Como preencher os formulários de mod 1C , 1D e mod 3 ?

Bom , gostaria que alguém do forum tirassem algumas dúvidas do preenchimento dos formulários : Mod.1C , Mod.1D , Mod. 3 , pôs muitos desanimam por não saber algumas resposta , ajudaria à muitos do forum . porfavor ajudem nossos irmãos patricios .Obg.
«1

Comentários

  • @cristiano de paiva,

    qual seu caso? Em que tipo de nacionalidade você se encontra?
  • editado August 2017
    Boa noite Márcia , eu tenho apenas 23 dias antes do vencimento e não sei preencher os três direito , sei até um ponto más , aquela dúvida quem assina , quem pede , se a transcrição de casamento é aquele formulário verde : mod 3 . estou quase perdendo tudo que já gastei , me ajude Márcia .... Sou filho de português nato 1º grau , sou casado à 21 anos tenho dois filhos um de 14 e 13 : então o que fiz : providenciei as certidões de nascimento de nós quatro de inteiro teor e a cópia dos registros todas apostilhada e mais a certidão de casamento de inteiro teor mais a cópia do livro também apostilhadas . só que a maior duvida é quanto a minha esposa , transcrição .QUAL O FORMULÁRIO E QUEM ASSINA ? e tenho no caso de ser também ainda procurador dela ? Qual o formulário ? . Bom Márcia gostaria de o mais rápido entender qual o procedimento adiante para dar tempo antes que o dia 23 seja completado os 180 dias para vencer . não fiz antes porque agora que chegou a minha condição$$$ , Obg . aguado uma resposta ..... e também gostaria de informação se minha esposa perde a cidadania Brasileira dela , se caso transcrever o casamento ou assinar o formulário verde mod 3 ? obrigado à todos ....
  • @cristiano de paiva,

    calma. O vencimento que menciona é das certidões.
    Você não deveria ter tirado todas juntas, porque não pode fazer tudo ao mesmo tempo, amigo.
    Os processos são encadeados.

    Responda, por favor aos questionamentos (para te dizermos onde deverá pedir sua atribuição e se será obrigado a transcrever o casamento de seus pais):
    seus pais são casados em Portugal? Sua mãe é portuguesa? Seu pai é português e seu declarante na certidão de nascimento?


    A ordem dos processos no seu caso é:
    - sua atribuição
    - sua transcrição de casamento
    - atribuição de seus dois filhos menores (poderá ser junto com a transcrição do casamento)
    - aquisição de sua esposa

    Sua esposa não perderá a nacionalidade brasileira.
    Você não precisa ser procurador dela.

    Para sua atribuição, precisará:
    - certidão do tipo reprográfica, om firma reconhecida de quem a assina e apostilada
    - modelo 1C preenchido (e também com (número do assento de seu pai/ano/conservatória), e a sua assinatura reconhecida por autenticidade em cartório
    - vale postal de 175 euros
    - cópia autenticada e apostilada do seu RG

    Para atribuição dos menores:
    - certidão do tipo reprográfica, om firma reconhecida de quem a assina e apostilada
    - modelo 1C preenchido (e também com (número do seu assento/ano/CRCentrais), e as assinaturas sua e de sua esposa reconhecidas por autenticidade em cartório
    - cópia autenticada e apostilada do RG de quem tem mais de 14 anos (o menor com menos de 14, não precisa)
    - cópia autenticada dos RGs dos pais


    Veja o manual de como preencher o 1C:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao


    Somente depois que você se tornar português, poderá transcrever o seu casamento. Então, por enquanto, vá providenciando isso.

