Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1400401403405406454

Comentários

  • editado September 2020

    @Mayara Cruz

    Só pra reforçar, o procedimento exige o RG certificado e apostilado no cartório.

    Toda certificação quando feita no consulado português dispensa o apostilamento, porque eles são oficiais portugueses.

    • Feito NO CARTÓRIO: RG certificado e apostilado
    • Feito NO CONSULADO: RG certificado

    Estou falando dos serviços consulares de certificação de documentos. Não que está fazendo a nacionalidade pelo consulado. Você pode somente certificar os documentos no consulado e mandar para a conservatória que quiser.

  • Bom dia Pessoal, tudo bem?


    Qual a conservatória que vocês recomendam para mandar uma atribuição?

    A ultima que mandei foi tondela, tem alguma mais rápida hoje em dia?


    Obrigado!!

  • @Felipe landim , Tondela está com prazo ligeiramente menor que ACP. É uma boa opção!

  • @Felipe landim pode tentar Vila Nova de Gaia tambem.Lembrando q Tondela exige a transcrição de casamento dos portugueses em certos casos.

  • @leticialele, @Vlad Pen

    Obrigado pessoal!

    A atribuição da minha vó já saiu! o//

    Agora é a vez da minha mãe, vou mandar a transcrição dos meus avós para ponte delgada.

    Fora de tondela não precisa transcrever casamentos, é isso?


    Muito obrigado!

  • @Felipe landim , se a atribuição de sua avó saiu, vai precisar transcrever o casamento .

    A transcrição só não é exigida no ACP se o pai português foi o declarante do nascimento e o fez até 1 ano de idade.

    Depois que a atribuição de sua mãe sair, precisará transcrever o casamento dela, para pedir a dos filhos!

    Parabéns e boa sorte!

  • @Leticialele Que bacana, ficou muito claro!

    obrigado!

  • editado September 2020

    @gandalf Nós realizamos a transcrição do casamento da mãe dela este ano por Santos e estamos enviando junto os Assentos de nascimento, Casamento e óbito do marido. Estamos enviando uma cópia simples disso tudo que tiramos do civil online. É isso?Somnete isso basta?

  • SamuelVianaSamuelViana Member
    editado September 2020

    Bom dia turma.

    Trago boas notícias.

    Os 2 processos de atribuição de menores dos meus filhos foram numerados hoje (14/09/2020)

    Processo recebido em 16/07/2020

    Numerados em 14/09/2020

    Proc-58xxx/20 - bolinha nº1

    Proc-58xxx/20 - bolinha nº1

    vou atualizar a planilha.

    obs.: Só falta aguardar a numeração do meu processo de transcrição de casamento.

    Depois quem puder da uma olhada na planilha se fiz corretamente a atualização dos dados

  • @Mariana Brandão , basta mandar uma cópia simples da certidão de nascimento onde já deve ter averbado o casamento! Não precisa mandar certidão de óbito.

    Junte os demais documentos exigidos do Requerente

  • @CINTIA SOUZA Olaa, desculpe a demora! A informação que tenho é que ate o momento os processos que deram entrada no mês 07 continuam sem numeração mesmo. Você recebeu algo?

  • @Kemyla meu processos foram recebido em 16/07/2020 e foram numerados hoje (14/09/2020)

    2 processos de atribuição para menores.

    estou aguardando ainda a numeração da transcrição de casamento, que também foi recebido em 16/07/2020, sendo que para transcrição de casamento está demorando +/- uns 9 meses para conclusão, segundo a informação da conservatória de Tondela.

  • Vou deixar um comentário aqui para quem tem Transcrição já enviada para Portugal...

    Transcrição não tem número para acompanhamento...Não é um processo como uma Atribuição/Aquisição...Veja...Nenhum Conservador vai JULGAR se fulano tem ou não tem direito de se casar...FULANO JÁ CASOU...PONTO...Eles apenas copiam as informações da Certidão de Casamento estrangeira para criar o Assento de Casamento Português de um Cidadão Português que se casou fora de Portugal...!!!

    Mas não é simplesmente copiar...O que eles faze é o seguinte...:

    1 - Verificar se os emolumentos foram pagos corretamente...;

    2 - Verificar se os documentos enviados são QUENTES...(Selos/Apostilas/Assinaturas)...

