Oi pessoal! Podem me ajudar mais uma vez? Estou com a documentação completa de menor de idade para atribuição, mas aguardando o assento da mãe portuguesa sair, está na ACP aprovado desde 03/2020 ... A certidão foi emitida em 02/2020 e o apostilamento em 03/2020. Há uma validade dessa certidão? Em novembro estarei em PT e pretendo entregar a documentação em Tondela, mas fiquei com receio de perder o prazo. Melhor pedir outra e apostilar? Obrigada!
Tem alguma coisa funcionando normal nesses tempos? :-)
Você pediu urgência, mas para processos de menores em Tondela é praticamente sem efeito. Todos eles andam pela via expressa + rápida.
Eu estimo que você deve esperar ainda 2 semanas para a conclusão. Não é incomum, processos ficarem parados um tempão, e quando andam, ZAP! aprova num dia e conclui no dia seguinte. Principalmente de menores.
Estar aprovado desde 03/2020 não diz muito. 28 estão em Despacho. 6 estão aprovados (sem urgência).
Não deveríamos estar tratando de tempos na ACP (seu atual), no tópico de Tondela (seu futuro). Peço a todos que tapem os ouvidos.
A grande maioria deles está na faixa de 300 dias desde a numeração, e deve ser concluída em cerca de 2 meses. Suas chances de ter o processo aprovado antes de dezembro são mínimas.
Em meados de Dezembro, é possível que uma parte deles finalize, mas a previsão realista seria março/abril de 2021. Sempre há os que antecipam mas há os que atrasam também. A recente mutilação da planilha atrapalhou um pouco a previsão, porque deletaram a metade dos concluídos, que serviam de base para uma análise mais precisa.
Tondela precisa de ter transcriçao de casamento mesmo o pai sendo o declarante de nascimento?Sei que Tondela faz atribuiçao de menor,faz de maior tambem?Grato
@Mangualde , Tondela também faz processos de atribuição de maiores. Tem levado uns 8 meses, mais ou menos.
Eu tenho quase certeza de que, se foi o pai português que foi o declarante do nascimento do filho até que este completasse 1 ano, a transcrição não é exigida. Fiz a da minha mãe por lá. em 2018, sem transcrever o casamento de meus avós.
Bom dia, estou triste que paguei 4,50 no euro há um tempo atrás e está quase 6,70 hahaha, sem expectativa de melhora (sinais técnicos apontam compra de euro), vou pagar os 175 hoje
Só precisa algum colega com processo concluído mais recentemente confirmar se as regras mudaram...E Tondela passou a exigir o apostilamento das cópias dos RGs dos Pais para a instrução dos processos dos filhos menores de idade...
O que posso garantir é que até o final do primeiro semestre deste ano o apostilamento dessas cópias não era necessário...Pois tivemos um processo concluído em que enviamos cópia do RG de minha prima e cópia do CNH do esposo dela...Sem apostila...(E o processo foi concluído sem qualquer questionamento por parte da Conservatória...
Note que excetuando-se os processos de menor de idade...Os prazos para conclusão em Tondela podem tanto aumentar como diminuir em uma janela de tempo tão alargada...10 (+) Meses...
Infelizmente...Salvo engano...Desde que estou por aqui...***Não me recordo de ver os prazos de conclusão de processos de Nacionalidade diminuindo significativamente...Só aumentando ano após ano...
***Exceto para as Conversões de Nacionalidade derivada em Originária feitas em Lisboa...!!!
Comentários
@sandra , relaxe! Leia os dois posts acima do seu.
Se é atribuição de menor, já estará quase concluída.
Pelos posts supra, Tondela obedece a uma fila por cronologia de chegada. Longa espera por esse contato inicial. Paciência. ;-)
Todos obedecem né.... mas acima, dois chegaram no mesmo dia lá e receberam as chaves de acesso no mesmo dia.
Oi pessoal! Podem me ajudar mais uma vez? Estou com a documentação completa de menor de idade para atribuição, mas aguardando o assento da mãe portuguesa sair, está na ACP aprovado desde 03/2020 ... A certidão foi emitida em 02/2020 e o apostilamento em 03/2020. Há uma validade dessa certidão? Em novembro estarei em PT e pretendo entregar a documentação em Tondela, mas fiquei com receio de perder o prazo. Melhor pedir outra e apostilar? Obrigada!
@TPL , as certidões brasileiras são aceitas nas Conservatórias portuguesas no prazo de 1 ano, entre sua emissão e a numeração do processo.
@Willian Gomes
Qual o numero do processo (no formato 123XX/20)? pago via CCredito?
Pode por favor dar uma olhada na planilha (linha 31) e ajustar os valores que incluí ali?
Talvez a @CINTIA SOUZA queira incluir os dados no final da planilha, e eu ponho no lugar certo depois.
"https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/"
@sandra
Tem alguma coisa funcionando normal nesses tempos? :-)
Você pediu urgência, mas para processos de menores em Tondela é praticamente sem efeito. Todos eles andam pela via expressa + rápida.
Eu estimo que você deve esperar ainda 2 semanas para a conclusão. Não é incomum, processos ficarem parados um tempão, e quando andam, ZAP! aprova num dia e conclui no dia seguinte. Principalmente de menores.
