Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1390391393395396398

Comentários

• Bom dia

Vou fazer o pagamento via cartao de credito. Enviarei o comprovante que devo receber por email.

Mas ainda tenho uma dúvida

No formulário 1C onde devo indicar o pagamento? Uma vez que nele somente consta campo para Cheque e Vale Postal

Seria no quadro 4, item outros documentos?

Desde já agradeço a atenção

• Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator

@Valeria_nudi, não, quando é feito o pagamento por cartão você recebe um formulário por e-mail e é esse formulário que deve ser utilizado. A informação do pagamento vem no cabeçalho. Se já reconheceu firma no 1C terá que imprimir e enviar junto, em branco, o formulário que vai chegar por e-mail.

• @Daniel Henriques Então eu envio o formulario 1c que já foi assinado e autenticado pessoalmente , sem preencher nada sobre o pagamento.

Faço o pagamento por cartão de crédito e envio o novo formulario de receberei por email sem ter que autenticar novamente

isso mesmo

@Valeria_nudi, isso mesmo. O formulário que vai chegar pode imprimir e enviar em branco mesmo, é apenas para comprovação do pagamento.

• @Daniel Henriques Agradeço imensamente a orientação.

Esta semana efetivarei o pagamento e farei o envio do material por DHL.

Conforme for tendo novidades irei atualizando para servir de referencia.

• LuizamiyLuizamiy Member

boa noite pessoal, estou enviando meus documentos.

Como coloco o destinatário exatamente?

Arquivo Central Porto

ou

ACP

ou outra forma?

• @Luizamiy , você vai enviar para o Porto ou para Tondela? Este post é de Tondela!

Mas, respondendo à sua pergunta, pode colocar Arquivo Central do Porto ou ACP

Mande, preferencialmente, por DHL!! É um pouco mais cara que os correios, mas muito mais rápida e segura!

• gandalfgandalf Member

@Luizamiy as pessoas leem seus posts, independente do tópico que você postou, portanto seja consistente e pergunte só uma vez.

Aqui tem todos os endereços de todas as CRC, tanto para fazer vale postal (da transcrição), como também para enviar os documentos. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#p1"

• Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner
    editado June 28

@Leticialele te enviei inbox . O comprovante de pgto vem no mesmo e-mail do formulário 1C.

• Prezados, processo de atribuição de pai pra filho, todos os documentos corretos, não há margem para erro.

Está valendo a pena enviar para Tondela, tendo em vista agilidade com os prazos, tenho acompanhado que ACP está bem cheia??

Obrigado!

@Guilherme Ferreira Tondela exige a transcrição de casamento do português ou pelo menos exigia.

• @Vlad Pen casamento está averbado no assento do português, seria suficiente? Em relação aos prazos está compensando? Obrigado por sua antenção.

• Olá pessoal! Estou enviando o processo do meu pai para Tondela. Tenho duas dúvidas...

------

A primeira na verdade é só pra alguém me ajudar a confirmar a documentação:

-número do registro do assento do português, anotado no formulário 1C.

-Certidão de nascimento de inteiro teor, emitido por cópia reprográfica e apostilada.

-Cópia do RG(emitido esse ano) autenticado e apostilado.

-Formulário 1C colorido, impresso frente e verso e reconhecida por verdadeira a firma do meu pai.

-vale postal de 175 euros.

-------

A segunda dúvida é:

Os dados para envio dos documentos continuam os mesmos?

Dados para envio dos documentos:

Conservatória do Registo Civil de Tondela

Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57

3460-584 TONDELA

email: civil.tondela@irn.mj.pt

Dados para envio do Vale Postal:

IRN, IP

Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57

3460-584 TONDELA

email: civil.tondela@irn.mj.pt

Obrigado!

• @Willian Gomes Sim, tudo certo.

Porém, tendo em vista a pandemia, sugiro fortemente que:

1 - Faça o pagamento por cartão de crédito e mande o Formulário 1C que vai receber, onde vai constar o pagamento e o nome do requerente. Junte o email com os dados do pagamento, que valerá como recibo. Se já tiver o Formulário com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE, mande esse outro em branco, só para comprovar o pagamento. Não se preocupe porque no formulário vai aparecer CRC Lisboa, mas pode mandar para Tondela!

2 - Mande por DHL, que é mais rápida e eficiente que os Correios e só custa uns 60 reais a mais!

• gandalfgandalf Member
    editado July 2

@Willian Gomes e @Leticialele

Me lembro de um processo que houve muita discussão porque o cartório fez "reconhecida por verdadeira", e a Conservatória exigiu refazer no consulado porque não estava escrito "por Autenticidade". Você se lembra dos detalhes e se procede?