    3 - Verificar se não existem Divergências/Inconsistências entre os documentos apresentados...(Nomes/Datas/Locais)...

    4 - Criam o Registo de Casamento do Cidadão Português casado no estrangeiro + Averbam este Ato Civil no Registo de Nascimento do Cidadão Português...

    Para acompanhar a Transcrição...Façam uma estimativa acompanhando as informações apresentadas por aqueles que tiverem suas Transcrições concluídas e postaram aqui no Fórum...POR ISSO É IMPORTANTE COMPARTILHAR INFORMAÇÕES DEPOIS DE TER OS PROCESSOS CONCLUÍDOS...NÃO APENAS VIR AQUI PARA PERGUNTAR QUANDO TEM DÚVIDAS...!!!

    Pelas datas informadas pelo @SamuelViana...POR EXEMPLO...:

    "Pelo andar da carruagem"...Sua Transcrição deve ser feita entre Março e Abril/2020

    Escrevo feita...(Não concluída)...Porque como disse...Não existe processo com etapas...Consultas...Ofícios...Etc...Como no caso de Atribuições/Aquisições...Após abrir o envelope...Fazem uma verificação inicial do que contém...E confirmam o pagamento...A partir desse ponto a Conservatória "Esquece" de sua Transcrição até o dia em que chegar sua vez...Como o @SamuelViana mesmo já mencionou...Esse "Esquecimento" em Tondela está entre Oito e Nove meses..."And counting"...

    Quem não quiser entender esse fato...Me esclareça o seguinte...Como é que algumas instituições Portuguesas...(Vide alguns dos Consulados)... FAZEM a Transcrição NA HORA...???

    MUITO IMPORTANTE...SÓ ENVIEM EMAIL EM ÚLTIMO CASO...!!! No caso de muitas Transcrições que chegaram em Tondela depois das vossas serem feitas e nem sinal da única que lhes interessa...!!! Lembrem-se...O funcionário que eventualmente responder a um email...Parou de trabalhar em um dos processos para fazer isso...Multiplique isso por dezenas de emails por dia e terá a fórmula do caos...!!! NÃO PIOREM O QUE JÁ ESTÁ COMPLICADO...!!!

  • @Nilton Hessel Muito obrigado pelo esclarecimento.


    eu não sabia que a transcrição não tem número, por esse motivo que sempre mencionei que estava aguardando o número e agora está esclarecido.

    Realmente fui informado por tondela que os processos de transcrição de casamento estão para serem concluídos agora (agosto quando foi o e-mail da resposta) os que foram dado entradas em novembro/2019, (cerca de 7 a 9 meses).

    Só uma correção: "Pelo andar da carruagem"...Sua Transcrição deve ser feita entre Março e Abril/2020" Ano 2021. rsrrsrs

    obrigado novamente pelos esclarecimentos.

  • Esqueci de mencionar que a exemplo do que compartilhou o @SamuelViana meu Irmão também recebeu hoje...(Por email/Sem solicitar)...As informações...(Chave de Acesso/Número do Processo)...Para acompanhamento do processo de um de meus sobrinhos...

    Enviamos documentos para instrução de duas Atribuição de Menor de Idade na mesma remessa...(Dois Irmãos)... ***Só enviaram informação sobre um dos processos por enquanto...A remessa foi recebida em Tondela no dia 20/07/2020...

    Essas informações vem mais uma vez nos confirmar o que alguns já compreenderam...(Outros parecem não perceber)...Os processos dentro das Conservatórias...Ou da maioria delas...São tratados...em LOTES...NÃO INDIVIDUALMENTE...!!!

    Antes que alguém venha me perguntar como será possível analisar processos de pessoas diferentes ao mesmo tempo...EXPLICO...:

    As Conservatórias tratam os processos em LOTES para a Mudança de Status...Ou seja...Eles fazem a análise de cada processo INDIVIDUALMENTE...(Como não poderia deixar de ser...!!!)...Durante um certo período vão fazendo essas análises...E vão "Acumulando" esses processos...Quando for concluída aquela fase de análise para um determinado número de processos...Eles alteram o status...Fazem isso com um conjunto de processos...Não de um em um...!!!

