Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1211212214216217256

Comentários

  • @mauroaal , eu acho que não tem problema. Tenta escrever p PD e perguntar. Ou entra em contato por email com Santos e pergunta tbm. Eu faria isso. Boa sorte.

  • Bom dia a todos,

    Acabo de receber um email de Ponta Delgada dizendo que eles vão devolver os documentos e o Vale Postal porque as certidões de casamento e nascimento estão inelegíveis.

    O estranho é que as certidões são da minha mãe e eu mesmo consegui preencher o requerimento com todas as informações sem problema nenhum.

    Inclusive no passado já transcrevi o casamento da minha avó, em que as certidões obviamente eram bem mais antigas e não tive problema nenhum em Ponta Delgada.

    Alguém, por favor, poderia me dar uma dica do que fazer?

    Além disso, para recuperar o dinheiro do Vale Postal, alguém saberia me dizer se é apenas comparecer a agência dos correios? Ou tenho que fazer algum procedimento?

    Desde já agradeço muito.

  • @rafaeltrouble ...

    Transcrever um casamento é um procedimento muito simples e rápido...Não creio que PD se daria ao trabalho de devolver seus documentos se estes estivessem em ordem...

    Poderia recomendar que você respondesse a esse email perguntando se poderia enviar vias DIGITADAS dos documentos citados...Mas na verdade...Não vai mudar muita coisa...Pois de qualquer maneira você terá que enviar uma nova remessa de documentos para Portugal...

    E tem também a questão da validade do VP...(Provavelmente você não consiga fazer chegar essas certidões em PD antes do vencimento do mesmo)...

    Sugiro então que entre em contato com a agência onde fez seu VP e peça devolução dos valores...

    Vá solicitando vias digitadas dos dois documentos...Espere os documentos chegarem de PD...Junte tudo...Faça novo VP no mesmo dia em que for despachar os documentos para PD...

  • rafaeltroublerafaeltrouble Member
    editado August 2020

    @Nilton Hessel sim Nilton, eles me responderam novamente o e-mail e disseram que eles precisam digitalizar os documentos. Que nos documentos originais está legível, mas quando digitalizam fica inelegível, portanto eu tenho enviar uma nova remessa de inteiro teor digitada com um novo vale postal.

    Infelizmente aconteceu isso.

    Mas minha preocupação está em como recuperar o dinheiro do Vale Postal atual.

    Você sabe me informar se eu posso entrar em contato com a agência de correios imediatamente ou devo aguardar alguns dias? Pois a informação que o vale foi devolvido só chegou de Ponta Delgada hoje.

    Também estou preocupado, porque quando fiz o Vale a atendente dos correios me disse que não era reembolsável.

    Muito obrigado pela disposição em me responder.

  • @Leticialele muito obrigado!

  • @rafaeltrouble

    inelegível não é o mesmo que ilegível.

    O primeiro quer dizer que não se qualifica para a função desejada. O segundo que não se conseguia ler.

    Eles escreveram pra você no e-mail? Poderia copiar e colar aqui?

  • @rafaeltrouble ...Lendo essa sua última mensagem fiquei na dúvida...Então eles vão ou não vão devolver os documentos que já estão em PD...?

    Se não forem devolver...Melhor...!!! Assim você terá somente que enviar as certidões digitadas solicitadas + novo VP ...

    Melhor do que ficar esperando os documentos devolvidos chegarem na sua casa...!!!

    # 1 Solicitar as certidões ao cartório...Sem problemas...Você pode até explicar a questão e ver se eles podem adiantar a emissão dos documentos para você...

    # 2 A remessa também não tem problemas...Pois ao contrário dessa maravilha que são os Correios do Brasil...DHL está prestando serviços com a qualidade de sempre...

    # 3 O problema será emitir novo VP...!!! Sim porque aí não tem como fugir dos Correios... : (

    Mas até para isso tem um jeito...Se você conhecer alguém de sua confiança que esteja vivendo em Portugal...Essa pessoa pode fazer um VP Português para você...***EM SEU NOME...!!!

    Ah...Como você poderá ver no link já compartilhado acima...Receber seu dinheiro do VP de volta não será tão difícil assim...!!!

  • editado August 2020

    @Nilton Hessel @rafaeltrouble

    Vocês estão tentando resolver problemas diferentes.

    Rafael está querendo receber o dinheiro de volta. SIM, isso é fácil

    Nilton está querendo salvar o processo, e fazer PD sacar o vale postal.

