Devolução Vale Postal (Caducado)

Ola pessoal !

Estou abrindo esse tópico para assunto se devolução de vale postal caducado.

Estou enfrentando o pesadelo de ter a documentação recebida no ACP com o vale postal caducado . Me deram a oportunidade de fazer o pagamento via cartão visa e pelo menos o processo já foi numerado. O ACP comentou que faria a devolução do vale porém até hoje não consegui mais nenhum contato com eles .

O Correios está cooperando e me informaram que preciso pedir um “código” a eles do qual eles liberam o vale . Enviei um email a eles pedindo o código e por enquanto nada . Foi o equivalente a R$ 1200,00 e estou desde junho tentando a devolução do vale postal.

Alguem já passou por esse pesadelo antes ? Se sim como conseguiram a devolução do vale postal ?

Agradeço por toda ou qualquer dica em relação a esse tópico.

Abraços

Comentários

  • @Mtrin conhece muito sobre esse assunto e creio que poderá te orientar @Leandro19Poli ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/168973/#Comment_168973

  • @Nilton Hessel muitíssimo obrigado !

    @Mtrin eu segui algumas orientações que vc passou pra o pessoal que tbm já enfrentou esse pesadelo, mas algumas coisas pararam no caminho.


    1 - informei o ACP sobre o vale caducado e me deram a chance de pagar por visa. O processo foi numerado e informaram a chave de acesso . Comentaram que devolveriam o vale porém não consigo mais retorno com o ACP sobre esse tema através de e-mail.

    2 - Abri manifestação no correios (fale conosco) expirou o prazo de resposta e não responderam.

    3 - Abri reclamação na ouvidoria dos correios e responderam que tudo é “força maior” devido ao COVID sem ao menos explicarem o procedimento de devolução ou quando teria o vale devolvido.

    4 - Voltei ao correios que emitiu meu vale e dei a sorte de conseguir uma gerente que está me ajudando , ela abriu requisições internas de esclarecimento mas nem o próprio correios responde ela. Ela me orientou a pedir um tipo de codificação que geralmente as conservatórias enviam por correspondência para conseguir liberar o vale na agência . Para ela consta como bloqueado e até tirou foto da plataforma mostrando o bloqueio .

    5 - Enviei e-mail ao ACP pedindo essa “numeração” porém eles não estão me respondendo.

    Essas foram tds as minhas tentativas até agora se souber de alguma dica , agradeço bastante !!


    Abracos

    Leandro

  • MtrinMtrin Member

    @Leandro19Poli ,

    Você está procurando pelo número do Vale que você enviou?

  • FabianoFabiano Member

    Vá uma agência dos Correios e leve o vale ou o número e informe o atendente que não foi recebido no destinatário por não ter sacado.


    Peça para verificar no sistema para qual agência foi devolvido (geralmente é a mais próxima do seu endereço que informou no vale). O atendente irá buscar os dados com o número do vale e dirá se está disponível e em qual agência.


    Não utilize o site ou o fale conosco, vá direto a uma agência e informe a devolução e peça para ver a agência onde resgatar.

  • Obrigado @Mtrin e @Fabiano !

    Isso @Mtrin estou procurando pelo vale que enviei porque não recebi nenhuma outra informação do ACP referente a outro código ou com alguma orientação. Mesmo tendo envidado e-mails pedindo código e instrução eles não respondem . A última resposta que tive deles é que confirmaram meu recebimento de pagamento pelo visa e que devolveriam o vale. Como, aonde é de que forma devolveriam eu não consegui até hj ter essa informação :/

    Oi @Fabiano eu tive que quebrar meu isolamento social e fui em três agências próximas e falei com três gerentes e todos falam que não está liberado e que preciso entrar em contato com Portugal. O pior de tudo avinha ? Quando fui no correios tava lotado, mta aglomeração, tomei todos os cuidados de máscara e distanciamento. 4 dias depois tive os sintomas do COVID e ontem veio a confirmação que testei positivo para o coronavírus , na única vez que sai de casa para tentar resolver o problema do vale nos correios.

    Moro com meus pais e os dois são do grupo de risco , tive que sair às pressas , estou em outra cidade e agora isolado por 14 dias.

    Enfim se tornou mesmo um grande pesadelo .

