Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1393394396398399454

Comentários

  • O sistema de consulta voltou ao normal, entretanto, agora aparece, abaixo dos 7 passos, uma nova informação muito preocupante:

    Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido.  

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar. 

    Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses.

  • Boa noite a todos !!!

    Atualizei os dados de meu processo na planilha.

    Tomei a liberdade de colocar os envios sem numero de processo em ordem cronologica para facilitar o acompanhamento.

    Aproveito para parabenizar quem teve a iniciativa da planilha pois padroniza e simplifica o entendimento dos tempos que estão levando em cada etapa.

  • @Leomatrone conversei com uma amiga e segundo ela há modalidades de processo que demoram mais de 2 anos e meio. Tudo depende, também, da Conservatória e do tipo de processo. Hoje, quem protocola um processo no consulado, deve contar com um prazo mínimo de 18 meses. Em Portugal, nas conservatórias descentralizadas, esse prazo é menor. A cada ano o aumento de processos tem sido exponencial, sendo que só no ano passado, foram quase 100.000 novos processos. Para que você tenha uma ideia, este ano, já foram concluídos com registro, mais de 50.000 processos. Enfim, vamos torcer para que essa informação seja genérica, ou seja, dependendo do tipo de processo pode andar em tempo menor e no máximo no tempo informado. Estou preparando a documentação dos meus miúdos para ingressar nas próximas semanas e espero que tudo continue como antes ou melhor, já que estão fazendo ajustes no sistema.

  • @Valeria_nudi

    Não seja por isso. Com o tempo ela irá sendo populada e ficará bem mais interessante. Quanto mais gente participa, melhor ela fica. Mas participar é voluntário.

    Venho mantendo a planilha da ACP há 3 anos, porque me ajudou na época. Refiz a de AquisicaoPorCasamento pelo mesmo motivo.

    Expandi os mesmos conceitos para Tondela, apenas para suprir a falta, apesar que não tenho nenhum processo ali. Outras modalidades já têm planilhas ativas.

    Por isso as 3 planilhas têm um aspecto parecido.

    No momento busco alguém (de preferência que esteja em processo) para "carregar a tocha" e seguir em frente. Tem que olhar diariamente se esta tudo certo, e corrigir quando não está. Deve ter um bom conhecimento sobre planilhas, possivelmente alguém de TI com tempo disponível. Aprendi muito no processo. Outro dia fui olhar como era a planilha da ACP antigamente e não acreditei de tão rudimentar que era.

    Tem varias melhorias que poderia de sugerir ao próximo candidato. Introduzir Formulários é uma delas. Facilitam muito o preenchimento inicial. Mas a manutenção se mostrou mais difícil do que eu imaginava.

  • @gandalf


    3 anos.... eu sempre dou uma olhadinha aqui no forum e não sabia disso.

    Posso estar olhando todos os dias sem problema ... mas infelizmente não poderei ajudar com o formulario.

    Acredito que estarei por aqui por um boooom tempo pois dei entrada na documentação de minha mãe... depois terei a minha e por fim de meus filhos.

  • KemylaKemyla Member

    @Leomatrone Nossa, acabei de ver isso tb! Tomara mesmo que seja apenas uma informação genérica.

  • blancoutblancout Member
    editado July 2020

    @Kemyla @Leomatrone nessa previsão de prazo também estão os processos de aquisição de nacionalidade (por casamento), por isso o prazo tão longo.

  • Tomara que sim. Estou bastante ansioso pra o processo do meu marido. Só não preenchi a planilha porquê fizemos a cidadania por meio de uma empresa, ou seja, não tenho as informações de pagamento, respostas por e-mail e etc. A documentação chegou em Portugal dia 17/12, mas o processo só foi enumerado em 31/01. Ainda está na bolinha 4.

  • Ola!!

    A quem interessar: Tondela respondeu o email do meu enteado (que está a espera da transcrição de casamento). Disseram neste mês de julho estar trabalhando nos processos entrados em novembro/2019.

    Bem, o dele é de 26 de dezembro.