@TPL
Estar aprovado desde 03/2020 não diz muito. 28 estão em Despacho. 6 estão aprovados (sem urgência).
Não deveríamos estar tratando de tempos na ACP (seu atual), no tópico de Tondela (seu futuro). Peço a todos que tapem os ouvidos.
A grande maioria deles está na faixa de 300 dias desde a numeração, e deve ser concluída em cerca de 2 meses. Suas chances de ter o processo aprovado antes de dezembro são mínimas.
Em meados de Dezembro, é possível que uma parte deles finalize, mas a previsão realista seria março/abril de 2021. Sempre há os que antecipam mas há os que atrasam também. A recente mutilação da planilha atrapalhou um pouco a previsão, porque deletaram a metade dos concluídos, que serviam de base para uma análise mais precisa.
Tondela precisa de ter transcriçao de casamento mesmo o pai sendo o declarante de nascimento?Sei que Tondela faz atribuiçao de menor,faz de maior tambem?Grato
@Mangualde , Tondela também faz processos de atribuição de maiores. Tem levado uns 8 meses, mais ou menos.
Eu tenho quase certeza de que, se foi o pai português que foi o declarante do nascimento do filho até que este completasse 1 ano, a transcrição não é exigida. Fiz a da minha mãe por lá. em 2018, sem transcrever o casamento de meus avós.
Recebi a senha hoje.
@gandalf Eu já incluí meus dados, eles estão na linha 30 (Calixtor).
@CINTIA SOUZA
Imaginei que podia se tratar da mesma pessoa. Obrigado por corrigir.
Olá boa noite , estou com a documentação pronta pra pedir a cidadania , Tondela seria uma boa escolha ?
@lucasmattos , sim. Tondela, Vila Nova de gaia ou Almada. Estão mais rápidas que o ACP.
Olá bom.dia!
Meu processo de atribuição pai para filha maior chegou em Tondela dia 14/07/20, recebi a senha por email dia 29/09. Está na fase 1 (recebido).
@gandalf
atualizei os dados na planilha! 64xxx/20 pago por cartão de crédito.
Bom dia, estou triste que paguei 4,50 no euro há um tempo atrás e está quase 6,70 hahaha, sem expectativa de melhora (sinais técnicos apontam compra de euro), vou pagar os 175 hoje
Bom dia!
Tondela ainda é a melhor opção para processo de menor?
Qual a documentação necessária?
Se o pai foi o declarante e já possui cidadania não há necessidade de transcrever o casamento certo?
Oi pessoal, Tondela está finalizando em quanto tempo transcrição de casamento e atribuição de maior de idade?
@Audrey ...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/218493/#Comment_218493
Só precisa algum colega com processo concluído mais recentemente confirmar se as regras mudaram...E Tondela passou a exigir o apostilamento das cópias dos RGs dos Pais para a instrução dos processos dos filhos menores de idade...
O que posso garantir é que até o final do primeiro semestre deste ano o apostilamento dessas cópias não era necessário...Pois tivemos um processo concluído em que enviamos cópia do RG de minha prima e cópia do CNH do esposo dela...Sem apostila...(E o processo foi concluído sem qualquer questionamento por parte da Conservatória...
Boa Sorte...
@gabissmleal...
PRAZOS REFERENTES A PROCESSOS CONCLUÍDOS ***HOJE...POR TONDELA...(OUTUBRO / 2020)...
***Obviamente...Um processo enviado hoje...NÃO SERÁ CONCLUÍDO HOJE...!!!
Atribuição de maiores...Dez (+) meses...
Atribuição de menores...Dois a três meses...
Transcrição de Casamento...Dez (+) meses...
@Nilton Hessel obrigada
@gabissmleal...
Note que excetuando-se os processos de menor de idade...Os prazos para conclusão em Tondela podem tanto aumentar como diminuir em uma janela de tempo tão alargada...10 (+) Meses...
Infelizmente...Salvo engano...Desde que estou por aqui...***Não me recordo de ver os prazos de conclusão de processos de Nacionalidade diminuindo significativamente...Só aumentando ano após ano...
***Exceto para as Conversões de Nacionalidade derivada em Originária feitas em Lisboa...!!!
Boa tarde,
Estou tentando consultar o meu processo pelo site da justica.gov.pt e está dando esse erro desde sexta-feira;
-Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos.
Alguém pode tentar fazer uma consulta e verificar se está assim ou é somente comigo?
Obrigado!
@Nilton Hessel
Eu concluí o da minha filha menor há cerca de 1 ano atrás, agora estou fazendo os das sobrinhas e quero me atualizar para mandar TD certinho.
Obrigada
@SamuelViana o site está com problemas sim! a msg de erro está aparecendo em 03 processos que consulto
@cesar_SP Obrigado pelo retorno.
Estou tentando ver o processo dos meus filhos. Já deve por estar a concluir, pelo prazo.
Vo aguardar.
Abs
@SamuelViana , o site está com erro desde 6a feira. Hoje é feriado em Portugal. Só deve normalizar amanhã.
Relaxe!
@SamuelViana
No processo dos seus filhos vc enviou a transcrição de casamento?
Quando eu fiz da minha filha não precisava se o pai - declarante tivesse a cidadania.