Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1207208210212213217

Comentários

• gandalfgandalf Member

@ELIANA PAVAN

Sinceramente não me lembro dos detalhes. Só fiz transcrição uma vez, e minha filha foi quem preencheu os documentos e fez o pedido.

Fique tranquila, é assim mesmo. Eles obtêm os nomes de casada dos documentos que você está mandando no processo.

As assinaturas que você fizer, são sua assinatura atual, como no RG que esta enviando.

Pra tirar o sobrenome do ex, somente com a homologação judicial do divórcio. É opcional, e caso faça, terá que trocar o CC e passaporte.

• @gandalf Muito obrigada por seu retorno!

• saquetisaqueti Member

Boa tarde, pessoal! Primeiramente, obrigado por toda a ajuda fornecida diariamente.

Estou com uma dúvida, finalizei os documentos para envio, porém em qual ordem envio?

1. Devo enviar o vale postal primeiro, e logo em seguida a documentação? Pois caso a documentação chegue sem o vale postal, eles poderão dar como "não pago".
    2. Ou, envio o vale postal, copio os dados do mesmo e anexo com os documentos, e então envio os documentos?
  • Nilton HesselNilton Hessel Member
    editado July 13

@saqueti ...Vale Postal dos Correios é um procedimento realizado de maneira que fica disponível para saque do beneficiário quase que de imediato após a emissão...

Não é por acaso que o nome "oficial" do VP no site dos Correios é... VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL...

A cópia simples do comprovante de emissão desse VP que você deve enviar junto com os documentos serve apenas para que o pessoal de PD identifique que o pagamento por VP n° xxxxxxx paga os emolumentos do processo de fulano de tal...

Procure fazer o VP somente quando for despachar os documentos para Portugal...Os VPs tem validade de 30 dias e esse cuidado pode fazer toda a diferença atualmente...

Ideal fazer o VP no mesmo dia em que for despachar os documentos...Faça então uma cópia do comprovante de emissão desse VP e coloque dentro do envelope...Junto com os documentos...Guarde o original com você...

Envie tudo para Portugal utilizando a DHL...

• Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator

@saqueti, faça o vale postal, tire uma cópia do comprovante e junte aos documentos que irá enviar. Guarde o comprovante original para o caso de ter algum problema e precisar fazer alguma reclamação.

• Olá, pessoal! Sou novo no fórum e tenho uma dúvida que não consegui sanar depois de pesquisar por aqui: para o cidadão português nascido antes de 1912 a conservatória de Ponta Delgada exige a certidão de nascimento original? Eu mandei alguns e-mails para Ponta Delgada mas eles só copiam e colam a mesma resposta pronta, com a lista de documentos necessários... no caso eles informam que é preciso enviar "cópia da certidão de nascimento do nubente português. (Sendo o registo de nascimento/batismo do português, anterior a 1912, devem ser emitidas certidões pelos Arquivos Distritais respectivos)." Eu já estou com quase tudo pronto para fazer a transcrição de casamento do meu avô português (nascido em 1903), e queria mandar uma cópia simples da certidão de nascimento dele, apenas. Poderiam me ajudar, por favor?

@apcarvalho, certidão original certificada. Se mandar cópia, seja simples ou autenticada, eles costumam simplesmente devolver todos os documentos.

Como transcrição só aceita pagamento por vale postal envie os documentos pela DHL, os Correios estão com atrasos pra entrega e os documentos não irão chegar antes do vencimento do VP.

• @Daniel Henriques Muito obrigado pela resposta! Essa certidão de nascimento original foi emitida em 2018. Acha que isso pode ser um problema? (todas as outras eu emiti agora entre junho e julho de 2020). E sim, eu estou me programando para enviar via DHL no dia 27 de julho, exatamente.

@apcarvalho, não acredito que tenha problema pois as certidões portuguesas não tem essa exigência de terem sido emitidas recentemente. Não existe uma definição de quanto tempo elas seriam válidas mas 2018 não é tão antiga assim. Eu não arriscaria instruir um processo com uma certidão, por exemplo, emitida há10 ou 15 anos. Acho arriscado.

• @Daniel Henriques certo, entendi. Obrigado pela orientação. Futuramente eu vou informando o andamento do processo para servir de referência ao demais.

• gandalfgandalf Member

@apcarvalho

Só pra ter certeza: Essa certidão a que você se refere é a certidão de batismo certo? (anterior a 1911). Se sim, tem que ser enviada o original com marca d'agua (em relevo), obtida diretamente no Arquivo Distrital correspondente. Tanto para a transcrição como para instruir o processo de nacionalidade. Se for o caso, já pode pedir outra no AD, porque ambos exigem originais.

• Obrigada @Leticialele e @gandalf !!

A transcrição do casamento de minha mãe chegou hj por carta!

Foi assim:

22/05/2020 - A DHL veio em minha casa buscar a documentação

05/06/2020 - Recebi e-mail da DHL avidando da entrega da documentação na Conservatória de Ponta Delgada (eles colocam até o nome de quem recebeu!)

14/07/2020 - Recebi a transcrição de casamento na minha casa por carta.

Agora vou dar início à minha cidadania!

Boa sorte a todos! ????

