Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1395396398400401454

Comentários

  • @rickson32 , os documentos listados estão certos, mas há algumas peculiaridades.

    1 - certidão de nascimento de sua mãe POR CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada

    2 - Cópia autenticada do RG, emitido há menos de 10 anos, apostilado

    3 - O Formulário 1C tem que ter a assinatura de sua mãe reconhecida POR AUTENTICIDADE (assina na frente do funcionário do Cartório)

    4 - se sua mãe mudou de nome após o casamento e se seu RG está com o nome de casada, tem que mandar uma certidão de casamento Inteiro Teor para justificar a mudança de nome

    5 - Se sua mãe tiver mais de 70 anos tem que fazer prova de vida no Consulado que atende à sua região

    6 - Dê preferência ao pagamento da taxa com cartão de crédito

    7 - Faça o envio por DHL. Os Correios são lentos e imprevisíveis quanto aos prazos, e os funcionários estão falando em entrar em greve!!

  • Pessoal, boa noite!


    Estou preenchendo o formulário da DHL com esses dados:


     CRC de Tondela

    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57

    3460-584 – Tondela

    VOIP: 72 41 41 | Telefone: 232 819 310 | Fax: 232 819 319

    E-mail: civil.tondela@irn.mj.pt


    Vocês sabem o número EORI? Isso é necessário?


    Obrigado!

  • @JuarezBarros , Não é necessário!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Minha mãe tem 47 anos.

    Quanto as certidões, são por cópia reprográfica e estão apostiladas (de solteira e de casada, pois ela teve seu nome alterado sim).

    Gostaria de saber se preciso ir ao Consulado para fazer algo ou se ela preenchendo o 1C já é o suficiente para enviar para Portugal.

    E Tondela está mais eficiente, mais rápido?

    Obrigado pela ajuda!

  • @rickson32 , não precisa ir ao Consulado.

    A prova de vida só é necessária para quem tem mais de 70 anos.

    Ela pode assinar o Formulário 1C na frente do funcionário do cartório, para que reconheça por autenticidade.

    Pelos últimos relatos, Tondela está mais rápida, sim!

  • Alguém poderia me confirmar se Tondela envia por e-mail a numeração do processo? Enviei um processo de atribuição há mais de um mês e ainda não recebi nada, qual o melhor canal para contactá-los, há algum email? Obrigado!

  • Estou na mesma situação que vc, @Guilherme Ferreira. Mandei email, mas ainda não me responderam e, nem sei se vão...

    Se quiser tentar por email:

    civil.tondela@irn.mj.pt

  • @Guilherme Ferreira o dos meus filhos eles enviaram por email acho que umas 3 semanas depois, mas é processo para menor de idade. O pessoal aqui do fórum fala que eles dão prioridade. Talvez se o seu for de maior de idade deve demorar mais um pouquinho. Mas acho que eles enviam por email sim o processo assim que é numerado.

    Se não quiser esperar mais ai eu acho que tem que ligar para o tel da Linha de Registros direto com Lisboa e eles passam o numero do processo.

    Email não sei se respondem para essa questão.

  • editado August 2020

    @Guilherme Ferreira @Claudia Faria

    O normal é o requerente ligar para a Linha de Registos e informar o nome completo. Eles lhe informam o número do processo, quando foi numerado, e a senha para acompanhamento. "https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade"

    +351 211 950500 (normalmente via Skype pre-pago), ou via Embratel 0021-351-211-950500. Disque 1 e 1 (info processos de nacionalidade)

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5:00h as 13:00h, horário de Brasília. Geralmente demora 1h30m aguardando na linha. Se ligar exatamente quando abre, pode conseguir em 15 minutos. Só falam com o requerente.

  • @Eve

    Se você informar os primeiros dígitos de seu numero de processo, em geral dá pra ter uma boa ideia de quando deve ter sido numerado.

    Processos de março/2020 vão de 197XX/2020 a 290XX/2020.

    Se foi enviado por DHL ou correio, você tem como saber a data que foi recebido pelo "tracking number" ou pelo "AR do correio". Entre 4-7 dias depois ele é numerado. Se foi entregue pessoalmente, a numeração se dá no balcão, na hora que entrega.

    Mas o processo já terminou, e provavelmente isso não importa mais. Parabéns os novos "tugas", e obrigado por compartilhar a experiência.

  • @Guilherme Ferreira

    Veja meu caso: enviei por DHL 3 processos de nacionalidade, dois de filhos maiores e um de filha menor. A remessa foi recebida em 12/6/2020. Minha filha menor já recebeu, pelo correio, a certidão de nascimento no Brasil! Meus filhos maiores nem têm as chaves de acesso do processo deles...


    @gandalf

    Obrigada pela informação!

    Quando vc informa que só falam com o requerente, eu como mãe portuguesa, de filhos maiores, não serei atendida?

  • @Claudia Faria

    Em princípio eles só informam ao requerente ou aos seus procuradores. Com parentes próximos costumam ser condescendentes.

    Eu várias vezes consegui consultar o estado de minha filha e de minha mãe, mas nem sempre. Pedindo com jeito, às vezes eles concedem se for uma coisa simples, como saber o status ou a data de numeração. Mas não informarão o numero de assento por exemplo. Nem darão informação sobre 10 processos. O seu e mais um. Ou dois filhos, se perguntar um, e depois o outro. Se negarem, não se aborreça. :-)

    Eles têm poucos minutos pra atender cada processo, e isso conta na produtividade de atendimento da pessoa.

    Tenha todos os dados anotados antes de ligar, porque ao lidar com o sotaque o cérebro fica sobrecarregado e as vezes a gente esquece até do próprio nome e data de nascimento, e do que queria perguntar. :-)

  • @gandalf

    Desculpa o aluguel, mas quais seriam os documentos para ter em mãos?

