Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1205206208210211256

Comentários

  • B noite a todos.

    PD esta aceitando pagamento via cartão, do vale postal?

    Estou com os documentos e preparando p enviar.

    Grato.

  • @Canova já que seu primo ira dar entrada pessoalmente, apos agendar, ele pode pagar no ato, é mais garantido que vale postal que tem prazo para ser descontado.

  • @Bruno Marinho transcrição somente vale postal ou pagamento pessoalmente se os documentos forem entregues no balcão da conservatória.

  • B noite a todos.

    Obrigado @blancout !

    Posso pagar o vale postal na agencia e pedir p retirada dos documentos?

    Estou em MG e queria pagar o vale postal, enviar foto do comprovante p minha mãe no RJ, que vai pedir a retirada dos documentos p enviar via HDL?


    Obrigado

  • Bruno Marinho

    Pode sim, só tem o detalhe do vale postal ser emitido com o nome do remetente sendo a mesma pessoa que assina o requerimento. Se sua mãe que assina o requerimento informe o nome e CPF dela no correio pra fazer o VP.

  • Bruno MarinhoBruno Marinho Member
    editado June 2020

    Obrigado @Daniel Henriques ! Vou dar procedimento!


    Só p confirmar, se é a melhor opção:

    1- Pretendo fazer a transcrição de casamento da minha mãe, em PD; depois minha aquisição + meu filho, por Tondela.

    ou

    2- Enviar a Transcrição e minha Aquisição, juntas, para Tondela e depois do meu filho.


    *filho menor; Sou o declarante na certidão.

    Grato.

  • Bruno Marinho

    Tondela só aceita processo de transcrição de casamento dos pais junto com atribuição de filho se o filho for menor de idade.

    Primeiro faça a transcrição de casamento por PD ou pelo consulado e, depois de concluído, de entrada em seu processo de atribuição.

  • Boa tarde quanto tempo demora para chegar a transcrição depois do processo concluido em PONTA DELGADA...grata pela atenção..

  • MAYARACELLI

    Quando tinha voos regulares, e o correio funcionava normalmente, a carta levava entre 3 e 4 semanas.

    Você não precisa ter o assento de transcrição impresso. Só precisa ter feito. Eles mesmos conferem no computador deles, e por isso pode ser copia simples. Se quiser, pode apenas escrever uma folha de papel o numero do processo de transcrição e a conservatória onde foi feita. Funciona igual.

    Pra saber (indiretamente) se foi concluída a transcrição, quando for mulher e mudou de nome pelo casamento (é o motivo mais comum pra ter feito a transcrição), você pode pedir um novo assento no civilonline, que já constará o nome de casada.

  • @gandalf grata pela sua atenção....

  • Enviei os documentos da minha irmã para Ponta Delgada no dia 26 de maio, em uma agência CTT em Portugal. Os documentos chegaram no dia 27 de maio. Dia 08 de junho o processo foi concluído. Mesmo com todas as dificuldades, o processo está saindo bem rápido.

  • @Eliane Figueiredo como você fez o acompanhamento? Eles mandam e-mail ou tenho que ligar para saber? Na linha de registos ou direto para a conservatória? Obrigada!

  • Olá pessoal! Pretendo fazer a transcrição de casamento dos meus bisavós portugueses e requerimento de atribuição de nacionalidade para minha avó. Algumas dúvidas:

    a) Pelo que li, não daria para fazer esses dois procedimentos juntos, é isso mesmo? Como minha avó está com 92 anos, tenho medo de não dar tempo de esperar a transcrição do casamento para depois requerer a atribuição de nacionalidade.

    B) os meus bisavôs nasceram em 1894 e 1901. Preciso enviar cópia autenticada da certidão de batismo ou basta informar onde foram batizados? Se necessário enviar o documento, como faço para solicitar?

    C) a certidão de casamento deve ser reprográfica ou digitada?

    d) Onde é melhor fazer esses requerimentos: Ponta delgada ou Tondela?

    e) Há divergência de data de nascimento da minha bisavó na certidão de batismo e de casamento. Há risco de indeferimento por isso?

    Agradeço imensamente a quem puder ajudar.

  • @Graziela Teodoro,

    A - tem que fazer primeiro a transcrição para depois poder fazer a atribuição. Dependendo de onde você está pode tentar pelo consulado, alguns são bem rápidos pra fazer a transcrição. Em SP pode tentar pelo escritório de Santos, no RJ estavam fazendo via correios.

