Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1204205207209210256

Comentários

  • 6 - Estão corretos os docunentos ou pode retirar ou acrescentar algum?
  • @albert, leia as duas primeiras postagens que quase todas suas dúvidas serão respondidas
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    Essa lista de documentos me parece que é do consulado (pedem fotos), para fazer pela conservatória a lista é diferente e está no link que te passei
    Não precisa apostilar o requerimento, apenas firma reconhecida por autenticidade
    Pagamento de transcrição só por vale postal, não tem como pagar por cartão.
    Faça por Ponta Delgada mesmo.
  • @NiltonHessel,
    Obrigada pelas orientações. Deu tudo certo. Vamos aguardar agora. Um abraço.
  • Boa noite!
    Colaborando com os dados da transcrição da minha filha
    Postado via EMS: 12/02/20
    Entregue em Ponta Delgada: 21/02/20
    Concluída: 27/02/20
    Vale Postal: sacado 28/10/20
    Certidão chegou em casa hoje, 10/03/20

    OBS: Enviei e-mail para o CTT em 27/03/20 e recebi a resposta em 05/03/20

    Agradeço a todos por todas as orientações que me prestaram desde a minha atribuição, atribuições dos meus filhos até às transcrições. Muitíssimo obrigado
  • ANJOSMARLENEANJOSMARLENE Member
    editado March 2020
    Oi, Pessoal!!

    Ontem eu obtive a informação do CTT que o Vale Postal que enviei foi sacado. Isso significa que os documentos foram aceitos e que a transcrição foi realizada? :)
  • @ANJOSMARLENE, Ponta Delgada só costuma levantar o VP após a chegada e conferência dos documentos. Se a transcrição já foi finalizada outro caso... não existe um sistema de acompanhamento para isso como existe para os processos de nacionalidade.
    Sabendo quando seus documentos foram entregues e acompanhando o relato de outros foristas da pra ter uma ideia se já deve ter finalizado ou não. Recentemente tivemos relato de transcrição finalizada em cerca de 10 dias.
    Pra ter certeza se finalizou só aguardando a chegada da certidão pelo correio ou, depois de um prazo que seja quase certo ter finalizado, solicitar uma certidão pelo civilonline e ver se já está averbado o casamento.
  • Entendi. Bem, as datas são as seguintes: enviei a documentação no dia 27/02 por DHL, foi recebida em 03/03 por PD. O VP foi sacado em 10/03. Estou aguardando a chegada de alguma informação ou da certidão. Seria muito precoce (otimista!!) tentar pedir a certidão online? :)
  • @ANJOSMARLENE, no seu caso o português teve alteração no nome pelo casamento?
    Se teve, solicitando uma certidão de nascimento dele, quando você acessa pra ver a certidão aparece uma tela com o nome do titular da certidão, esse nome atualiza quando o nome muda no sistema. Mesmo se não estiver pronta a transcrição você consegue descobrir por aí quando finaliza. Só que a certidão não atualiza, se não estiver pronta a transcrição depois terá que pedir e pagar por uma nova certidão. Se o português não teve alteração no nome não tem como saber por aí.
    Eu esperaria pelo menos mais uma semana pra pedir mas, vai depender da sua urgência. Não tem nem 10 dias que os documentos foram entregues...
  • ANJOSMARLENEANJOSMARLENE Member
    editado March 2020
    Oi, Daniel!
    Não teve alteração no nome após o casamento (a minha avó que é portuguesa; entretanto, houve uma retificação no nome dela, de Rosa Lopes, (um nome que ela adotou antes do casamento e que constava na certidão de casamento), para Maria Rosa, que é o nome da certidão de batismo). Tenho uma certa urgência, mas ainda com certa folga de uns 30 dias úteis.Vou aguardar até na sexta, dia 20/03. quem sabe, chega algo pelo correio... :)
  • @ANJOSMARLENE, um relato recente de transcrição por PD
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214949/#Comment_214949
    Demorou uma semana essa transcrição.
    Eu esperaria mais alguns dias pra pedir a certidão assim a chance de ter concluído seria maior. Mas depende de você estar disposta a gastar os 10 euros mesmo tendo chance maior de não estar pronta.
  • Daniel,
    Eu vi esse relato e fiquei muito animada. Espero que o meu processo tenha um cronograma semelhante. Assim que tiver atualização eu informo aqui. Muito obrigada pelas suas orientações e disponibilidade. :)
  • Por nada Marlene, eu sou dos que são prudentes e preferem esperar um pouco mais a gastar os 10 euros a toa...
    Mas tem chance de já estar pronto sim, pelos relatos recentes. Como disse, vai da urgência em descobrir se está pronto ou não, se der pra esperar mais alguns dias é mais garantido.
  • Daniel,

