Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1211213215216217

Comentários

• Boa tarde,

Alguém sabe se as Conservatórias de Portugal aceitam dar início no processo de Transcrição de Casamento, com a documentação enviada pelo correio português, dentro do próprio país? Vou dar entrada em Portugal no processo de Transcrição de meu casamento, eu brasileiro e ela portuguesa, e talvez consiga um portador para levar a papelada e postar a partir de lá, do Porto. Parece que óbvio que sim, mas vai que não possa, né?

Caso positivo, qual seria o meio de pagamento mais conveniente?

• Boa noite, gostaria de tirar uma duvida.

Fiz a transcrição de casamento dos meus avós por Ponta Delgada, e recebi o assento do casamento, para iniciar o processo de cidadania preciso fazer a averbação do casamento no registro de batismo, uma vez q meu avô nasceu antes de 1911 e não tem registro de nascimeto, ou posso juntar apenas o assento de casamento?

• gabsvfgabsvf Member

Pessoal, não tem como acompanhar o processo de transcrição de casamento em PD?

O que devo fazer? Caso não dê, quanto tempo demora pra chegar o documento na residência no Brasil após a finalização do processo?

Pergunto pois só aguardo isso pra dar entrada no meu processo de nacionalidade.

obrigado

• gandalfgandalf Member
    editado August 2

@gabsvf Processos por inscrição são difíceis de seguir. Nem pela LR.

Tem levado 4-6 semanas após o recebimento pra chegar a notificação pelo correio. (na pag anterior)

Após 4 semanas, sendo a mulher portuguesa, se estiver pronto já virá com o nome de casada ao pedir o assento pelo civilonline, com a anotação do casamento, e o numero do processo que você precisa. Basta anotar numa folha de papel o nome/apelido, número do processo de transcrição e a Conservatória, e incluir junto com o processo de nacionalidade que deseja iniciar (ou usar o assento com a averbação impressa).

É um processo indireto, relativamente barato (€10 euros) e que funciona. Se não estiver pronto você perde o valor pago, porque receberá um assento igual ao que já tinha. Talvez tenha como pesquisar pelo nome de casada, antes de pagar.

Se o português for o homem não funciona, porque o nome em geral não muda.

• Boa tarde. Minha avó vai solicitar a atribuição nacionalidade. Ela tem 92 anos. É preciso fazer prova de vida? Se sim, como é feito isso? Obrigada

• Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner
    editado August 2

@Graziela Teodoro , sim, é preciso e é solicitada que seja feita no consulado se o processo for enviado para o ACP do Porto.

• gabsvfgabsvf Member

@gandalf MUITO OBRIGADO :)

• gandalfgandalf Member

@Graziela Teodoro

RG mais recente (novo se possível), e Prova de vida, certificação do form-1C e o RG no consulado. (já que vai ao consulado fazer a PV, faça os outros também).

• Pessoal, bom dia,

Alguém enviou processo para PD recentemente via DHL? Enviei ontem e no site aparece que só chega em 17/08. Ou seja, 12 dias.... Imagino que seja por conta da pandemia, mas aumentou bem o prazo de entrega.

Outra dúvida, o VP tá "chegando" a tempo em Portugal ou tem atraso também?

• gandalfgandalf Member

PD tipicamente leva 1 dia a mais do que para o continente, 4-5 dias úteis.

Ligue e pergunte, porque na tela do computador o funcionário pode ler o que está causando o atraso.

• Oi @gandalf , bom dia

Obrigado pela resposta.

Segundo a atendente, é por conta da pandemia. Que a demanda de voos diminuiu e com isso os prazos aumentaram mas que eles trabalham para que seja entregue o quanto antes. Depende da disponibilidade de voos, pois antes ia direto para a Europa. Hoje, pode ser que vá para Miami primeiro, por exemplo, para depois seguir para Europa.

Enfim, quando se trata de Portugal, esperar é a nossa especialidade não é? :)

• @Luis Carlos ... @gandalf ...

Deve ter surgido algo mais pois despachei documentos pela DHL - SP para PD em 18/06...Foram recebidos na Conservatória pela Sra. Inalvina Martins no dia 25/06...

Me recordo de ler aqui recentemente pelo menos mais um caso de entrega pela DHL em PD em sete dias corridos...!!!

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@Luis Carlos , faça o rastreamento pelo site da DHL!!

Coloque o número do "Way bill" no retângulo que existe no canto superior direito! Você vai ver exatamente onde está!!

• Oi @Nilton Hessel ,

Obrigado pelo comentário.

Pois é, a atendente consultou o sistema e disse que não havia observações sobre atrasos. Um outro processo que mandei pra lá, bem antes da pandemia, chegou em 5 dias úteis se não me engano.

Achei bem discrepante com o padrão DHL. Mas agora já foi. Vou acompanhar o rastreio e torcer para que chegue antes. Para quem esperou 9 meses por um registro, o que são 3 ou 4 dias a mais.... :)

• @Leticialele ,

Obrigado pela dica!

