Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1204205207209210218

Comentários

• editado February 19
    Boa noite! Só pra atualizar sobre os prazos
    Enviei dia 07/01
    No site dos correios apareceu como recebido dia 24/01. Até pensei em reclamar pela demora pois enviei do jeito caro q deveria chegar em 8 dias mas enfim...
    Eis q a transcrição foi feita em 28/01 e hoje recebi a certidão em casa!! Surpreendente!!
    Um abraço a todos e todas do forum e muito obrigada por toda a ajuda!
  • @Bruna Fachinetti, parabéns e obrigado pelo depoimento. Enviamos na mesma data, mas enviamos dois documentos errados. Felizmente nos devolveram rapidamente e já reenviamos com os documentos certos. Eles receberam na semana passada. Espero que já esteja pronto.
  • Obrigado por compartilhar @Bruna...

Ponta Delgada fazendo um excelente trabalho...!!!

Trata-se de uma Conservatória pequena que enfrentou muitas dificuldades em 2019 com colaboradores afastados por motivo de saúde...Entre outras questões que tem afetado de maneria geral o andamento de processos em todo o sistema do IRN...

Vale lembrar que PD tem sido referência aqui no Fórum para a realização das Transcrições desde que deixou de ter Balcão da Nacionalidade...

Eu particularmente não me recordo de ter tido conhecimento de que PD tenha cometido algum erro/equívoco no tratamento dos processos que chegam por lá...

Quando aparece alguma referência sobre problemas com processos tratados por lá...Invariavelmente é por culpa do próprio interessado...Que não seguiu corretamente as orientações sobre a maneira correta de se montar...Pagar e enviar um processo de Transcrição de Casamento para PD...

• Felizmente, ontem o processo de transcrição já foi finalizado, em menos de 1 semana que os documentos chegaram lá.
  • Documentos recebidos em PD dia 17/02. Transcrição concluída em 19/02.
    Muito rápido!
    PD está com tudo
  • Que bom que vocês conseguiram resolver tudo com rapidez @Pedro...
    Uma dúvida...
    Foi necessário emitir um novo VP...Ou deu tempo de usar o Primeiro...?
  • @Nilton Hessel foi necessario emitir um novo VP, mas ja conseguimos o reembolso pelo VP anterior na agencia dos Correios. Infelizmente enviamos uma copia autenticada da certidao de nascimento apostilada e precisava enviar a original apostilada. A certidao foi obtida numa cidade do interior do Espirito Santo, entao foi dificil de conseguir.
  • Entendi @Pedro...
    Importante é que o resultado final foi positivo...
  • Atualizando meu relato para que outros possam ter noção. Fiz o VP e enviei os docs para PD por DHL no mesmo dia, 13/01. O DHL chegou a PD em 17/01. Faltando 2 dias para o vencimento do VP, enviei e-mail para o CTT e para PD indagando sobre o saque do vale. Sem resposta.
    Anteontem (20/02/2020), recebi em casa uma carta de PD datada de 29/01/2020 entregando a certidão carimbada e certificada, junto com o assento - todos com data de 29/01/2020.
    Em resumo: da chegada dos docs ao assento da transcrição, fizeram em 12 dias!
    Fica o relato.
    Agora partirei para minha atribuição de filho,
    Bom Carnaval a todos e abraços lusitanos!!
  • Olá Colegas,
    O meu pai pedirá a transcrição do casamento dos pais dele (meus avós), tendo em vista que desde 07/02/2020 meu avô conseguiu a nacionalidade portuguesa dele.

Pelo que andei lendo, o filho poderá pedir a transcrição do casamento dos pais. Para isso, terá de enviar uma cópia autenticada e apostilada do RG para comprovar a filiação.

Existe uma procuração específica para o filho pedir a transcrição do pai? Coloquei dessa forma:

XXXXXX (filho), titular do documento de identidade RG nº XXXXX, emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) em 03/01/2020, residência habitual à Rua (endereço completo), e-mail XXXXXX, filho dos Nubentes JOSÉ XXXXXXX (Português) e ZULMIRA XXXXX, vem requerer a transcrição do casamento de seus genitores, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações: ..........