    Minha sugestão para os moderadores é rever os tópicos do pagamento do vale postal por intermédio dos correios (Passo a passo) ou aconselhar a não fazer de forma alguma pelos correios em época de pandemia pq tudo pode virar uma grande dor de cabeça, além da exposição da pessoa na agência , sempre priorizem DHL e pagamento por cartão visa que dará tudo certo! Tenho feito assim com meus irmãos e primos a não cometerem o mesmo erro que cometi. Era desinformado e não imaginava o rolo que me meteria fazendo pelos correios.

    A medida que tiver mais informações atualizo vcs por aqui!


    Abraços

  • Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator

    @Leandro19Poli, sinto que esteja passando por essa situação, espero que sua saúde se restabeleça o mais breve possível.

    Estamos avisando a todos, já há meses, para evitar o pagamento por vale postal, basta verificar qualquer discussão recente de pessoas pedindo orientação que verá que isso é postado praticamente todo dia, alguns dias está postado mais de uma vez no fórum

    Desde que começou o pagamento por cartão avisamos para os usuários darem preferência a essa modalidade de pagamento. Infelizmente para a transcrição de casamento não tem opção de pagamento por cartão de crédito então, para esse tipo de processo, não há outra opção senão o VP.

    Seu relato serve para reforçar que estamos recomendando a maneira mais segura e prática para todos.


    Sobre o vale postal, a conservatória não vai enviar um VP para você, eles não levantam o que você enviou e ele retorna ao Brasil. Siga as orientação que @Mtrin passou nesta postagem que vai conseguir o reembolso http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/181699/#Comment_181699

  • @Daniel Henriques obrigado pelo link tenho seguido alguns passos ali e vi que uma pessoa conseguiu contato com CTT o que já me mostrou uma luz no final do túnel.

    Acabei de fazer um registro pelo site do CTT relatando todo o ocorrido acredito que era “ponte” que faltava nesse processo . Vamos ver se vai dar certo.. Se tiver novidades aviso por aqui.

    obrigado de verdade ! Estou me recuperando rápido da COVID , da mesma forma que os sintomas vieram rápido já estão indo embora rápido graças a Deus!!

    E mto obrigado pessoal por toda a ajuda !!!

    abraços

  • MtrinMtrin Member

    @@Leandro19Poli,

    Leandro espero sinceramente que melhore rápido.

    Passo e-mail para o CTT em Portugal. Faça um e-mail para lá m.fernanda.borges@ctt.pt

    Fernanda Esteves Borges

    APOIO A CLIENTES E NEGÓCIO

    AN /ACF / Apoio Clientes Nacionais

    Edifício CTT

    m.fernanda.borges@ctt.pt

    Av. D. João II, 13 - Piso: 3 

    Tel.: +351 210471252

    1999-001 LISBOA

    Fax : +351 210471905

     www.ctt.pt

    Peça informações sobre a devolução do seu vale, coloque no e-mail todas as informações que você tem do vale emitido n Brasil, data, lugar valor nome do remetente . Ela não demora muito para responder. É melhor do que tentar falar com a conservadora ou CRC

    Se isso não der certo. Aí só você me passando os dados para tentar te ajudar mais.

    Não costumo fazer isso, mas devido a toda a sua situação, posso tentar te ajudar.

    Mas vou ser sincera com você, você teria que me passar seus dados pessoais. (eu pessoalmente acho isso terrível) em anos aqui no site ajudando muita gente eu nunca cheguei nessa situação.

    Preciso de:

    CPF de quem emitiu o vale

    Nome Completo

    Valor do vale

    Data do vale

    Numero do vale da agencia de correios no Brasil

    Desta forma tem como eu realizar uma pesquisa na base de dados dos correios e te dar uma resposta mais correta.

    É lógico que essas informações deveriam ser passadas no privado se você assim desejar

    Mas tem última alternativa antes disso.

    Qualquer coisa pode falar,

    Estou a sua disposição.

  • FabianoFabiano Member

    @Leandro19Poli


    Estimo uma pronta recuperação. No momento é tratar da saúde e logo estará bem.


    Que possa resolver essa questão do vale tendo retorno do CTT em Portugal.


    Força aí! Aguente firme. Estamos torcendo por você.


    Melhoras!

  • Pessoal mto obrigado por toda ajuda que estão me dando!!!

    @Mtrin vou enviar e-mail ao contato que me passou com todo os detalhes e o histórico . Se precisar de algum outro detalhe ou apoio aí te aviso no inbox pessoal td bem ? Obrigado de verdade !!