    B - as certidões dos seus bisavós tem que ser original certificada. Terá que solicitar no local aonde estão os livros, geralmente um arquivo distrital. Aonde terá que solicitar depende de onde eles foram batizados.

    C - pode ser inteiro teor digitada

    D - Transcrição por Ponta Delgada ou consulado, processo da sua avó depende de alguns fatores, pode ser ACP ou Tondela

    E - Normalmente não, essas divergências eram comuns antigamente. Vai prevalecer o que consta no registo de nascimento.

  • @Graziela Teodoro

    Onde seus bisavós se casaram? no BR ou em PT?

    Quem consta como declarante na certidão de nascimento de sua avó, e que idade ela tinha quando registrou? Os bisavós já eram casados?

    Você ja tem a lista de documentos necessários? Concentre-se na sua avó como requerente. Quer escrever a lista aqui e alguém revisa?

    a) se os bisavós se casaram em PT, não há transcrição a fazer. Transcrição é se eles sendo portugueses, se casaram no Brasil. Então você transcreve o casamento feito no BR para registrar em PT.

    b) Você tem que pedir a certidão de um de seus bisavós. Normalmente o bisavô. Como nasceu antes de 1911, seria a certidão de batismo, original do Arquivo Distrital com marca d'agua. Como se casaram depois de 1911, a certidão de batismo pode ja estar digitalizada. Tem que descobrir se está.

    Peça a certidão de seu avô pelo civilonline, por 10 Euros. Se existir, nela ja deve estar averbado o casamento. Se estiver, já pode iniciar a nacionalidade de sua avó.

    c) Certidão de casamento é em inteiro teor (digitada), certificada e apostilada. Certidões de nascimento são reprográficas apostiladas. Certidões de batismo são as originais emitidas pelo Arquivo distrital correspondente e tem que mandar a original, não pode ser cópia.

    d) A escolha de pra onde mandar é sua. Depende de varias coisas. O caso de sua avó tem erros. Ovar é mais flexível com pequenos erros, caso não queira (ou não possa) corrigir. Como regra geral, a ACP é recomendada para maiores, Tondela para menores.

    e) A certidão de sua avó terá que fazer retificação da data na certidão de casamento. Demora bastante, e eles em geral não fazem sem entrar na justiça. Você terá que ir ao cartório pra saber como pode fazer, insistir. E sempre tem Ovar mas demora.

  • @gandalf

    Obrigada pelas informações! Meus bisavós se casaram no Brasil e não averbaram em PT. Eles já eram casados quando minha avó nasceu. As certidões de batismo dos meus bisavós eu encontrei digitalizadas com marca d'água no site Tombo. Serve a impressão dessa cópia que consta na internet? Ou tem que pedir no Arquivo Distrital? Entrei nos sites dos Arquivos Distritais e procurei como solicitar, mas não achei nada específico. Trata-se de pedido de reprodução? Não encontrei como pedir a certidão de batismo original.

  • Alguém sabe dizer hoje quanto tempo está demorando para fazer transcrição de casamento?

  • editado June 2020

    @Graziela Teodoro o assento português que não está informatizado é preciso que seja cópia original certificada , normalmente se encontra nos arquivos distritais. Tondela está com um prazo de 6 meses para transcrição de casamento.

  • @Graziela Teodoro

    Se você já localizou as certidões, fica + fácil. Vamos supor que fosse "Viana do Castelo". Busque no site os "Serviços em linha". "https://digitarq.advct.arquivos.pt/oservices"

    Peça um original de cada um de seus bisavós para a transcrição, e um original extra de seu bisavô para a nacionalidade de sua avó. Eles mandam o original pelo correio, e demora pra chegar.

    "Todo o seu relacionamento com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo passará por aqui: resposta ao seus pedidos, pagamentos eletrónicos, obtenção de certidões… sem ter de sair de sua casa[...]" Nesse caso clicar no botão "ENTRAR"

    O pagamento em geral é por transferência bancária, mas eles lhe darão as instruções. (por isso peça de uma vez as 2 certidões de seu avô e pague sua taxa bancária somente uma vez)


    Siga as instruções para fazer em Ponta Delgada.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1"

    "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest"

  • @rufles1981 Em Ponta Delgada leva +- 6 semanas.

