Meu Processo foi recebido em Tondela no dia 10 de julho e foi numerado hoje, dia 25 de setembro Processo 412xx/2017 agora e só aguardar Se possível alguém incluir na planilha eu agradeço, não entendo nada de excel
@HALMEIDA Diversos foristas têm postado que Tondela aceita CNH; mas eu só fugiria do padrão RG/Passaporte por motivo de força maior. Mande o 1C colorido impresso frente e verso na mesma folha; no mínimo isso facilita os notários, que pela cor já sabem do que se trata.
Olá pessoal, tenho algumas dúvidas no processo em Tondela:
- Vou fazer o processo de atribuição para meu pai e depois para mim, eu posso mandar os dois processos juntos ou tenho que esperar o do meu pai ser concluído ?
- Meus pais eram casados quando nasci, fui registrado pelo meu pai, mas hoje eles são separados, preciso transcrever o casamento mesmo assim ?
Olá pessoal. No site tem duas planilhas de atribuição, a primeira está toda errada. Alguém que tem mais experiencia poderia apagá-la e deixar apenas a segunda, assim evita erros de preenchimentos e acompanhamento. Att;
@Rodrigo Carvalho8 Primeiro a atribuição de seu pai, depois a sua. Se seu pai é filho de português, ele pode solicitar a atribuição dele pelo 1C a conservatórias como Tondela ou ACP, consideradas ágeis. Se ele for neto de português terá que solicitar a atribuição pelo 1D somente à CRCentrais Lisboa (fazendo prova de laços efetivos à comunidade portuguesa). ACP e VNG não exigem transcrição de casamento; mas Tondela exige.
@Vlad Pen tá aí uma dúvida minha, estou aguardando o fim do processo de cidadania da minha mãe que enviei para Tondela pra então fazer a minha é em seguida o da minha filha (3 anos) Em qualquer CRC vou precisar transcrever o casamento dela? E pra fazer o da minha filha?
Atualizando: o processo do meu pai foi numerado em 24/03 e a carta com o assento chegou para ele hoje 26/09, com a data de 15/09. Então 175 dias de processo. (Já atualizei o Excel) Ele ligou duas vezes para a LR e em ambas o processo estava aguardado registro. Obrigada à todos que diariamente disponibilizam essas informações aqui. Estava pronta para gastar 5 mil reais com esse processo por meio de advogados e ainda estou surpresa que tenha dado tudo certo! O trabalho de vocês é incrível
Tenho uma dúvida quanto a certidão de nascimento, meu avô é nascido antes de 1911 e segundo o tópico de ajuda a preencher o modelo 1C diz o seguinte:
"Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável e daí o item 1 do Quadro 2 poderá ficar em branco e no quadro 4 deverá ser assinalado um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português"."
No caso eu pedi para o arquivo distrital a certidão de batismo meu avô e veio um xerox chancelado da página do livro de batismo e uma folha de rosto chancelada e escrito:
CERTIDÃO
A presente certidão, constituida por uma folha(s) numerada(s) rubricada(s), está conforme o original e foi extraída do livro de batismos com as datas extremas 1900/1911, da Paróquia de Remondes concelho de Mogadouro, de folhas 3v, +**
É exatamente esse documento que devo enviar? Preciso enviar o documento original ou somente uma cópia? Não gostaria de enviar o original para tê-lo guardado comigo.
Responderam meu e-mail assim: "Se o primeiro a falecer foi o estrangeiro pode enviar a certidão que servirá para dissolver o casamento. Caso o primeiro a falecer tenha sido o português não adiante enviar nenhuma certidão porque o óbito só poderá ser averbado após transcrição do óbito que só pode ser requerida presencialmente, não por via postal."
Alguém sabe me dizer se precisar ser feito por algum parente do português, se pode ser feito no consulado ou tem que ser em Portugal e se precisa ser em Tondela? Pode afetar de alguma forma o processo de cidadania por atribuição, declarando o óbito do bisavô português?
