Transcrição de Casamento - CRC do Porto

1101113151622

Comentários

  • editado September 2023

    @Bárbara Lopes

    Agora relendo sua pergunta vi que havia entendido errado. Vc não deve assinar o requerimento de transcrição, que é um documento português, no consulado brasileiro. Vc deve assiná-lo e reconhecer assinatura no consulado português (caso seja para transcrição do seu casamento. Se for para transcrever o casamento dos seus pais ou avós o consulado português vai te pedir uma procuração dando poderes para isso (o que na minha opinião é bizarro). Me pediram isso para reconhecer minha assinatura no requerimento para transcrever o casamento dos meus pais e acabei indo por outro caminho.

  • @Bárbara Lopes ,

    o ideal é assinar o requerimento no consulado ou embaixada de Portugal ai na Irlanda. Apesar dos consulados Brasileiros fazerem reconhecimento de firma por autenticação e por semelhança, este reconhecimento é para documentos a serem utilizados no Brasil.

  • @taismariadepaula

    Oi, Taís.

    Você teve uma resposta sobre sua transcrição?

    Tenho uma que chegou no mesmo período e até agora não tive notícias também.

  • @julianatferreira

    Continua sem atualização na transição de casamento de seus pais?

  • @aferreira oi! Tudo bem? Eu enviei um e-mail e eles responderam dizendo para aguardar contato. Devem estar com demanda muito grande.

  • @ecoutinho No caso vou transcrever do meu casamento mesmo, pra pedir a cidadania do meu marido por casamento.

    @texaslady No caso eu pensei no brasileiro pq qnd eu estava no Brasil, fiz reconhecimento de assinatura dos requerimentos de cidadania que pedi pra minha mãe e pra mim, nós cartórios brasileiros, pra enviar pra Portugal. Aqui na Irlanda não fazem atendimento no consulado português.

  • texasladytexaslady Beta
    editado September 2023

    @Bárbara Lopes ,ísso é estranho. Você tem certeza? Eu sugiro que você ligue no consulado ou embaixada de Portugal e confirme esta informação.

  • @Bárbara Lopes

    Como é o seu próprio casamento, o caminho mais fácil é ir na Embaixada de Portugal em Dublin e reconhecer sua assinatura no requerimento de transcrição por autenticidade lá, assim vc não precisa de apostila.

    Eles fazem transcrição de casamento tbm, mas não sei afirmar se o processo por eles usa os mesmos doctos e quanto tempo leva. Pode mandar um email e se informar, pode ser que valha a pena.

    Outra opção: não é difícil encontrar um advogado brasileiro inscrito na ordem dos advogados de Portugal vivendo em Dublin. Se conhecer algum (possivelmente no seu próprio círculo de amizades) ele pode fazer o reconhecimento de assinatura e cópias certificadas. Como advogados inscritos na ordem de Portugal pode fazer alguns atos notariais, vc não precisa apostilar. Foi o que fiz.

  • @ecoutinho Muito obrigada por suas informações! Vou procurar o email de lá pra falar com eles!!

  • @ecoutinho

    @texaslady

    Boa noite. Gostaria da ajuda de vcs pra transcrição de meu casamento

    Minha atribuição como neta finalizou dia 8 de setembro /23. Casei-me em 1991 e fiquei viúva em 1996.Pra transcrição em Porto devo enviar

    Cópia simples do meu assento português

    Certidão casamento int, teor digitada ( apostilada )

    Certidão nasc. Inteiro teor do nubente brasileiro que não é portugues(apostilada)

    Cópia autenticada e apostilada do RG (com menos de 10 anos) do requerente (no caso serei a nubente com dupla Nacionalidade e requerente)

    Formulário de transcrição preenchido assinado no cartório reconhecido por autenticidade

    Acredito que são esses documentos a enviar. E aguardar a conferência pra obter link e fazer o pagamento. Se algo estiver errado peço a orientação.

    E em relação ao óbito para transcreve-lo

    1)Devo enviar um requerimento solicitando que seja também transcrito ? Peguei um modelo em outro fórum.

