Eu gostaria de acompanhar seus processos de "adulto + transcrição" por Tondela.
Em princípio Tondela somente aceita de "menores + transcrição". Talvez esse detalhe lhe tenha escapado. Torço para que aceitem o seu. (me desculpe ser portador de más notícias, mas o que está feito está feito)
Por favor não deixe de informar no fórum o que quer que aconteça com seu processo.
Pretendo enviar o pedido de atribuição da minha mãe para Tondela,
filha de Portuguesa com Brasileiro (casamento já transcrito presencialmente em
Portugal em PD, já tenho o documento).
Checando no site da IRN-MJ, vi que os documentos seriam os
abaixo indicados:
1 – Documento de identificação
2 – Certidão de nascimento do requerente
3 – cópia da certidão de nascimento da mãe portuguesa
4 – Declaração assinada
Quanto ao “1” - Doc. de ID: pode ser o RG com menos de 10 anos de expedido, procede? A cópia precisa de autenticação no cartório e apostilamento?
Quanto ao “2” – Certidão de nascimento do requerente (no caso minha mãe) – Certidão em inteiro teor por cópia reprográfica, com apostilamento e reconhecimento da firma do tabelião?
Essa certidão sai somente como uma fotográfia do livro é? Ou além disso, sai digitada também? Pergunto porque já vi umas certidões que ficam difíceis de ler.
Li em algum tópico que alguém sugeriu fazer constar na certidão de nascimento do requerente o casamento. Teria utilidade, então, no caso averbar na certidão de nascimento de minha mãe o casamento com meu pai (já falecido).?
Quanto ao “3” – cópia simples da certidão de nascimento da portuguesa (minha avó);
Quanto ao “4” – Declaração assinada – será a assinatura do formulário que me será enviado após pagar com o cartão de crédito, né isso? Essa assinatura tem que ser reconhecida na presença do tabelião. Precisa Reconhecer a assinatura do tabelião?
Minha mãe tem 68 anos. É recomendável a prova de vida no consulado? Aproveitaria também para autenticar a cópia do RG?
Moro em Recife e aqui tem um vice consulado. Não sei se é fácil fazer isso. Já li pessoas dizendo que não é fácil o atendimento lá?
De antemão, já agradeço muitíssimo a quem puder orientar.
Sendo a portuguesa a mulher, a transcrição de casamento é obrigatória. Tem que incluir uma copia simples. Se o casamento já estiver averbado no assento de sua avó é suficiente.
Tendo mais de 70 anos precisa ter prova de vida no consulado. A nacionalidade só é concedida "em vida". Ter 68 cai numa área de cinza. Há casos de pessoas até com mais de 70 que não pediram. Se quiser arriscar e mandar sem ela, você decide.
Poderia arriscar e fazer somente se tiver exigência, mas se tiver, vai atrasar, e terá que pagar uma remessa extra (via DHL +-R$220), e o acompanhamento a partir dai fica meio tenso.
Não é só a PV que conta, como pode ler no post acima. O tempo do RG, e outros detalhes.
Pessoal, estou com uma dúvida (na verdade preocupação mesmo). Meu processo está na conservatória de Tondela e deu entrada em 30/01/2020. Aparentemente não caiu em exigência, foi feito por uma empresa (que fez o processo do pai e ficou ok) e ainda não obtive resposta. Continua na bolinha 4. Contudo, eu tenho visto aqui, processos que deram entrada em março e maio, já foram concluídos. Acham que pode haver alguma coisa com o meu processo? Vale a pena mandar um e-mail?
@gandalf Obrigado pela informação. Não entendi o teor do link com o fato mencionado por você.
Vou juntar uma cópia simples da transcrição.
Quanto à prova de vida, não seria, em tese obrigatória, mas seria prudente a fim de evitar obstáculos. Vou orientar minha mãe a conseguir isso no Consulado do Recife. Mas receio que seja difícil de conseguir, dado os relatos que já ouvi sobre o atendimento lá.
Quanto aos demais questionamentos, se você ou outra pessoa puder dar uma luz, fico grato.
Sim, é indicado fazer a prova de vida, mas pode tentar sem ela. Sua mãe está na área limite, em que podem pedir ou não. É subjetivo, a critério do Conservador.
Sua lista de documentos está ok, exceto pela transcrição de casamento (ou averbação no assento), que é obrigatória quando a mãe é a portuguesa.
Quanto à transcrição do casamento da minha avó portuguesa com meu avô brasileiro, ela já foi realizada em Ponta Delgada. Já tenho o documento comigo. Grato.