    Espero ter ajudado. :)

  • @Rafaela Patricio ...Fiquei na dúvida lendo sua mensagem...Por isso tomei a liberdade de deixar o link abaixo para ficar mais claro sobre a que tipo de processo você se referiu...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219573/#Comment_219573

  • processo dos meus dois filhos menores

    enviados para tondela em 05/06/2020

    entregue no dia 09/06/2020

    recebi a chave no dia 08/07

    aprovado dia 17/07

    Registro criado 23/07

    menos de dois meses, não precisei transcrever meu casamento, porém na certidão de ambos não constava que era casado

  • editado July 2020

    @rennerfernandes ...Você mandou junto alguma declaração informando que não era casado...?

  • @Nilton Hessel fiz a atribuição de minha neta em Tondela e como meu filho nao se casou com a mae dela, fiz uma declaração em nome dos pais dela informando que nao eram casados. Assinaram por reconhecimento.

  • @Nilton Hessel

    Não fiz declaração e sou casado com a mãe dos meus filhos. Na verdade arrisquei para verificar se iriam aceitar sem a trasncrição

  • @rennerfernandes

    Você não gostaria de colocar seus dados na planilha pra ficar como referencia

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/"

  • Já estão, nome R.F

  • @rennerfernandes

    Hoje mesmo coloquei uma observação sugerindo pra usarem o Nome de Usuario pra evitar essas situações e também facilita pra quem tem uma situação parecida poder entrar em contato para obter alguma dica rs

    Obrigada

  • SamuelVianaSamuelViana Member
    editado July 2020

    não consegui localizar o e-mail da conservatória de tondela.

    alguém sabe me informar qual é? e se eles respondem dúvidas de processos por e-mail?

    abraços.


    EDIT:

    obs.: ACHEI ESSE E-MAIL: civil.tondela@irn.mj.pt

    Esse mesmo?


    Mais vou aguardar ate 10/08/2020 para ver se vou receber o e-mail com a numeração dos processos e senha para consulta. estou na esperança de receber o e-mail.

    será que eles vão fazer primeiro a transcrição de casamento para depois fazer os assento de nascimento dos meus filhos?

  • @SamuelViana boa tarde o e-mail é este não sei se respondem? civil.tondela@irn.mj.pt 

  • @SamuelViana de preferência em ligar para a LR, os email atrasam o andamento dos trabalhos pois quem os responde geralmente são os conservadores que estão analisando os processos. Se vários começarem a solicitar informação por email o prazo que já é longo tende a duplicar...

  • editado July 2020
    Boa tarde pessoal!
    Apenas para atualizar sobre as datas do meu processo em Tondela.
    09/03/2020 ENVIO DOS DOCUMENTOS
    12/03/2020 RECEBIDO EM TONDELA
    19/03/2020 RECEBIMENTO DO EMAIL COM A NUMERAÇÃO E CHAVE DE ACESSO
    23/07/2020 MUDANCA DA BOLINHA 1 PRA BOLINHA 7 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"

    Agora é aguardar mas acho que até o fim do ano com ctz sai! Muito obrigada a todos aqui do forum, principalmente aos moderadores Marcia e Vlad! Um grande abraço!
  • editado July 2020

    @Bruna Fachinetti seu processo vai ser concluido mto antes do final do ano.

  • rmaiarmaia Member

    Boa tarde.

    Vocês saberiam dizer se a transcrição de casamento é feita necessariamente antes da atribuição do filho menor em Tondela, ou há a chance de deixarem a transcrição para depois?

    Grato.

  • @rmaia a transcrição de casamento é feita antes da atribuição do filho.

  • PaulamppPaulampp Member
    editado July 2020

    @SamuelViana Aguarda mais um pouquinho que o email vai chegar, A documentação dos meus filhos chegaram lá dia 06/07 e hj de manha 24/07 recebi o email com a numeração.

  • rmaiarmaia Member

    obrigado @Vlad Pen.

  • obrigado a tds pelas respostas.

    vou aguardar e torcer para que tudo se resolva logo. pretendo somente ir mesmo em 05/2021.

  • @Bruna Fachinetti , esse processo é de menor ou é de maior?

  • editado July 2020

    @Pedro Martins Albernaz os processos são da minha mãe e da minha tia, ambas maiores. Mandei os dois juntos num mesmo pacote DHL mas em envelopes separados, cada um com sua documentação, 100% certinha exatamente como os moderadores orientam aqui no forum. Por exemplo, ao invés de enviar uma certidão com erros eu perdi uns 6 meses lidando com um cartório lá na Bahia pra conseguir a certidão exatamente como eu queria, mas pelo visto valeu a pena.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.