Apenas para confirmar o endereço de envio para Ponta Delgada:
    IRN IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º Andar
    Ponta Delgada - Portugal
    Código Postal 9500-063

Agradeço pela atenção e ajuda!

• Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator
    @Fernando Marques 91, não precisa de procuração. Utilize o requerimento que tem modelo disponibilizado no fórum, seu pai assina esse requerimento e reconhece firma por autenticidade e junta cópia autenticada do documento de identidade dele que conste a filiação.
    Leia as duas primeiras mensagens que tem tudo explicado http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • ANJOSMARLENEANJOSMARLENE Member
    editado February 27
    Oi,pessoal!! Como faço para realizar o pagamento do vale postal pelos correios?
    Qual o endereço/cnpj ou algo similar do destinatário. - Para Ponta Delgada.
    Obrigada!!!
  • Desculpe...é para Ponta Delgada.
  • Informações sobre VP...:

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/204874/#Comment_204874

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/161173/#Comment_161173

ENDEREÇOS...:

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1

@ANJOSMARLENE...
    A partir dos links postados acima...Procure ler com atenção algumas das páginas próximas...Todas as orientações sobre como fazer um VP corretamente já foram publicadas dezenas de vezes nas discussões sobre isso aqui no Fórum...

Existe uma ferramenta de busca do Google na primeira página do Fórum...Para encontrar os tópicos correspondentes ao assunto que procura...Basta colocar as palavras sobre o assunto nesse campo e aí então é só procurar...
  • Bom dia!

Estou aguardando para agendar a transcrição de casamento no consulado do Rio de Janeiro e consulto a agenda 5 vezes ao dia e até agora não tem data disponível.

Estou pensando em pedir a transcrição direto em Portugal.

1 - Qual CRC é mais rápida?

2 - Será Ponta Delgada?

3- Quais os dados endereço cep etc.. para enviar por DHL o processo da Transcrição?

4 - Como faço para pagar a taxa de 120 Euros no cartão de crédito?

5 - Documentos:

A - Certidão de Casamento inteiro teor apostilada
    B - Certidão de Nascimento do conjuge inteiro teor apostilada
    C - cópia da RG do conjuge apostilada.
    D - cópia da minha RG apostilada
    E - Número do meu acento de nascimento português
    F - Formulário preenchido com pedido de transcrição assinado com firma reconhecida presencialmente e apostilado?
    G - 2 retratos meus 3x4 coloridos ?
    H - Certidão de nascimento do conjuge com cópia reprográfica apostilada?

Estão corretos os docunentos ou pode retirar ou acrescentar algum?
  • 6 - Estão corretos os docunentos ou pode retirar ou acrescentar algum?
    @albert, leia as duas primeiras postagens que quase todas suas dúvidas serão respondidas
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

Essa lista de documentos me parece que é do consulado (pedem fotos), para fazer pela conservatória a lista é diferente e está no link que te passei
    Não precisa apostilar o requerimento, apenas firma reconhecida por autenticidade
    Pagamento de transcrição só por vale postal, não tem como pagar por cartão.
    Faça por Ponta Delgada mesmo.
  • @NiltonHessel,
    Obrigada pelas orientações. Deu tudo certo. Vamos aguardar agora. Um abraço.
  • Boa noite!
    Colaborando com os dados da transcrição da minha filha
    Postado via EMS: 12/02/20
    Entregue em Ponta Delgada: 21/02/20
    Concluída: 27/02/20
    Vale Postal: sacado 28/10/20
    Certidão chegou em casa hoje, 10/03/20

OBS: Enviei e-mail para o CTT em 27/03/20 e recebi a resposta em 05/03/20

Agradeço a todos por todas as orientações que me prestaram desde a minha atribuição, atribuições dos meus filhos até às transcrições. Muitíssimo obrigado
    editado March 12
    Oi, Pessoal!!

