Devolução Vale Postal (Caducado)

Ola pessoal !

Estou abrindo esse tópico para assunto se devolução de vale postal caducado.

Estou enfrentando o pesadelo de ter a documentação recebida no ACP com o vale postal caducado . Me deram a oportunidade de fazer o pagamento via cartão visa e pelo menos o processo já foi numerado. O ACP comentou que faria a devolução do vale porém até hoje não consegui mais nenhum contato com eles .

O Correios está cooperando e me informaram que preciso pedir um “código” a eles do qual eles liberam o vale . Enviei um email a eles pedindo o código e por enquanto nada . Foi o equivalente a R$ 1200,00 e estou desde junho tentando a devolução do vale postal.

Alguem já passou por esse pesadelo antes ? Se sim como conseguiram a devolução do vale postal ?

Agradeço por toda ou qualquer dica em relação a esse tópico.

Abraços

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Comentários

  • @Nilton Hessel muitíssimo obrigado !

    @Mtrin eu segui algumas orientações que vc passou pra o pessoal que tbm já enfrentou esse pesadelo, mas algumas coisas pararam no caminho.


    1 - informei o ACP sobre o vale caducado e me deram a chance de pagar por visa. O processo foi numerado e informaram a chave de acesso . Comentaram que devolveriam o vale porém não consigo mais retorno com o ACP sobre esse tema através de e-mail.

    2 - Abri manifestação no correios (fale conosco) expirou o prazo de resposta e não responderam.

    3 - Abri reclamação na ouvidoria dos correios e responderam que tudo é “força maior” devido ao COVID sem ao menos explicarem o procedimento de devolução ou quando teria o vale devolvido.

    4 - Voltei ao correios que emitiu meu vale e dei a sorte de conseguir uma gerente que está me ajudando , ela abriu requisições internas de esclarecimento mas nem o próprio correios responde ela. Ela me orientou a pedir um tipo de codificação que geralmente as conservatórias enviam por correspondência para conseguir liberar o vale na agência . Para ela consta como bloqueado e até tirou foto da plataforma mostrando o bloqueio .

    5 - Enviei e-mail ao ACP pedindo essa “numeração” porém eles não estão me respondendo.

    Essas foram tds as minhas tentativas até agora se souber de alguma dica , agradeço bastante !!


    Abracos

    Leandro

  • @Leandro19Poli ,

    Você está procurando pelo número do Vale que você enviou?

  • Vá uma agência dos Correios e leve o vale ou o número e informe o atendente que não foi recebido no destinatário por não ter sacado.


    Peça para verificar no sistema para qual agência foi devolvido (geralmente é a mais próxima do seu endereço que informou no vale). O atendente irá buscar os dados com o número do vale e dirá se está disponível e em qual agência.


    Não utilize o site ou o fale conosco, vá direto a uma agência e informe a devolução e peça para ver a agência onde resgatar.

  • Obrigado @Mtrin e @Fabiano !

    Isso @Mtrin estou procurando pelo vale que enviei porque não recebi nenhuma outra informação do ACP referente a outro código ou com alguma orientação. Mesmo tendo envidado e-mails pedindo código e instrução eles não respondem . A última resposta que tive deles é que confirmaram meu recebimento de pagamento pelo visa e que devolveriam o vale. Como, aonde é de que forma devolveriam eu não consegui até hj ter essa informação :/

    Oi @Fabiano eu tive que quebrar meu isolamento social e fui em três agências próximas e falei com três gerentes e todos falam que não está liberado e que preciso entrar em contato com Portugal. O pior de tudo avinha ? Quando fui no correios tava lotado, mta aglomeração, tomei todos os cuidados de máscara e distanciamento. 4 dias depois tive os sintomas do COVID e ontem veio a confirmação que testei positivo para o coronavírus , na única vez que sai de casa para tentar resolver o problema do vale nos correios.

    Moro com meus pais e os dois são do grupo de risco , tive que sair às pressas , estou em outra cidade e agora isolado por 14 dias.

