Devolução Vale Postal (Caducado)

2»

Comentários

  • obrigado @Mtrin suas dicas foram fundamentais para eu conseguir chegar la!

    Graças a Deus já recuperado


    abraços

  • @Leandro19Poli ,

    Que bom que já se recuperou e que ótimo que conseguiu receber o Vale de volta.

    Fico feliz!!!!

  • @Leandro19Poli

    oi , processo de neto, modelo 1D para minha avó, porém estou preocupada, porque paguei no meu cartão de crédito e o comprovante veio no meu nome é não no dela , mesmo citando o nome dela como requerente , mandei e-mail mas me responderam de forma automática , nesse caso de neto é somente em Lisboa né ?

  • @ingridbap bom dia !

    Dois pontos importantes, o link informado era para pagamento para filho de português , como é processo para neto o link correto é o abaixo, da qual é gerado o formulário 1D com a confirmação do pagamento por e-mail.

    Link:https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/modalidade-de-pagamento9435/

    Ou vc já havia realizado o pagamento pelo link do formulário 1D ? Quando realizou o pagamento foi enviado para você o formulário 1D ou 1C ? Tem que ser o 1D.

    O modelo 1 D é gerado pela plataforma de pagamento acima. Mas há tbm o modelo 1D pra pagamento com vale postal, tbm disponibilizado no site IRN. Qual modelo de formulário você está usando ?

    Note que essa informação é mto importante para utilizar o formulário correto. Se estiver utilizando o modelo 1 d (com campo vale postal no formulário) e pagou pela plataforma do formulário 1D precisará entrar em contato com Portugal remetendo aos dois e-mails acima para Ana Isabel Ruivo ( isso teria que ter sido feito antes de realizar o pagamento ) perguntando se pode colocar o e-mail de confirmação de pagamento junto com formulário e documentação ( para entenderem que o formulário 1D modelo vale Postal foi pago com cartão visa) . Eles respondem em uma semana ou 10 dias.

    Agora se foi pago pela plataforma do formulário 1C (filho de português) tbm terá que entrar em contato com a Ana Isabel Ruivo informando que foi pago pelo link do formulário 1 C, o processo de nacionalidade para neto, e se aceitarão esse pagamento e e-mail de confirmação para enviar junto com a documentação. No entanto terá que utilizar o modelo 1D. Se não conseguir resposta por e-mail recomendo ligar para linha de registro e explicar o ocorrido.

    Se o requerente for sua vó e você pegou com seu cartão os campos a serem preenchidos seriam :

    Nome Próprio - nome dos dados do cartão

    Apelido (sobrenome) sobrenome cartão

    Requerente : nome da sua avó

    Email de contato : E-mail de confirmação do pagamento.

    Como meu processo diverge do seu (filho de português) estou fazendo pelo ACP, então é melhor confirmar no fórum o endereço correto de envio da documentação para Lisboa. Tudo bem?

  • @ingridbap se o campo requerente estava o nome da sua avó está correto, mas certifique-se antes de enviar a documentação para Portugal se está utilizando o formulário correto e se foi pago na modalidade correta (link 1 d).

  • @Leandro19Poli Oi Leandro , o modelo veio como 1D , e veio com o nome da minha avó , não havia percebido e fiquei nervosa rs


    muito obrigada

  • Que bom que deu td certo @ingridbap

  • Galera blza...

    Fui informado que caducou o vale postal, mas estou em dúvida, foi enviado 10/03/21 e chegou 22/04/21... Não era pra estar válido?

    Responderam pra proceder à revalidação deste vale junto ao ctt, eu não entendi o que é pra ser feito...

  • @FBaltazar

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/243147/#Comment_243147

    Podem ter lhe dado a opção de refazer o pagamento, e enviar o recibo por e-mail. Se for refazer, faça por cartão, pelo celular, e mande a cópia do e-mail que vai receber como recibo.

    depois vai no correio e pede a devolução do valor do VP não resgatado com o recibo original.

  • Essa foi a mensagem que recebi...

    Informa-se que os documentos foram hoje recebidos nesta conservatória, com tudo o vale postal caducou e pode proceder a revalidação deste vale junto ao ctt, desta forma solicita-se que informe dse pretende que devolva os documentos ou ficam aguardar o novo vale revalidado...


    Se eu enviar um e-mail como citado nos comentários para a ctt, eles revalidam o prazo?


    Fiquei perdido, pois no site dos correios diz o seguinte...

    Prazo: O valor ficará disponível ao destinatário até o último dia do mês subsequente ao da postagem.

    Data da postagem 10/03/2021

  • Vale postal em Portugal tem validade de 30 dias a partir da data q chega lá. Se foi feito 10/3 no máximo chegou eletronicamente no CTT em Portugal dia 12/3. Valendo 30 dias caducou por volta de 11 de abril. O que vale é a regra dos correios em Portugal. Essa informação dos correios do Brasil so confundem.. eles nao tem ingerência nas regras dos países destinatários

  • No caso pode ser refeito a validação pelo ctt?

  • @FBaltazar

    Validação significa pagar novamente, e mandar o novo recibo.

    Repito, vale postal é o passado. Seria melhor pagar por cartão de crédito. Qual o tipo do processo? Como neto, art-1D?

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    (Se for de filho art-1C, ou casamento art-3, ou art-1F, o link é outro, e já vem preenchido o valor e a modalidade)

    Pagar no cartão não terá dois correios envolvidos, nem prazo de vencimento. Pague pelo celular no cartão virtual, ou pelo app do NuBank. Ao final tem uma última fase de autenticação que só funciona se feito pelo celular.

    O cartão pode ser de qualquer pessoa, desde que coloque o nome do requerente e o e-mail para onde vão mandar o recibo (vai também um form-1D personalizado). Basta mandar uma cópia do e-mail para a Conservatória (ignore o form, porque já mandou um certificado).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.