Acabo de ter meu assento registrado por Alenquer. E agora estou partindo para as próximas etapas, transcrição de casamento e atribuição de filha menor.
O meu processo enviei para ACP por DHL e pretendo fazer o mesmo agora, enviar para Tondela os dois processos por DHL. Mas estou com duas dúvidas:
O requerimento para transcrição do casamento onde encontro ?
Tanto para a transcrição do casamento como para a atribuição de minha filha menor, ao invés de enviar meu RG autenticado posso enviar CNH autenticada ? Meu RG daqui a 3 meses terá mais de 10 anos. Corro o risco de mandar o RG ou mando CNH ?
Poderia, por favor, me ajudar com essas dúvidas no preenchimento do requerimento:
1. Meu estado civil vou colocar casada ou solteira? Por que pelo que vi no fórum o nome da nubente tem que ser o de solteira, né?
2. Declarante seria apenas um de nós? De preferência eu que tenho a dupla nacionalidade ? É para assinar na frente de "A nubente"? Ou só colocar meu nome de solteira?
3. Nacionalidade da Nubente à data do casamento ? Devo colocar brasileira ou portuguesa?
Fazem 22 anos que casei e a nacionalidade portuguesa só adquiri agora.
Gandalf, mudei para esta sala por se tratar de menor, meu neto, vc orientou para transcrever o casamento da minha filha que ja é separada de fato, ela é a portuguesa, o problema que me surgiu é simplesmente eles não casaram no papel, e nem quiseram casar em tempo nenhum. Neste caso como seria a transcrição. O pai do meu neto é brasileiro, apesar de ser filho de tuga também. Andei lendo e vi sobre uma declaração dos dois em cartório que não casaram com firma de autenticidade, ainda é assim? ( este caso é para atribuição do meu netinho de 5 anos )
Faça um esforço e tente se imaginar no dia do seu casamento...As respostas às suas questões ficarão claras se você usar as informações daquela época...
Mais...De maneira geral Todas as informações necessárias para o preenchimento do requerimento da Transcrição de Casamento estão na Certidão de Casamento Inteiro Teor...
Vou responder aqui as questões uma a uma com o intuito de auxiliar além de você...Outros foristas que tenham dúvidas semelhantes às suas...
Boa Sorte...!!!
1 - No dia do seu casamento a ser transcrito...Qual era seu estado civil...Solteira...Viúva...Divorciada...?
2 - Isso...Declarante de preferência o nubente Português...É você...A Portuguesa...Você está fazendo essa declaração HOJE...Portanto usa no campo DECLARANTE o Nome ATUAL por extenso...
A assinatura do requerente...Que deve ser reconhecida por AUTENTICIDADE somente será feita na parte inferior do requerimento...Facilmente identificada ao ler a declaração com atenção...
3 - Tendo sido atribuída a você a Nacionalidade Portuguesa Originária...Os efeitos desse ato são considerados pela lei Portuguesa RETROATIVO AO NASCIMENTO...Sendo assim...Para a República Portuguesa você É CIDADÃ PORTUGUESA DESDE O SEU NASCIMENTO...
Como a transcrição será feita em Portugal...Sua Nacionalidade á época do Casamento era...PORTUGUESA...!!!
Acho que Tondela deve estar um pouco sobrecarregada e como já falaram aqui o fato de ser férias lá deve estar deixando ainda mais lento o processo .... vamos exercitando a paciência enquanto isso kkkkk
@Kemyla o doc dos meus filhos chegaram lá dia 06/07 e recebi o e-mail com a numeração umas 3 semanas depois. Mandei por DHL e quem recebeu foi a Clara Nogueira.
Mas está parado no status de Recebido desde então. Mas li aqui que o @SamuelViana recebeu um e-mail falando que eles estão trabalhando nas nacionalidades de maio ainda.... então o jeito é esperar. Pq ainda tem os de junho antes.
Eu fiz o meu processo de atribuição com as informações daqui do fórum. Fiz a transcrição do meu casamento e agora estou finalizando a coleta de documentos para a atribuição dos meus três filhos, todos menores de 14 anos. Estou com algumas dúvidas, será que alguém poderia me ajudar?
A lista de documentos que tenho:
1-) Certidão de Nascimentos dos meus filhos de inteiro teor e cópia reprográfica (com firma reconhecida por autenticidade e apostilada);
2-) Cópia autenticada do meu RG e da minha esposa, com menos de 10 anos; (precisa apostilar?)