    E ainda tiver dúvidas sobre o seu 1C, por favor, sinta-se à vontade para me perguntar. Terei prazer em te ajudar.
  • Bom dia Sra Márcia , lhe agradeço muito Marcia pelas informações útil ao procedimento já que tenho os documentos de meu pai que é português e minha mãe brasileira , más quando eles estavam lá em Portugal eles averbaram o casamento , quando ele voltou para o Brasil meu pai faleceu , tenho de meu pai em mãos o acento de nascimento , o averbamento de casamento com minha mãe e também o averbamento de óbito. o próximo passo será então minha cidadania , más como já alguém conseguiu realizar a atribuição junto com a transcrição de casamento , gostaria de saber que formulário é esse de transcrição de casamento ? e quanto meus filhos no caso , não seria o modelo de formulário 1D que é para netos já que meu pai que nasceu em Portugal , Sra Marcia seria esta a minha dúvida , Obrigado Sra Márcia .
  • @cristiano vc disse q seus pais já averbaram o casamento em Portugal ,nesse caso não é preciso fazer a transcriçao de casamento deles.Depois de concluida a sua atribuiçao de nacionalidade vc fará a atribuiçao dos filhos usando o formulário 1C (para menores) pq eles seriam filhos de português ( no caso vc). Essa atribuiçao para menores é de graça.O óbito não é preciso transcrever ( Só o consulado exige)
  • Bom dia , Vlad Pen , Obg por tirar minha dúvida e quanto a transcrição de minha esposa como faço ? envio o formulário de transcrição de casamento com aquele formulário , https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view . Porque esse vem como na cidade do Rio de Janeiro e eu moro em Maceió . como fica então ?
    desde já agradeço´vossa atenção Vlad Pen.

  • Boa tarde patrícios ,alguém pode me informar qual a diferença de utilização destes dois formulário Modelo 3 e https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view ? quem poder me orientar , agradeço ...
  • @cristiano, onde mostra Rio de Janeiro no formulário de transcriçao, so mudar o nome da cidade do requerente.
  • @cristinano O processo de sua esposa somente pode dar entrada apos a sua nacionalidade estar atribuida... nao precisa ter pressa com a dela.
  • Boa noite a todos do forum e Vlad Pen ,Cristina Reis e Marcia a minha gratidão pela vossa paciência de orientar a mim e tantos outros que se beneficiaram com vossas esplicações à alcançar essa tão desejada pose de nossa raiz . Quanto a diferença dos dois formulários ninguêm ainda se manifestou de tirarnus suas diferenças . continuem assim . Nosso obrigado a todos ....
  • @cristiano de paiva,o formulário modelo 3 é para pedir aquisição pelo casamento

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9

    O outro que vc postou o link,é para transcrever ( comunicar um casamento que foi realizado no estrangeiro) o casamento em Portugal

  • @Maria Néilda , grato pela informação pelo que Entendi no meu caso sou casado à 21 anos no Brasil então tenho que transcrever meu casamento para que seja reconhecido em Portugal e em seguida o modelo 3 que é para aquisição portuguesa pelo casamento , sendo assim , só será reconhecido após 3 anos a cidadania da minha esposa , certo assim ? desde já obg.
  • @cristiano de paiva,se a sua esposa é atribuida(portuguesa originária)pode dar entrada logo após a transcrição de casamento já que está casado há 21 anos.
  • @Maria Nélida , Não é minha esposa , quem na verdade é (português originário) é meu pai . terei que aguardar 3 anos após a transcrição .
  • @cristiano de paiva,entendi que era sua esposa
    No caso, vc tem que fazer sua atribuição,transcrever o casamento e não será necessário aguardar 3 anos apos para pedir a aquisição pelo casamento para sua esposa.
    Como vc fará por atribuição,vc será portugues desde o nascimento e,portanto, quando vc casou,já era portugues.
  • Completando : do meu casamento para que ela peça a atribuição por nosso casamento.
  • @Maria Nélida , Muitíssimo grato pela orientação dada por ti , Más nesse caso é só a transcrição ? e qual posição ela fica como nacional portuguesa ? desculpe-me , a minha ignorância estou aprendendo muito com todos vocês . Obg à todos .
  • Bom dia a todos do fórum.cidadania , observando quanto as exigências dos registros nas conservatórias não tem prazo de vencimento de documentos à enviar a conservatórias (180 dias ) . no caso atribuição . ou transcrição de casamento Houve mudança ou tolerância do prazo de documentos ou só os consulados português que exige ? tem algo Oficial . ? se alguém souber responder . serei muito grato .
  • @cristiano de paiva,

    conforme eu escrevi no dia 31/08 (veja abaixo), sua esposa somente poderá pedir a nacionalidade dela após você ser português e após você ter transcrito seu casamento.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/107761/#Comment_107761

    O processo de nacionalidade dela é de aquisição (pelo casamento).

