Algumas pessoas do fórum tiveram problemas com as certidões emitidas mo interior. Peça a fé pública a esses cartórios do interior.
Particularmente acho arriscado enviar tantos processos de uma única vez. Primeiro porque PD leva muito mais tempo que o normal para trabalhar nesses processos juntos. Segundo, porque se houver o extravio do Sedex, todos os documentos da família serão perdidos de uma vez só. E terceiro porque se um único erro passar desapercebido no primeiro processo, os processos subsequentes ficarão comprometidos.
Tenha calma. PD é tão rápida! Em pouco tempo você será português.
@Rosana Nunes, no nubente que já foi atribuido vc coloca portugues Isso porque a atribuição é retroativa portanto portugues desde o nascimento e sendo assim,quando casou,já era portugues
No início do formulário da transcrição, coloco primeiro o nome da minha mãe? Ou o do meu pai? (ela que srá a portuguesa). Na certidão de casamento da minha avó não veio nenhum endereço de residência deles, vou precisar inventar algo,
Sai mais barato fazer no Cartório (Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE).
Sugiro que você clique aqui embaixo em ORIENTAÇÕES PARA INICIANTES no quadrado azul claro abaixo entre essa postagem e a tecla POSTAR.
Leia o texto apresentado e clica em GUIA PARA FILHOS E FILHAS e DOCUMENTOS.
Sugiro também que DEPOIS da leitura acima você leia também TODAS as postagens dos tópicos ATRIBUIÇÃO POR ACP PORTO e ATRIBUIÇÃO PELA CRC PONTA DELGADA. Você terá muitas informações sobre o SEU caso e dicas ótimas para economizar no seu processo.
@Theresa Lima, vc disse que alguns consulados pedem que as certidões sejam legalizadas no Itamaraty. Por favor sabe dizer se o consulado de SP precisa desse procedimento?
Outra dúvida, no site diz que para Transcrição de casamento a certidão de nascimento do cônjuge tem que ser em inteiro teor mas no site do consulado de SP pede certidão simples. Qual devo seguir pra enviar pra PD?
Cleberson, primeiro vc precisa decidir se irá fazer o processo pelo consulado ou se mandará direto pra Ponta Delgada. Se for pelo consulado, siga as orientações deles, se for direto, certidões em inteiro teor.
Wesley, com ctz fazer via PD ou Porto seria muito mais rápido mas meu problema é que não localizo a certidão de nascimento do meu bisavô (casado com a Portuguesa) para fazer a transcrição. Ontem lendo a saga da @Cristia vi que é possível reconstituir a certidão via processo judicial. Provavelmente terei que reconstituir a certidão e não sei se a conservatória irá aceitar.
Uma dúvida pertinente a este tópico: ao enviar dois processos para PD (transcrição e atribuição de minha mãe) vejo que são necessárias algumas mesmas certidões para cada processo. Devo, por exemplo, tirar duas certidões repetidas em inteiro teor e colocá-las em cada envelope ou Ponta Delgada usa a mesma certidão para os dois processos?
complementando o que a Theresa escreveu, eles não costumam aceitar se estiver "faltando" a certidão pertinente, mesmo que ela faça parte do outro processo enviado junto.
Porém, uma pergunta: vc está fazendo a transcrição do casamento dos avós e depois atribuição da sua mãe. Se me lembro do seu caso, era isso! Qual certidão teria que ser duplicada nestes processos?
Oi, Marcia, na transcrição, por exemplo, preciso da certidão de batismo de meu avô (nubente não português) e na atribuição de minha mãe tb preciso desta certidão. Quanto à atribuição de minha mãe, tb precisarei da certidão de casamento de meus avós, assim como para a transcrição do casamento. Ou será que estou enganada?
Ótima pergunta Eliana, agora me gerou essa dúvida, no caso da minha mãe terá atribuição da minha avó portuguesa e transcrição de casamento, vou precisar de 2 certidões de nascimento de inteiro teor ? Uma para cada "combo" atribuição e transcrição de casamento?
Os processos vão dentro do mesmo envelope de Sedex mas é como se fossem separados. Podem até serem analisados por pessoas diferentes. Daí a necessidade dos documentos repetidos.
Como no Brasil, você vai matricular seus 3 filhos na escola e pedem a xerox da sua identidade. Você tem que levar uma xerox da sua identidade para cada filho, ou seja, 3 xerox. Aí eles colocam uma xerox na pastinha de cada filho.
Theresa, obrigada, pela informação. Acredito que elucida nossas dúvidas e fazem com que nossos processo cheguem de forma correta até Portugal. Vou providenciar já em dobro as certidões que se façam necessárias para os dois processos.
Vc não precisará da certidão de casamento dos avós para atribuição da sua mãe. Após ter feito a transcrição do casamento, essa é uma página virada. Basta indicar o assento da portuguesa em questão é pronto. Não tem duplicidade de documentos.
Mas se tivesse, claramente teria que seguir o que a Theresa comentou. Esses processos são sérios e caros.
Conforme orientações postadas da @Marcia, irão 2 envelopes dentro do Sedex.
O primeiro contendo os documentos da transcrição do Casamento (as certidões de nascimento e casamento dos avós, vale postal, requerimento e etc).
O segundo envelope contendo os documentos de Atribuição de sua mãe (a certidão de nascimento dela, etc.). SE QUISER, pode anexar uma xerox simples da certidão de nascimento do português e aí não vai precisa anotar nada referente a certidão do português quadro 2 do 1c.