Sim, eu acompanho por lá. De acordo com o site, saiu das instalações de SP ontem. Sabe-se lá para onde :)))

• @Luis Carlos eu enviei pela DHL no dia 29.07, a partir do Rio de Janeiro, e foi entregue no dia 04.08 em Ponta Delgada. Mas a previsão inicial era pro dia 10.08, então acredito que o seu vai chegar antes também. O meu envio não passou por Miami, foi do Brasil para a Europa via Frankfurt.

• @apcarvalho ,

Obrigado pelo relato.

Imagino que deve chegar antes do prazo também. Eles devem estar colocando prazos maiores por prevenção. Uma "gordura" caso tenham algum contratempo nos voos.

Abraço!

• Quando transcrevi o casamento de meus avós, mandei via correio, foi rápido barato e sem problemas.

• gandalfgandalf Member

@Luis Carlos A previsão leva em conta o pior caso, com uma pequena margem de segurança. O prazo de entrega é garantido até aquela data, mas pode ser antecipado, como foi dito. Como eles fazem muitas entregas, esse prazo em geral é bastante realista (+-1 dia). Excluem-se imprevistos surgidos durante o trajeto, como algum problemas aduaneiros, terremoto, vulcão, ou coisa assim. Quase todo o resto já entra na previsão, inclusive greves em outros setores e outros países durante o trajeto.

• Prezados,

Ponta delgada aceita CNH ou passaporte com filiação para a transcrição de casamento?

A identidade da minha esposa que vai solicitar a transcrição tem mais de 10 anos de emitida.

Grato,

• gandalfgandalf Member

@Robson Correa SIM.

RG, ou CNH, ou Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, e contendo a filiação), autenticado e apostilado.

• Oi pessoal boa tarde!

Passando apenas para informar que os documentos que enviamos no dia 06/08 chegaram hoje (08/08) em Lisboa. Então, tudo leva a crer que na segunda ou terça feira (10/08 ou 11/08) os documentos deve ser entregues em PD.

@apcarvalho , a nossa rota foi por Frankfurt também: Frankfurt -> Leipzig -> Madrid -> Lisboa

Enfim, a DHL continua TOP mesmo em tempos de pandemia.

Abraços e um feliz dia dos Pais para todos !!

• Bom dia, favor uma dúvida

Minha sobrinha tirou cidadania portuguesa por Atribuição.

Ela casou no Brasil com um Equatoriano. Qual o procedimento para fazer a Transcrição de Casamento?

Essa certidao de nascimento do Equador dele deve ser feito o que? Tradução juramentada e apostilar no Brasil?

• @RIBEIRORENATOS

"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/casamento-celebrado-no/"

"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/traducao-de-documentos/"

As certidões e os documentos redigidos em língua estrangeira devem ser acompanhados de tradução feita ou certificada nos termos da lei; salvo se estiverem redigidas em língua inglesa, francesa ou espanhola e o funcionário competente dominar essa língua.

Entre em contato por e-mail com a conservatória escolhida e pergunte. (veja mensagem privada)

Se decidir traduzir em um dos locais indicados (o tradutor pode ser em PT, BR, ou consulado no Equador), tanto a certidão inteiro teor, quanto a tradução têm que ser certificadas, e pode enviar pra conservatória que quiser. Para transcrição, apostilar é opcional, mas nesse caso eu faria, porque é barato e a medida que vai ficando mais complicado, maior a chance de exigência.

• @RIBEIRORENATOS

Essa foi a resposta da Conservadora de Ponta Delgada:

Exmo. Senhor, Relativamente à sua questão, informo que todos os documentos juntos a processo de transcrição de casamento, nomeadamente, a certidão de nascimento do cônjuge não português, necessitam de tradução, desde que não estejam escritos em português.

• @gandalf Muito obrigado pela ajuda a atenção do e-mail. Anotei todos os dados.

• Olá pessoal. Uma dúvida: para acompanhamento do processo de transcrição de casamento, existe a mesma sequência que existe nos processos de atribuição ou aquisição de nacionalidade, ou seja, aparecem aquelas bolinhas para acompanhar as etapas já concluídas?. Exite senha para ser solicitada na Linha de Registros? ou somente aguardamos a conclusão pela carta a ser enviada pela Conservatória que faz o processo? Desde já agradeço.

• @fzanardi ...Não tem como acompanhar...Recebidos os documentos para a Transcrição na Conservatória escolhida é só aguardar o Assento de Casamento chegar no endereço indicado...

• Obrigado, @Nilton Hessel

• Boa tarde pessoal,

Gostaria de uma informação. Eu consigo enviar a transcrição do meu casamento + atribuição do meu filho menor para Ponta Delgada no mesmo envio pela DHL? Ou tenho que pagar dois envios?

Procurei em alguns tópicos porém não achei a resposta.

Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.