    @Fabiano vai dar td certo ! E obrigado mesmo! Em breve espero vir aqui com boa notícias , mas todo o norte que me passaram já me deu uma luz no túnel.

    Agora é cuidar da saúde e me recuperar logo, com segurança e sem expor ninguém.

    Uma ótima semana para vcs !!

    Abraços

  • gandalfgandalf Member

    @Leandro19Poli

    Primeiramente muita saúde e um pronto restabelecimento.

    Vou aproveitar seu caso para trazer uma alerta. Não é pra pisar na sua ferida aberta, mas para pelo menos aproveitar seu sofrimento para evitar o de outros. Você não tem mais como voltar atras. Se pudesse, certamente teria feito diferente.

    No fórum sempre recomendamos "tirar uma cópia de todo o processo" que vai dentro do envelope da DHL antes de mandar, para eventuais problemas. 95% deles não precisarão, mas se cai nos 5% que precisa dele, pode se tornar um pesadelo. Conferir todos os documentos antes de enviar, buscando por divergências de datas e nomes, e retificar antes de iniciar o processo. Detalhes são importantes.

    No seu caso voce cometeu 3 deslizes, e aprendeu a duras penas:

    1. mande uma cópia do VP, e guarde o VP original e uma cópia xerox, porque aquele o original vai clareando rapidamente com o tempo.
    2. pagamentos se faz por Cartão de Crédito internacional (que também tem prazo, mas muito mais dilatado). Sempre que for possível.
    3. envios sérios se faz por DHL. Inclui no custo do processo, porque vale a pena (você esta pagando a segurança e qualidade de serviço).
  • @gandalf obrigado estou me recuperando a cada dia . Pode usar meu caso para evitar do sofrimento dos outros e reforçar a melhor forma de fazer o processo de envio e pagamento, é por isso que estou me abrindo aqui contando tds essas mazelas justamente para que ninguém passe por isso novamente. No meu caso segui a orientação de um amigo que fez o processo no final de 2018 e era um cenário totalmente diferente do de hj . Conheci o fórum depois que todos os problemas aconteceram.

    Sobre os “deslizes” que comentou foi enviado corretamente o recibo do vale com a documentação, não enviei via DHL com intuito de economizar dinheiro mas por desconhecimento mesmo, se soubesse que era a forma mais segura e rápida eu teria feito dessa maneira com certeza. Mas abro uma observação. Mesmo via DHL minha irmã teve problemas e a documentação teve um atraso gigantesco porque não entendiam que o nome dela é somente Sabrina Seignemartin, sem mais nenhum outro sobrenome, e só por isso ficou retido vários dias no despacho aduaneiro. Como fez pagamento com cartão visa e aprendeu com meus erros ela não teve problemas com o vale pelo menos. A conclusão que chego é que é impossível estar totalmente blindado de problemas ao enviar documentação para conservatórias, mas ainda sim pagamento com cartão visa e envio por DHL ainda é a melhor opção.

    Abraços

  • Pessoal boas notícias!!!

    Acabo de receber um e-mail do ACP, da pessoa que tem cuidado do meu processo por lá, ela se desculpou dizendo que não havia feito a devolução do meu vale postal caducado e que irá concluir nesses próximos dias. Comentou que saiu de férias e que a devolução não havia sido feito por esse motivo , mas que concluirá essa semana .

    Agora é só aguardar

    Mais uma vez mto obrigado por toda segurança que vcs me transmitiram e orientações! Esse fórum é extremamente importante e tem sido um diferencial depois que conheci e passei a tirar minhas dúvidas com vcs por aqui!

    Abraços e uma ótima semana !!

  • MtrinMtrin Member

    @Leandro19Poli,

    Ótima notícia. Fico feliz por você.

  • gandalfgandalf Member

    @Leandro19Poli

    Responda ao mesmo e-mail e peça a ela se poderia lhe enviar uma cópia do recibo por e-mail. Na verdade você só precisa ter o número, nome, e data. Explique que correio está muito limitado. Se ela só escrever no e-mail também funciona pra você. O Nome é pra você conferir que se trata do VP certo, porque os outros dados (no post anterior) você sabe.


