Pessoal, boa noite! Acho que cometi um erro, na hora que enviei o documento, escrevi uma carta informando o nº de assento de minha mãe, que está transcrevendo o casamento dela, porém esqueci de colocar que era da Conservatória de Lisboa, isso pode causar algum problema?
Estou fazendo a transcrição de casamento da minha mãe (portuguesa atribuída) e surgiu uma dúvida quanto a qual data preencher no requerimento de transcrição.
Na certidão de casamento dela com meu pai diz assim:
"Data do casamento religioso com efeito civil: 25/08/1990."
"Data de registro do casamento: 28/08/1990."
Já na certidão de nascimento em inteiro teor do meu pai diz: "consta à margem do termo que Fulano de Tal casou no dia 28/08/1990 com Fulana de Tal..."
Agora estou na dúvida se preencho 25 ou 28/08 no requerimento de transcrição...
Terminei a transcrição do casamento da minha mãe, preciso enviar a certidão de casamento no processo de atribuição junto com os demais documentos? ou já consta no sistema deles e então não precisa?
@ariellecoelho se já recebeu a certidão de casamento ou já comprou pelo civilonline envie uma cópia, caso contrário mande a copia do nascimento portugues que eles consultam o sistema.
25/06/2020 - Documentos recebidos na Conservatória de Ponta Delgada A/C Inalvina Martins...;
24/07/2020 - Correspondência da Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada recebida no endereço do requerente em São Paulo/SP...(Comunicação + Fatura + Assento de Casamento)...
Fui casada e me divorciei há 25 anos, meu ex marido, filho de nacional português, conseguiu a sua atribuição após o nosso divorcio. Alguns anos atrás ele me procurou para assinar uma procuração e depois, me entregou uma cópia do nosso já divórcio homologado por advogado em Portugal.
A minha Atribuição (Tb sou filha de PT) , saiu ano passado. Agora estou casada com outra pessoa,com quem tenho 2 filhos, e para atribuir meus filhos preciso transcrever meu casamento.
Fui buscar informações sobre a situação civil do meu ex marido no consulado portugues da minha cidade e consta apenas a informação que ele está casado com a sua atual esposa, não há nenhuma menção quanto ao nosso casamento, nem quanto a homologação do nosso divorcio.
Gostaria de saber se algum dos foristas pode me ajudar. Mando para Ponta Delgada a cópia da homologação do meu divórcio que está em meu poder ou registro apenas o meu novo casamento?
@Adrianafr , mande a cópia autenticada e apostilada da homologação do divórcio em Portugal e os documentos necessários à transcrição de seu novo casamento.
Faça uma carta descrevendo os documentos que está enviando, bem como a explicação a respeito do divórcio do primeiro casamento, para facilitar a análise
Estou preparando os documento e formulários para pedir a Transição de Casamento de Minha avó, cuja atribuição foi concluída este ano, e a Carta com o assento de nascimento chegou a um mês.
Estou com algumas dúvidas, vou lista-las para pedir ajuda, caso esteja faltando alguma coisa, poderiam me sinalizar por favor?
1. Requerimento assinado presencialmente no cartório, com firma reconhecida por autenticidade.
a. Peguei o modelo no link abaixo, existe algum mais atualizado?
b. O Local de nascimento da minha avó é o mesmo local onde consta que o Casamento foi celebrado. Repeti o mesmo local, acredito não haver problema, pois é o que consta na certidão.
c. No tipo de casamento, coloquei Civil, de acordo com a certidão, correto?
d. Com ou Sem convenção antenupcial? Consta na certidão Regime de comunhão de bens, desta forma, seria Com convenção antenupcial?
e. Nos nomes dos Nubentes após o casamento, eu Repito o nome do meu avô, visto que não houve alteração?
2. Cópia do RG (ou CNH) da pessoa que assinou o requerimento, autenticada e apostilada - O Requisitante será o filho da portuguesa, neste caso, só o RG já é suficiente.
3. Certidão de casamento em inteiro teor digitada e apostilada - Casamento realizado em 30/01/1947.
4. Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro (casado com a portuguesa atribuída) em inteiro teor, digitada e apostilada –
a. Terei que localizar esta certidão, meu avô já é falecido, algum outro documento como RG ou Certidão de Óbito pode substituir a de nascimento?
b. Não Preciso enviar a certidão de nascimento da minha avó (portuguesa atribuída)?
