Transcrição de Casamento no Consulado do RJ

2»

Comentários

  • Oi, sue_morga!

    Que bom que a certidão chegou.

    Se você for ao consulado sozinha fazer a transcrição (sua mãe não precisa ir), o agendamento pode ser feito no seu nome. Se o agendamento for feito no nome da sua mãe, ela deverá comparecer. Fica a seu critério!

    Boa sorte!
  • Oi Érika, consegui agendar no nome dela (12:00)e em seguida agendei no meu nome(14:00). Você acha que não vão aceitar pois não iria com ela devido idade avançada. Li no site que teria que ser no nome dela.
  • Oi Érika, será que eu consigo fazer a transcrição e a minha solicitação da cidadania só no meu agendamento?
  • @sue_morga, acho que depende um pouco da boa vontade do atendente mas já tivemos relatos no fórum de pessoas que foram pra fazer a transcrição e conseguiram já dar entrada também no pedido de nacionalidade no mesmo atendimento.
  • Oi, sue_morga!

    Você pode usar o horário que está em seu nome e levar a documentação da transcrição de casamento dela. Como falei anteriormente, ela não precisa estar presente. Ao meu ver, isso é o correto, já que você é quem será atendida, concorda?

    Qualquer coisa, ligue para o consulado antes de cancelar um dos horários. É tão difícil de agendar, né?
  • Obrigada Daniel e Érika vou seguir o seu conselho de ligar.
    Muito obrigada!
  • Oi, sue_morga!

    Minha irmã tentou fazer a transcrição do casamento dela e atribuição da minha sobrinha no mesmo agendamento e não conseguiu!

    No seu caso, o ideal seria usar os dois horários. Sua mãe faria a transcrição as 12h e você faria a sua atribuição as 14h.
  • Oi Érika,também acho..
    Marqei para final de maio. Depois coloco aqui no site como foi
    Obrigada pela informação.
  • não consigo achar data disponível , se souberem de alguma me avisem por favor
  • Olá pessoal.
    Alguém que ja tenha feito transcrição de casamento no consulado do RJ, pode me ajudar?
    Vi no site que eles não pedem apostilamento de Haia para os documentos exigidos para a transcrição (certidão de casamento e certidão de nascimento estrangeiro). É isso mesmo? Esses documentos ficam no consulado ou retornam para gente?
    Obrigada.
  • editado February 2020
    @iara alguns consulados devolvem os documentos (consulado de Santos), outros não.
  • iarantes,

    É. Ficam.
  • Olá pessoal, alguém já enviou por correios a documentação para transcrição de casamento para o Consulado do Rio de Janeiro?

    No site eles falam que estão aceitando devido estarem fechados.

    Obrigada

  • EmilioEmilio Member

    Bom dia. Alguem sabe quanto tempo esta levando para a transcricao de casamento no consulado do RJ?

  • Boa noite,

    Vi que o Consulado do RJ está aceitando receber documentos para fazer Transcrição de casamento.

    Alguém sabe se posso enviar a documentação mesmo morando em SP? O consulado daqui não aceita a documentação nem pelos correios.

  • Olha isso eu não sei. Mas em relação a enviar o processo posso atestar que funciona bem. Acabei de fazer o do meu pai.

  • Bom dia.

    Consegui fazer pelo Consulado Português do RJ seguindo as orientações do site do consulado. Moro em Natal - RN e quem assinou o requerimento foi minha esposa, neta dos Portugueses. Enviei a documentação via correio, aqui vai uma dica, enviem via SEDEX, pois minha documentação levou mais de 70 dias para chegar ao Consulado, eu já dava como perdida toda documentação. Ao chegar no consulado eles dão uma olhada e se estiver tudo OK eles mandam o valor a ser depositado e a transcrição foi realizada em menos de 5 dias. Creio que seja melhor e mais rápido do que enviar para Portugal. Agora vou enviar a certidão de óbito também para fazer os procedimentos necessários.

  • Olá pessoal, alguém já enviou documentação de transcrição de casamento para o Consulado do Rio de Janeiro de outro estado?

    Tenho algumas dúvidas:

    1- No requerimento posso assinar e autenticar de outro estado em vez de Rio de Janeiro.

    Vou colocar um envelope para retorno dos documentos com endereço da minha mãe que é do RJ.

    Desde já agradeço

  • @sue_morga , não tem problema, desde que você coloque um endereço no Rio para devolução dos documentos.

  • Oi Leticialele, muito obrigada!!

  • @Leticialele , tenho outras dúvidas, desculpe, é que quero mandar tudo certo.

    A minhas dúvidas:

    • A minha CI tem mais de 10 anos. Posso enviar a carteira de motorista?
    • No formulário posso alterar( titular do documento de identidade nº…………………...) e colocar CNH?
    • No final onde se assina, posso alterar o local colocando Porto Alegre, pois o cartório que vai autenticar e apostilar o requerimento vai ser em Porto Alegre.

    Obrigada pela sua ajuda

  • @sue_morga , para a atribuição, não tem problema o RG ter mais de 10 anos. Quando assinar, deve colocar Rio de Janeiro, ainda que o apostilamento seja feito em Porto Alegre! Coloque, também, em residência, o endereço do Rio!!

    O Consulado do Rio só aceita processos dos residentes no RJ ou ES.

  • @Leticialele , obrigada pela rápida resposta. Semana que vem deve chegar os documentos que solicitei . Depois coloca aqui no fórum as dadas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.