Acabei de ler em grupo no Facebook que tondela perdeu a autonomia para fazer os processos de cidadania e que esta mandando para Lisboa. Alguem ouviu falar nisso?
estou fazendo o processo do meu irmão e quando fui pedir a certidão de nascimento reprográfica o cartório diz fazer em duas folhas e com isso me cobrando duas certidões. Eu já vi um caso desses no fórum, mas não consegui achar na busca. Alguém sabe como proceder nesse caso? Posso grampear para enviar? Devo apostilar as duas folhas?
OBS.: O mais importante, existe algum órgão oficial para reclamar formalmente desse roubo?
@mei conversa dos inimigos, adorei, ahhaha. Vou encaminhar meu processo semana q vem, vou mandar via correio de Londres. To numa duvida IMENSA entre Tondela e a ACP... aiai...
@Rodrigo Tardelli Tem cartório que não cobra e tem cartório ixperto ... Pegue a certidão e brigue depois. Apostilamento só na reprográfica; grampeie com a outra na frente (a que vai fazer menção à reprográfica). Veja se tem a etiqueta onde o Tabelião reconhece o sinal público do notário que digitou o documento.
@EMERSON RANCOLETTA Questão de ordem: o interessado na atribuição é o seu pai certo? Esse é o assento de nascimento do seu avô. Se fosse informatizado, estando no sistema, bastaria com certeza uma cópia simples. Mas quanto a esses antigos, eu não sei. Eu mandaria o original (as duas folhas) e ficaria com uma cópia. Porque você não manda um e-mail pra Tondela perguntando isso? Se responderem que pode ser cópia, imprima o e-mail deles e mande junto.
Estou com algumas dúvidas no preenchimento do 1C, algumas até meio óbvias, mas fico com medo de errar, se alguém puder me ajudar seria eternamente grato!! Lá vai:
No Quadro 2, aquele q eu informo que declaro por ser filho, no caso meu pai é o Português atribuído por Tondela, eu preciso preencher aqueles campos Freguesia, Concelho e País? no caso ele foi atribuído por Tondela, eu seleciono aquele quadro "Conservatória de registros Centrais", certo?
No Quadro 3, como o documento é para a minha atribuição eu não preciso preencher, né?
@EMERSON RANCOLETTA ,Eu fiz exatamente o que o @MAUROMB falou: "Eu mandaria o original (as duas folhas) e ficaria com uma cópia. ". Foi para a atribuição do meu pai. Meu avô nasceu em 1901, então não estava no sistema. Eles tem que pesquisar. Lembro pq achei interessante o documento. Uma cópia do livro de 1901, que é até difícil de ler por conta das letras desenhadas e o português antigo. Sem falar que os nomes na certidão se repetiam muito (Maria, Antonio, Manuel), rs rs Só que fiz pelo consulado e já tem um tempo (2010), mas acho que não deva ter mudado, já que o intuito e verificar o nascimento do português.
"@bel_linden Tondela é boa para quem tem transcrição pronta e ACP para quem quer fugir da transcrição quando o pai português é o declarante." ==================================================================== Mei,
Sou brasileiro, filho de portugueses e obtive a cidadania portuguesa em 2004.
Gostaria de solicitar através do Arquivo Central do Porto (ACP) o processo de atribuição de nacionalidade para minha filha menor de idade, remetendo toda a documentação por correio.
M Adelaide Velloso February 17 edited February 17 @Henrique. Para menor Tondela não exige reprográfica e nem o RG dos pais precisam apostilar.
Adelaide, pedido de atribuição para menor em Tondela, com certeza NÃO precisa de REPROGRAFIA ? Recentemente eu gastei R$ 154 numa certidão de INTEIRO TEOR com APOSTILAMENTO DE HAIA e queria aproveitá-la
@Beto Tavares @Regilmar Rebelo @Marcos Milanezi @Andrea Dias @Carl Segan @Yan Magalhães @Antonio Vieira @Sandra Moreira A numeração do processo de vocês é de setembro, certo? Qual foi a data de envio da documentação? Estou vendo se é possivel fazer uma estimativa de tempo entre envio e numeração, mesmo considerando que o período de férias interfira nessa estimativa. Obrigado.