    2)E devo enviar a certidão de óbito do meu ex marido brasileiro, se sim deve ser de Inteiro teor digitada e apostilada?

    3)Ou o óbito averbado na certidão de nascimento dele bastaria?

    Gostaria da ajuda de vcs nessas dúvidas pois preciso que conste o óbito pois vivo em união estável há 15 anos e pretendo fazer a ação para reconhecimento dessa uniao em Portugal pra depois solicitar a Nacionalidade pro meu companheiro. Não fosse isso faria só a transcrição do casamento.

    Agradeço se puderem me socorrer nas dúvidas.

    Muito obrigado.

  • @Crisarti

    Os documentos para transcrição do seu casamento na CRC Porto são esses que você descreveu.

    Sobre o óbito:

    1)Devo enviar um requerimento solicitando que seja também transcrito ? Peguei um modelo em outro fórum.

    Sim, mande um requerimento separado para a transcrição do óbito, pois é um processo distinto do casamento.

    2)E devo enviar a certidão de óbito do meu ex marido brasileiro, se sim deve ser de Inteiro teor digitada e apostilada?

    Exatamente. Mande o requerimento e a certidão de óbito inteiro teor digitada e apostilada. A transcrição de óbito apesar de ser um procedimento separado da transcrição de casamento, não tem taxa a ser paga.

    3)Ou o óbito averbado na certidão de nascimento dele bastaria?

    Apenas a averbação do óbito na certidão de nascimento dele não serve. Mande conforme respondido na perg 2

  • @ecoutinho bom dia e muitíssimo obrigado. Assim que a bolinha 7 ficar verde vou enviar os documentos conforme explicado, e volto pra atualizar o andamento.. O formulário pro óbito poderia ser assim, como anexado abaixo?

    Requerimento para transcrição de óbito

     (Nome).…………………………………………………………..………………………………………….., titular do documento de identidade nº…………………...., emitido por …..………… aos ………………… Residência habitual…………………….....................…………………..………….…...………..………….., bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………………………………….. Telefones:……………………..………………., e-mail……………………………………………………… vem requerer a V.Exa., na qualidade de (grau de parentesco ou procurador) ………………………………, a transcrição de óbito respeitante a: 

    O obituado: 

    Nome: …………………………………………………………………………………………………………...

    Estado civil ……………………………………………………………………………………………………...

    Local de nascimento…………………………………………………………………………………...………...

    Data de nascimento……………………………………………………………………………………..………. 

    Filiação ………………………………………………………………………..……………. ………………e de ………………………………………………………………………………………………………………..

    Última residência habitual…………………………………………………………………………………......... ………………………………………………………………………………………………………...…………

    Cônjuge:

    Nome …………………………………………………………………………………………………….……

    Local de nascimento…………………………………………………………………………...………………...

    Data de nascimento………………………………………………………………………………………..……. 

    Filiação ………………………………………………………………………………………..……………. e de ………………………………………………………………………………………………………………..

    Dados do óbito:

     Hora e data do óbito: ………………………………….…………………………………………………..…….

    Local do óbito: ……..…………………………………………………………………………….……………..

     Local do sepultamento …………………………………………………………………………………………. 

    Declarante do óbito ………………………………………………………………………….………………….

    Observações ……………………………………………………………………………………..…………..….  

    Rio de Janeiro, ……… de ……………………………. de …………...

      ______________________________________________________                  

       Requerente      

  • @aferreira

    Com medo dos prazos, eu havia enviado o pedido a Santos e foi finalizado, acredito que a CRC tenha identiicado e nao entraram em contato.

    "Em 6 de Setembro:

    Pessoal, o processo de transcrição de casamento dos meus pais foi finalizado.

    Entregue em Santos dia 06/02/2023

    Transcrição foi feita em 01/09/2023

    Envio dia 05/09/2023 e entregue hoje via correios.