Tentei achar o post, mas as buscas estão muito ruins na nova versão do software. Você se lembra o que se passou e qual foi a conclusão? Eu sei que tem cartórios que usam "por verdadeira" e outros "por autenticidade" e que é o mesmo. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210071/#Comment_210071" "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/199514/#Comment_199514"

Nesse último: "os relatos no fórum são de que as conservatórias apenas aceitam o reconhecimento "por verdadeira" caso seja seguida da frase "por ter assinado na minha presença", ou seja, eles querem algo que confirme que foi assinado na presença do escrivão"

Acho que daria pra arriscar. O fato de ter sido assinado "em vida, presencialmente" é crucial no processo. Alguém quer relatar experiências. Só me lembro que deu muita discussão.

@Willian Gomes Precisa confirmar se Tondela não exige a transcrição de casamento mesmo sendo o português o declarante do nascimento do filho. O nr do registro no formulário 1C é válido somente se a certidão do português estiver informatizada.

• smn_lgnsmn_lgn Member

Oi gente, tô acompanhando o fórum há um bom tempo. Consegui fazer a minha cidadania com as informações aqui. Quero dar entrada no processo do meu filho, menor de 18. Sei que preciso fazer a transcrição, mas posso enviar os dois processos no mesmo envelope para Tondela?Não consegui achar informações recentes sobre. Ou é melhor fazer a transcrição antes por PD, ou até mesmo pelo consulado do RJ?

• gandalfgandalf Member
    editado July 3

@smn_lgn imagino que você seja a mãe. Veja quem foi o declarante no registro de seu filho, se foi feito antes de 1 ano de nascido, e se não há divergências de nomes e datas com outros documentos.

Você não apresentou seu caso. Só disse que "sabe que precisa fazer a transcrição". Nem sempre é necessária. Mas tendo filhos menores, normalmente se recomenda Tondela, e nesse caso faz-se a transcrição junto e estende ao cônjuge o direito a nacionalidade. Se houver divergências de nomes ou datas pode ser que se recomende outra crc.

Imagino que você ja tem o registro do assento. O comentário inicial (2 primeiros parágrafos) a respeito da covid não é mais relevante.

"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/215761/#Comment_215761"

Nesse outro link onde tem para maiores, menores, Ponta Delgada, e todas as outras opções.

"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/218558#Comment_218558"

Nesses casos, era só a nacionalidade do menor. A transcrição não era necessária ou já estava pronta.

"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/218493/#Comment_218493"

"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217959/#Comment_217959"

• smn_lgnsmn_lgn Member

@gandalf Muito obrigada pelas informações!!! Sim sou a mãe, meu filho já tem 15 anos e o declarante foi o pai, que não é português, por isso disse que precisava da transcrição. Já tenho o registro do assento.

Vou seguir as informações do primeiro link! novamente, obrigada!

• @smn_lgn ...Atenção para o fato de que tendo seu filho mais de 14 Anos...Será necessário enviar RG dele...

Noas Links deixados pelo @gandalf você encontrará todos os detalhes...

• PaulamppPaulampp Member
    editado July 5

Olá, bom dia gente, vejo vcs falando sempre sobre uma planilha que acompanha os casos. Qual nome que tem que digitar na busca pra achar essa planilha. Não consegui achar.

Ou ela é só para os moderadores?

obrigada.

• GiselePioGiselePio Member

Pessoal o processo de atribuição por Tondela tem sido o mais rápido? A documentação é o formulário C1 ( um dos campos preenchido é com o código do certidaoonline), certidão de nascimento inteiro teor reprografia apostilada do requerente ( no caso meu pai), pagamento dos custos cartorários ( vale postal ou por cartão de crédito), tudo isso junto no envelope enviar pela DHL (mais seguro) ou Correios, está correto?

• gandalfgandalf Member

@Paulampp

Havia uma planilha para Tondela que morreu.

Há uma planilha para a ACP que muitos usam, com sucesso e estabilidade relativamente altos, mas não serve para Tondela.

Eu criei uma planilha nova pra Tondela, mas não publiquei por falta de candidatos. Portanto ela só tem o esqueleto, e está vazia. Nesse tópico aqui em geral as pessoas não descrevem o caso de forma que possa por numa planilha pra acompanhar.

Desde o advento da consulta web, as pessoas perderam muito o interesse pela planilha, e preferem falar das bolinhas verdes e vermelhas.