    E pelo tempo que venho acompanhando processos...Posso dizer sem medo de errar que isso já é feito dessa maneira tem alguns anos...

  • @Nilton Hessel e @Samuel21 ou à quem mais possa me esclarecer..

    O Meu processo é atribuição (maior de idade) e foi recebido em 27/07... As numerações que vcs informaram foram de menores de idade... minha pergunta é posso considerar que em breve terei a minha numeração visto que processos perto da minha data de entrega foram numerados ou eles na numeração são tratados com prioridade, visto que são menores de idade?!

    Pergunto, pois caso so sejam tratados como prioridade posteriormente a numeração, devo receber a minha numeração em duas ou três semanas....


    obrigada !!

  • @SamuelViana Nossa, sério? e em regra a numeração de menores é mais rápida né, pelo que vejo! Então, se baseando nisso, muitaaa paciência aqui para numeração do processo de requerente maior :/ kkkkk

  • @HelenaGiese , a numeração NÃO é especial para menores, apenas o andamento dos processos.

  • @HelenaGiese ...

    Além dos processos dos meus sobrinhos que mencionei acima...Tem também a Atribuição do filho mais velho de uma de minhas primas que decidimos enviar para Tondela...Os documentos foram recebidos pela Sra. Margarida Melo no dia 10/08/2020...Antes de decidir para onde enviar eu expliquei para eles quais seriam as melhores opções...

    Tondela está finalizando Atribuições atualmente em 10...12 Meses...Esse prazo deve aumentar lá na frente por conta das férias...Como na maioria das Conservatórias...

    ACP é uma incógnita...Pois está remetendo processos aprovados lá para que outras Conservatórias criem os Registos...Quem teve a sorte de ter tido seu processo enviado para uma Conservatória mais ligeirinha...E antes do pessoal sair de férias...Já teve seu Registo criado depois de 13 ou 14 Meses...

    Eles escolheram Tondela...

    Para entender um pouquinho como são as coisas por lá...:

    A Conversão de Nacionalidade de meu Irmão já tinha completado 18 meses em Lisboa sem ter sido sequer aprovada...Enquanto Conversões com seis...Oito meses...Começaram a ser FINALIZADAS...Com emissão do Registo e tudo...!!!

    Certo...Nós ficamos P* * *...Mas o que poderíamos fazer...? N.A.D.A...!!!

    O ACP enviou um dos processos da minha família para Felgueiras...E nada de Registo até agora...Este processo foi recebido no ACP em 19/07/2019...Foi aprovado no início em Novembro de 2019 e enviado para Felgueiras em 02/07/2020...Eu tenho visto muitos processos que deram entrada bem depois do nosso e permaneceram no ACP serem finalizados...Assim como processos mais novos que foram remetidos para outras Conservatórias...Simplesmente NÃO TEM PARA ONDE CORRER...Ou espera...Ou ESPERA...Simples assim...

    Minha única preocupação até agora com esse processo nosso em Tondela foi acompanhar o rastreamento para ter a confirmação de que os documentos foram efetivamente recebidos lá...Como a estimativa de prazo de conclusão é...Na melhor das hipóteses...10 meses...Não tem porque eu nem meus primos ficarmos esquentando a cabeça antes de...No mínimo...Uns Seis Meses...Se até lá não nos enviarem nenhuma notícia...Eu digo para meus primos ligarem na LR para perguntar se por acaso os documentos não foram abduzidos...

    Ok...O que tudo isso tem a ver...? Você perguntou sobre NUMERAÇÃO...E é normal ficar ansiosa para saber o que está se passando com seu processo...Mas veja...Seu processo completará amanhã 50 dias...É MUITO recente...Espere a comunicação de Tondela...Acompanhe aqui pelo Fórum as informações que o pessoal vai compartilhando...Assim você terá uma referência...Só uma referência...Porque cada processo É ÚNICO...E anda sozinho...Assim como o indivíduo que assinou o requerimento...Não importa se o requerente manda emails...Ou ligue para perguntar sobre o processo...Isso NÃO vai fazer o processo andar...Pelo contrário...Cada vez que um funcionário de uma Conservatória responde um email...Ou atende o telefone...Ele deixou de trabalhar em um processo...!!!