    Nessa altura seria melhor devolver o processo todo, e re-enviar tudo novamente, inclusive um vale postal novo, e as certidões em inteiro teor (digitadas), via DHL. Ele consegue receber o vale, e fazer um novo valido por 30 dias.

    Já que tem que trocar praticamente toda a documentação que foi enviada, de extra seria o requerimento a autenticado presencialmente e um novo RG autenticado.

    Qualquer das soluções é fácil. Só tem que ver se PD sacou o VP ou devolveu o processo.

  • editado August 2020

    Boa Noite Pessoal,

    Eu havia solicitado a certidão de nascimento do meu avô para pedir a averbação do casamento, o documento chegou hoje, porém, encontrei alguns problemas no Apostilamento e fiquei com receio de que ocorra algum problema em Portugal.

    Listei alguns pontos para verificação.

    1 - No Tipo de Documento o nome "Certidão de nascimento de Inteiro Teor"aparece com o final cortado.

    2 - No nome do titular, só foi colocado o Primeiro nome do meu Avô. (Na certidão só consta o primeiro nome, acredito que o sobrenome não foi colocado na época)

    3 - O QR-Code também está cortado, ao apontar a câmera do celular, não é direcionado para o site.

    4 - O código abaixo do QR-Code parece com os dois primeiros dígitos apagados, essa numeração aparece la em cima também.


    Eu consegui validar a certidão no site do CNJ, só tive que digitar na mão o código e o CRC.

    É incrível a falta de zelo de quem fez a certidão, custo mais de R$300,00.

    Quero saber se isso pode causar algum problema, caso afirmativo, terei que ir até o cartório onde foi feita e pedir pra reimprimir.

  • editado August 2020

    @Marcelo Machado ...

    Já despachei...(Com um friozinho na barriga...Confesso)...Certidão de Casamento para transcrição em que só constava o primeiro nome dos nubentes e foi aceito...Então creio que isso não seja problema...

    Entretanto...Já exigi o refazimento de todo o trabalho por parte do cartório pois usaram uma apostila defeituosa...Como essa que você mencionou...Só que quando disse que não aceitaria...Tentaram aproveitar a certidão já feita...Então arrancaram a apostila defeituosa da certidão e colaram outra no lugar...Ficou uma porcaria...!!!

    Simplesmente disse no cartório que iria perguntar na ouvidoria se aquele serviço tinha sido feito da maneira correta...Eles emitiram nova certidão e nova apostila...

    http://www.arpensp.org.br/principal/index.cfm?tipo_layout=SISTEMA&url=ouvidoria_entrar.cfm

    https://www.anoreg.org.br/site/ouvidoria/

  • @gandalf @Nilton Hessel boa noite, desculpem a demora em responder, passei o fds trabalhando.

    Agradeço muito as mensagens super explicativas de vocês, são muito solícitos e educados.

    O erro foi meu, o certo é ilegível (que não pôde ser lido quando o documento foi digitalizado, segundo informações da própria conservatória de Ponta Delgada), eu, erroneamente, escrevi inelegível (sinceramente não me lembro se eu escrevi assim ou o corretor me pregou essa peça).

    Obrigado pelas informações, infelizmente, mesmo com o VP sendo feito dia 04/08, PD não me deu a opção de enviar o documento de inteiro teor digitado e usar o mesmo vale postal, eles já informaram q devolveram documentos e VP.

    Vou ter que fazer o que os outros amigos me informaram pra reembolsar o VP, pedir as certidões de inteiro teor digitadas, fazer um novo VP, ou seja, fazer tudo do zero hehehehe.

    Primeira vez que tenho esse problema, mas não reclamo, as conservatórias já fizeram tantos processos de atribuição e transcrição de casamento pra minha família e sempre deram certo. Infelizmente foi só um contratempo.

    Mais uma vez obrigado a todos pelas informações, esse fórum que foi o responsável por eu ter conseguido todos os processos que eu já fiz pra minha família.

  • @rafaeltrouble

    Se lhe serve de consolo, aconteceu uma devolução de PD pra mim também.

    No meu caso foi pior. Eu mandei o processo, me informaram da exigência por e-mail, eu fiz a remessa da exigência por DHL no dia seguinte. Mandei por e-mail a cópia dos documentos em PDF e da fatura da DHL de que estava a caminho com o prazo de entrega. Depois que eu já tinha enviado, estava ainda a caminho, VP no prazo, me responderam secamente o e-mail informado que estavam devolvendo (e de fato chegou o envelope com todos os documentos alguns dias depois).

    Tive que pagar 3 remessas: o pedido original, a exigência que ignoraram, e novamente todo o processo novamente, e dessa vez concluiu.