    Alguns consulados fazem no mesmo dia, mas como tem que agendar, acaba levando mais tempo que PD. Verifique.

  • Boas,

    4. Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente.

    Esta cópia precisa ser apostilada?

  • @drakunder, para transcrição de casamento não.

  • Oi, preciso fazer a transcrição do meu casamento e atribuição da minha filha menor de idade.


    É melhor eu fazer os dois juntos por Tondela?

    Fazer os dois juntos por Ponta Delgada?

    Ou fazer a Transcrição pelo Consulado do Rio e depois mandar a Atribuição dela pra Lisboa?

  • @Marcela Epprecht, se não tiver pressa da transcrição de casamento envie tudo junto pra Tondela.

    Não existe opção de fazer os dois juntos por PD uma vez que lá não tem balcão de nacionalidade, só fazem transcrição de casamento.

    No consulado do RJ parece que estão fazendo a transcrição pelos correios, se ainda estiver funcionando assim é uma boa opção, provalemente será mais rápido que PD a transcrição.

    Processos de menores de idade faça por Tondela que dá prioridade para esse tipo de processo. Você está escolhendo entre o processo terminar entre um a dois meses fazendo por lá ou cerca de um ano em outro lugar (em Lisboa provavelmente demore ainda mais).

    Eu recomendo verificar como está a transcrição no consulado e o processo de nacionalidade enviar pra Tondela.

  • Boa noite. Alguém que tenha enviado a documentação para transcrição de casamento em Ponta Delgada no início de junho?

    Segundo a DHL, meus documentos chegaram lá no dia 05/06. Quando posso esperar receber a transcrição em minha casa?

    Há alguma maneira de saber se eles realmente receberam?????

    Obrigada!

  • @ANA_LETICIA

    Em PD demora +- 6 semanas.

    Pelo método normal, eles lhe mandam o assento pelo correio. Antigamente o correio demorava mais 2-3 semanas.

    Sendo mulher, se pedir uma nova certidão no civilonline, ela já virá com o nome de casada se estiver pronto. É um método indireto, por €10. Se estiver pronto, você já usa na nacionalidade.

    Se ligar na LR e disser o numero do processo do português, eles têm como olhar se já tem a averbação, mas demora e não gostam.

    Você não precisa mandar uma cópia da transcrição para fazer o processo de nacionalidade, só tem que estar feita. Se conseguir ligar na LR e receber o numero do processo de transcrição, passados umas 4 semanas, voce pode só escrever o número e o nome da Conservatória em uma folha de papel, e mandar junto com a nacionalidade. Enquanto espera os 90 dias para chegar na análise, a transcrição vai correndo em paralelo e termina.

    É um risco calculado. Raramente tem exigência na transcrição, se mandar a documentação certa, sem divergências de nomes e datas.

  • @ANA_LETICIA , para saber se realmente receberam, use o rastreamento da DHL. O número se chama "Way bill". Você vai saber até o nome de quem recebeu!

    Coloque o número deve ter 10 algarismos XX XXXX XXXX no quadradinho superior direito (rastreamento) e terá todas as informações!

    https://www.dhl.com.br/exp-pt/express/rastreamento/rastreamento_por_referencia_de_expedidor.html

  • Boa tarde, pessoal!

    Tenho algumas dúvidas referente ao preenchimento (eu já li o post explicando sobre o preenchimento). Na verdade, pelo nome da minha mãe ter mudado perante o casamento, no preenchimento me deixou bastante confuso no momento em que eu devo colocar a alteração do nome, já que o nome dela está como o de solteira hoje em seu assento.

    No preenchimento, o Nome em "A NUBENTE" deve ser o nome de solteira ou o nome de casada?

    Declarante: O nome deve ser o nome de solteira ou o nome de casada?

    Nacionalidade dos nubentes à data do casamento: A minha mãe ainda não era portuguesa à data do casamento, ela obteve por atribuição, de pai para filho, isso significa que ela deve colocar BRASILEIRA?

  • @drakunder,

    Nubentes = noivos. Nomes de solteiro

    Declarante nome da pessoa que vai assinar o pedido. Nome que utiliza atualmente

    Se o processo dela foi de atribuição essa nacionalidade retroage ao momento do nascimento, nacionalidade portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.