3-) Certidão de Nascimento do Pai Português (cópia simples);
4-) Certidão de Casamento Transcrita do Português com a mãe brasileira (cópia simples);
5-) Cópia autenticada do Cartão de Cidadão do Pai Português;
6-) Formulário 1C assinado pelo pai e pela mãe (com firma reconhecida por autenticidade).
Dúvidas:
a-) Gostaria de saber se o Formulário 1C precisa ser impresso colorido?
b-) Precisa ser impresso frente e verso?
c-) Falta algum documento, autenticação ou apostilamento?
@Leomatrone Poderá enviar um e-mail ou ligar para a linha de registro.
Os e-mails que tenho enviado, foram respondidos rapidamente, praticamente no mesmo dia. mando sempre por volta de 13h horário do Brasil!
@Kemyla O meu foi entregue em 16/07/2020 em TONDELA e até o momento estou aguardando a numeração!
@Paulampp O meus documentos (transcrição de casamento + 2 assento de nascimento dos filhos) foram recebidos em 16/07/2020 também pela Clara Nogueira e até o momento não foram numerados. Recebi sim o e-mail, após eu solicitar informações por e-mail também e me foi dito que: "Estamos neste momento a concluir casamentos entrados em novembro de 2019 e nacionalidades de Maio de 2020."
1 - Eu tirei por cópia reprográfica e apostilei e reconheci firma do tabelião (acho que é esse o nome)
2 - Eu mandei minha CNH apostilada (tem alguns relatos no fórum que basta autenticar, mas não quis correr o risco e apostilei a minha somente, que sou o Pai português, da minha esposa mandei somente por autenticidade.
3 - mandei minha cópia simples que recebi da conservatório, mas tem a opção de informar os dados no formulário 1C. mesmo assim, tirei cópia simples e mandei.
4 - Eu estou nessa fase ainda, fazendo a transcrição de casamento + o assento dos meus 2 filhos. Mas acredito que possa mandar uma cópia simples, pois eles podem verificar no sistema.
5 - Não mandei. li no fórum que não precisa. (mas se quiser e só cópia simples, pois eles tem todos os seus dados no sistema)
6 - Sim, e só deve ser datado e assinado no cartório.
a - Sim.
b - Sim, na mesma folha.
c - é sempre uma dúvida né, mas acredito que não.
@gandalf lf poderá dar uma revisada na suas dúvida e complementar.
Espero ter ajudado. o fórum (os amigos) tiraram todas as minhas dúvidas e consegui mandar (mandei via DHL para TONDELA).
A sua lista tem algum exagero, que vou comentar. Mandar mais do que precisa aumenta o risco de ter alguma divergência, e causar mais problemas do que benefício. Deveria mandar exatamente o que é necessário. Não pode faltar. Mas sobrar, também não é bom.
A lista abaixo basicamente confirma todo o que foi dito anteriormente pelo SamuelVieira, e acrescenta alguns detalhes.
1) Certidão de Nascimentos dos filhos por cópia reprográfica (certificada e apostilada);
[de inteiro teor seria um bônus, se a reprográfica está ilegível, e nesse caso autentique, mas não precisa apostilar. Alguns cartórios fazem junto a reprográfica de um lado da folha e inteiro teor (ou digitada), do outro]
2) o RG, CNH, ou passaporte (valido, menos de 10 anos, com filiação) de ambos os pais precisa ser autenticado e apostilado se feito no cartório. Ambos os pais assinam o form-1C e o RG servirá para conferir as assinaturas.
Caso seja autenticado no consulado, dispensa o apostilamento. Dependendo do estado onde foi emitido o RG, a autenticação seja feita no consulado pode ser uma exigência, notadamente MT, MS, GO, devido a um grande número de fraudes.
Embora CNH seja aceita em certas conservatórias, o RG deveria ser mantido e renovado a cada 5 anos. O RG é um documento oficial e somente pode ser feito em solo brasileiro. O Passaporte também é oficial, mas é mais difícil para autenticar, e nem sempre consta a filiação. A CNH é uma alternativa, quando faltam os outros dois, aceitam CNH como uma concessão. Ter exigência ou não depende do Conservador, de quanto ele confia na autenticidade do documento. Quanto mais antigo o documento, mais sujeito a fraude. Se houver dúvida, ele pedirá pra refazer a autenticação no consulado, onde o oficial terá o documento em mãos e o examinará. Quanto menos você der chances pra que isso aconteça, melhor.