    Verdade total sobre o sotaque! Tem vezes que nem parece o mesmo idioma...

  • editado August 2020

    @Claudia Faria

    Os dados que foram escritos no form-1C.

    Geralmente eles confirmam: Nome completo, Data de nascimento, RG, Endereço completo, Data de envio. Raramente pedem outros dados. Se você já tem o número do processo, simplifica muito o andamento da conversa.

    Ah, e lembre-se de que para o português quem tem sotaque é você, e eles também têm dificuldade em lhe entender. Por isso, anote tudo o que lhe disserem, e leia de volta pra confirmar.

  • editado August 2020

    Pessoal, vou acrescentar na planilha, mas estou escrevendo aqui apenas para fins de registro e parâmetro das datas do processo do meu pai:

    03/05/2020 - ENVIO ENVELOPE VIA DHL

    08/05/2020 - RECEBIMENTO DO ENVELOPE EM TONDELA

    04/06/2020 - RECEBIMENTO DA CHAVE DE ACESSO POR EMAIL

    24/07/2020 - PASSOU DA FASE 1 PARA A FASE 6 - AGUARDANDO DESPACHO

    29/07/2020 - PASSOU PARA A FASE 7 - REQUERIMENTO APROVADO AGUARDANDO REGISTRO

    Estou aguardando finalizar do meu pai para entrar com o meu processo. Estou pensando se escolho Tondela de novo ou outra conservatória (ainda não sei qual é mais rápida). O que vocês acham?

    E a título de informação, para entrar com o processo do meu pai (esse acima), eu não transcrevi o casamento dos meus avós (Pais dele) e deu certo!

    Estou bem ansiosa pra que saía o registro do cidadão português logo. Espero que não demore muito!

    Obrigada por todas as dicas! Abraços

  • Tondela está levando de 1 a 2 meses só para numerar quando enviam e-mail com o código.

  • @Guilherme Ferreira @gandalf

    Acabei de receber as chaves de acesso dos processos dos meus filhos maiores. Mandei email no domingo solicitando e funcionou.

    ;)

  • @gandalf Tenho uma dúvida. Moro em Portugal. No momento não há agendamento para entrega de processos de nacionalidade. Posso enviar pelo correio. OK. Mas como vai ser o reconhecimento da assinatura no formulário? Obrigada

  • As datas corretas são as do ultimo post mesmo @gandalf

    Eu enviei os docs no comecinho de março, recebi o email com a numeração um mês e meio depois disso, bem demorado.

    Após receber a numeração, 3 meses depois o processo foi concluído e 4 dias depois o assento foi criado.

    Recebi HOJE o assento de nascimento pelo correio, ja conferi os dados pra ver se precisava pedir alguma retificação mas ta tudo ok, amanhã ja vou mandar o pedido de transcrição do casamento pra PD!

  • Boa Noite, o consulado me passou meu numero de assento bem como me garantiu que meu divorcio ja esta averbado. Nao tenho a certidao de nascimento fisica , posso estar preenchendo o quadro 2 e enviar o email do consulado com essa numeracao? juntamente , é claro, com todos os outros documentos?

  • Boa noite!

    Alguém poderia me dizer como faço prova de vida? que documento é esse exatamente?

  • @carolinaramosa Verifique no site do consulado português de sua área, no Tab de "Serviços Consulares". Eles sabem como fazer.

    Tem que ir pessoalmente ao consulado, com comprovante de residência e um RG, CNH, ou Passaporte recente, e eles fazem um documento dizendo que a pessoa esteve presente no consulado, em vida. Têm um documento padrão.

    Aproveite essa oportunidade para autenticar o form-1C que é grátis, e fazer uma cópia autenticada do RG (é pago, mas dispensa apostila).

  • editado August 2020

    @DeniseRolo Os balcões estão abertos. Busque um e faça a autenticação do documento lá com agendamento. Muitas vezes o balcão manda pra Lisboa, por isso pergunte, ou simplesmente tome o documento autenticado e mande pelo correio para a conservatória de sua escolha. Eu faria esse ultimo: por correio para Tondela.

  • @gandalf obrigada!

    Moro no rio de janeiro e o consulado não está fazendo esse tipo de autentificarão por conta da pandemia.

  • editado August 2020

    @carolinaramosa De onde você tirou essa informação? Pelo que sei, o consulado do Rio está fazendo Prova de Vida.

    Me lembro que alguém postou recentemente, dizendo que estão abertos, com toda segurança para idosos, mas não achei.

  • editado August 2020

    @carolinaramosa "https://www.riodejaneiro.consuladoportugal.mne.pt/pt/"

    Normalização dos Serviços

    Os demais serviços também já foram retomados, ainda que com algumas alterações nos procedimentos.

    PV não requer agendamento, mas verifique os documentos necessários. Uso de máscara é obrigatório.

  • Pessoal vocês acham que Tondela está sendo o mais rápido hoje de fato do que outros lugares para filho de português? Outra dúvida, uma amiga de confiança minha que vive em Portugal e está voltando pra terrinha e se disponibilizou a enviar de lá para o CRC que eu solicitar, alguém já fez isso sabe me dizer se muda em algo o processo?

  • @GiselePio

    mande diretamente por DHL e não dependa de intermediários. Mantenha com você o controle do processo.

    Há varias complicações se pedir a outra pessoa, e nenhum benefício. Ela não pode por no correio lá uma carta com remetente no BR. Se a carta retornar, ira pra casa dela em PT, e não pra sua no BR. Pode levantar suspeitas indesejadas e explicações desnecessárias.

  • Entendi, achei que seria ok já que se fosse fazer com advogada ela mora lá e faria todo processo do endereço dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.