Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1396397399401402454

Comentários

  • Prezados,

    Vou mandar a atribuicao do meu padrinho para Tondela e gostaria de uma informacao.

    Ja foi feito a transcricao de casanento dos pais deles, pq eram dois portugueses. No assento de casamento portugues o nome da mae dele aparece como maria do céo. E na certidao de nascimento do meu padrinho aparece como maria do céu. Sera que tem problema a troca do o pelo u ja que nao muda o som do nome?

    Um outro ponto e que eu descobri que no ato do registro de nascimento do meu padrinho o nome da mae dele foi colocado errado como maria ferreira e anos apos foi corrigido com um documento chamado Publica Forma para maria do Céu.

    Agradeco muito se alguem conseguir me ajudar.

  • Boa noite,

    Como posso saber se o vale postal foi sacado? tem algum site?

    pelo site dos correios não consegui achar. se alguém souber fico no aguardo da ajuda.

    obs.: não achei essa informação no fórum.

    Obrigado.

  • @SamuelViana

    Boa tarde.

    Mande um e-mail para os correios de Portugal (informacao@ctt.pt). Indique as seguintes informações:

    vale postal nº 

    Emitente:

    Finalidade:

    Beneficiário:

    Endereço do beneficiário:

    Valor do vale postal:

    Data de emissão:

    Loja emissora:


    Cordialmente,

  • Boa tarde a todas e todos.

    Atribuição de menor, o RG dos pais tem que ser apostilados?

  • Separando a documentação para envio a Tondela observei que o RG de meu filho têm mais de 10 anos. No forun informaram que o prazo seria de até 10 anos Com a Pandemia completamente inviável retirar novo documento..Pergunto: realmente é exigido documento com emissão até 10 anos? Ou posso enviar a CNH? Desde já agradeco

  • Gente entrei em contato com o Cartório onde minhas filhas foram registradas para saber se era declarante etc. Farei um Resumo.

    • Quero fazer a nacionalidade das minhas gêmeas por Tondela (Elas farão 6 anos).
    • Eu sou o Português, já com processo concluído.
    • Não sou e nunca fui casado com a mãe.
    • Na certidão de inteiro teor das meninas, segundo o cartório, não fui o declarante e consta que reconheci a paternidade posteriormente.

    O que preciso fazer?

    Quais documentos preciso anexar ao processo?

    Desde Já muito obrigado.

  • @MarceloCoelho31

    Eu lhe mandei algumas diretrizes por Mensagem Privada (MP), aquele envelope no canto direito da tela.

    Outros certamente irão contribuir aqui.

  • alguem tem como me orientar com a questao que coloquei acima?


    Obrigado

  • @Ribeiro , essa questão de "Maria do Céo" e "Maria do Céu" não tem nenhum problema!

    Essa correção no assento da requerente aparece na cópia reprográfica? Se aparecer, não tem problema. Deve ter sido uma correção administrativa.

  • @Ribeiro

    Se forem somente essas coisas não terá problema. Mantida a fonética (o som) eles aceitarão.

    O assento será lavrado de acordo com as informações nos registos portugueses.

  • Obrigado mais uma vez @gandalf , Já fiz a checklist, agora é correr atras do processo de reconhecimento!!!

    Vou correr atras disso amanhã mesmo.

  • Muito obrigado, vou verificar se no livro tem a correcao do nome da mae dele se tiver eu solicito a copia repografica.

    Vlw

  • EveEve Member

    Bom dia pessoal!

    O processo do meu esposo foi finalizado e o registro criado, iremos agora transcrever nosso casamento e solicitar a atribuição de nacionalidade dos nossos dois filhos menores. Temos algumas dúvidas:

    1. Podemos enviar os 3 processos (transcrição de casamento + 2 atribuições) ao mesmo tempo, em envelopes separados, para Tondela?

    2. Já podemos agendar para solicitar o cartão cidadão e passaporte, sem antes ter o casamento transcrito? Esses documentos serão para o meu esposo e o nome dele não foi alterado com o casamento.

    3. A Conservatória exige cópia RG apenas para os filhos maiores de 14 anos, correto?

    Atenciosamente,

  • editado August 2020

    @Eve

    1. SIM. Pode, mas a transcrição pode demorar 6-8 meses. Fazer por PD leva 4 semanas, mas teria que pagar a remessa DHL separado.
    2. No consulado, em geral NAO. vão exigir a transcrição ou fazer na hora. Agendar até poderia. Fazer não.
    3. SIM. GR somente maiores de 14 anos na data da numeração.
  • EveEve Member

    Vcs indicam então primeiro fazer a transcrição por Ponta Delgada? Em seguida, encaminhar os processos de atribuição dos menores para Tondela?

    E o cartão cidadão só após conclusão da transcrição de casamento, correto?

    Muito obrigada pela disponibilidade @gandalf

  • Obrigado @rmaia farei isso.