Comentários
Processo 412xx/2017
agora e só aguardar
Se possível alguém incluir na planilha eu agradeço, não entendo nada de excel
Diversos foristas têm postado que Tondela aceita CNH; mas eu só fugiria do padrão RG/Passaporte por motivo de força maior.
Mande o 1C colorido impresso frente e verso na mesma folha; no mínimo isso facilita os notários, que pela cor já sabem do que se trata.
- Vou fazer o processo de atribuição para meu pai e depois para mim, eu posso mandar os dois processos juntos ou tenho que esperar o do meu pai ser concluído ?
- Meus pais eram casados quando nasci, fui registrado pelo meu pai, mas hoje eles são separados, preciso transcrever o casamento mesmo assim ?
Obrigado.
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7d945833b4dc4203&page=view&resid=7D945833B4DC4203!117784&parId=7D945833B4DC4203!117391&authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&app=Excel
No site tem duas planilhas de atribuição, a primeira está toda errada. Alguém que tem mais experiencia poderia apagá-la e deixar apenas a segunda, assim evita erros de preenchimentos e acompanhamento.
Att;
Primeiro a atribuição de seu pai, depois a sua.
Se seu pai é filho de português, ele pode solicitar a atribuição dele pelo 1C a conservatórias como Tondela ou ACP, consideradas ágeis.
Se ele for neto de português terá que solicitar a atribuição pelo 1D somente à CRCentrais Lisboa (fazendo prova de laços efetivos à comunidade portuguesa).
ACP e VNG não exigem transcrição de casamento; mas Tondela exige.
Em qualquer CRC vou precisar transcrever o casamento dela?
E pra fazer o da minha filha?
Ele ligou duas vezes para a LR e em ambas o processo estava aguardado registro.
Obrigada à todos que diariamente disponibilizam essas informações aqui. Estava pronta para gastar 5 mil reais com esse processo por meio de advogados e ainda estou surpresa que tenha dado tudo certo!
O trabalho de vocês é incrível
"Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável e daí o item 1 do Quadro 2 poderá ficar em branco e no quadro 4 deverá ser assinalado um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português"."
No caso eu pedi para o arquivo distrital a certidão de batismo meu avô e veio um xerox chancelado da página do livro de batismo e uma folha de rosto chancelada e escrito:
CERTIDÃO
A presente certidão, constituida por uma folha(s) numerada(s) rubricada(s), está conforme o original e foi extraída do livro de batismos com as datas extremas 1900/1911, da Paróquia de Remondes concelho de Mogadouro, de folhas 3v, +**
É exatamente esse documento que devo enviar? Preciso enviar o documento original ou somente uma cópia? Não gostaria de enviar o original para tê-lo guardado comigo.
Obrigado
"Se o primeiro a falecer foi o estrangeiro pode enviar a certidão que servirá para dissolver o casamento. Caso o primeiro a falecer tenha sido o português não adiante enviar nenhuma certidão porque o óbito só poderá ser averbado após transcrição do óbito que só pode ser requerida presencialmente, não por via postal."
Alguém sabe me dizer se precisar ser feito por algum parente do português, se pode ser feito no consulado ou tem que ser em Portugal e se precisa ser em Tondela?
Pode afetar de alguma forma o processo de cidadania por atribuição, declarando o óbito do bisavô português?
Obrigado.
Atenciosamente,
Guilherme Gimenez Gallo
estou fazendo o processo do meu irmão e quando fui pedir a certidão de nascimento reprográfica o cartório diz fazer em duas folhas e com isso me cobrando duas certidões. Eu já vi um caso desses no fórum, mas não consegui achar na busca. Alguém sabe como proceder nesse caso? Posso grampear para enviar? Devo apostilar as duas folhas?
OBS.: O mais importante, existe algum órgão oficial para reclamar formalmente desse roubo?
Desde já agradeço
Tem cartório que não cobra e tem cartório ixperto ...
Pegue a certidão e brigue depois. Apostilamento só na reprográfica; grampeie com a outra na frente (a que vai fazer menção à reprográfica). Veja se tem a etiqueta onde o Tabelião reconhece o sinal público do notário que digitou o documento.
