Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1390391393395396454

Comentários

  • PaulamppPaulampp Member
    editado July 2020

    Olá, bom dia gente, vejo vcs falando sempre sobre uma planilha que acompanha os casos. Qual nome que tem que digitar na busca pra achar essa planilha. Não consegui achar.

    Ou ela é só para os moderadores?

    obrigada.

  • Pessoal o processo de atribuição por Tondela tem sido o mais rápido? A documentação é o formulário C1 ( um dos campos preenchido é com o código do certidaoonline), certidão de nascimento inteiro teor reprografia apostilada do requerente ( no caso meu pai), pagamento dos custos cartorários ( vale postal ou por cartão de crédito), tudo isso junto no envelope enviar pela DHL (mais seguro) ou Correios, está correto?

  • @Paulampp

    Havia uma planilha para Tondela que morreu.

    Há uma planilha para a ACP que muitos usam, com sucesso e estabilidade relativamente altos, mas não serve para Tondela.

    Eu criei uma planilha nova pra Tondela, mas não publiquei por falta de candidatos. Portanto ela só tem o esqueleto, e está vazia. Nesse tópico aqui em geral as pessoas não descrevem o caso de forma que possa por numa planilha pra acompanhar.

    Desde o advento da consulta web, as pessoas perderam muito o interesse pela planilha, e preferem falar das bolinhas verdes e vermelhas.

  • editado July 2020

    @GiselePio

    Pague com cartão de crédito! O vale postal tem prazo e, nessa época de pandemia e férias em Portugal, o cartão é mais seguro. Você pode usar o cartão de crédito internacional desbloqueado de qualquer pessoa, só tomando o cuidado para colocar o nome do requerente (seu pai) no campo próprio.

    Você vai receber, por email, o Formulário 1C, com o recibo de pagamento. Imprima colorido, frente e verso, epreencha.

    A assinatura tem que ser reconhecida POR AUTENTICIDADE no Cartório. Seu pai tem que assinar na frente do funcionário.

    Se ele tiver mais de 70 anos, precisa fazer prova de vida no Consulado. Aí pode aproveitar e assinar na frente do funcionário do Consulado , que reconhecerá a firma.

    Tem que mandar, além disso:

    • cópia autenticada e apostilada do documento de identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, todos emitidos há menos de 10 anos)
    • Cópia da certidão de nascimento do seu avô ou avó emitida pelo Civil online, ao custo de 10 euros. Se seu avô/avó nasceram antes de 2011, tem que pedir cópia do assento de batismo, certificada, no Arquivo Distrital correspondente. Neste caso, junte uma certidão inteiro teor de casamento ou óbito, para comprovar a fixação do nome.
    • Certidão de nascimento do requerente, POR CÓPIA REPROGRÁFICA, apostilada

    Para mandar para Tondela, o casamento de seus avós tem que estar transcrito em Portugal. Se ainda não providenciou isso, faça antes, por Ponta Delgada, que é mais rápida.

    Veja se seu pai foi registrado pelo português (a) antes de completar 1 ano de idade.

    O envio por DHL é mais rápido e seguro, e custa pouco mais de 60 reais que os Correios. Você pode rastrear até a entrega, recebendo, inclusive, o nome de quem recebeu.

  • @Leticialele meu avô registrou meu pai antes dele fazer 1 ano mas não era casado com minha avó (brasileira) legalmente, viviam juntos mas não documentaram a união então estou optando em não mandar nada da minha vó ja que ela também já faleceu e pelo que entendi seria mera formalidade, correto?

    Quanto a certidão emitida pelo civil online, já fiz tem cerca de um mês, li que ela impressa por mim não tem valor então devo preencher no formulário o número da chave que me enviaram para o acesso?

  • @GiselePio , pode mandar uma cópia, impressa frente e verso, da certidão que recebeu do civil online. Na certidão de nascimento de sua mãe consta que seus avós eram solteiros?

    Você pode pedir a sua mãe para fazer uma declaração, com firma reconhecida por autenticidade, esclarecendo que seus pais nunca foram casados, nem mantiveram união estável, motivo pelo qual não há casamento a transcrever

  • @gandalf entendi. Era só de curiosidade mesmo. E que fiz sozinha pela primeira vez o processo, aí bate uma ansiedade. Mto engraçado isso. Kkkkk

    Mas agora que enviei os documentos só me resta sentar e esperar.... não temos pressa com a atribuição dos meninos, a ansiedade e mais para saber se ficou tudo certo.

    Fizemos a transcrição do divórcio do meu sogro e depois a atribuição do meu marido através de advogados ( minha cunhada que resolveu tudo) mas já gastamos dinheiro demais e a dos meninos resolvi correr atrás sozinha e descobri vcs, que me clarearam mto bem sobre todos os processos.

    Os advogados cobraram de honorários 500 euros cada criança.

    Assim que sair alguma coisa venho comentar com vcs.