    O caso do atraso do DHL, não parece ter sido culpa do DHL, mas do serviço aduaneiro. Acho estranho, porque o funcionário do DHL confere que o envelope só tem documentos, tira uma cópia do RG (para o serviço aduaneiro) e manda junto na bolsa do envelope. Basicamente a aduana só confere os dados informados pelo DHL e manda pra frente em 1 dia. Mesmo assim pode ser que ela teria direito a indenização do seguro, pelo atraso (nada tem andado normal nesses dias que vivemos). Correio também passa pelo serviço aduaneiro.

  • Muito obrigado @gandalf !!

  • Obrigado @Mtrin também por todo o suporte!!

  • Pessoal td bem ?

    Recuperado da COVID e obtive a confirmação do ACP e CTT quando a devolução. O ACP e CTT confirmaram a devolução do vale postal que ocorreu em 23/07, e em contato com a gerente do correios já estará disponível para eu sacar no início da semana que vem. A orientação de vcs foi extremamente importante e me fez conseguir chegar lá !! Abaixo vou colocar alguns passos e lição aprendida com tudo isso.

    Vale postal caducado pode gerar uma grande dificuldade de receber de volta , porém é direito de qualquer pessoa ter o valor devolvido e não é impossível, apenas difícil. É difícil pela operacionalização da devolução que requer envolvimento da conservatória, CTT e correios. Segue abaixo algumas orientações que me ajudaram a ter a devolução.

    1) No primeiro contato que a conservatória fizer sobre o vale caducado já informe a agência emissora e o número do vale para devolução. Essas informações estão no recibo do pagamento do vale postal feito nos correios, por isso é importante tirar uma cópia e guardar antes de enviar para Portugal . Exemplo de como aparece Agência emissora : “Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Agência 23xxxx - AGF Lapa”. Se a conservatória não entrar em contato e você já descobriu que o vale está prestes a caducar pela morosidade do envio da documentação tente enviar um e-mail para a sua conservatória com cópia para rcentrais.admin@irn.mj.pt e rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt Informando todos os detalhes do seu vale postal e se poderão prosseguir com a devolução. Portugal só irá aceitar seu processo se a documentação chegar com o vale postal vigente . Se chegar com vale caducado entre em contato o mais rápido possível com sua conservatória ( por e-mail por ser a única opção ) e pergunte sobre a devolução e se poderá fazer o pagamento com cartão visa e envio do comprovante do pagamento por email, mas não é toda conservatória que permite isso, normalmente todo o processo é devolvido quando o vale está caducado.

    2) Abra um chamado no site CTT pelo link https://www.ctt.pt/ajuda/contacto#/faq/ctt/financas-e-pagamentos/solucoes-de-pagamento ou enviando um e-mail para informacao@ctt.pt com cópia para m.fernanda.borges@ctt.com relatando o problema que teve com o vale postal e todas informações necessárias (número do vale postal, agência emissora, data do vale postal, destinatário, nome completo, cpf, rg, cópia do recibo do vale postal. O Vale postal em Portugal toma outro número porém tanto a conservatória quanto CTT conseguem rastrear o vale pelo número informado no recibo dos correios. Por exemplo meu vale no Brasil tinha número 01xxxxxxxxx e em Portugal tomou o número 7xxxxx, porém é só informar o número do recibo do vale que eles conseguirão rastrear. Pode levar uma semana mas eles responderão.

    3) Abra uma protocolo no site dos correios pelo canal fale conosco (manifestação tem prazo de retorno de 5 dias ) e ouvidoria (30 dias) . Sendo franco o correios nunca me respondeu mas é importante ter os protocolos de que já fez um registro formal e leve o protocolo e cópia do recibo do vale postal na Agência física emissora do vale. Peça para falar com o gerente da agência e seja bastante educado, explique que você já seguiu todos os protocolos do correios com abertura de chamados e que não teve retorno . Peça para verificar se o vale está disponível para saque. Se já tiver obtido o retorno do CTT ou até mesmo da conservatória leve junto para falar com o gerente e peça uma previsão de quando o valor estará disponível para saque.

    Bom espero essas dicas ajudem e espero que ninguém precise passar por isso. Um processo sem problemas ocorre quando o pagamento é feito via cartão visa internacional e envio dos documentos por DHL. Mas infelizmente alguns processos dependem ainda do vale postal feito pelos correios e se esse for seu caso pague então nos correios o vale mas envie a documentação por DHL.

    Abraços

  • MtrinMtrin Member

    @Leandro19Poli,

    Ótima síntese de todo o seu processo de devolução. Que bom que já está bem, fico feliz.

    Boa Sorte!!!!!!!!!

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