3) cópia simples do assento - OK
4) cópia simples do assento de transcrição - OK
[opções: a) ela tem que ter sido feita, mas se a transcrição já estiver averbada (anotada) no assento do item 3, pode ser dispensada a cópia. b) pode pedir a emissão de um novo assento pelo civilonline, que já terá essa averbação; c) Se não recebeu o assento da transcrição, pode escrever numa folha o nome, número do processo e a conservatória onde foi feito, que será suficiente. só precisam do localizador]
5) NÃO. Você não deve tirar cópia do seu CC, nem mandar pelo correio. Se extraviar, alguém poderia usá-lo para furtar a identidade. É ilegal alguém pedir uma cópia do CC.
6) OK. O form-1C deve ser certificado por autenticidade (assinado em frente ao tabelião) no cartório, ou no consulado. Ambos os pais assinam, com a certificação de cada assinatura, e um apostilamento. O apostilamento reconhece a assinatura do tabelião. Sendo o mesmo tabelião, basta um apostilamento para o documento (ou não precisa se for feito no consulado).
a) SIM, precisa ser impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, senão não tem como autenticar. Cada tipo de formulário tem uma cor diferente, e internamente eles identificam o tipo de processo pela cor.
c) Falta algo? Dependeria da forma de pagamento. No caso de filhos menores é gratuito, e portanto utiliza o form-1C padrão para menores. Nele não consta a parte relativa a pagamento. Como seus filhos têm menos de 14 anos, também dispensa o RG deles.
Que eu vi faltando anotei acima: RG de ambos os pais, assinatura de ambos os pais, o form-1C para menores.
Muito obrigado @SamuelViana e @gandalf, me ajudaram demais! Não sabia desse negócio de enviar documentos a mais. Assim que mandar a documentação eu posto aqui no grupo para inserir na planilha e ser mais um para ajudar o acompanhamento.
Estou reunindo os documentos dos meus dois filhos menores para envio a CRC de Tondela, gostaria de saber sê posso enviar a documentação dos dois filhos num mesmo envelope ? Outra coisa, a certidão de nascimento do Pai , precisa ser duas ,?sendo uma pra cada , ou posso mandar uma só que ja serve para os dois ?
Uma ultima pergunta, para filhos menores precisa pagar o valor de 175 euros? ouvi dizer que seria de graça não sei se essa informação conferi , pois que ainda não cheguei na fase de preencher o formulário 1C.
Desde ja agradeço a todos e meus parabéns por esse excelente fórum
Estou reunindo os documentos dos meus dois filhos menores para envio a CRC de Tondela, gostaria de saber sê posso enviar a documentação dos dois filhos num mesmo envelope ? Outra coisa, a certidão de nascimento do Pai , precisa ser duas ,?sendo uma pra cada , ou posso mandar uma só que ja serve para os dois ?
Uma ultima pergunta, para filhos menores precisa pagar o valor de 175 euros? ouvi dizer que seria de graça não sei se essa informação conferi , pois que ainda não cheguei na fase de preencher o formulário 1C.
Desde ja agradeço a todos e meus parabéns por esse excelente fórum
@Rubens Nunes , cada processo tem que estar completo, ainda que haja documentos em comum!! Coloque cada processo em um envelope e os dois envelopes em um mesmo envelope de envio!
A atribuição de menores é gratuita, pegue o formulário 1C apropriado para menores!!
Comentários
@blancout obrigada! Se souberem de alguma Conservatória que está levando menos tempo, informem, por favor!
@masan
Eu gostaria de acompanhar seus processos de "adulto + transcrição" por Tondela.
Em princípio Tondela somente aceita de "menores + transcrição". Talvez esse detalhe lhe tenha escapado. Torço para que aceitem o seu. (me desculpe ser portador de más notícias, mas o que está feito está feito)
Por favor não deixe de informar no fórum o que quer que aconteça com seu processo.
@gandalf não sabia.Agora esperar.Vou informando.Obrigado.
@SamuelViana , vc enviou para Tondela para fazer a transcrição de casamento e a atribuição de filhos menores, com a transcrição demora muito mais? O
@Maria Rita Macarini enviei para tondela para fazer os 2 juntos (transcrição + atribuição de 2 filhos)
Hoje obtive uma resposta do e-mail que enviei para tondela.
segue abaixo a resposta deles.
Exmo Senhor
Estamos neste momento a concluir casamentos entrados em novembro de 2019 e nacionalidades de Maio de 2020.
O futuro, não tenho como prever, menos ainda na conjuntura mundial em que nos encontramos.