    Detalhe importante, meu processo e de meu irmão foram aprovados hoje na ACP do Porto e precisávamos dessa transcrição pois minha mãe é portuguesa e meu pai foi o declarante de ambos os filhos (eram casados na época). Com medo do prazo de 1 ano, eu havia enviado novos documentos para CRC do Porto que chegaram lá na primeira semana de Junho e até o momento não haviam entrado em contato para fazer o pagamento via link."

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p77

  • @aferreira

    Nessa segunda-feira chegaram os docs de duas tias na CRC para transcricao de casamento, quando eu tiver um retorno deles eu aviso.

  • @Bárbara Lopes

    Barbara, o Consulado Portugues em Dublin faz transcricao.

    La pra Setembro do ano passado eu fui la (agendado via site) para conseguir copias autenticadas do passaporte brasileiro e reconhecer firma do meu pedido de cidadania que enviei para ACP em Outubro de 2022. Na epoca eu questionei sobre a transcricao e disseram que estava levando 3 semanas para concluir, manda email com as suas duvidas e faz cadastro no site para conseguir agendamento, so tem agenda pra uns dois meses, mas acho que vale a pena.

    Outra coisa, nao cobraram nada por esses servicos e fica pronto na hora. Meu processo de cidadania foi aprovado no comeco desse mes, entao a ACP aceitou numa boa.

  • @Crisarti

    Sim, está bem semelhante ao que usei (basicamente peguei do consulado português do RJ e ajustei).

    Boa sorte.

  • @ecoutinho agradeço pela ajuda. Quando enviar vou atualizando aqui. Sorte a todos .

  • @taismariadepaula

    @julianatferreira

    Obrigado pelas respostas. Vou aguardar mais um pouco para não atrapalhar os processos.

    A transição que enviei completou 3 meses e sem resposta, acredito que não deva demorar muito mais. Estou acompanhando bastante para a nacionalidade 1-C não cair em exigência, caso parecido.

    Caso eu receba um retorno da transcrição em Porto eu coloco aqui no fórum os dias de cada etapa para ajudar no planejamento dos processos.

    Mais uma vez obrigado pelas respostas.

  • @ecoutinho boa noite. Já fiz várias perguntas e tanto você como outras pessoas já tiraram várias dúvidas.

    Além de preparar os documentos da transcrição do meu casamento eu ajudei minha irmã também com o processo de neta dela. Sempre buscando o passo a passo por aqui.

    Então agora quero ajudá-la com a transcrição do casamento dela e o processo 1C pra filha dela ,minha afilhada que é menor de idade.

    Queria confirmar os documentos pra Nacionalidade filhos menores

    1) Pagamento da taxa e preenchimento do formulário 1C que deve ser assinado pela minha irmã e o marido e reconhecer assinatura por autenticidade

    2) será necessário enviar a cópia autenticada e apostilada do RG de ambos os pais .( vi 1 citação de que precisa ser cópia colorida) procede?)

    3) certidão de nascimento. Int teor reprográfica e apostilada da filha menor e também a cópia do RG apostilada.

    4)Assento do português cópia simples

    )Certidão de nascimento de Inteiro teor digitada do pai ( vi algumas pessoas com dúvida se precisa estar averbado o casamento e se poderia ser certidão de breve relato) não sei se é exigencia do consulado de SP. Sabe me dizer se pra Porto precisa disso? E essa não precisa ser reprográfica, como a da filha?

    6)a transcrição do casamento deve já estar feita pra iniciar o pedido da Nacionalidade da filha, visto que minha irmã alterou o nome ao casar-se e foi o pai o declarante do nascimento, só assim cumpre a lei , certo?

    7) pra transcrição do casamento dela a certidão de nascimento do nubente que não é portugues é de Inteiro teor digitada apostilada e precisa da averbação do casamento?

    Imagino que não precisa averbar nada pq temos que enviar a certidão do casamento pra referida transcrição , então me parece desnecessário estar averbado o casamento na certidão de nascimento......mas como eu sou leiga , prefiro checar com vocês .

    Grata por tudo e aguardando pelo precioso socorro do grupo.