    Vou esperar. O custo do euro está elevado, não vale a pena o risco de perder 10 euros, nesse momento. :) obrigada!!
  • Olá, Pessoal!!

    Colaborando com os dados da transcrição da minha avó portuguesa com meu avô brasileiro:
    Documentos Postados via DHL: 27/02/2020
    Entregues/recebidos em Ponta Delgada: 03/03/2020
    Vale Postal: sacado em 10/03/2020 – [enviei mensagem para o CTT em 11/03/2020 (às 00h58); recebi a resposta em 12/03/2020 (às 7h43)]
    Certidão datada de 06 de Março de 2020
    Chegada da Certidão em casa, via correio: 27/03/2020

    Agradeço a todos pelas contribuições/orientações e sobretudo pela paciência.
    Vou postando sobre o andamento do meu processo.
  • @ANJOSMARLENE...

    Obrigado por compartilhar...!!!
  • @Nilton Hessel,

    Eu que agradeço a todos vocês por todas as orientações. Espero que em breve possa postar uma nova boa notícia. :)
  • Oi gente!

    Como está a situação em PD durante essa crise? Alguém tem alguma informação do andamento das transcrições? Eles estão trabalhando internamente?

    Obrigada!!
  • Eles estão trabalhando sim com numero reduzido de funcionários e so respondendo por telefone/email a casos urgentes. Nao sei dizer, no entanto, se estão processando internamente casos ordinários.
  • Ola amigos bom dia , no formulário existe o campo de marcação : casamento civil , ou religioso no meu caso foi religioso com efeito civil ( a maioria no Brasil e assim acho ) eu marco religio e civil ou apenas religioso ?
  • @marcos como está descrito na certidão de casamento?
  • CanovaCanova Member
    Boa noite,
    O processo de atribuição da minha mãe foi concluído. Agora eu preciso fazer a transcrição do casamento dela.

    Meu primo esta em Portugal e ficou com a documentação para dar entrar na transcrição da minha mãe.

    Minha pergunta é: Devo fazer o vale postal daqui do Brasil e após solicitar que ele envie para Ponta Delgada?
    Ou há alguma outra forma melhor?

    Desde já agradeço,
  • Olá Pessoal, tenho lido os comentários, mas ainda tenho uma dúvida. Me casei no Brasil e meu marido (neto de português) ainda não tinha recebido a Cidadania. Estamos em Portugal, mas as certidões que trouxemos são datadas de março/2019. Será que é necessário tirar novas? Elas estão apostiladas e de inteiro teor, entretanto, são do ano passado.

  • Boas pessoal, estou a fazer a transcrição de casamento de minha mãe, onde o processo está mais rápido? Tondela ou Ponta Delgada?

    Os docs continuam os mesmos? - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)


    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas ou do cônjuge português ( se ambos forem portugueses)


    - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas


    - Vale Postal de 120 Euros .


    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, ou presencialmente, no consulado


    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

  • @drakunder Ponta Delgada

  • Bom dia, a certidão de casamento da minha mãe já está averbada o divórcio, não tem problema né?

  • drakunder

    não interfere em nada

  • Bom dia... as certidões de nascimento e casamento para PONTA DELGADA são inteiro teor " DIGITADAS" ou por" REPROGRAFIA" ? antecipadamente grata pela resposta.

  • MAYARACELLI

    Podem ser inteiro teor digitadas. Só é exigida a reprográfica a certidão de nascimento para o processo de nacionalidade.

  • Obrigada Daniel Henriques

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.