    Eu escrevi:
    A ordem dos processos no seu caso é:
    - sua atribuição
    - sua transcrição de casamento
    - atribuição de seus dois filhos menores (poderá ser junto com a transcrição do casamento)
    - aquisição de sua esposa

    O formulário 1D é para quem faz de avô para neto, pulando uma geração (não será o caso de seus filhos).

    A validade das certidões brasileiras é de 180 dias.
    Pode ser que uma ou outra conservatória abra mão desta "validade", se as certidões estiverem apostiladas, antes dos 180 dias. Mas, isso não é garantido.
  • @marcia , eu entendi conforme suas palavras , porém diante do prazo de validade dos registros que estavam novos e postilhados más com data à vencer datada 23/09/2017 como observei muitos falarem que os documentos teriam validade de 180 dias à enviar para conservatórias , entrei no site da IRN e nenhum momento li sobre prazo de validade , foi quando fiquei ancioso . Eu sou muito grato pela sua paciência à mim orientar , e a todos . Agora estou capaz de repassar o que aqui aprendir neste forum . meu muito Obg*
  • editado September 2017
    @cristiano de paiva,

    já que estão apostilhados, pode ser que aceitem.
    Muitas pessoas tiram todas as certidões juntas, sem imaginar que os processos são encadeados e que não é possível aproveitar as certidões.

    Mande a sua atribuição logo. E, quando estiver para despacho, entre em contato com Ponta Delgada e pergunte se aceitam a sua transcrição de casamento, com a certidão de nascimento de sua esposa e a de casamento, tendo sido emitida em xx/xx/2017 (e apostiladas em xx/xx/2017).

    Vá fazendo assim, para cada processo.

    Para complementar:
    você acompanha o seu processo, através da Linha Registos
    00 xx (351) 211 95 05 00, opção 1 e depois 1 de novo
    onde xx é o código de sua prestadora de telefonia no Brasil (ou ligue pelo Skype ou similar).
    No primeiro contato, forneça seu nome completo e data de nascimento. Eles te informarão o número do processo. Mas, não adianta ligar logo depois que os documentos chegarem em Portugal. Deve dar um tempinho, para que abram o processo (15 a 30 dias).
  • @Márcia . Que dica boa , Obrigado , farei desta maneira agora e verei se consigo , estou muito mais tranquilo . acredito que muitos irão se beneficiar com essa sua informação Sra Márcia . como eu , e depois que ter o resultado destas ações ,irei postar . Graças.......
  • @Márcia, qual o endereço da conservatória de porto devo enviar minha solicitação de atribuição?
  • editado September 2017
    @Marcia ou quem puder enformar, desde já agradeço.
  • editado September 2017
    @cristiano..tem duas conservatórias no Porto que fazem atribuição:

    3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto
    Rua Álvares Cabral, n.º 432
    4050-040 Porto

    Arquivo Central do Porto (ACP)
    Rua Visconde de Setubal, 328
    4200-498 Porto
  • editado September 2017
    @Vlad Pen grato pela informação ,sendo assim irei encaminhar para 3.º Conservatória do registro Civil do porto . que deve ser más rápido eu acho. Obg.
  • Boa noite. Aproveitando carona nas informações: obtive minha cidadania (filho de português)recentemente e agora farei dos meus filhos após transcrever meu casamento. A dúvida é a seguinte: um dos meus filhos(maior) está morando na Austrália e toda a documentação está comigo, posso assinar o Formulário 1C na posição de pai? (não tenho procuração)
  • @cesar

    O seu filho precisa ser o requerente. Ele poderá assinar o formulário ou a procuração no Consulado português mais próximo. Lembre-se que precisará de um documento de identidade para o xerox apostilado. Se não tiver o do filho aqui no Brasil será preciso optar pela procuração, assim a ID será a sua.
  • @MarizaGuerra
    Muito Obrigado...terei que pedir a ele providenciar a procuração. O consulado em Sidney não é muito amigável, farei um modelo que pegarei aqui e ele já leva quando for.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.