  • editado September 2023

    @Crisarti

    Estou assumindo que sua irmã enviará o pedido de nacionalidade da filha menor para o ACP. Sugiro evitar consulados, além de inventarem regras que só existem na cabeça deles, os prazos são muito maiores que das conservatórias e têm pouca transparência no acompanhamento.

    1) Pagamento da taxa e preenchimento do formulário 1C que deve ser assinado pela minha irmã e o marido e reconhecer assinatura por autenticidade

    Se é menor de idade, não há taxa a pagar. O processo é gratuito. O formulário 1c para menores está disponível no site do IRN. Vá na opção "Nacionalidade" do site abaixo e faça o download do formulário. Dê uma lida na página 3 do pdf onde há instruções para o preenchimento. Sim, ambos pais assinam e reconhecem assinatura por autenticidade. Não se apostila o formulário 1c, pois é um documento português.

    https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos

    2) será necessário enviar a cópia autenticada e apostilada do RG de ambos os pais .( vi 1 citação de que precisa ser cópia colorida) procede?)

    Sim, cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte de ambos os pais, mas tanto faz ser colorida ou PB.

    3) certidão de nascimento. Int teor reprográfica e apostilada da filha menor e também a cópia do RG apostilada.

    Certidão de nascimento reprográfica e apostilada da menor, ok. RG do menor apenas se for maior de 14 anos (conforme as instruções de preenchimento do quadro 1 na pág 3 do formulário 1c)

    4)Assento do português cópia simples

    Correto

    5)Certidão de nascimento de Inteiro teor digitada do pai ( vi algumas pessoas com dúvida se precisa estar averbado o casamento e se poderia ser certidão de breve relato) não sei se é exigencia do consulado de SP. Sabe me dizer se pra Porto precisa disso? E essa não precisa ser reprográfica, como a da filha?

    Se o pedido de nacionalidade é como filha de mãe portuguesa, não mande certidão alguma do pai. A única participação dele no processo é assinando o formulário 1c como representante da filha.

    6)a transcrição do casamento deve já estar feita pra iniciar o pedido da Nacionalidade da filha, visto que minha irmã alterou o nome ao casar-se e foi o pai o declarante do nascimento, só assim cumpre a lei , certo?

    Correto. Faça a transcrição do casamento antes de mandar o processo.

    7) pra transcrição do casamento dela a certidão de nascimento do nubente que não é portugues é de Inteiro teor digitada apostilada e precisa da averbação do casamento?

    Para transcrição do casamento sugiro ver as instruções específicas para o lugar que vai mandar transcrever. Se a família é de SP recomendo mandar para a CRC Porto que transcreve em uns 3 meses. De forma resumida vai precisar de:

    • cópia simples do assento de nascimento da portuguesa;
    • cert nasc inteiro teor dig e apostilada do brasileiro;
    • certidão de casamento inteiro teor digitada e apostilada,
    • requerimento de transcrição preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade de um dos nubentes e
    • cópia autenticada e apostilada do RG/passaporte do nubente que assinou o requerimento.

    Não acredito que criem caso com falta das averbações na certidão de nascimento do brasileiro, mas, por outro lado, é obrigação do cartório onde eles se casaram informar ao cartório onde cada um nasceu para que sejam feitas as averbações. É comum os cartórios esquecerem de fazer essa notificação. Já que irá emitir certidões, quando for pedir a de nascimento do marido peça para o cartório confirmar se o casamento está averbado no registro de nascimento, se não estiver ligue para o cartório onde casaram e peça para fazer a notificação (infelizmente mesmo que vc leve a certidão de casamento e mostre que o casamento ocorreu, eles só podem averbar se notificados pelo outro cartório).

    Se emitirem sem as averbações (independente de vc ter pedido/avisado antes ou não) é um erro deles e são obrigados por lei a emitir nova via corrigida sem cobrar nada.