  • editado July 2020

    @Paulampp

    Muito bom. Não se preocupe que vai ser uma ótima experiência. E para menores é muito rápido.

    Eu lhe mandei uma mensagem no INBOX (a cartinha no canto direito da tela). Veja se lhe interessa usar.

  • Oi gente, boa tarde. estou finalizando o processo de conseguir todos os documentos para enviar para Tondela e vi aqui no fórum que recomendam pagar por cartão de crédito ao invés de vale postal, mas onde pago? não encontrei informações sobre. E sobre a transcrição, é melhor fazer por Tondela ou pelo consulado do Rio, ou não faz diferença?

  • @smn_lgn, para transcrição o pagamento só é feito por vale postal. O consulado do RJ estava fazendo o processo pelo correio e eles fazem assim que os documentos são recebidos e conferidos. Deverá ser bem mais rápido que Tondela. Pra transcrição a conservatória mais rápida é Ponta Delgada que demora cerca de 6 semanas.

    Plataforma para pagamento de processo de nacionalidade https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Vai indicar o endereço de Lisboa mas pode enviar pra Tondela sem problema.

  • @Daniel Henriques obrigada!! vou fazer pelo Rio mesmo então

  • Atualizando:

    Meu processo de atribuição foi enviado junto com a transcrição do casamento dos meus pais e foi finalizado!

    Histórico:

    11/12/19 Enviado para Tondela pelos correios do RJ

    23/01/20 Recebi a chave de acesso

    21/04/20 Recebi email de Tondela com notificação de documentos em falta (Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, apostilada). Mesmo tendo certeza que já havia enviado, enviei novamente.

    24/04/20 Enviado o documento por correios

    12/05/20 Entrega do documento realizada na conservatória

    25/05/20 Andamento do estado do processo para Despacho

    29/05/20 Andamento do estado do processo para Terminado: Pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português

    03/07/20 Finalizado. Mensagem no site: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Que alívio!

    Estou aguardando a carta com o assento chegar em minha residência para poder agendar o cartão de cidadão, mas o consulado do RJ não tem data... Vou continuar tentando pq o pior já passou!

    Assim que chegar, farei minha transcrição de casamento com o nascimento do meu filho!

    Obrigado a todos pelas ajudas!

    Abraços!

  • @leorjgj , você pode pedir uma certidão pelo civil online. Custa 10 euros e a chave para consulta e impressão da certidão chegam. por email, em 24 horas.

    Já pode providenciar os documentos para transcrição de seu casamento e atribuição de seu filho, não precisa de cartão-cidadão para isso!

    Boa sorte!!

  • Uma ajuda, gostaria de um esclarecimento, se possível.

    Li na primeira página que para processos de MENOR é necessário :

    1) Certidão de nascimento do interessado, por cópia reprográfica + apostilamento

    2) A respeito do RG/passaporte que contenha filiação:

    2.1) Menor de 14 anos:

    RG autenticado de ambos os pais (NÃO é necessário apostilar). <----

    .

    Porém li nos comentários posteriores que, há a necessidade de apostilar o RG dos pais também.

    Posso ter interpretado errado. Em processo para Menor é necessário além da certidão; Apostilar o RG dos pais ?

    .

    Grato

    .

  • Gostaria de tirar um dúvida:

    Minha mãe já possui cidadania portuguesa, ela nunca casou com o meu pai. Gostaria de confirmar os documentos necessários para fazer a minha cidadania.

    1) Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade

    2) Certidão de Nascimento inteiro teor apostilada

    3) Cópia do RG autenticada e apostilada

    4) Cópia autenticada da certidão de nascimento portuguesa da minha mãe


    Grata.

  • @Fernanda Cavallari , quem registrou você? O registro foi feito até 1 ano de idade? Em que ano você nasceu?

    Os documentos para atribuição são:

    1 - Cópia da certidão portuguesa da mãe;

    2 - Certidão da Requerente por cópia reprográfica, apostilada;

    3 - Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    4 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida por autenticidade;

    5 - Pagamento de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito internacional desbloqueado. Neste caso, após efetuar o pagamento, você recebe, por email, um formulário 1C contendo os dados do pagamento. Pode usar o cartão de qualquer pessoa, tomando cuidado em colocar o nome da requerente no local apropriado. Se já tiver o formulário preenchido e com a assinatura reconhecida por autenticidade, basta junta-lo ao que chegar por email. Cuidado se for usar o Vale Postal! Ele tem validade e, nesta época de pandemia e férias em Portugal, seus documentos podem demorar a chegar, e você terá problemas se o Vale Postal caducar.

    Faça o envio pela DHL, custa em torno de 60 reais a mais que os Correios, mas é mais seguro e rápido. Você pode rastrear o tempo todo e obter até o nome de quem recebeu.