Devo lembrar que no Consulado só se legalizam as certidões BRASILEIRAS. O assento do português basta ser uma xerox simples, nem mesmo precisa ser autenticada.
Os documentos de transcrição do casamento dos meus bisavós chegaram dia 17 de fevereiro lá e nem numerado foi ainda. Parece que nós enchemos eles de trabalho rs
Pessoal hoje mandei um e-mail para PD para confirmar se estava correto a atribuição da minha mãe e minha, e a transcrição do casamento do meus pais, eles casaram com Pacto antenupcial, quando fui confirmar o vale postal de 120 euros transcrição do casamento e 30 euros do pacto, fui informado pela Sra Fátoma que o valor é somente de 120 euros. Algum caso como este aqui no Fórum?
pessoal um amigo meu vai enviar a atribuição da avó, os bisavós nasceram e se casaram em Portugal, na hora de preencher o formulário 1C p/ atribuição da avó o melhor é marcar a mãe ou pai português? Ele tem o assento dos dois
acredito ter sido um engano da sra Fátima, pois todas as conservatórias dão o mesmo valor 120 Euros + 30 Euros do pacto. Já recebi essa mesma resposta de várias conservatórias, ano passado.
Comentários
Algumas pessoas do fórum tiveram problemas com as certidões emitidas mo interior. Peça a fé pública a esses cartórios do interior.
Particularmente acho arriscado enviar tantos processos de uma única vez. Primeiro porque PD leva muito mais tempo que o normal para trabalhar nesses processos juntos. Segundo, porque se houver o extravio do Sedex, todos os documentos da família serão perdidos de uma vez só. E terceiro porque se um único erro passar desapercebido no primeiro processo, os processos subsequentes ficarão comprometidos.
Tenha calma. PD é tão rápida! Em pouco tempo você será português.
Nacionalidade dos nubentes a data do casamento:
Seria brasileiro/ a , correto?
Isso porque a atribuição é retroativa portanto portugues desde o nascimento e sendo assim,quando casou,já era portugues
Na certidão de casamento da minha avó não veio nenhum endereço de residência deles, vou precisar inventar algo,
Minha duvida é se o xerox do RG dela precisa ser legalizado no consulado.
E se precisarei de duas copias do RG legalizado no consulado, uma para cada processo?
Sai mais barato fazer no Cartório (Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE).
Sugiro que você clique aqui embaixo em ORIENTAÇÕES PARA INICIANTES no quadrado azul claro abaixo entre essa postagem e a tecla POSTAR.
Leia o texto apresentado e clica em GUIA PARA FILHOS E FILHAS e DOCUMENTOS.
Sugiro também que DEPOIS da leitura acima você leia também TODAS as postagens dos tópicos ATRIBUIÇÃO POR ACP PORTO e ATRIBUIÇÃO PELA CRC PONTA DELGADA. Você terá muitas informações sobre o SEU caso e dicas ótimas para economizar no seu processo.
Outra dúvida, no site diz que para Transcrição de casamento a certidão de nascimento do cônjuge tem que ser em inteiro teor mas no site do consulado de SP pede certidão simples. Qual devo seguir pra enviar pra PD?
Obrigado
Alguma dica?
Obrigado
uma certidão reconstituída e devidamente legalizada pelo consulado é como outra qualquer.
Não teria porque a Conservatória não aceitar.
complementando o que a Theresa escreveu, eles não costumam aceitar se estiver "faltando" a certidão pertinente, mesmo que ela faça parte do outro processo enviado junto.
Porém, uma pergunta: vc está fazendo a transcrição do casamento dos avós e depois atribuição da sua mãe.
Se me lembro do seu caso, era isso!
Qual certidão teria que ser duplicada nestes processos?
Uma para cada "combo" atribuição e transcrição de casamento?
Os processos vão dentro do mesmo envelope de Sedex mas é como se fossem separados. Podem até serem analisados por pessoas diferentes. Daí a necessidade dos documentos repetidos.
Como no Brasil, você vai matricular seus 3 filhos na escola e pedem a xerox da sua identidade. Você tem que levar uma xerox da sua identidade para cada filho, ou seja, 3 xerox. Aí eles colocam uma xerox na pastinha de cada filho.
Vamos torcer para que a cotação caia e dê uma aliviada.
Para quem PODE esperar, a partir de 14/8 a Apostila de Haia entrará em vigor (espero) e as legalizações consulares não serão mais necessárias.
Vc não precisará da certidão de casamento dos avós para atribuição da sua mãe. Após ter feito a transcrição do casamento, essa é uma página virada. Basta indicar o assento da portuguesa em questão é pronto. Não tem duplicidade de documentos.
Mas se tivesse, claramente teria que seguir o que a Theresa comentou. Esses processos são sérios e caros.
Conforme orientações postadas da @Marcia, irão 2 envelopes dentro do Sedex.
O primeiro contendo os documentos da transcrição do Casamento (as certidões de nascimento e casamento dos avós, vale postal, requerimento e etc).
O segundo envelope contendo os documentos de Atribuição de sua mãe (a certidão de nascimento dela, etc.). SE QUISER, pode anexar uma xerox simples da certidão de nascimento do português e aí não vai precisa anotar nada referente a certidão do português quadro 2 do 1c.
Devo lembrar que no Consulado só se legalizam as certidões BRASILEIRAS. O assento do português basta ser uma xerox simples, nem mesmo precisa ser autenticada.
acredito ter sido um engano da sra Fátima, pois todas as conservatórias dão o mesmo valor 120 Euros + 30 Euros do pacto. Já recebi essa mesma resposta de várias conservatórias, ano passado.