Obrigada
Segue atualização do processo da minha filha, ela agora tb é portuguesa.
Documentos recebidos via correio: 27/11/2017
Numerado em: 29/11/2017 com o número 57XXX/17 - Manuela Pitanga de Matos
Concluído em 30/11/2017. (1 dia)
Abraços a todos.
Não precisa mandar email para avisar, basta enviar os documentos.
Sim, ligue na linha de registros para acompanhamento do processo.
Eu acredito que tem que marcar conservatória de registro civil e escrever arquivo distrital da madeira nos campos para indicar a conservatória.
A certidão do português foi expedida hoje mas eu queria enviar o quanto antes o processo. Acho que vou esperar a semana que vem pra não fazer nada errado no formulário.
Hoje é feriado em Portugal!!
Sniff