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@ANA_LETICIA . parabéns!!

A DHL é mesmo muito rápida e eficiente!

• gandalfgandalf Member

@ANA_LETICIA

Na carta que você recebeu (no assento) tem o dia que foi concluída a transcrição. O resto foi tempo de correio.

Parabéns. Foi mesmo muito rápido.

• @ANA_LETICIA vc fez o pagamento do Vale Postal pelos correios da transcrição?

Minha cidadania ja saiu, mas quero transcrever meu casamento para poder tirar as documentações.

• gandalfgandalf Member

@julianafrg Para transcrição de casamento só tem a opção de vale postal (ou pagamento no balcão em dinheiro do C.Débito).

• KemylaKemyla Member

@gandalf acho que acabei fazendo a pergunta no tópico errado. rs... Qual o link para o pagamento da transcrição de casamento via cartão de credito, por favor? obrigada

@Kemyla , Não é aceito o pagamento com cartão de crédito para transcrição de pagamento - SÓ PODE SER POR VALE POSTAL

• gandalfgandalf Member

@Kemyla Você podia ter lido pelo menos a ultima resposta antes de refazer a pergunta... Não é Hey Siri, onde faz pagamento? :-(

• Boa noite, pessoal!

Sem a possibilidade de enviar por DHL, algum risco por enviar via Correios? Alguém sabe como estão com prazo, meu medo é caducar os 30 dias do Vp.

• @gandalf

Sim, é a certidão de batismo (cópia certificada do livro). Eu acabei de solicitar uma nova ao AD por garantia, sem ter certeza de que seria necessário. Obrigado pela orientação. Agora sei que será realmente preciso, para o processo do meu pai. Pela velocidade com que Ponta Delgada tem feito a transcrição, minha previsão é de que em setembro eu já consiga encaminhar os documentos para dar início ao processo de nacionalidade do meu pai.

• KemylaKemyla Member

@Leticialele @gandalf Obrigada. Como disse, sou nova por aqui, e não fiz a associação que o a referência a VALE POSTAL é apenas por correios, só agora a ficha caiu..... Eu estava, ERRONEAMENTE, considerando a palavra VALE POSTAL como TAXA e por isso a dúvida quanto a modalidades de pagamento, mas agora sim entendi.

Me desculpem a falta de entendimento, nao foi falta de ler @gandalf , foi apenas falta de conhecimento ou "costume"; acredito que vcs já sejam experientes. Por aqui, do meu lado, faltou um pouco de rapidez e entendimento sobre as referências. Mas também faltou empatia. De qualquer forma, muito obrigada!

editado July 16

@Kemyla , não faltou empatia, ao contrário!! Várias pessoas responderam a você!

• KemylaKemyla Member
    editado July 16

@Leticialele Acho que se ler novamente, eu lhe agradeci! Em todos! Inclusive foi graças ao seu passo a passo que consegui entender. Neste post, da mesma forma.

Só expliquei mais uma vez que no primeiro momento eu entendia VALE POSTAL = TAXA ... e VALE POSTAL é obviamente correio!! Erro de ENTENDIMENTO (frisa-se: erro meu, exclusivamente meu).

Sobre o que eu disse anteriormente: Só me referi ao OUTRO USUÁRIO que disse que faltou LEITURA com uma pitada de "ridicularização".

Nem todo mundo tem o mesmo conhecimento/rapidez/tato que a gente em assuntos específicos onde somos peritos, as vezes.

Não teve , SEQUER, relação a vc! Fique em paz.

Mais uma vez, obrigada pelas informações.

editado July 16

@drakunder , o serviço de EMS /SEDEX dos Correios está muito falho por conta da pandemia! às vezes nem aceitam!

O envio pela DHL sai por uns 60 reais a mais que o dos Correios. Paguei 240 reais, em maio, pela DHL e levou 4 dias para chegar no Porto

Moro no Rio, em Ipanema e solicitei a um cartório no Catete, uma certidão e paguei o envio por SEDEX. De metrô, do Catete até aqui, não leva 1 hora. Pelo Sedex, foram exatos 10 dias!!!!

@drakunder, se não tem como enviar por DHL recorra ao serviço do consulado (o do RJ está aceitando pelos correios, escritório de Santos-SP também é dessa maneira o processo).

A expectativa de envio pelos correios hoje é péssima, a documentação será entregue após o vencimento do vale postal.

• Pessoal, alguém sabe responder se o casamento com menos de 3 anos tende a demorar mais o Processo de Transcrição?

@Alexaraujoo, só demoravam mais transcrições de casamentos muito recentes, com menos de 6 meses. Esses processos geralmente eram enviados ao SEF para parecer sobre o casamento, verificar se não era casamento por conveniência.

• @Daniel Henriques  Eu e minha esposa temos 1 ano e 1 mês de casados. Mas estamos juntos há 3 anos, temos até filha.

Complicado que dependemos da transcrição para minha esposa tirar a A.R dela.

@Alexaraujoo, a sua filha já tem nacionalidade? Isso já é um vínculo muito forte, já comprova que não é casamento por conveniência uma vez que já existe até fruto do casamento.

Vocês já estão em Portugal?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.