@renato rangel, só com o número do assento já pode fazer o CC. Para fazer o Passaporte, o CC já deve estar pronto. Veja se o Consulado de sua região permite fazer os dois processos em um só, pois existe um desconto na taxa de alguns Consulados que fazem assim.
Galera, sabem dizer se a pessoa que numera o processo é a mesma que o finaliza? Não tô vendo ninguém sendo finalizado pelo João - ele que numerou meu processo em 29/03.
Koe Pedro! O meu processo tb foi numerado pelo joao, so que ele nao mandou nenhum email falando que ja estava pronto. Eu que liguei , quem atendeu foi uma mulher e falou que estava concluido e que a carta vai chegar em casa.
Boa noite pessoal! Alguém saberia me informar se Tondela exige a transcrição do casamento? Caso positivo, qual outra CRC não exige a transcrição? Pretendo dar início no processo da minha mãe em seguida no meu, mas não queria fazer a transcrição dela.
A transcrição de casamento se torna obrigatória para a portuguesa seja por mudança de nome seja por ter sido o cônjuge estrangeiro quem declarou o nascimento do filho. Você terá que transcrever.
Boa tarde Pessoal. Vou começar a fazer o processo de atribuição da minha mãe que é filha de português. Alguém sabe qual a lista de documentos que tenho que juntar para enviar para Portugal? Ou qual o link onde tem essa lista? Agradeço desde já
Olha, primeiramente tens que saber se o casamento de seu avô ou avó, que seja português foi realizado no Brasil ou em Portugal, se é que casaram... Se casaram no Brasil, tens q ver se o casamento deles está averbado em Portugal, senão estiver, primeiro passo é transcrever, se necessário, o casamento deles. Se casaram em Portugal ou o casamento já tiver sido regularizado em Portugal, precisarás, em Tondela:
Certidão de Nascimento por cópia reprográfica da sua mãe apostilada pela convenção de Haia, RG da sua mãe apostilada pela convenção de Haia; Formulário 1C preenchido e assinado presencialmente em cartório ou consulado por autenticidade (no consulado é de graça);
Uma coisa que eu não tenho certeza é se precisa enviar algum documento caso sua mãe tenha alterado o nome de casada... Por informação incompleta, eu enviei uma certidão de casamento de inteiro teor apostilada... (deu certo).
Gente, como assim, precisa averbar o casamento dos meus avós, Minha avó é portuguesa e se casou no Brasil. Estou tirando a cidadania do meu pai... Os seus outros irmão já tiraram em um outro momento, será que já foi averbado?
@GuiBotter, Muito provavelmente! Confirma enviando um e-mail para a conservatória onde está o registro de nascimento da sua avô e peça para verificarem se consta anotação de casamento.
@mauriciolopol Obrigado... Eu acho que nem vou me preocupar com isso, pois os dois irmãos do meu pai já tem a cidadania. já estou com todos os documentos prontos, vou enviar no próximo sábado. Quando eu receber a numeração já atualizo a planilha. Obrigado a todos do fórum, sem vocês eu não conseguiria nada e boa sorte para todos.
Tem que ver que antigamente a transcrição de casamento não era necessária... Antes de enviar a documentação eu me certificaria...Um telefonema bastaria. É melhor fazer a transcrição antes do que cair em exigência. Mas cada um faz como quiser...
Exigência é quando param o seu processo... Por faltar documento, ou algum necessitar de retificação. Muitas vezes só se sabe que está em exigência quando chega uma cartinha pelos correios, o que pode demorar!
Pessoal, bom dia. Agora pela manhã liguei para a linha de registro e tive a excelente notícia que o processo da minha mãe foi finalizado no dia de ontem (18/09)..Assento 353**/17. Obs: fui extremamente bem atendido pela funcionária Teresa ao telefone.
Comentários
Recebi hoje o email da Clara informando a conclusão do meu processo de atribuição!
Numerado: 24/03/2017
Concluido: 15/09/2017
Tempo: 175 dias.
Muito obrigado a todos que prestaram ajuda no forum, e boa sorte aos demais!
A planilha de processos foi atualizada com as informações.
Não tô vendo ninguém sendo finalizado pelo João - ele que numerou meu processo em 29/03.
A transcrição de casamento se torna obrigatória para a portuguesa seja por mudança de nome seja por ter sido o cônjuge estrangeiro quem declarou o nascimento do filho. Você terá que transcrever.
Ele também pode fazer a análise dos processos?
Pessoal.
Vou começar a fazer o processo de atribuição da minha mãe que é filha de português. Alguém sabe qual a lista de documentos que tenho que juntar para enviar para Portugal? Ou qual o link onde tem essa lista?
Agradeço desde já
Certidão de Nascimento por cópia reprográfica da sua mãe apostilada pela convenção de Haia,
RG da sua mãe apostilada pela convenção de Haia;
Formulário 1C preenchido e assinado presencialmente em cartório ou consulado por autenticidade (no consulado é de graça);
Uma coisa que eu não tenho certeza é se precisa enviar algum documento caso sua mãe tenha alterado o nome de casada... Por informação incompleta, eu enviei uma certidão de casamento de inteiro teor apostilada... (deu certo).
Muito provavelmente! Confirma enviando um e-mail para a conservatória onde está o registro de nascimento da sua avô e peça para verificarem se consta anotação de casamento.
Não estou conseguindo atualizar a planilha, poderiam me ajudar?
Processo: 39XXX/17-SITPRO – MARCOS MILANEZI FERNANDES
Enviado: 19/06/2017
Numerado: 15/09/2017
A coluna DATA ABER. da planilha se refere à data de chegada da documentação à Portugal ou à data em que o processo recebe numeração?
Agora pela manhã liguei para a linha de registro e tive a excelente notícia que o processo da minha mãe foi finalizado no dia de ontem (18/09)..Assento 353**/17.
Obs: fui extremamente bem atendido pela funcionária Teresa ao telefone.