Com os melhores cumprimentos
https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues
Pessoal,
Peço-lhes uma ajuda.
Pretendo enviar o pedido de atribuição da minha mãe para Tondela,
filha de Portuguesa com Brasileiro (casamento já transcrito presencialmente em
Portugal em PD, já tenho o documento).
Checando no site da IRN-MJ, vi que os documentos seriam os
abaixo indicados:
1 – Documento de identificação
2 – Certidão de nascimento do requerente
3 – cópia da certidão de nascimento da mãe portuguesa
4 – Declaração assinada
Quanto ao “1” - Doc. de ID: pode ser o RG com menos de 10 anos de expedido, procede? A cópia precisa de autenticação no cartório e apostilamento?
Quanto ao “2” – Certidão de nascimento do requerente (no caso minha mãe) – Certidão em inteiro teor por cópia reprográfica, com apostilamento e reconhecimento da firma do tabelião?
Essa certidão sai somente como uma fotográfia do livro é? Ou além disso, sai digitada também? Pergunto porque já vi umas certidões que ficam difíceis de ler.
Li em algum tópico que alguém sugeriu fazer constar na certidão de nascimento do requerente o casamento. Teria utilidade, então, no caso averbar na certidão de nascimento de minha mãe o casamento com meu pai (já falecido).?
Quanto ao “3” – cópia simples da certidão de nascimento da portuguesa (minha avó);
Quanto ao “4” – Declaração assinada – será a assinatura do formulário que me será enviado após pagar com o cartão de crédito, né isso? Essa assinatura tem que ser reconhecida na presença do tabelião. Precisa Reconhecer a assinatura do tabelião?
Minha mãe tem 68 anos. É recomendável a prova de vida no consulado? Aproveitaria também para autenticar a cópia do RG?
Moro em Recife e aqui tem um vice consulado. Não sei se é fácil fazer isso. Já li pessoas dizendo que não é fácil o atendimento lá?
De antemão, já agradeço muitíssimo a quem puder orientar.
@leonunes
Sendo a portuguesa a mulher, a transcrição de casamento é obrigatória. Tem que incluir uma copia simples. Se o casamento já estiver averbado no assento de sua avó é suficiente.
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/223412/#Comment_223412"
Tendo mais de 70 anos precisa ter prova de vida no consulado. A nacionalidade só é concedida "em vida". Ter 68 cai numa área de cinza. Há casos de pessoas até com mais de 70 que não pediram. Se quiser arriscar e mandar sem ela, você decide.
Poderia arriscar e fazer somente se tiver exigência, mas se tiver, vai atrasar, e terá que pagar uma remessa extra (via DHL +-R$220), e o acompanhamento a partir dai fica meio tenso.
Não é só a PV que conta, como pode ler no post acima. O tempo do RG, e outros detalhes.
Pessoal, estou com uma dúvida (na verdade preocupação mesmo). Meu processo está na conservatória de Tondela e deu entrada em 30/01/2020. Aparentemente não caiu em exigência, foi feito por uma empresa (que fez o processo do pai e ficou ok) e ainda não obtive resposta. Continua na bolinha 4. Contudo, eu tenho visto aqui, processos que deram entrada em março e maio, já foram concluídos. Acham que pode haver alguma coisa com o meu processo? Vale a pena mandar um e-mail?
@gandalf Obrigado pela informação. Não entendi o teor do link com o fato mencionado por você.
Vou juntar uma cópia simples da transcrição.
Quanto à prova de vida, não seria, em tese obrigatória, mas seria prudente a fim de evitar obstáculos. Vou orientar minha mãe a conseguir isso no Consulado do Recife. Mas receio que seja difícil de conseguir, dado os relatos que já ouvi sobre o atendimento lá.
Quanto aos demais questionamentos, se você ou outra pessoa puder dar uma luz, fico grato.
@Leomatrone verifique o status do seu processo pela plataforma de consulta. Se não caiu em exigência, resta aguardar.
@leonunes
O link é uma resposta ao usuário dandrew sobre o que é necessário quando tem mais de 70 anos, nessa pagina "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16482/duvidas-no-processo-atribuicao/p2"
Sim, é indicado fazer a prova de vida, mas pode tentar sem ela. Sua mãe está na área limite, em que podem pedir ou não. É subjetivo, a critério do Conservador.
Sua lista de documentos está ok, exceto pela transcrição de casamento (ou averbação no assento), que é obrigatória quando a mãe é a portuguesa.
@gandalf Obrigado pelo link. Vou ver com calma.