    Acredite...Mais dia...Menos dia...Você recebe um email com a chave de acesso para acompanhar seu processo...Se por azar não receber...Liga na LR e pede a informação...Mas tudo tem o tempo certo de ser feito...!!!

    As DUAS ÚNICAS providências possíveis que um requerente pode tomar para fazer seu processo andar mais rápido são...:

    # 1 MONTAR CORRETAMENTE O PROCESSO...SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DOS CANAIS OFICIAIS E AQUI DO FÓRUM...

    # 2 ENVIAR UM PEDIDO DE URGÊNCIA BEM FUNDAMENTADO...

    Então pessoal...Para aqueles que estão ansiosos...Se vocês não tem motivo para pedir urgência no tratamento de vossos processos...Seria o **# 2...O jeito é arrumar alguma coisa para passar o tempo porque o **# 1 já é passado...Quem fez a lição de casa direitinho não tem motivo para se preocupar...Eu nunca vi Portugal perder...Ou deixar de concluir um processo ***QUE TENHA SIDO MONTADO CORRETAMENTE...!!!

    Sorte...!!!

  • @Leticialele muito obrigada! Em breve então eu terei a minha numeração e coloco aqui na planilha para acompanhar.

  • Falha nossa @SamuelViana ...Março de 2020 não dá mais...Rsssss....

    Espero que a "carruagem" acelere e que seu processo seja concluído bem antes da minha previsão...!!!

  • @Nilton Hessel ei Nilton! Você está certíssimo! Na verdade a ansiedade é rotineira...

    Por isso mesmo que a expectativa é de que ainda pode levar duas a três semanas para eu receber o número, se tudo for dentro desta “normalidade”, mas sei Também que o meu pode levar muito mais tempo e também será Dentro da normalidade.

    Acontece que eu só descobri o grupo depois de já ter contratado uma assessoria, do que acabei levemente me arrependendo... pois vi que todos aqui tiram dúvidas, são solícitos e que poderia ter feito o processo sozinha.

    Nao tenho nenhum projeto de urgência para fazer tal requerimento, a urgência é só no planejamento da vida mesmo. Não ligarei na LR antes de 90 dias, mesmo com processos perto do meu sendo numerados, acho que é um prazo coerente dentro do que tenho lido aqui.

    bom espero que todos os processos corram dentro do esperado e quem sabe no futuro, posso até me arriscar a responder algumas perguntas aqui?! Rs! Essa da numeração eu já anotei! Heheheh

  • drakunderdrakunder Member
    editado September 2020

    Bom dia pessoal, a CRC de Tondela está sendo mais rápida que a ACP para atribuição de maior de idade? (minha mãe já transcreveu o casamento dela para eu efetuar a atribuição)

  • @drakunder , ligeiramente mais rápida. ACP está levando uns 12 meses, Tondela, 8 a 9!

  • @Leticialele muito obrigado!!

  • @HelenaGiese ...

    Sim Helena...Esse é o espírito da coisa toda...!!! Quem teve a experiência de concluir um processo com sucesso participa aqui no Fórum compartilhando informações sobre o processo concluído...Para que outros possam usar essas informações como referência...E...Sendo possível...Mostrando o caminho...Respondendo ou encaminhando o iniciante para onde estão as respostas para as Questões/Dúvidas que ele apresenta...

    É que estando por aqui dia sim...Outro também...Eu acabo de vez em quando me sentindo impelido a fazer umas postagens tentando abrir os olhos do pessoal para certos aspectos referentes ao "Modus Operandi" das Conservatórias Portuguesas...Isso com a intenção de evitar um stress desnecessário...

    Compreender um pouco sobre essas peculiaridades dos processos de Nacionalidade e o modo como cada uma das Conservatórias atua é algo que vem somente com as horas de voo por aqui...Rsss

    Eu não aprendi de um dia para outro...Quando comecei a seguir este Fórum eu navegava pelas discussões mais perdido do que cachorro caído de caminhão de mudança...Mas com muuuuuuuuitas horas de pesquisa e muuuuuuuitos processos da família toda para ajudar a montar...Ou aprende alguma coisa direito...Ou procura tratamento médico...!!!