Questão de ordem: o interessado na atribuição é o seu pai certo?
Esse é o assento de nascimento do seu avô. Se fosse informatizado, estando no sistema, bastaria com certeza uma cópia simples. Mas quanto a esses antigos, eu não sei. Eu mandaria o original (as duas folhas) e ficaria com uma cópia.
Porque você não manda um e-mail pra Tondela perguntando isso? Se responderem que pode ser cópia, imprima o e-mail deles e mande junto.
Estou com algumas dúvidas no preenchimento do 1C, algumas até meio óbvias, mas fico com medo de errar, se alguém puder me ajudar seria eternamente grato!! Lá vai:
No Quadro 2, aquele q eu informo que declaro por ser filho, no caso meu pai é o Português atribuído por Tondela, eu preciso preencher aqueles campos Freguesia, Concelho e País? no caso ele foi atribuído por Tondela, eu seleciono aquele quadro "Conservatória de registros Centrais", certo?
No Quadro 3, como o documento é para a minha atribuição eu não preciso preencher, né?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/74061/#Comment_74061
Adicionalmente, não sei de podemos preencher o campo nacionalidade como Brasileira.
Foi para a atribuição do meu pai. Meu avô nasceu em 1901, então não estava no sistema. Eles tem que pesquisar.
Lembro pq achei interessante o documento. Uma cópia do livro de 1901, que é até difícil de ler por conta das letras desenhadas e o português antigo. Sem falar que os nomes na certidão se repetiam muito (Maria, Antonio, Manuel), rs rs
Só que fiz pelo consulado e já tem um tempo (2010), mas acho que não deva ter mudado, já que o intuito e verificar o nascimento do português.
Tondela é boa para quem tem transcrição pronta e ACP para quem quer fugir da transcrição quando o pai português é o declarante."
====================================================================
Mei,
Sou brasileiro, filho de portugueses e obtive a cidadania portuguesa em 2004.
Gostaria de solicitar através do Arquivo Central do Porto (ACP) o processo de atribuição de nacionalidade para minha filha menor de idade, remetendo toda a documentação por correio.
Mas como em
http://www.cidadaniaportuguesa.com/arquivo_central_do_porto/
é colocado que :
"... Se um de seus pais é nascido em TERRITÓRIO PORTUGUÊS, você tem a opção de requerer a atribuição por correio ao Arquivo Central do Porto ..."
(1) Acho que não me enquadro, pois nasci no Brasil. Alguém já conseguiu via ACP mesmo tendo nascido no Brasil ?
(2) Você tem uma ordem de grandeza de tempo que o processo leva na ACP em comparação com Tondela ?
Grato
@Henrique. Para menor Tondela não exige reprográfica e nem o RG dos pais precisam apostilar.
Adelaide, pedido de atribuição para menor em Tondela, com certeza NÃO precisa de REPROGRAFIA ?
Recentemente eu gastei R$ 154 numa certidão de INTEIRO TEOR com APOSTILAMENTO DE HAIA e queria aproveitá-la
Alguém sabe me dizer qual a data do processo de atribuição mais recente concluído em Tondela ?
O meu foi numerado dia 4 de maio
Desde de já agradeço à todos !!
Necessariamente precisa se o RG autenticado e apostilado ou eles aceitam a CNH????
Numerado: 18/04
Finalizado ontem 27/09
Obrigado a todos
@Regilmar Rebelo
@Marcos Milanezi
@Andrea Dias
@Carl Segan
@Yan Magalhães
@Antonio Vieira
@Sandra Moreira
A numeração do processo de vocês é de setembro, certo? Qual foi a data de envio da documentação? Estou vendo se é possivel fazer uma estimativa de tempo entre envio e numeração, mesmo considerando que o período de férias interfira nessa estimativa. Obrigado.
Meu processo chegou em Tondela no dia 20/06. 75 Dias.
Têm mais três processos, meus irmãos, que chegaram em Tondela no dia 21/07. É Até hoje não foram numerados.
Tempo médio > 75 dias