Ontem eu obtive a informação do CTT que o Vale Postal que enviei foi sacado. Isso significa que os documentos foram aceitos e que a transcrição foi realizada? :)
    @ANJOSMARLENE, Ponta Delgada só costuma levantar o VP após a chegada e conferência dos documentos. Se a transcrição já foi finalizada outro caso... não existe um sistema de acompanhamento para isso como existe para os processos de nacionalidade.
    Sabendo quando seus documentos foram entregues e acompanhando o relato de outros foristas da pra ter uma ideia se já deve ter finalizado ou não. Recentemente tivemos relato de transcrição finalizada em cerca de 10 dias.
    Pra ter certeza se finalizou só aguardando a chegada da certidão pelo correio ou, depois de um prazo que seja quase certo ter finalizado, solicitar uma certidão pelo civilonline e ver se já está averbado o casamento.
  • Entendi. Bem, as datas são as seguintes: enviei a documentação no dia 27/02 por DHL, foi recebida em 03/03 por PD. O VP foi sacado em 10/03. Estou aguardando a chegada de alguma informação ou da certidão. Seria muito precoce (otimista!!) tentar pedir a certidão online? :)
    @ANJOSMARLENE, no seu caso o português teve alteração no nome pelo casamento?
    Se teve, solicitando uma certidão de nascimento dele, quando você acessa pra ver a certidão aparece uma tela com o nome do titular da certidão, esse nome atualiza quando o nome muda no sistema. Mesmo se não estiver pronta a transcrição você consegue descobrir por aí quando finaliza. Só que a certidão não atualiza, se não estiver pronta a transcrição depois terá que pedir e pagar por uma nova certidão. Se o português não teve alteração no nome não tem como saber por aí.
    Eu esperaria pelo menos mais uma semana pra pedir mas, vai depender da sua urgência. Não tem nem 10 dias que os documentos foram entregues...
    editado March 12
    Oi, Daniel!
    Não teve alteração no nome após o casamento (a minha avó que é portuguesa; entretanto, houve uma retificação no nome dela, de Rosa Lopes, (um nome que ela adotou antes do casamento e que constava na certidão de casamento), para Maria Rosa, que é o nome da certidão de batismo). Tenho uma certa urgência, mas ainda com certa folga de uns 30 dias úteis.Vou aguardar até na sexta, dia 20/03. quem sabe, chega algo pelo correio... :)
    @ANJOSMARLENE, um relato recente de transcrição por PD
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214949/#Comment_214949
    Demorou uma semana essa transcrição.
    Eu esperaria mais alguns dias pra pedir a certidão assim a chance de ter concluído seria maior. Mas depende de você estar disposta a gastar os 10 euros mesmo tendo chance maior de não estar pronta.
  • Daniel,
    Eu vi esse relato e fiquei muito animada. Espero que o meu processo tenha um cronograma semelhante. Assim que tiver atualização eu informo aqui. Muito obrigada pelas suas orientações e disponibilidade. :)
    Por nada Marlene, eu sou dos que são prudentes e preferem esperar um pouco mais a gastar os 10 euros a toa...
    Mas tem chance de já estar pronto sim, pelos relatos recentes. Como disse, vai da urgência em descobrir se está pronto ou não, se der pra esperar mais alguns dias é mais garantido.
  • Daniel,

Vou esperar. O custo do euro está elevado, não vale a pena o risco de perder 10 euros, nesse momento. :) obrigada!!
  • Olá, Pessoal!!

Colaborando com os dados da transcrição da minha avó portuguesa com meu avô brasileiro:
    Documentos Postados via DHL: 27/02/2020
    Entregues/recebidos em Ponta Delgada: 03/03/2020
    Vale Postal: sacado em 10/03/2020 – [enviei mensagem para o CTT em 11/03/2020 (às 00h58); recebi a resposta em 12/03/2020 (às 7h43)]
    Certidão datada de 06 de Março de 2020
    Chegada da Certidão em casa, via correio: 27/03/2020

Agradeço a todos pelas contribuições/orientações e sobretudo pela paciência.
    Vou postando sobre o andamento do meu processo.
  • @ANJOSMARLENE...

Obrigado por compartilhar...!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.