Quanto à transcrição do casamento da minha avó portuguesa com meu avô brasileiro, ela já foi realizada em Ponta Delgada. Já tenho o documento comigo. Grato.
Acabo de ter meu assento registrado por Alenquer. E agora estou partindo para as próximas etapas, transcrição de casamento e atribuição de filha menor.
O meu processo enviei para ACP por DHL e pretendo fazer o mesmo agora, enviar para Tondela os dois processos por DHL. Mas estou com duas dúvidas:
Grata.
1 - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1
2 - Pode usar CNH
Alguém também com processo entregue em Julho (03/07) sem numeração ainda?
@Kemyla ainda estou! O meu foi entregue em 27/7. Na ansiedade de quando receber senha e numeração que ande rápido.
@Nilton Hessel muito obrigada !
Poderia, por favor, me ajudar com essas dúvidas no preenchimento do requerimento:
1. Meu estado civil vou colocar casada ou solteira? Por que pelo que vi no fórum o nome da nubente tem que ser o de solteira, né?
2. Declarante seria apenas um de nós? De preferência eu que tenho a dupla nacionalidade ? É para assinar na frente de "A nubente"? Ou só colocar meu nome de solteira?
3. Nacionalidade da Nubente à data do casamento ? Devo colocar brasileira ou portuguesa?
Fazem 22 anos que casei e a nacionalidade portuguesa só adquiri agora.
Se puder me auxiliar, agradeço imensamente!
Gandalf, mudei para esta sala por se tratar de menor, meu neto, vc orientou para transcrever o casamento da minha filha que ja é separada de fato, ela é a portuguesa, o problema que me surgiu é simplesmente eles não casaram no papel, e nem quiseram casar em tempo nenhum. Neste caso como seria a transcrição. O pai do meu neto é brasileiro, apesar de ser filho de tuga também. Andei lendo e vi sobre uma declaração dos dois em cartório que não casaram com firma de autenticidade, ainda é assim? ( este caso é para atribuição do meu netinho de 5 anos )
@fernando_santos52
Nesse caso, se não houve casamento civil, não há o que transcrever. Não afeta em nada o processo de seu neto.
Faça uma carta de 3 linhas dizendo que não era casada com o pai por ocasião do nascimento. Certifica por autenticidade e apostila.
Mande junto no processo (só para evitar que perguntem e atrase, e tenha que mandar outra remessa com a resposta).
Estou lhe mandando uma Mensagem Privada (aquele envelope no canto direito superior)
@LuziaFerreira ...
Faça um esforço e tente se imaginar no dia do seu casamento...As respostas às suas questões ficarão claras se você usar as informações daquela época...
Mais...De maneira geral Todas as informações necessárias para o preenchimento do requerimento da Transcrição de Casamento estão na Certidão de Casamento Inteiro Teor...
Vou responder aqui as questões uma a uma com o intuito de auxiliar além de você...Outros foristas que tenham dúvidas semelhantes às suas...
Boa Sorte...!!!
1 - No dia do seu casamento a ser transcrito...Qual era seu estado civil...Solteira...Viúva...Divorciada...?
2 - Isso...Declarante de preferência o nubente Português...É você...A Portuguesa...Você está fazendo essa declaração HOJE...Portanto usa no campo DECLARANTE o Nome ATUAL por extenso...
A assinatura do requerente...Que deve ser reconhecida por AUTENTICIDADE somente será feita na parte inferior do requerimento...Facilmente identificada ao ler a declaração com atenção...
3 - Tendo sido atribuída a você a Nacionalidade Portuguesa Originária...Os efeitos desse ato são considerados pela lei Portuguesa RETROATIVO AO NASCIMENTO...Sendo assim...Para a República Portuguesa você É CIDADÃ PORTUGUESA DESDE O SEU NASCIMENTO...
Como a transcrição será feita em Portugal...Sua Nacionalidade á época do Casamento era...PORTUGUESA...!!!
Acho que Tondela deve estar um pouco sobrecarregada e como já falaram aqui o fato de ser férias lá deve estar deixando ainda mais lento o processo .... vamos exercitando a paciência enquanto isso kkkkk
@Kemyla o doc dos meus filhos chegaram lá dia 06/07 e recebi o e-mail com a numeração umas 3 semanas depois. Mandei por DHL e quem recebeu foi a Clara Nogueira.
Mas está parado no status de Recebido desde então. Mas li aqui que o @SamuelViana recebeu um e-mail falando que eles estão trabalhando nas nacionalidades de maio ainda.... então o jeito é esperar. Pq ainda tem os de junho antes.