  • @ecoutinho meu Deus. Já te agradeço hoje na discussão da união de fato onde um colega explicou o processo dele e vc gentilmente contou sua experiência. E agradeço mais uma vez. Tudo que vc explicou já salvei e seguirei assim e sim ,vou enviar transcrição e 1c pra Porto. Depois volto contando tudo. Pq sei o quanto ajudamos os outros ao compartilhar nosso processo. Agora vamos aguardar o tal registro ser criado. Enquanto isso conferir se não há erros nas certidões e logo mais enviar tudo.

    Gratidão eterna.

  • Pessoal, boa tarde...

    Minha cidadania está aprovada, aguardando a criação do registro. Já estou me preparando para a transcrição, mas meu marido é da Alemanha. Como faço nesse caso? Certidão de nascimento dele em formato multilingue?

    Casamos na Alemanha, mas registramos no Brasil também, então a certidão de casamento em inteiro teor acho que peço aqui no Brasil mesmo.

  • Bom dia pessoal estou com dúvidas sobre a transcrição casamento.

    Fui procurar a documentação necessária e responderam (o que está abaixo) mas preciso de ajuda para tentar entender.

    a minha transcrição de casamento tenho que fazer dos meus bisavós, ambos são portugueses. Neste caso qual documento eu tenho que usar meu cpf, rg, ou certidão de nascimento?


    No item 1 REQUERIMENTO: como assim preciso assinar no cartório? Eu sou de SP e gostaria de enviar para Porto os documentos, eu vou em qualquer cartório e assino lá este requerimento?

    Sobre o item 2. CERTIDÃO DE Casamento APOSTILDA ao solicitar pro cartório brasileiro apostilamento eles fazem normal?

    Item 3. Certidão de nascimento do nubente, o nubente se refere a mim ou aos meus bisavós pois no caso eles ambos são portugueses.

    item 4. Como sei se houve escritura de pacto antenupcial? Na certidão é dito? Pois não achei nada


    agora sobre o pagamento de taxa para o serviço, eles só aceitam cartao ou o postal, não aceitam transferência ou depósito? Pois por depósito/transferência seria muito melhor pra mim pois já sei como realizar.


    segue abaixo o guia de documentos que usei para as perguntas:


    1. Requerimento para transcrição do casamento preenchido e sem rasuras, datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE (NÃO PRECISA DE APOSTILAMENTO)
    2. Certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida (APOSTILADA)
    3. Certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – de inteiro teor (digitada), emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida (APOSTILADA)
    4. Uma cópia autenticada da escritura de pacto antenupcial (SE HOUVER) , mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial; (APOSTILADA)
    5. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa
    6. RG do requerente (Se for o FILHO/A) emitido a menos de 10 anos - autenticado e APOSTILADO


    se conseguirem me ajudar agradeço pois tenho ficado bem confusa em relação a esta parte de transcrição de casamento

  • editado September 2023

    @Yasmimcabral07

    Sobre as perguntas:

    a minha transcrição de casamento tenho que fazer dos meus bisavós, ambos são portugueses. Neste caso qual documento eu tenho que usar meu cpf, rg, ou certidão de nascimento?

    Não sei. Eu sugiro ligar ou mandar um email à CRC Porto perguntando.

    No item 1 REQUERIMENTO: como assim preciso assinar no cartório? Eu sou de SP e gostaria de enviar para Porto os documentos, eu vou em qualquer cartório e assino lá este requerimento?

    Sim, normal. Você vai num cartório de notas com o requerimento preenchido mas sem assinar e um docto de identificação, pede para reconhecer firma por autenticidade, depois de conferir sua identidade o notário vai te dizer "pode assinar", você assina na frente dele e ele reconhece a assinatura. É o mesmo tipo de reconhecimento de firma que se exige quando se faz transferência de veículos, venda de imóvel etc.

    Uma informação que não me parece correta: pelo que sei é necessário apostilar o requerimento para que tenha validade em Portugal, mas pode ser que algum colega possa confirmar que mandou sem apostila e aceitaram. No meu caso eu apostilei os requerimentos de transcrição do casamento e do óbito.

    Sobre o item 2. CERTIDÃO DE Casamento APOSTILDA ao solicitar pro cartório brasileiro apostilamento eles fazem normal?