    Enfim se tornou mesmo um grande pesadelo .

    Minha sugestão para os moderadores é rever os tópicos do pagamento do vale postal por intermédio dos correios (Passo a passo) ou aconselhar a não fazer de forma alguma pelos correios em época de pandemia pq tudo pode virar uma grande dor de cabeça, além da exposição da pessoa na agência , sempre priorizem DHL e pagamento por cartão visa que dará tudo certo! Tenho feito assim com meus irmãos e primos a não cometerem o mesmo erro que cometi. Era desinformado e não imaginava o rolo que me meteria fazendo pelos correios.

    A medida que tiver mais informações atualizo vcs por aqui!


    Abraços

  • @Leandro19Poli, sinto que esteja passando por essa situação, espero que sua saúde se restabeleça o mais breve possível.

    Estamos avisando a todos, já há meses, para evitar o pagamento por vale postal, basta verificar qualquer discussão recente de pessoas pedindo orientação que verá que isso é postado praticamente todo dia, alguns dias está postado mais de uma vez no fórum

    Desde que começou o pagamento por cartão avisamos para os usuários darem preferência a essa modalidade de pagamento. Infelizmente para a transcrição de casamento não tem opção de pagamento por cartão de crédito então, para esse tipo de processo, não há outra opção senão o VP.

    Seu relato serve para reforçar que estamos recomendando a maneira mais segura e prática para todos.


    Sobre o vale postal, a conservatória não vai enviar um VP para você, eles não levantam o que você enviou e ele retorna ao Brasil. Siga as orientação que @Mtrin passou nesta postagem que vai conseguir o reembolso http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/181699/#Comment_181699

  • @Daniel Henriques obrigado pelo link tenho seguido alguns passos ali e vi que uma pessoa conseguiu contato com CTT o que já me mostrou uma luz no final do túnel.

    Acabei de fazer um registro pelo site do CTT relatando todo o ocorrido acredito que era “ponte” que faltava nesse processo . Vamos ver se vai dar certo.. Se tiver novidades aviso por aqui.

    obrigado de verdade ! Estou me recuperando rápido da COVID , da mesma forma que os sintomas vieram rápido já estão indo embora rápido graças a Deus!!

    E mto obrigado pessoal por toda a ajuda !!!

    abraços

  • @@Leandro19Poli,

    Leandro espero sinceramente que melhore rápido.

    Passo e-mail para o CTT em Portugal. Faça um e-mail para lá m.fernanda.borges@ctt.pt

    Fernanda Esteves Borges

    APOIO A CLIENTES E NEGÓCIO

    AN /ACF / Apoio Clientes Nacionais

    Edifício CTT

    m.fernanda.borges@ctt.pt

    Av. D. João II, 13 - Piso: 3 

    Tel.: +351 210471252

    1999-001 LISBOA

    Fax : +351 210471905

     www.ctt.pt

    Peça informações sobre a devolução do seu vale, coloque no e-mail todas as informações que você tem do vale emitido n Brasil, data, lugar valor nome do remetente . Ela não demora muito para responder. É melhor do que tentar falar com a conservadora ou CRC

    Se isso não der certo. Aí só você me passando os dados para tentar te ajudar mais.

    Não costumo fazer isso, mas devido a toda a sua situação, posso tentar te ajudar.

    Mas vou ser sincera com você, você teria que me passar seus dados pessoais. (eu pessoalmente acho isso terrível) em anos aqui no site ajudando muita gente eu nunca cheguei nessa situação.

    Preciso de:

    CPF de quem emitiu o vale

    Nome Completo

    Valor do vale

    Data do vale

    Numero do vale da agencia de correios no Brasil

    Desta forma tem como eu realizar uma pesquisa na base de dados dos correios e te dar uma resposta mais correta.

    É lógico que essas informações deveriam ser passadas no privado se você assim desejar

    Mas tem última alternativa antes disso.

    Qualquer coisa pode falar,

    Estou a sua disposição.

  • @Leandro19Poli


    Estimo uma pronta recuperação. No momento é tratar da saúde e logo estará bem.