5. Cópia simples do assento do nubente Português - A atribuição da minha avó foi solicitada em 2019 e concluída em 2020, a cópia da carta que recebi de Portugal com o Assento de Nascimento já é suficiente?
6. Outras dúvidas
a. Quanto tempo está levando a Transição de Casamento em Ponta Delgada?
b. Vale a Pena eu já solicitar a Atribuição do meu pai ao mesmo tempo?
a) O requerimento é esse mesmo a que você se referiu;
b) certo
c) correto, civil
d) casamento com comunhão de bens não é a mesma coisa que convenção antenupcial. Neste caso, não há convenção;
e) Sim
2: Certo, cópia autenticada e apostilada do RG do Requerente (seu pai)
3 - Certo
4 - a) Tem que localizar a certidão de nascimento de seu avô. mandar inteiro teor digitada. RG e certidão de óbito não substituem a certidão de nascimento;
b) Não precisa
5 - pode mandar cópia simples do assento que veio junto com a carta. Imprima frente e verso;
6 - a) Atualmente, no máximo 2 meses;
b) Não pode. Para maiores de idade, tem que aguardar a transcrição ficar pronta. Apenas no caso de menores de idade.Tondela aceita a transcrição junto com a atribuição de filhos menores.
Apenas uma recomendação: Nesse tempo de pandemia, sugiro, fortemente, que faça o envio pra Ponta Delgada pela DHL, é bem rápido. Os Correios não estão funcionando a contento e a DHL é apenas uns 60 reais mais cara, e tem seguro de mil reais, em caso de extravio,
Alguém sabe se as Conservatórias de Portugal aceitam dar início no processo de Transcrição de Casamento, com a documentação enviada pelo correio português, dentro do próprio país? Vou dar entrada em Portugal no processo de Transcrição de meu casamento, eu brasileiro e ela portuguesa, e talvez consiga um portador para levar a papelada e postar a partir de lá, do Porto. Parece que óbvio que sim, mas vai que não possa, né?
Caso positivo, qual seria o meio de pagamento mais conveniente?
Fiz a transcrição de casamento dos meus avós por Ponta Delgada, e recebi o assento do casamento, para iniciar o processo de cidadania preciso fazer a averbação do casamento no registro de batismo, uma vez q meu avô nasceu antes de 1911 e não tem registro de nascimeto, ou posso juntar apenas o assento de casamento?
@gabsvf Processos por inscrição são difíceis de seguir. Nem pela LR.
Tem levado 4-6 semanas após o recebimento pra chegar a notificação pelo correio. (na pag anterior)
Após 4 semanas, sendo a mulher portuguesa, se estiver pronto já virá com o nome de casada ao pedir o assento pelo civilonline, com a anotação do casamento, e o numero do processo que você precisa. Basta anotar numa folha de papel o nome/apelido, número do processo de transcrição e a Conservatória, e incluir junto com o processo de nacionalidade que deseja iniciar (ou usar o assento com a averbação impressa).
É um processo indireto, relativamente barato (€10 euros) e que funciona. Se não estiver pronto você perde o valor pago, porque receberá um assento igual ao que já tinha. Talvez tenha como pesquisar pelo nome de casada, antes de pagar.
Se o português for o homem não funciona, porque o nome em geral não muda.
RG mais recente (novo se possível), e Prova de vida, certificação do form-1C e o RG no consulado. (já que vai ao consulado fazer a PV, faça os outros também).
Alguém enviou processo para PD recentemente via DHL? Enviei ontem e no site aparece que só chega em 17/08. Ou seja, 12 dias.... Imagino que seja por conta da pandemia, mas aumentou bem o prazo de entrega.
Outra dúvida, o VP tá "chegando" a tempo em Portugal ou tem atraso também?
Segundo a atendente, é por conta da pandemia. Que a demanda de voos diminuiu e com isso os prazos aumentaram mas que eles trabalham para que seja entregue o quanto antes. Depende da disponibilidade de voos, pois antes ia direto para a Europa. Hoje, pode ser que vá para Miami primeiro, por exemplo, para depois seguir para Europa.
