Pessoal, o meu processo é de 29/03/17. Complementando a informação que passei: ainda hoje pela manhã, logo após minha ligação para a linha de registro, recebi um email da senhora Clara me informando sobre o fim do processo ou seja, pelo visto, continuam sim enviando email de conclusão.
Apenas para atualização, O processo de dupla cidadania da avó foi concluída: Chegou em tondela em 30/03/2017 - nº15xxx/17 Recebi um email da conservatória comunicando a necessidade de uma identidade atualizada - 30/03/2017 Reenviei os documentos no dia 26/04/2017 Entrei em contato com eles e recebi a informação que havia sido concluído o processo e estava aguardando numeração - 10/08/2017 Recebi hoje o email de conclusão com o número de assento - 19/09/2017
Repostando no topico correto... Boa noite, pessoal! Enviei os documentos da minha mãe em 01/03/17. Cairam em exigência e reenviei os documentos pedidos no final do mesmo mes. Dia 06/09 recebi o email informando o número do processo e avisando do envio da certidão. A certidão chegou hoje na casa da minha mãe! Conseguimos! Agora vou iniciar a preparação da minha documentação para enviar. Tenho perguntas. Posso faze-las aqui msm?
@Vlad Pen e todos do forum que puderem me ajudar... gostaria de tirar algumas dúvidas agora que o documento da minha mae cgegou... 1) o documento que chegou pelo correio ja eh a certidao da minha mae ou preciso ir ao Consulado? 2) para iniciar o meu processo de atribuição, envio copia deste documento que veio pelos correios? 3) sou casada e tenho um filho de 1 ano. Posso enviar o processo dele junto com o meu ou antes de enviar o dele preciso transcrever o meu casamento?
Ja fiz essa última pergunta por email p tondela e ate hj n m responderam.
1-Já é o assento de sua mãe,não precisa ir ao Consulado
2-Para iniciar seu processo tem antes que transcrever o casamento da sua mãe.Para fazer sua atribuição pode enviar apenas uma cópia simples do assento dela.
3-primeiro vc faz sua atribuição, depois a sua transcrição de casamento e depois atribui o filho..um processo de cada vez.
@Nathalie, se sua mãe não se casou não tem o q transcrever..mas é importante q conste na sua certidão de nascimento q ela a reconheceu na menoridade ou q mostre q vc é filha dela.Um processo de cada vez.
gente alguém enviou o processo recentemente e já foi numerado? enviei o meu no final de agosto e ainda não foi numerado... mas lembro q era um envio q demoraria 10 dias úteis (o mais rápido não estava disponível). de qualquer maneira, quando liguei pra linha de registros a funcionária q me atendeu me jogou um balde água fria ao dizer q poderia demorar 4 meses só pra ser numerado... disse q há processos de maio esperando para serem numerados, q o volume de processos aumentou imensamente, q Tondela é uma conservatória muito pequena etc detalhe q eu conclui o processo de atribuição da minha mãe em abril em 5 meses. então pelo visto esta demorando bem mais... quem ainda não enviou seu processo vale a pena acompanhar se há conservatórias ainda menos exploradas q estejam andando mais rápido!
Hoje recebi email da Sra Clara avisando a conclusão do processo de atribuição da minha filha Processo foi numerado em 11/4 Concluído em 21/9 Agradeço a todos a ajuda.
Olá pessoal, O processo de atribuição da minha mãe foi concluído hoje (recebi a informação por e-mail enviado pela Clara).
Seguem as datas: Documentos enviados em 20/03/2017 Documentos recebidos em 28/03/2017 Processo numerado em 10/04/2017 (168XX/17) Vale postal sacado em 12/04/2017l Processo concluído em 21/09/2017
Preciso atualizar o processo na planilha.
Agora é fazer a transcrição do casamento e depois pedir a minha atribuição e a da minha irmã.
Obrigado a todos desse fórum pela ajuda. Foi essencial para dar certo.
Bom dia, pessoal! O processo do meu pai foi finalizado! Recebemos o email da Sra. Clara com o numero de assento! Foi numerado dia 12/04! Obrigada a todos pela ajuda! Agora vou seguir com o meu!
@raphaelpc Boa notícia! Aguardando o da minha mãe também. Apesar de termos iniciados os processos praticamente juntos, eu ainda não recebi e-mail de confirmação. Vou ver se eu ligo amanhã caso não receba nenhum feedback deles.
Pessoal, na certidão do meu primo os pais dele estão como solteiros (eles não eram casados). Eles se casaram anos depois. Para fazer a atribuição dele por Tondela é preciso transcrever o casamento dos pais? O pai dele é o português. Foi ele o declarante logo depois do nascimento. Na identidade atual do meu primo o nome da mãe tá com o nome de casada (diferente do que tá na certidão de nascimento que era o nome de solteira).