Boa noite,
Eu fiz o meu processo de atribuição com as informações daqui do fórum. Fiz a transcrição do meu casamento e agora estou finalizando a coleta de documentos para a atribuição dos meus três filhos, todos menores de 14 anos. Estou com algumas dúvidas, será que alguém poderia me ajudar?
A lista de documentos que tenho:
1-) Certidão de Nascimentos dos meus filhos de inteiro teor e cópia reprográfica (com firma reconhecida por autenticidade e apostilada);
2-) Cópia autenticada do meu RG e da minha esposa, com menos de 10 anos; (precisa apostilar?)
3-) Certidão de Nascimento do Pai Português (cópia simples);
4-) Certidão de Casamento Transcrita do Português com a mãe brasileira (cópia simples);
5-) Cópia autenticada do Cartão de Cidadão do Pai Português;
6-) Formulário 1C assinado pelo pai e pela mãe (com firma reconhecida por autenticidade).
Dúvidas:
a-) Gostaria de saber se o Formulário 1C precisa ser impresso colorido?
b-) Precisa ser impresso frente e verso?
c-) Falta algum documento, autenticação ou apostilamento?
Grato a quem puder me ajudar!
@Leomatrone Poderá enviar um e-mail ou ligar para a linha de registro.
Os e-mails que tenho enviado, foram respondidos rapidamente, praticamente no mesmo dia. mando sempre por volta de 13h horário do Brasil!
@Kemyla O meu foi entregue em 16/07/2020 em TONDELA e até o momento estou aguardando a numeração!
@Paulampp O meus documentos (transcrição de casamento + 2 assento de nascimento dos filhos) foram recebidos em 16/07/2020 também pela Clara Nogueira e até o momento não foram numerados. Recebi sim o e-mail, após eu solicitar informações por e-mail também e me foi dito que: "Estamos neste momento a concluir casamentos entrados em novembro de 2019 e nacionalidades de Maio de 2020."
@leonardocmoreira
Respostas
1 - Eu tirei por cópia reprográfica e apostilei e reconheci firma do tabelião (acho que é esse o nome)
2 - Eu mandei minha CNH apostilada (tem alguns relatos no fórum que basta autenticar, mas não quis correr o risco e apostilei a minha somente, que sou o Pai português, da minha esposa mandei somente por autenticidade.
3 - mandei minha cópia simples que recebi da conservatório, mas tem a opção de informar os dados no formulário 1C. mesmo assim, tirei cópia simples e mandei.
4 - Eu estou nessa fase ainda, fazendo a transcrição de casamento + o assento dos meus 2 filhos. Mas acredito que possa mandar uma cópia simples, pois eles podem verificar no sistema.
5 - Não mandei. li no fórum que não precisa. (mas se quiser e só cópia simples, pois eles tem todos os seus dados no sistema)
6 - Sim, e só deve ser datado e assinado no cartório.
a - Sim.
b - Sim, na mesma folha.
c - é sempre uma dúvida né, mas acredito que não.
@gandalf lf poderá dar uma revisada na suas dúvida e complementar.
Espero ter ajudado. o fórum (os amigos) tiraram todas as minhas dúvidas e consegui mandar (mandei via DHL para TONDELA).
abraços
@leonardocmoreira
A sua lista tem algum exagero, que vou comentar. Mandar mais do que precisa aumenta o risco de ter alguma divergência, e causar mais problemas do que benefício. Deveria mandar exatamente o que é necessário. Não pode faltar. Mas sobrar, também não é bom.
A lista abaixo basicamente confirma todo o que foi dito anteriormente pelo SamuelVieira, e acrescenta alguns detalhes.
1) Certidão de Nascimentos dos filhos por cópia reprográfica (certificada e apostilada);
[de inteiro teor seria um bônus, se a reprográfica está ilegível, e nesse caso autentique, mas não precisa apostilar. Alguns cartórios fazem junto a reprográfica de um lado da folha e inteiro teor (ou digitada), do outro]
2) o RG, CNH, ou passaporte (valido, menos de 10 anos, com filiação) de ambos os pais precisa ser autenticado e apostilado se feito no cartório. Ambos os pais assinam o form-1C e o RG servirá para conferir as assinaturas.
Caso seja autenticado no consulado, dispensa o apostilamento. Dependendo do estado onde foi emitido o RG, a autenticação seja feita no consulado pode ser uma exigência, notadamente MT, MS, GO, devido a um grande número de fraudes.