Enfim, quando se trata de Portugal, esperar é a nossa especialidade não é? :)
Deve ter surgido algo mais pois despachei documentos pela DHL - SP para PD em 18/06...Foram recebidos na Conservatória pela Sra. Inalvina Martins no dia 25/06...
Me recordo de ler aqui recentemente pelo menos mais um caso de entrega pela DHL em PD em sete dias corridos...!!!
Pois é, a atendente consultou o sistema e disse que não havia observações sobre atrasos. Um outro processo que mandei pra lá, bem antes da pandemia, chegou em 5 dias úteis se não me engano.
Achei bem discrepante com o padrão DHL. Mas agora já foi. Vou acompanhar o rastreio e torcer para que chegue antes. Para quem esperou 9 meses por um registro, o que são 3 ou 4 dias a mais.... :)
Comentários
Pessoal, boa noite! Acho que cometi um erro, na hora que enviei o documento, escrevi uma carta informando o nº de assento de minha mãe, que está transcrevendo o casamento dela, porém esqueci de colocar que era da Conservatória de Lisboa, isso pode causar algum problema?
@drakunder , não. Todos os assentos saem da CRC
Boa tarde!
Estou fazendo a transcrição de casamento da minha mãe (portuguesa atribuída) e surgiu uma dúvida quanto a qual data preencher no requerimento de transcrição.
Na certidão de casamento dela com meu pai diz assim:
"Data do casamento religioso com efeito civil: 25/08/1990."
"Data de registro do casamento: 28/08/1990."
Já na certidão de nascimento em inteiro teor do meu pai diz: "consta à margem do termo que Fulano de Tal casou no dia 28/08/1990 com Fulana de Tal..."
Agora estou na dúvida se preencho 25 ou 28/08 no requerimento de transcrição...
Agradeço a ajuda!
Bom dia!
Terminei a transcrição do casamento da minha mãe, preciso enviar a certidão de casamento no processo de atribuição junto com os demais documentos? ou já consta no sistema deles e então não precisa?
@ariellecoelho se já recebeu a certidão de casamento ou já comprou pelo civilonline envie uma cópia, caso contrário mande a copia do nascimento portugues que eles consultam o sistema.
CONCLUSÃO :
18/06/2020 - Despacho dos documentos (DHL)...;
25/06/2020 - Documentos recebidos na Conservatória de Ponta Delgada A/C Inalvina Martins...;
24/07/2020 - Correspondência da Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada recebida no endereço do requerente em São Paulo/SP...(Comunicação + Fatura + Assento de Casamento)...
@blancout muito obrigada pela resposta!!!!
Gostaria de uma ajuda, caso possível.
Fui casada e me divorciei há 25 anos, meu ex marido, filho de nacional português, conseguiu a sua atribuição após o nosso divorcio. Alguns anos atrás ele me procurou para assinar uma procuração e depois, me entregou uma cópia do nosso já divórcio homologado por advogado em Portugal.
A minha Atribuição (Tb sou filha de PT) , saiu ano passado. Agora estou casada com outra pessoa,com quem tenho 2 filhos, e para atribuir meus filhos preciso transcrever meu casamento.
Fui buscar informações sobre a situação civil do meu ex marido no consulado portugues da minha cidade e consta apenas a informação que ele está casado com a sua atual esposa, não há nenhuma menção quanto ao nosso casamento, nem quanto a homologação do nosso divorcio.
Gostaria de saber se algum dos foristas pode me ajudar. Mando para Ponta Delgada a cópia da homologação do meu divórcio que está em meu poder ou registro apenas o meu novo casamento?
@Adrianafr , mande a cópia autenticada e apostilada da homologação do divórcio em Portugal e os documentos necessários à transcrição de seu novo casamento.
Faça uma carta descrevendo os documentos que está enviando, bem como a explicação a respeito do divórcio do primeiro casamento, para facilitar a análise
@Leticialele , muito obrigado pela sua ajuda, farei isso mesmo, e depois eu retorno com o resultado obtido.
Boa tarde a Todos,
Estou preparando os documento e formulários para pedir a Transição de Casamento de Minha avó, cuja atribuição foi concluída este ano, e a Carta com o assento de nascimento chegou a um mês.
