Transcrição de casamento por Ponta Delgada
Cecilia Conceição
Member
Pessoal, pretendo pedir a transcrição de casamento dos meus avós portugueses por Ponta Delgada para depois pedir a atribuição do meu pai, porém estou com dúvida se isso será possível.
Minha avó tornou-se viúva bem jovem,e posteriormente casou-se novamente com o meu avô,dessa união temos a certidão.Nessa certidão de seu segundo casamento,informa sua situação como viúva,e discrimina de quem é viúva. Porém esse primeiro casamento dela não foi transcrito para Portugal e não fazemos idéia de quando e onde ela se casou.
Será que Ponta Delgada fará exigência da transcrição do primeiro casamento da minha avó?
Muito Obrigada!
Minha avó tornou-se viúva bem jovem,e posteriormente casou-se novamente com o meu avô,dessa união temos a certidão.Nessa certidão de seu segundo casamento,informa sua situação como viúva,e discrimina de quem é viúva. Porém esse primeiro casamento dela não foi transcrito para Portugal e não fazemos idéia de quando e onde ela se casou.
Será que Ponta Delgada fará exigência da transcrição do primeiro casamento da minha avó?
Muito Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
o início do documento é: …………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
No entanto, quem irá requerer sou eu, bisneta da portuguesa. Eu posso modificar esse texto para ficar coerente com o meu pedido? E devo preencher digitado ou a mão?
Muito Obrigada!
esse requerimento é um documento.
Não pode ser modificado!
Pode ser preenchido a mão.
no inicio coloca o nome de casados
depois onde tem O nubente e A nubente vc preenche com os dados
declarante deixa em branco porque não vai ser nem a nubente e nem o nubente que irão assinar
vc assina e junta xerox do seu documento de identificação
nunca modifiquei nenhum modelo de documento das conservatórias.
Acho que, mesmo com conhecimento jurídico, ninguém deve fazer isso.
É um risco grande! Trata-se de outro país, e de processos caros. Melhor seguir à risca o que eles pedem.
Já enviei 3 processos de casamento, desta forma, com os filhos dos nubentes assinando.
Fiz exatamente o que a Maria Nélida descreveu acima.
(assinaturas)" e está ok?
E mais uma dúvida, não sei se alguém já viu o mesmo caso que eu. Para fazer a transcrição de casamento em Ponta Delgada, o consulado precisa legalizar todas as certidões, certo? O problema é que meu avô - brasileiro casado com portuguesa - não foi registrado (o cartório não existia) e sim apenas batizado, e tenho esta certidão com reconhecimento da firma da diocese correspondente. E tb a certidão negativa do devido cartório onde nasceu.
1) Será que o consulado legaliza este documento?
2) Este documento deve ter qual tempo mínimo de validade? Li que por Porto precisa ter no máximo 6 meses.
3) Além de legalizar, é necessário ainda passar pelo Itamaraty antes?
"" residente no(a) Duque de Caxias,RJ - Brasil""
Não dá pra modificar isso porque pode dar problemas quando forem conferir a certidão
Só para confirmar, estou completando o formulário da transcrição da minha avó.
1. No início nome de casada;
2. A nubente com nome de solteira;
3. Declarante: em branco, pois minha mãe que irá assinar;
4. Nacionalidade dos nubentes: Coloco minha avó como portuguesa? (foi atribuída);
5. Se um nubente for estrangeiro: Coloco só o nome do meu avô (brasileiro)? Pois minha avó foi atribuída;
6. Minha mãe assina e envia junto cópia de seu RG.
Abs
1- Certo
2-certo
3-certo
4-Sim,sua avó como portuguesa
5- Coloca nome dos 2 (solteiros)
6- certo
umas dúvidas,
1. vou fazer a transcrição do casamento dos meus pais (ambos brasileiros, casados no Brasil, pai filho de portugues) mas eles se divorciaram há alguns anos. Eu coloco o estado civil deles como divorciado mesmo?
2.No caso meu pai é filho de português e vai tirar a cidadania por atribuição (para depois eu tirar), coloca a nacionalidade como brasileiro mesmo? Ou ele já será considerado "português"?
Obrigado! Abraços
Vou enviar os documentos para PD para atribuição em dois envelopes:
1 Envelope
- Certidão do registo de nascimento de inteiro teor da minha mãe legalizado no consulado.
- Certidão do registo de nascimento da minha avó e cópia autentica do cartão cidadão.
- Formulário modelo 1C preenchido
- Cópia do vale postal no valor de 175€
2 Envelope
- Formulário Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
- Certidão de casamento em inteiro teor legalizado inteiro teor
- Certidão de registo de nascimento de inteiro teor do meu pai
- Cópia do vale postal no valor de 120€
Está tudo certo?
Depois repito os 2 mesmos processos para mim? Pois sou casado
Pessoal parabéns por compartilharem, como é bom ver pessoas de coração.
Para a Atribuição de sua mãe, você vai precisar apenas de:
- Xerox da Certidão de Nascimento de sua avó ou avô português;
-Certidão de Nascimento de sua mãe em Inteiro Teor COM A FIRMA RECONHECIDA DO NOTÁRIO QUE ASSINOU E legalizada no Consulado;
-Xerox autenticada do RG de sua mãe;
-Formulário 1C preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE no Cartório (sua mãe deve assinar somente uma vez e na presença do funcionário do Cartório);
-Vale Postal de 175 euros.
Para a Transcrição do Casamento dos seus pais:
-Certidão de Nascimento do seu pai e de Casamento em Inteiro Teor com as firmas reconhecidas dos notários que assuinaram E legalizadas no Consulado;
-Formulário de Transcrição de Casamento de PD devidamente preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE da sua mãe;
-Xerox autenticada do RG de sua mãe;
-Vale Postal de 120 euros.
É preciso verificar se as certidões brasileiras foram emitidas nas áreas de abrangência do Consulado que vai legalizar. Caso contrário é preciso da fé pública nelas. E alguns Consulados exigem que as certidões sejam carimbadas no Itamaraty antes de serem legalizadas.
Por favor você me aconselha envia a documentação atribuição e transcrição de casamento da minha mãe e a atrubuição e transcrição de casamento minhas sepadarados por envelopes, mas tudo de uma vez?
Theresa você foi fantástica !!! Muito obrigado!!!