  • rafaeltroublerafaeltrouble Member
    editado August 2020

    @gandalf Mas que bom que no fim deu tudo certo.

  • Boa noite, pessoal

    Transcriçao do meu casamento em Ponta Delgada:

    Envio dos documentos, via DHL - 29/07/2020

    Recebido em PD - 04/08/2020 - a/c Inalvina Martins

    Assento lavrado: 18/08/2020

    Ainda não recebi a carta no meu endereço; fiquei sabendo ao solicitar pelo civil online a minha certidão de nascimento, onde já apareceu averbado o meu casamento.

    Solicitei pelo civil online devido a urgência em receber o documento e solicitar agora atribuição dos meus filhos em Tondela.

    Par quem precisa de agilidade do documento, realmente Ponta Delgada continua sendo uma ótima opção; e solicitar a certidão pelo civil online.

    Agradeço mais uma vez a este grupo pela orientações recebidas, em especial @gandalf , @Leticialele,

  • EveEve Member

    Boa noite!

    Estamos com uma dúvida em relação ao assento de nascimento do meu esposo para a transcrição do casamento. Na hora da impressão o assento saiu com uma linha no meio, será que podemos enviar assim mesmo? Ou pode ser considerado rasura?

  • @Eve

    E não tem como imprimir novamente sem a linha?

    Eles somente precisam do nome completo, e do número do assento, para usar como localizador. Tecnicamente não tem problema enviar com o tal risco. Mas se eles encrencarem, e devolverem o pacote todo, voce tem que recomeçar e pagar nova remessa. Eu não sei como está o tal risco, mas (sem trocadilho) eu não arriscaria. :-)

  • EveEve Member

    @gandalf boa noite!

    Pois é, o problema é na impressora, mas vc tem razão... Vou tentar imprimir em outra impressora.

    Obrigada mais uma vez!!

  • @rafaeltrouble ... @gandalf ...

    Minha opinião é que Ponta Delgada é uma das Conservatórias mais eficientes entre aquelas que aceitam processos pelos Correios...

    Tenho essa opinião desde que fiz minha aquisição com eles em 2015...De lá pra cá todas as Transcrições de meus familiares foram feitos em PD...E pretendo continuar enviando para lá pois ainda temos algumas transcrições pela frente até que todos por aqui tenham a Nacionalidade Portuguesa...

    Atualmente PD não trata processos de Nacionalidade Portuguesa...Apenas as Transcrições de Casamento...!!!

    Somos todos passíveis de erro...É claro...E estou ciente de ter tido sorte em algumas situações com processos que enviei para diferentes Conservatórias Portuguesas...Mas justamente para evitar que outros colegas tenham problemas semelhantes...Resolvi deixar mais uma vez um lembrete...

    Inclusive para que aqueles que optarem por PD para suas transcrições possam usar vossas experiências e de outros aqui como referência...:

    ATENÇÃO...!!!

    ASSIM COMO ACP PARA ATRIBUIÇÕES...PONTA DELGADA É ABSOLUTAMENTE INTRANSIGENTE COM DIVERGÊNCIAS EM DOCUMENTOS...PREENCHIMENTO DE REQUERIMENTOS E PAGAMENTOS...!!!

    E como já escrevi aqui antes...Transcrição não tramita como processo de Nacionalidade...Não tem número de processo...Fases...Ou notificações de exigência...Sendo assim...PD devolve tudo para o endereço de origem sem dó nem piedade por motivos que para quem monta o processo parecem irrelevantes...

    Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel

    Estava justamente nesse momento explicando a uma pessoa que eu tive grandes problemas com um de meus processos por PD.

    Não por culpa deles, mas por culpa de um erro do cartório, importante, que 3 pessoas leram e não viram.

    Me custou. Paguei a taxa 2X, mais de 3 remessas de DHL, mais um requerimento complicado. Fui afobado (eu confesso na época que fiquei bravo, porque tinha que transferir a culpa, claro). Paguei pelo meu erro e eu aprendi a lição: a pressa foi minha pior inimiga.

    Fiz outros 2 processos, dessa vez sem problema nenhum.

    Eu prefiro PD não porque foi sem problemas. Acho que prefiro por causa dos problemas, porque quando os tive, eles foram profissionais, e resolveram do jeito que eu pedi. Se fosse no consulado eu sinto que teria tido muito mais dificuldade (provavelmente não conseguiria). Minha interação com PD toda por e-mail e DHL foi tensa, mas não posso me queixar, dado o tamanho do problema.