Estou com algumas dúvidas, vou lista-las para pedir ajuda, caso esteja faltando alguma coisa, poderiam me sinalizar por favor?
1. Requerimento assinado presencialmente no cartório, com firma reconhecida por autenticidade.
a. Peguei o modelo no link abaixo, existe algum mais atualizado?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
b. O Local de nascimento da minha avó é o mesmo local onde consta que o Casamento foi celebrado. Repeti o mesmo local, acredito não haver problema, pois é o que consta na certidão.
c. No tipo de casamento, coloquei Civil, de acordo com a certidão, correto?
d. Com ou Sem convenção antenupcial? Consta na certidão Regime de comunhão de bens, desta forma, seria Com convenção antenupcial?
e. Nos nomes dos Nubentes após o casamento, eu Repito o nome do meu avô, visto que não houve alteração?
2. Cópia do RG (ou CNH) da pessoa que assinou o requerimento, autenticada e apostilada - O Requisitante será o filho da portuguesa, neste caso, só o RG já é suficiente.
3. Certidão de casamento em inteiro teor digitada e apostilada - Casamento realizado em 30/01/1947.
4. Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro (casado com a portuguesa atribuída) em inteiro teor, digitada e apostilada –
a. Terei que localizar esta certidão, meu avô já é falecido, algum outro documento como RG ou Certidão de Óbito pode substituir a de nascimento?
b. Não Preciso enviar a certidão de nascimento da minha avó (portuguesa atribuída)?
5. Cópia simples do assento do nubente Português - A atribuição da minha avó foi solicitada em 2019 e concluída em 2020, a cópia da carta que recebi de Portugal com o Assento de Nascimento já é suficiente?
6. Outras dúvidas
a. Quanto tempo está levando a Transição de Casamento em Ponta Delgada?
b. Vale a Pena eu já solicitar a Atribuição do meu pai ao mesmo tempo?
Desde já agradeço a todos ????
@Marcelo Machado ,
1:
a) O requerimento é esse mesmo a que você se referiu;
b) certo
c) correto, civil
d) casamento com comunhão de bens não é a mesma coisa que convenção antenupcial. Neste caso, não há convenção;
e) Sim
2: Certo, cópia autenticada e apostilada do RG do Requerente (seu pai)
3 - Certo
4 - a) Tem que localizar a certidão de nascimento de seu avô. mandar inteiro teor digitada. RG e certidão de óbito não substituem a certidão de nascimento;
b) Não precisa
5 - pode mandar cópia simples do assento que veio junto com a carta. Imprima frente e verso;
6 - a) Atualmente, no máximo 2 meses;
b) Não pode. Para maiores de idade, tem que aguardar a transcrição ficar pronta. Apenas no caso de menores de idade.Tondela aceita a transcrição junto com a atribuição de filhos menores.
Apenas uma recomendação: Nesse tempo de pandemia, sugiro, fortemente, que faça o envio pra Ponta Delgada pela DHL, é bem rápido. Os Correios não estão funcionando a contento e a DHL é apenas uns 60 reais mais cara, e tem seguro de mil reais, em caso de extravio,
Boa sorte!
@Leticialele Muito obrigado pelos esclarecimentos ????
Pessoal o pagamento da transcrição de casamento tb pode ser feita por cartao de crédito ? Ou somente vale postal ?
@luciane ferreira , apenas através de Vale Postal, infelizmente.
Sugiro, fortemente, que você mande o processo pela DHL.
Boa tarde,
Alguém sabe se as Conservatórias de Portugal aceitam dar início no processo de Transcrição de Casamento, com a documentação enviada pelo correio português, dentro do próprio país? Vou dar entrada em Portugal no processo de Transcrição de meu casamento, eu brasileiro e ela portuguesa, e talvez consiga um portador para levar a papelada e postar a partir de lá, do Porto. Parece que óbvio que sim, mas vai que não possa, né?
Caso positivo, qual seria o meio de pagamento mais conveniente?
Boa noite, gostaria de tirar uma duvida.