    Que possa resolver essa questão do vale tendo retorno do CTT em Portugal.


    Força aí! Aguente firme. Estamos torcendo por você.


    Melhoras!

  • Pessoal mto obrigado por toda ajuda que estão me dando!!!

    @Mtrin vou enviar e-mail ao contato que me passou com todo os detalhes e o histórico . Se precisar de algum outro detalhe ou apoio aí te aviso no inbox pessoal td bem ? Obrigado de verdade !!

    @Fabiano vai dar td certo ! E obrigado mesmo! Em breve espero vir aqui com boa notícias , mas todo o norte que me passaram já me deu uma luz no túnel.

    Agora é cuidar da saúde e me recuperar logo, com segurança e sem expor ninguém.

    Uma ótima semana para vcs !!

    Abraços

  • @Leandro19Poli

    Primeiramente muita saúde e um pronto restabelecimento.

    Vou aproveitar seu caso para trazer uma alerta. Não é pra pisar na sua ferida aberta, mas para pelo menos aproveitar seu sofrimento para evitar o de outros. Você não tem mais como voltar atras. Se pudesse, certamente teria feito diferente.

    No fórum sempre recomendamos "tirar uma cópia de todo o processo" que vai dentro do envelope da DHL antes de mandar, para eventuais problemas. 95% deles não precisarão, mas se cai nos 5% que precisa dele, pode se tornar um pesadelo. Conferir todos os documentos antes de enviar, buscando por divergências de datas e nomes, e retificar antes de iniciar o processo. Detalhes são importantes.

    No seu caso voce cometeu 3 deslizes, e aprendeu a duras penas:

    1. mande uma cópia do VP, e guarde o VP original e uma cópia xerox, porque aquele o original vai clareando rapidamente com o tempo.
    2. pagamentos se faz por Cartão de Crédito internacional (que também tem prazo, mas muito mais dilatado). Sempre que for possível.
    3. envios sérios se faz por DHL. Inclui no custo do processo, porque vale a pena (você esta pagando a segurança e qualidade de serviço).
  • @gandalf obrigado estou me recuperando a cada dia . Pode usar meu caso para evitar do sofrimento dos outros e reforçar a melhor forma de fazer o processo de envio e pagamento, é por isso que estou me abrindo aqui contando tds essas mazelas justamente para que ninguém passe por isso novamente. No meu caso segui a orientação de um amigo que fez o processo no final de 2018 e era um cenário totalmente diferente do de hj . Conheci o fórum depois que todos os problemas aconteceram.

    Sobre os “deslizes” que comentou foi enviado corretamente o recibo do vale com a documentação, não enviei via DHL com intuito de economizar dinheiro mas por desconhecimento mesmo, se soubesse que era a forma mais segura e rápida eu teria feito dessa maneira com certeza. Mas abro uma observação. Mesmo via DHL minha irmã teve problemas e a documentação teve um atraso gigantesco porque não entendiam que o nome dela é somente Sabrina Seignemartin, sem mais nenhum outro sobrenome, e só por isso ficou retido vários dias no despacho aduaneiro. Como fez pagamento com cartão visa e aprendeu com meus erros ela não teve problemas com o vale pelo menos. A conclusão que chego é que é impossível estar totalmente blindado de problemas ao enviar documentação para conservatórias, mas ainda sim pagamento com cartão visa e envio por DHL ainda é a melhor opção.

    Abraços

  • Pessoal boas notícias!!!

    Acabo de receber um e-mail do ACP, da pessoa que tem cuidado do meu processo por lá, ela se desculpou dizendo que não havia feito a devolução do meu vale postal caducado e que irá concluir nesses próximos dias. Comentou que saiu de férias e que a devolução não havia sido feito por esse motivo , mas que concluirá essa semana .

    Agora é só aguardar

    Mais uma vez mto obrigado por toda segurança que vcs me transmitiram e orientações! Esse fórum é extremamente importante e tem sido um diferencial depois que conheci e passei a tirar minhas dúvidas com vcs por aqui!