Embora CNH seja aceita em certas conservatórias, o RG deveria ser mantido e renovado a cada 5 anos. O RG é um documento oficial e somente pode ser feito em solo brasileiro. O Passaporte também é oficial, mas é mais difícil para autenticar, e nem sempre consta a filiação. A CNH é uma alternativa, quando faltam os outros dois, aceitam CNH como uma concessão. Ter exigência ou não depende do Conservador, de quanto ele confia na autenticidade do documento. Quanto mais antigo o documento, mais sujeito a fraude. Se houver dúvida, ele pedirá pra refazer a autenticação no consulado, onde o oficial terá o documento em mãos e o examinará. Quanto menos você der chances pra que isso aconteça, melhor.
3) cópia simples do assento - OK
4) cópia simples do assento de transcrição - OK
[opções: a) ela tem que ter sido feita, mas se a transcrição já estiver averbada (anotada) no assento do item 3, pode ser dispensada a cópia. b) pode pedir a emissão de um novo assento pelo civilonline, que já terá essa averbação; c) Se não recebeu o assento da transcrição, pode escrever numa folha o nome, número do processo e a conservatória onde foi feito, que será suficiente. só precisam do localizador]
5) NÃO. Você não deve tirar cópia do seu CC, nem mandar pelo correio. Se extraviar, alguém poderia usá-lo para furtar a identidade. É ilegal alguém pedir uma cópia do CC.
6) OK. O form-1C deve ser certificado por autenticidade (assinado em frente ao tabelião) no cartório, ou no consulado. Ambos os pais assinam, com a certificação de cada assinatura, e um apostilamento. O apostilamento reconhece a assinatura do tabelião. Sendo o mesmo tabelião, basta um apostilamento para o documento (ou não precisa se for feito no consulado).
a) SIM, precisa ser impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, senão não tem como autenticar. Cada tipo de formulário tem uma cor diferente, e internamente eles identificam o tipo de processo pela cor.
c) Falta algo? Dependeria da forma de pagamento. No caso de filhos menores é gratuito, e portanto utiliza o form-1C padrão para menores. Nele não consta a parte relativa a pagamento. Como seus filhos têm menos de 14 anos, também dispensa o RG deles.
Que eu vi faltando anotei acima: RG de ambos os pais, assinatura de ambos os pais, o form-1C para menores.
@Paulampp O seu é de filhos menores né?
@SamuelViana e @HelenaGiese então está "normal". rs.. Obrigada, amigos!
Muito obrigado @SamuelViana e @gandalf, me ajudaram demais! Não sabia desse negócio de enviar documentos a mais. Assim que mandar a documentação eu posto aqui no grupo para inserir na planilha e ser mais um para ajudar o acompanhamento.
Bom dia
Estou reunindo os documentos dos meus dois filhos menores para envio a CRC de Tondela, gostaria de saber sê posso enviar a documentação dos dois filhos num mesmo envelope ? Outra coisa, a certidão de nascimento do Pai , precisa ser duas ,?sendo uma pra cada , ou posso mandar uma só que ja serve para os dois ?
Uma ultima pergunta, para filhos menores precisa pagar o valor de 175 euros? ouvi dizer que seria de graça não sei se essa informação conferi , pois que ainda não cheguei na fase de preencher o formulário 1C.
Desde ja agradeço a todos e meus parabéns por esse excelente fórum
Bom dia
Estou reunindo os documentos dos meus dois filhos menores para envio a CRC de Tondela, gostaria de saber sê posso enviar a documentação dos dois filhos num mesmo envelope ? Outra coisa, a certidão de nascimento do Pai , precisa ser duas ,?sendo uma pra cada , ou posso mandar uma só que ja serve para os dois ?
Uma ultima pergunta, para filhos menores precisa pagar o valor de 175 euros? ouvi dizer que seria de graça não sei se essa informação conferi , pois que ainda não cheguei na fase de preencher o formulário 1C.
Desde ja agradeço a todos e meus parabéns por esse excelente fórum
@Rubens Nunes , cada processo tem que estar completo, ainda que haja documentos em comum!! Coloque cada processo em um envelope e os dois envelopes em um mesmo envelope de envio!
A atribuição de menores é gratuita, pegue o formulário 1C apropriado para menores!!
@Kemyla sim eles são menores 16 e 11 anos.
@SamuelViana Acho que a Clara depois de numerou meus processos entrou de férias kkkkkkkk acho que assim que ela retornar os processos vão andar.