Prezados. É com grande satisfação que venho dizer que o processo de minha filha foi concluído com sucesso. Não peguei a data de numeração mas documentos chegaram em 28/07/17 em Tondela e hoje 21/09/17 recebi a atribuição dela. Se quiserem atualizar planilha. Nome é Ana. Agora é fazer o da minha esposa
Comentários
Complementando a informação que passei: ainda hoje pela manhã, logo após minha ligação para a linha de registro, recebi um email da senhora Clara me informando sobre o fim do processo ou seja, pelo visto, continuam sim enviando email de conclusão.
O processo de dupla cidadania da avó foi concluída:
Chegou em tondela em 30/03/2017 - nº15xxx/17
Recebi um email da conservatória comunicando a necessidade de uma identidade atualizada - 30/03/2017
Reenviei os documentos no dia 26/04/2017
Entrei em contato com eles e recebi a informação que havia sido concluído o processo e estava aguardando numeração - 10/08/2017
Recebi hoje o email de conclusão com o número de assento - 19/09/2017
Boa noite, pessoal!
Enviei os documentos da minha mãe em 01/03/17. Cairam em exigência e reenviei os documentos pedidos no final do mesmo mes.
Dia 06/09 recebi o email informando o número do processo e avisando do envio da certidão.
A certidão chegou hoje na casa da minha mãe! Conseguimos!
Agora vou iniciar a preparação da minha documentação para enviar.
Tenho perguntas. Posso faze-las aqui msm?
1) o documento que chegou pelo correio ja eh a certidao da minha mae ou preciso ir ao Consulado?
2) para iniciar o meu processo de atribuição, envio copia deste documento que veio pelos correios?
3) sou casada e tenho um filho de 1 ano. Posso enviar o processo dele junto com o meu ou antes de enviar o dele preciso transcrever o meu casamento?
Ja fiz essa última pergunta por email p tondela e ate hj n m responderam.
Obrigada
1-Já é o assento de sua mãe,não precisa ir ao Consulado
2-Para iniciar seu processo tem antes que transcrever o casamento da sua mãe.Para fazer sua atribuição pode enviar apenas uma cópia simples do assento dela.
3-primeiro vc faz sua atribuição, depois a sua transcrição de casamento e depois atribui o filho..um processo de cada vez.
O processo de transcrição entao nao pode ser enviado junto com o de atribuição, ne?
.
Tenho lido no fórum que ACP e VNG não exigem a transcrição se o português for o declarante na certidão de nascimento do interessado na atribuição.
Processo foi numerado em 11/4
Concluído em 21/9
Agradeço a todos a ajuda.
O processo de atribuição da minha mãe foi concluído hoje (recebi a informação por e-mail enviado pela Clara).
Seguem as datas:
Documentos enviados em 20/03/2017
Documentos recebidos em 28/03/2017
Processo numerado em 10/04/2017 (168XX/17)
Vale postal sacado em 12/04/2017l
Processo concluído em 21/09/2017
Preciso atualizar o processo na planilha.
Agora é fazer a transcrição do casamento e depois pedir a minha atribuição e a da minha irmã.
Obrigado a todos desse fórum pela ajuda. Foi essencial para dar certo.
O processo do meu pai foi finalizado! Recebemos o email da Sra. Clara com o numero de assento!
Foi numerado dia 12/04!
Obrigada a todos pela ajuda!
Agora vou seguir com o meu!
Boa notícia!
Aguardando o da minha mãe também. Apesar de termos iniciados os processos praticamente juntos, eu ainda não recebi e-mail de confirmação.
Vou ver se eu ligo amanhã caso não receba nenhum feedback deles.
Parabéns aos novos TUGAS!!!
O pai dele é o português. Foi ele o declarante logo depois do nascimento. Na identidade atual do meu primo o nome da mãe tá com o nome de casada (diferente do que tá na certidão de nascimento que era o nome de solteira).
Obrigado
Infelizmente não sei responder isso com 100% de certeza. Mas dê uma boa olhada na página abaixo (principalmente o Item 2, Hipótese 1):
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/
Dá a entender que se não tiver havido a transcrição, uma certidão de casamento de inteiro teor apostilada serve como prova.
Agora repare que o Quadro 4 do impresso 1C não traz um item Certidão de Casamento, mas você pode incluir em Outros documentos:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Sugiro você repetir sua dúvida no post, para ver se algum forista experiente ou moderadores lhe respondam com segurança.
Agora é fazer o da minha esposa