Fiz a transcrição de casamento dos meus avós por Ponta Delgada, e recebi o assento do casamento, para iniciar o processo de cidadania preciso fazer a averbação do casamento no registro de batismo, uma vez q meu avô nasceu antes de 1911 e não tem registro de nascimeto, ou posso juntar apenas o assento de casamento?
Pessoal, não tem como acompanhar o processo de transcrição de casamento em PD?
O que devo fazer? Caso não dê, quanto tempo demora pra chegar o documento na residência no Brasil após a finalização do processo?
Pergunto pois só aguardo isso pra dar entrada no meu processo de nacionalidade.
obrigado
@gabsvf Processos por inscrição são difíceis de seguir. Nem pela LR.
Tem levado 4-6 semanas após o recebimento pra chegar a notificação pelo correio. (na pag anterior)
Após 4 semanas, sendo a mulher portuguesa, se estiver pronto já virá com o nome de casada ao pedir o assento pelo civilonline, com a anotação do casamento, e o numero do processo que você precisa. Basta anotar numa folha de papel o nome/apelido, número do processo de transcrição e a Conservatória, e incluir junto com o processo de nacionalidade que deseja iniciar (ou usar o assento com a averbação impressa).
É um processo indireto, relativamente barato (€10 euros) e que funciona. Se não estiver pronto você perde o valor pago, porque receberá um assento igual ao que já tinha. Talvez tenha como pesquisar pelo nome de casada, antes de pagar.
Se o português for o homem não funciona, porque o nome em geral não muda.
Boa tarde. Minha avó vai solicitar a atribuição nacionalidade. Ela tem 92 anos. É preciso fazer prova de vida? Se sim, como é feito isso? Obrigada
@Graziela Teodoro , sim, é preciso e é solicitada que seja feita no consulado se o processo for enviado para o ACP do Porto.
@gandalf MUITO OBRIGADO :)
@Graziela Teodoro
RG mais recente (novo se possível), e Prova de vida, certificação do form-1C e o RG no consulado. (já que vai ao consulado fazer a PV, faça os outros também).
Pessoal, bom dia,
Alguém enviou processo para PD recentemente via DHL? Enviei ontem e no site aparece que só chega em 17/08. Ou seja, 12 dias.... Imagino que seja por conta da pandemia, mas aumentou bem o prazo de entrega.
Outra dúvida, o VP tá "chegando" a tempo em Portugal ou tem atraso também?
PD tipicamente leva 1 dia a mais do que para o continente, 4-5 dias úteis.
Ligue e pergunte, porque na tela do computador o funcionário pode ler o que está causando o atraso.
Oi @gandalf , bom dia
Obrigado pela resposta.
Segundo a atendente, é por conta da pandemia. Que a demanda de voos diminuiu e com isso os prazos aumentaram mas que eles trabalham para que seja entregue o quanto antes. Depende da disponibilidade de voos, pois antes ia direto para a Europa. Hoje, pode ser que vá para Miami primeiro, por exemplo, para depois seguir para Europa.
Enfim, quando se trata de Portugal, esperar é a nossa especialidade não é? :)
@Luis Carlos ... @gandalf ...
Deve ter surgido algo mais pois despachei documentos pela DHL - SP para PD em 18/06...Foram recebidos na Conservatória pela Sra. Inalvina Martins no dia 25/06...
Me recordo de ler aqui recentemente pelo menos mais um caso de entrega pela DHL em PD em sete dias corridos...!!!
@Luis Carlos , faça o rastreamento pelo site da DHL!!
Coloque o número do "Way bill" no retângulo que existe no canto superior direito! Você vai ver exatamente onde está!!
Oi @Nilton Hessel ,
Obrigado pelo comentário.
Pois é, a atendente consultou o sistema e disse que não havia observações sobre atrasos. Um outro processo que mandei pra lá, bem antes da pandemia, chegou em 5 dias úteis se não me engano.
Achei bem discrepante com o padrão DHL. Mas agora já foi. Vou acompanhar o rastreio e torcer para que chegue antes. Para quem esperou 9 meses por um registro, o que são 3 ou 4 dias a mais.... :)
@Leticialele ,
Obrigado pela dica!
Sim, eu acompanho por lá. De acordo com o site, saiu das instalações de SP ontem. Sabe-se lá para onde :)))