    Abraços e uma ótima semana !!

  • @Leandro19Poli,

    Ótima notícia. Fico feliz por você.

  • @Leandro19Poli

    Responda ao mesmo e-mail e peça a ela se poderia lhe enviar uma cópia do recibo por e-mail. Na verdade você só precisa ter o número, nome, e data. Explique que correio está muito limitado. Se ela só escrever no e-mail também funciona pra você. O Nome é pra você conferir que se trata do VP certo, porque os outros dados (no post anterior) você sabe.


    O caso do atraso do DHL, não parece ter sido culpa do DHL, mas do serviço aduaneiro. Acho estranho, porque o funcionário do DHL confere que o envelope só tem documentos, tira uma cópia do RG (para o serviço aduaneiro) e manda junto na bolsa do envelope. Basicamente a aduana só confere os dados informados pelo DHL e manda pra frente em 1 dia. Mesmo assim pode ser que ela teria direito a indenização do seguro, pelo atraso (nada tem andado normal nesses dias que vivemos). Correio também passa pelo serviço aduaneiro.

  • Muito obrigado @gandalf !!

  • Obrigado @Mtrin também por todo o suporte!!

  • Pessoal td bem ?

    Recuperado da COVID e obtive a confirmação do ACP e CTT quando a devolução. O ACP e CTT confirmaram a devolução do vale postal que ocorreu em 23/07, e em contato com a gerente do correios já estará disponível para eu sacar no início da semana que vem. A orientação de vcs foi extremamente importante e me fez conseguir chegar lá !! Abaixo vou colocar alguns passos e lição aprendida com tudo isso.

    Vale postal caducado pode gerar uma grande dificuldade de receber de volta , porém é direito de qualquer pessoa ter o valor devolvido e não é impossível, apenas difícil. É difícil pela operacionalização da devolução que requer envolvimento da conservatória, CTT e correios. Segue abaixo algumas orientações que me ajudaram a ter a devolução.

    1) No primeiro contato que a conservatória fizer sobre o vale caducado já informe a agência emissora e o número do vale para devolução. Essas informações estão no recibo do pagamento do vale postal feito nos correios, por isso é importante tirar uma cópia e guardar antes de enviar para Portugal . Exemplo de como aparece Agência emissora : “Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Agência 23xxxx - AGF Lapa”. Se a conservatória não entrar em contato e você já descobriu que o vale está prestes a caducar pela morosidade do envio da documentação tente enviar um e-mail para a sua conservatória com cópia para rcentrais.admin@irn.mj.pt e rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt Informando todos os detalhes do seu vale postal e se poderão prosseguir com a devolução. Portugal só irá aceitar seu processo se a documentação chegar com o vale postal vigente . Se chegar com vale caducado entre em contato o mais rápido possível com sua conservatória ( por e-mail por ser a única opção ) e pergunte sobre a devolução e se poderá fazer o pagamento com cartão visa e envio do comprovante do pagamento por email, mas não é toda conservatória que permite isso, normalmente todo o processo é devolvido quando o vale está caducado.

    2) Abra um chamado no site CTT pelo link https://www.ctt.pt/ajuda/contacto#/faq/ctt/financas-e-pagamentos/solucoes-de-pagamento ou enviando um e-mail para informacao@ctt.pt com cópia para m.fernanda.borges@ctt.com relatando o problema que teve com o vale postal e todas informações necessárias (número do vale postal, agência emissora, data do vale postal, destinatário, nome completo, cpf, rg, cópia do recibo do vale postal. O Vale postal em Portugal toma outro número porém tanto a conservatória quanto CTT conseguem rastrear o vale pelo número informado no recibo dos correios. Por exemplo meu vale no Brasil tinha número 01xxxxxxxxx e em Portugal tomou o número 7xxxxx, porém é só informar o número do recibo do vale que eles conseguirão rastrear. Pode levar uma semana mas eles responderão.