    Acontece que partir de um certo tempo acompanhando processos...A gente começa a compreender o conjunto da obra...E a maior lição que este conjunto da obra me ensinou em cinco anos de acompanhamento de processos e deste Fórum é que o que realmente importa em processos de Nacionalidade Portuguesa são as AÇÕES QUE TOMAMOS ANTES DE ENVIAR OS DOCUMENTOS PARA PORTUGAL...(MUITAS E MUITAS HORAS COM PESQUISA...BUSCANDO ESCLARECER DÚVIDAS)...

    DEPOIS DISSO RESTA...:

    # 1 CONFIRMAR DE QUE SEU ENVELOPE COM OS DOCUMENTOS FOI RECEBIDO...E ESTÁ DENTRO DA CONSERVATÓRIA...;

    ***Gostaria de abrir uma nota especial sobre a questão # 1...:

    O Requerente/Interessado só faz um processo desses...(Atribuição/Aquisição)...UMA VEZ NA VIDA...!!! Finalizado o processo...A Nacionalidade Portuguesa É PARA TODA A VIDA...!!! Muito bem...O sujeito faz a lição de casa...Investe tempo e dinheiro para montar seu processo direitinho...Então na hora de enviar os documentos para Portugal decide dar uma de Tio Patinhas e enviar os documentos por carta comum...Para economizar R$100,00...R$150,00...

    P.E.L.A.M.O.R.D.E.D.E.U.S...!!!

    Enviar por uma empresa privada...GARANTE A ENTREGA DA REMESSA NO PRAZO...POSSIBILITA O RASTREAMENTO DO ENVELOPE ATÉ ESTE ESTAR DENTRO DA CONSERVATÓRIA...E AINDA TEM SEGURO...(Para o caso de que algum problema mais grave impossibilite a entrega da remessa ao destinatário... !!!)...

    # 2 AGUARDAR UM TEMPO PARA RECEBER O EMAIL COM CHAVE DE ACESSO PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO PELO SITE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PORTUGUÊS...;

    NÃO É DIFÍCIL SABER QUAL O PRAZO MÉDIO PARA RECEBER ESSE EMAIL...BASTA PROCURAR NAS DISCUSSÕES...***SE DEPOIS DESSE PRAZO NÃO CHEGAR NENHUM EMAIL...LIGUE NA LINHA REGISTOS E PEÇA INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO...

    # 3 CONSULTAR O SITE COM A REGULARIDADE QUE O BOM SENSO LHE INDICAR...

    A PARTIR DAQUI...EXISTE APENAS DOIS CAMINHOS POSSÍVEIS QUE O PROCESSO PODE SEGUIR...***AMBAS SÃO INFORMADAS NO SITE DO MJ PORTUGUÊS...SEM EXCEÇÃO...!!!

    A >>> NOTIFICAÇÃO DE ENVIO DE OFÍCIO...***(EXIGÊNCIA)...;

    B >>> INFORMAÇÃO DE CONCLUSÃO DO PROCESSO...

    ***Desde que o site de acompanhamento foi criado eu não lembro de ter visto um único processo que não tenha tido uma dessas informações disponibilizadas lá...

    Sorte...!!!

  • @Kemyla Ainda não recebi a senha e a numeração do meu processo

    @Leticialele Estranho a numeração do processo não ter prioridade para menores, porque pela planilha que temos compartilhada quem tem recebido o e-mail com a senha nesse momento são as pessoas que deram entrada com processo de menores.

  • @CINTIA SOUZA , se processos com data de entrega próximas à do seu processo já foram numeradas, mande um email para

    rcentrais.admin@irn.mj.pt e peça a numeração e a chave de acesso ao processo

    Coloque o Nome completo e a data de nascimento

  • @drakunder e @CINTIA SOUZA

    Essa é a informação que está no site justica.gov.pt onde fiz a consulta do meu processo. marquei ai a informação com relação a processo de menores (prazo)

    TRANSCRIÇÃO DO SITE:

    (Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses.)

  • @CINTIA SOUZA @Leticialele Realmente alguns processos que deram entrada em julho já foram numerados pelo que vi por aqui, o nosso ainda nada! Obrigada pela dica @Leticialele !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.