    Observações Importantes:

    a) Se foi sua mãe que a registrou e você nasceu após 1978, mande os documentos descritos acima

    b) Se foi seu pai que a registrou e você nasceu após 1978, peça a sua mãe para fazer uma Declaração, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada, declarando que não foi casada com o seu pai;

    c) Se você nasceu antes de 1978, além da declaração acima, junte documentos que comprovem que você viveu com sua mãe na menoridade - qualquer documento assinado por ela - matrícula escolar, caderneta de vacinação, ou outro que comprove que ela era sua responsável.

  • Olá

    Vou dar entrada no processo de atribuição da minha irmã e estava pensando em fazer por Tondela, porem tenho algumas duvidas:

    • O processo por esta conservatória está sendo concluído mais rapidamente que o ACP ?
    • é aceito carteira de motorista como documento de identificação?
    • existe algum procedimento diferente do ACP ou que sejam mais exigentes que o ACP em algum outro aspecto?

    Fiz o meu processo em 2018 pelo ACP que durou apenas 40 dias para ser concluído. O da minha tia enviei ano passado também para o ACP. Foi aprovado em janeiro desse ano, mas até o momento não saiu o registro, por isso queria tentar o da minha irmã por outra conservatória.

    Agradeço a ajuda.

  • @charlespessoaaa

    1. Algumas pessoas têm reportado concluir ligeiramente mais rápido por Tondela, cerca de 9 meses. Contudo não se pode afirmar ainda que é uma tendência. Ao longo de quase 1 ano, muita coisa pode mudar. Tradicionalmente Tondela demora mais, porque menores têm prioridade. Se alguém tem prioridade, os outros tendem a demorar mais. Tondela faz transcrições, o que aumenta a carga.
    2. RG (menos de 10 anos), CNH valida, ou passaporte válido com filiação, autenticado e apostilado
    3. ACP dispensa a transcrição de casamento se na certidão do requerente o pai português foi o declarantes, antes de 1 ano de vida, e a mãe não é portuguesa. Tondela deixou de ter essa dispensa e há alguns anos exige a transcrição. Fora isso e a diferença em #1, de resto é semelhante.

    As coisas mudaram em todas as conservatórias. Não só na ACP.

    De fato, processos numerados até 12/2018 levavam 90 dias em média. (embora alguns chegaram a completar em 14 dias). Processos numerados a partir de 16/04/2019 saltaram para 330 dias de espera, e atualmente processando 05/2019 está em 400 dias de espera.

    A ACP foi comissionada e equipada em fins de 2017 para ser um conservatória de referência em processos nacionalidade, e tem atuado com muita competência desde então. O fato de seu processo ter saído em 40 dias é porque encontrou uma grande infraestrutura preparada, em seu início. Você deve se lembrar que na época, as outras conservatórias levavam 1 ano ou mais. Desde então o número de processos aumentou muito, criando acúmulo de trabalho, e retenção em todas as conservatórias.

  • LuizamiyLuizamiy Member
    editado July 2020

    @charlespessoaaa o processo do meu pai em tondela foi concluído em 2 meses e meio.

    Finalizou mes passado.

  • KemylaKemyla Member

    @Luizamiy Que informação excelente. O assento dele foi criado e ja enviado a vcs?? Estou um pouco apreensiva o processo esta na bolinha 7, marrom e diz que aguarda a criação do registo. Mas vi aqui no fórum muita gente falando que está ha meses nesta fase.

  • @charlespessoaaa nao esquecer q Tondela em alguns casos exige a transcrição de casamento do português.

  • @Kemyla sim!! Na realidade solicitei pelo civil online o numero do assento


    Do 6 pra criação do assento foi coisa de 3 dias

  • EveEve Member

    @Luizamiy que notícia maravilhosa, mesmo sabendo que cada caso é um caso, é uma esperança rsrsrs

  • Boa tarde a todos.


    Posso pagar via cartão e minha mãe enviar, pois ela já esta com minha certidão? neste caso, ela seria requerente no pagamento do cartão?


    Obrigado.

  • @Bruno Marinho , Requerente é quem está pedindo a cidadania. Se for sua mãe, pague com seu cartão e coloque o nome dela como Requerente.

    Se o Requerente é você, é o seu nome!!

    Pode usar o cartão de qualquer pessoa.

  • KemylaKemyla Member

    @Leticialele Obrigada, Letícia! Só mais uma dúvida, por garantia, para solicitar pelo civil online melhor esperar a bolinha 7 ficar verde? Ou não tem problema já solicitar com ela marrom?

  • @Kemyla se o status 7 ainda não está verde não existe certidão. Pode demorar meses para ser emitida a certidão.

  • @Kemyla , só quando a bolinha 7 estiver verde.

  • Obrigado @Leticialele .

    Então, vou preencher o formulário, ela imprimi e HDL retira os documentos na residência dela.

  • IackIack Member

    Prezados amigos,

    Peço desculpas pelo incômodo. Estarei na segunda a tarde enviando por DHL os documentos solicitando a cidadania por tempo de residência. A minha, esposa e filho. Poderiam me orientar se me aconselham enviar para Tondela ou Almada? Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.