• LeticialeleLeticialele Member
    editado July 5

@GiselePio

Pague com cartão de crédito! O vale postal tem prazo e, nessa época de pandemia e férias em Portugal, o cartão é mais seguro. Você pode usar o cartão de crédito internacional desbloqueado de qualquer pessoa, só tomando o cuidado para colocar o nome do requerente (seu pai) no campo próprio.

Você vai receber, por email, o Formulário 1C, com o recibo de pagamento. Imprima colorido, frente e verso, epreencha.

A assinatura tem que ser reconhecida POR AUTENTICIDADE no Cartório. Seu pai tem que assinar na frente do funcionário.

Se ele tiver mais de 70 anos, precisa fazer prova de vida no Consulado. Aí pode aproveitar e assinar na frente do funcionário do Consulado , que reconhecerá a firma.

Tem que mandar, além disso:

• cópia autenticada e apostilada do documento de identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, todos emitidos há menos de 10 anos)
    • Cópia da certidão de nascimento do seu avô ou avó emitida pelo Civil online, ao custo de 10 euros. Se seu avô/avó nasceram antes de 2011, tem que pedir cópia do assento de batismo, certificada, no Arquivo Distrital correspondente. Neste caso, junte uma certidão inteiro teor de casamento ou óbito, para comprovar a fixação do nome.
    • Certidão de nascimento do requerente, POR CÓPIA REPROGRÁFICA, apostilada

Para mandar para Tondela, o casamento de seus avós tem que estar transcrito em Portugal. Se ainda não providenciou isso, faça antes, por Ponta Delgada, que é mais rápida.

Veja se seu pai foi registrado pelo português (a) antes de completar 1 ano de idade.

O envio por DHL é mais rápido e seguro, e custa pouco mais de 60 reais que os Correios. Você pode rastrear até a entrega, recebendo, inclusive, o nome de quem recebeu.

• GiselePioGiselePio Member

@Leticialele meu avô registrou meu pai antes dele fazer 1 ano mas não era casado com minha avó (brasileira) legalmente, viviam juntos mas não documentaram a união então estou optando em não mandar nada da minha vó ja que ela também já faleceu e pelo que entendi seria mera formalidade, correto?

Quanto a certidão emitida pelo civil online, já fiz tem cerca de um mês, li que ela impressa por mim não tem valor então devo preencher no formulário o número da chave que me enviaram para o acesso?

• @GiselePio , pode mandar uma cópia, impressa frente e verso, da certidão que recebeu do civil online. Na certidão de nascimento de sua mãe consta que seus avós eram solteiros?

Você pode pedir a sua mãe para fazer uma declaração, com firma reconhecida por autenticidade, esclarecendo que seus pais nunca foram casados, nem mantiveram união estável, motivo pelo qual não há casamento a transcrever

• PaulamppPaulampp Member

@gandalf entendi. Era só de curiosidade mesmo. E que fiz sozinha pela primeira vez o processo, aí bate uma ansiedade. Mto engraçado isso. Kkkkk

Mas agora que enviei os documentos só me resta sentar e esperar.... não temos pressa com a atribuição dos meninos, a ansiedade e mais para saber se ficou tudo certo.

Fizemos a transcrição do divórcio do meu sogro e depois a atribuição do meu marido através de advogados ( minha cunhada que resolveu tudo) mas já gastamos dinheiro demais e a dos meninos resolvi correr atrás sozinha e descobri vcs, que me clarearam mto bem sobre todos os processos.

Os advogados cobraram de honorários 500 euros cada criança.

Assim que sair alguma coisa venho comentar com vcs.

• gandalfgandalf Member
    editado July 6

@Paulampp

Muito bom. Não se preocupe que vai ser uma ótima experiência. E para menores é muito rápido.

Eu lhe mandei uma mensagem no INBOX (a cartinha no canto direito da tela). Veja se lhe interessa usar.

• smn_lgnsmn_lgn Member

Oi gente, boa tarde. estou finalizando o processo de conseguir todos os documentos para enviar para Tondela e vi aqui no fórum que recomendam pagar por cartão de crédito ao invés de vale postal, mas onde pago? não encontrei informações sobre. E sobre a transcrição, é melhor fazer por Tondela ou pelo consulado do Rio, ou não faz diferença?

@smn_lgn, para transcrição o pagamento só é feito por vale postal. O consulado do RJ estava fazendo o processo pelo correio e eles fazem assim que os documentos são recebidos e conferidos. Deverá ser bem mais rápido que Tondela. Pra transcrição a conservatória mais rápida é Ponta Delgada que demora cerca de 6 semanas.

Plataforma para pagamento de processo de nacionalidade https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Vai indicar o endereço de Lisboa mas pode enviar pra Tondela sem problema.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.