    3) Abra uma protocolo no site dos correios pelo canal fale conosco (manifestação tem prazo de retorno de 5 dias ) e ouvidoria (30 dias) . Sendo franco o correios nunca me respondeu mas é importante ter os protocolos de que já fez um registro formal e leve o protocolo e cópia do recibo do vale postal na Agência física emissora do vale. Peça para falar com o gerente da agência e seja bastante educado, explique que você já seguiu todos os protocolos do correios com abertura de chamados e que não teve retorno . Peça para verificar se o vale está disponível para saque. Se já tiver obtido o retorno do CTT ou até mesmo da conservatória leve junto para falar com o gerente e peça uma previsão de quando o valor estará disponível para saque.

    Bom espero essas dicas ajudem e espero que ninguém precise passar por isso. Um processo sem problemas ocorre quando o pagamento é feito via cartão visa internacional e envio dos documentos por DHL. Mas infelizmente alguns processos dependem ainda do vale postal feito pelos correios e se esse for seu caso pague então nos correios o vale mas envie a documentação por DHL.

    Abraços

  • @Leandro19Poli,

    Ótima síntese de todo o seu processo de devolução. Que bom que já está bem, fico feliz.

    Boa Sorte!!!!!!!!!

  • Olá, estou com um problema em relação ao vale postal que enviei e também toda minha documentação. Não sei se alguém poderia me ajudar!

    Na data de 03/01/2020 fiz um vale postal internacional para enviar a Portugal e enviei também toda a documentação para a realização da minha cidadania, sou filha de português, só que eu não estava conseguindo entrar em contato com o Arquivo Central pelo Skype, então, mandei e-mail, mas somente dia 30/07/2020 me responderam e descobri que o meu vale postal e também meus documentos foram devolvidos, que houve a devolução por um erro de preenchimento do vale postal. Os correios não me informaram nada. Quero saber como receber esse dinheiro do vale de volta e também os documentos que enviei.

    Já abri solicitações no Fale Conosco dos Correios e não resolvem nada, falam que já passou dos 90 dias para reclamação, mas eu não sabia que tinha sido rejeitado e agora o Arquivo Central não tem me respondido mais. Eu estava achando que por causa da pandemia estava tudo demorado mesmo, acreditava que o processo lá em Portugal estava andando. Eu apenas recebi a confirmação de recebimento dos documentos e nada mais.

    Não sei mais o que fazer, já que o Arquivo Central também não me responde mais.

    Esse chamado no CTT, que o @Leandro19Poli informou, qualquer pessoa pode abrir? Ou quem enviou ao Arquivo Central do Porto teria que abrir esse chamado em outro lugar?

    O que seria a conservatória? Quando diz que tem que enviar um email à sua conservatória? Poderiam me ajudar?

    Desde já, muito obrigada!

  • @rosa8383 , faça exatamente o que o Leandro falou. Você pode abrir o chamado nos mesmo lugar para qualquer Conservatória (Arquivo Central do Porto é uma delas, há a de Tondela, Lisboa, Guimarães, etc)

  • Boa Noite !

    Aconteceu comigo envie dia 03-02-2020 o processo de Nacionalidade para ACP e foi recebido 13-02-2020 , liguei na central de linhas para saber numero do processo e senha informaram a esperar mais pouco ! aí mandei e-mail para o correio sobre vale postal que não tinha sacado , que o prazo era uma semana e nada . depois mandei um e-mail para ACP e pediram o comprovante ! depois me responderam pedindo desculpa pelo demora informaram que estava mandando tudo o processo através de um ofício ! aí fui no correio e saquei ! até agora não recebi o processo ! perdi todo documento e dinheiro e tempo ! só pelo fato de erro no preenchimento. tive que tirar todo documento.

    Eles poderiam mandar um msg para mandar novamente outro vale ! sabendo desta pandemia os correios atrasando a entrega e extraviando os documentos . já tirei outros documentos ! quando mandei msg perguntando sobre número rastreador não daria pra saber carta normal. gasto um valor alto no DHL e eles fazem a devolução numa carta normal !