    Quero saber se foi sacado e está tudo certo!


    abs

  • @JANINE eu mandei minha CNH para a transcrição de casamento e para Assento dos meus filhos. vi aqui mesmo no forum que pode. Só por garantia eu apostilei a minha CNH, vi que somente autentica poderia, porém não queria correr o risco. rsrs

  • @Eve Eu acabei me antecipando e tirei o meu cartão cidadão e passaporte antes de transcrever meu casamento e fazer o assento de nascimento dos meus filhos, porém o ideal é: primeiro transcrever o casamento para depois tirar os documentos, assim não vai precisar trocar depois,]

    No meu caso foi diferente, pois eu ia primeiro para Portugal e depois minha família, mais devido a pandemia eu tive que adiar, com isso resolvi da entrada logo na documentação dos filhos e transcrever o meu casamento.

    Mandei tudo em envelopes separados para a conservatória de Tondela.

    hoje faz 1 mês que o processo foi recebido (ou dia 16/08 fará um mês, não lembro ao certo). até o momento não recebi qualquer informação do andamento, estou aguardando o recebimento da numeração e senha para acompanhar.

    Mandei um e-mail para a CTT para saber se o vale postal foi sacado. aguardando também o retorno.


    agradeço a todos do fórum por todos esclarecimentos.


    obrigado

  • EveEve Member

    Obrigada @SamuelViana !

    Para solicitar a atribuição do meu esposo, solicitamos tb através da assessoria a transcrição de casamento dos meus sogros, porém o processo de nacionalidade foi finalizado primeiro e no registro do meu esposo ainda está o nome de solteira da minha sogra, será que teremos problema em transcrever nosso casamento?

  • @Eve

    Sua transcrição é independente dos progenitores de seu esposo.

    Se ele está concluído e tem o assento, já pode fazer sua transcrição. Eu sugeri PD, normalmente mais rápida, mas fica seu critério.

    Assim que tiver o seu número de processo de transcrição, pode escrever numa folha de papel o Nome do português, o Numero de processo, e a Conservatória, e mandar com o processo de seus filhos. Não precisa nem esperar concluir.

    Apenas não misture casos de assessoria com os do fórum, pra evitar diferenças de opinião, que podem causar mais problemas do que benefício. Ou um, ou outro.

  • EveEve Member

    Muito obrigada @gandalf !

    O fórum tem me ajudado muito em meio a tantos detalhes em todos os processos, desculpa se falei algo inapropriado, não foi minha intenção, irei seguir seu alerta, obrigada mais uma vez!

  • @Eve não tem problema, pelo menos pra mim.

    Apenas alertei que diferenças de metodologia pelos critérios de escolha dessa ou daquela conservatória podem surgir.

    Adotar opiniões divergentes podem causar dúvidas e insegurança. É melhor pra você escolher um, e seguir nele. Só mencionei porque você disse "a atribuição do meu esposo, solicitamos tb através da assessoria a transcrição de casamento". Me soou como vocês já tendo uma longa história com eles, e estaria agora tomando outra opinião (que provavelmente será diferente).

  • Olá! Tudo bem? Pelo que li, a atribuição em Tondela tem levado cerca de 8 meses. É isso mesmo? Indicam alguma outra Consevatória para atribuição de filho?

  • Pessoal, boa tarde!

    Estava eu olhando no google maps o endereço de Tondela (curiosidade mesmo), e parece que o nome da rua não é o mesmo que está aqui no fórum. Alguém sabe se mudou? é que estou pra mandar o processo dos meus filhos.

  • @Valquiria tem levado 8 meses para adultos, menores de idade tem levado em torno de 2 meses.

  • Olá, boa tarde! Quando o processo cai em exigência, quanto tempo tenho para enviar os documentos pendentes?

    Quando consulto o processo ele está na etapa "verificação documentos", porém já recebi o e-mail solicitando documento complementar.

  • @jessicaveronese ... No site do MJ...Consta que lhe enviaram uma notificação de exigência...?

    Quando é esse o caso...O prazo informado na notificação por carta é padrão...20 Dias acrescidos de mais 30...

  • Meu processo parou na ultima bolinha "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Porém já fazem 2 semanas. O do meu primo já terminou tem duas semanas e nossos processos foram encaminhados na mesma data.

    Está desde o dia 04/08 como aprovado na última bolinha, porém aguarda criação do registro, o de alguem também está assim?

    Achei estranho o meu estar demorando porque o processo do meu primo foi enviado junto com o meu, e os nosso processos tiveram em todas as datas os mesmos andamentos, porém só na criação do registro o dele já foi criado desde o dia 31/07 e o meu nada.

  • Boa tarde,

    Para atualizar o andamento dos meus processos (2 assentos - filhos menores + 1 transcrição de casamento)

    Mandei um e-mail para a conservatória de tondela hoje pela manhã, como não estava conseguindo falar na linha de registro. E para minha surpresa responderam logo. segue abaixo a resposta:

    =========================================================================

    Exmo. Senhor

    Os processos chegaram em 16.07.2020 e ainda não foi numerado.

    A numeração dos processos de nacionalidade bem como o código de consulta online do respetivo estado do serão comunicados para o mail associado ao mesmo.

    SE necessitarmos de algum esclarecimento ou documento adicional, comunicaremos.

    Quando o processo for terminado remeteremos via correio normal certidão do respetivo assento.

    ==============================================================================

    Exmo Senhor

    O VP foi utilizado no dia 20.07.2020

     Com os melhores cumprimentos

    ============================================================================== 

    Agora é aguardar e torcer para que logo seja concluído.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.