    Sim são estritos com erros.

  • Bom dia a todos!

    Fiz um vale postal nos Correios para dar entrada no processo de TRanscrição de casamento em PD. Vieram duas vias, uma maior, comprovante do cliente e outra menor, mais resumida e objetiva. Qual das duas eu preciso enviar junto com a documentação? Ou envio as duas?

    Obrigado!

  • Boa tarde,

    Consegui a atribuição da minha avó em 2019 e na mesma época eu já havia solicitado os documentos pra transcrição do casamento dela. Estou na dúvida se as certidões de casamento e nascimento devem obedecer aquele prazo de validade de 1 ano ou se posso usar essa documentação emitida em 2019.

    Desde já agradeço.

  • @AntonioVJ , tire cópia do documento maior e mande a cópia. Guarde o original e mais uma cópia, porque a tinta original desaparece com o tempo!

  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado September 2020

    Pessoal, boa tarde,

    Estamos aguardando a conclusão do processo em PD. Chegou lá dia 10/08 e o vale foi sacado dia 24/08. Ontem enviei um email para saber a situação e recebi a seguinte informação:

    "Informo que o processo já foi analisado e deu entrada, no entanto, aguarda as necessárias diligências."

    O que seriam essas "diligências"? São verificações adicionais?

  • @Luis Carlos

    Não se esquente. É só um termo abstrato no lingo "legalês". Entenda como "está em andamento".

    Seu menor prazo seria 17/Setembro (5 semanas). Tenha paciência. Não fique mandando e-mails pra lá antes do tempo, porque somente atrasa o trabalho e os deixa irritados. Seu processo começa a existir quando sacam o VP e é numerado. Isso foi há 1 semana e 2 dias.

    A única coisa que você precisaria ter perguntado e perdeu, é se já tem o número do processo (e agora não vai fazer de novo).

  • Oi @gandalf ,

    Obrigado pela resposta.

    Não vou mandar email de novo não. Mandei porque vi uns processos sendo concluídos com 10/15 dias, umas páginas atrás. Aí fiquei curioso para saber com estaria o nosso. Vou aguardar mais uns 15/20 dias para tentar um novo contato. Nesta oportunidade perguntarei pelo nr do processo. Este nr seria só uma referência para falar com eles, certo?

  • editado September 2020

    @Luis Carlos ... @gandalf ... Nem consultar número de processo é possível para Transcrições...!!!

    Brincadeiras á parte...

    Como já foi escrito aqui inúmeras vezes...Tenham consciência de que aquele funcionário que se dispôs a responder o seu email interrompeu seu trabalho para tal...Ou seja...parou a análise dos documentos de outro processo...Ou até mesmo de sua própria Transcrição de Casamento para lhe responder o email...

    A continuar dessa maneira...Logo farão como o ACP...Que simplesmente não responde mais emails...

    Entendam que Transcrição de Casamento NÃO TRAMITA COMO PROCESSOS DE NACIONALIDADE...!!!

    Vejam...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/208286/#Comment_208286

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/213898/#Comment_213898

  • @Luis Carlos

    Cada pessoa conta o tempo de um jeito diferente. Uns contam quando mandam por DHL. Outros quando a DHL entrega. Outros quando o processo é numerado.

    Então, dizer que fizeram em 10-15 dias... Não!

    Leva 4 a 6 semanas depois que o processo é entregue (data do Tracking DHL). Alguns demoram mais pra começar, agora é período de férias de verão, deve demorar um pouco mais, no limite superior de 5-6 semanas. Não faça novo contato em menos de 6 semanas da entrega. Se fica pronto eles geralmente comunicam.

    Se/quando for fazer, comece se desculpando por estar molestando. Mas se puderem por gentileza informar o numero do processo e o estado, lhe seria de grande ajuda, uma vez que o serviço de correios está em greve. Algo assim.

    Como numero do processo e a conservatória (escritos a mão ou impressos) numa folha de papel, voce pode dar entrada no processo de nacionalidade. Até chegar no momento da análise, já terá completado e o processo segue. Se não tiver completado o processo para, e você informa quando a transcrição completar.

  • Boa Tarde , estou querendo fazer a transcrição de meu casamento (sou o português atribuído)p, em PD , porém ao pedir a certidão de nascimento de Inteiro Teor de minha esposa, o cartório onde ela está registrada faz também o Apostilamento de Haia, mas não reconhece a firma (autenticação) de quem assina a certidão neste cartório. Posso enviar sem este reconhecimento de firma do tabelião? Ponta Delgada aceita?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.