  • Como posso saber se o vale postal foi sacado? tem algum site?

    pelo site dos correios não consegui achar. se alguém souber fico no aguardo da ajuda.

    obs.: não achei essa informação no fórum.

    Obrigado.

  • @SamuelViana dê uma lida na postagem do @Leandro19Poli

  • obrigado @Vlad Pen me esclareceu bastante. vou enviar o e-mail para a ctt solicitando informações.

  • Olá, boa noite

    estou prestes a mandar a documentação por correio, mas estou com algumas duvidas.

    o endereço para envio pelos correios é o abaixo ?

    Conservatória dos Registos Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca 198

    1099-003 Lisboa


    sobre o pagamento, observando os problemas em relação ao vale postal, como faço para pagar com o cartão ?

  • @rosa8383 não sei se minha resposta vai te ajudar a tempo mas você pode abrir o chamado no site do CTT ou enviando para os e-mails que mencionai acima . Explique td o que aconteceu detalhadamente e verifique se possuem a informação se já foi devolvido para a agência emissora do vale . Você lembra se chegou a tira uma cópia do vale postal ? O seu número do vale postal vai te ajudar a rastrear as informações de devolução.

    Se não tiver a informação que precisa vc poderá ir aos correios , mas verifique se realmente é necessária essa exposição nesse momento , não sei como está a COVID em sua região , mas é preferível evitar aglomeração . Se estiver ok com isso peça para falar com o gerente da agência , por se tratar de algo mto específico e explique a situação . Talvez a liberação já tenha sido feita.

    Se não tiver reposta do correios e CTT tente em última instância um e-mail para ACP mas eles só confirmarão a data que foi devolvido o Brasil, isso te ajudaria mais na comunicação com correios.

    Brasília está centralizando os vales postais para liberação, se não estiver liberado verifique com o gerente da agência se foi liberado por lá .


    espero que ajude as dicas e boa sorte na recuperação do seu valor . Depois nos conte se conseguiu sua devolução .


    abraços

  • @marcogigante sei o quanto é difícil quando da erro no vale postal e lamento por estar passando por todos esses transtornos . Mas infelizmente erro de preenchimento pode inviabilizar todo o processo. E eles pedem pra que seja feito novamente .

    Opte por fazer pagamento via cartão internacional quando enviar novamente.

    Infelizmente a pandemia atrapalhou os planos de mtas pessoas e não é a forma mais segura agora de fazer o vale por intermédio dos correios .

  • @rosa8383

    só complementando , Brasília está centralizando os vales postais para liberação, se não estiver liberado verifique com o gerente da agência se foi liberado por lá (autorizado ) pois o valor do vale é disponibilizado na agência emissora do vale postal.

  • @ingridbap o seu processo é para atribuição para filha de português ? Se sim ha algumas conservatórias mais rápidas .

    É sempre preferível fazer o pagamento com cartão internacional e enviar por DHL.

    Antes de fazer o pagamento preciso saber se vc já preencheu o formulário 1C com reconhecimento por autenticidade .

    Se não fez faça o pagamento por cartão internacional primeiro pelo link (abaixo) que te direcionará para plataforma de pagamento e receberá um email com a confirmação do pagamento e formulário 1 C para preenchimento , este já irá conter a a informação do pagamento . Preencha cuidadosamente o formulário 1 C seguindo as orientações do fórum

    Se já assinou o formulário 1 C e teve reconhecimento por autenticidade envie em e-mail para o rcentrais.admin@irn.mj.pt e rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt informando que seu formulário 1 C já foi preenchido e reconhecido por autenticidade e se autorizam que vc faça o pagamento pela plataforma com envio do comprovante de pagamento anexado no seu formulário preenchido . Aconteceu com minha irmã e foi respondido pela Ana Isabel Ruivo que instruiu que ela anexasse o e-mail de confirmação de pagamento com o formulário já preenchido.

    Espero que essas dicas ajudem


    abs


    Link Pagamento : https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/modalidade-de-pagamento-a1-1c/

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