    Sim, eles sabem o que é. O nome é apostila de Haia, mas se vc só pedir para apostilar eles sabem do que se trata. No estado de SP custa uns R$150 por documento apostilado.

    Item 3. Certidão de nascimento do nubente, o nubente se refere a mim ou aos meus bisavós pois no caso eles ambos são portugueses.

    Nubente = noivo, no caso seus bisavós são os nubentes e você (ou a pessoa que for no cartório assinar o requerimento) é a requerente da transcrição.

    item 4. Como sei se houve escritura de pacto antenupcial? Na certidão é dito? Pois não achei nada

    Se são seus bisavós (portanto um casamento de décadas atrás) e eles casaram no Brasil, é no mínimo 99,99999999% de chance de que não há pacto antenupcial. 😄 Se houver vai constar da certidão de casamento em inteiro teor, mas não me preocuparia com isso. Mesmo atualmente é raro alguém fazer pacto antenupcial no Brasil.

    agora sobre o pagamento de taxa para o serviço, eles só aceitam cartao ou o postal, não aceitam transferência ou depósito? Pois por depósito/transferência seria muito melhor pra mim pois já sei como realizar.

    Pagamento apenas por cartão internacional (débito ou crédito), não aceitam mais vale postal. Você manda a documentação toda por correio/dhl, eles conferem, se estiver tudo bem mandam um email com um link para o sistema de pagamento do IRN. Não tem dificuldade, é só preencher os dados do cartão e na hora já recebe a confirmação do pagamento. Se tiver receio de preencher seu cartão de banco no site, pode baixar o app de algum banco digital e gerar um cartão virtual pré-pago multi-moedas na hora. Faz carga de saldo via PIX apenas do valor que vc precisa (120 euros para a transcrição) e paga com esse cartão virtual. Mesmo que clonem os dados desse cartão, ele não terá saldo nem crédito e como é virtual vc pode destruí-lo na hora logo depois de usar. Tem um monte de bancos e fintecs que oferecem esse serviço de conta digital com cartão virtual pré-pago sem custo, e com cadastro simplificado (faz em 10 minutos) pesquise "cartão virtual multimoedas" no Google e veja algum que te atenda. Eu uso no dia a dia para as despesas pequenas (café, lanche, pequenas compras) ou quando vou fazer compras em sites que não conheço na Internet.

  • @Yasmimcabral07

    Boa tarde!

    Só um ponto de atenção, se os seus bisavós são portugueses e casaram no Brasil, leia o item 4 desse link, é obrigatório transcrever o óbito deles.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

  • @julianatferreira bom dia.1) Poderia me dizer se apenas reconheceu a assinatura por autenticidade no formulario de transcrição do casamento de seus pais, ou voce apostilou esse formulario pra enviar? Como o @ecoutinho disse em 1 comentario aqui na pagina que ele apostilou o formulario da transcrição pra enviar pra Porto, e ele mesmo, pediu que quem soubesse se e´ exigido falasse aqui, eu quis checar se voce fez com ou sem apostila pra fazer igual. E se mais alguem no forum tiver souber e puder confirmar se precisa ,agradeço a quem compartilhar a experiencia.

    2Aparentemente voce enviou o processo1C pra Porto e a trancrição estava aguardando pelo Consulado de Santos, ou seja ,não aguardou a trascrição ficar pronta pra pedir o 1C, foi isso? que bom que tudo se alinhou e concluiu.

  • aos colegas do forum e @ecoutinho queria tirar uma duvida

    quando falamos no formato de certidao para os processos de cidadania temos o seguinte exemplo, CERTIDAO DE NASCIMENTO EM INTEIRO TEOR APOSTILADA com reconhecimento de firma do escrevente

    Qdo enviei meu processo de neta fiz as apostilas em um cartorio em Florianopolis, porque em SP a apostila ficava mais que o dobro.

    No preparo das certidoes a funcionaria me disse que podia pedir as certidoes sem reconhecimento de firma, pois para apostilar eles teriam que fazer esse reconhecimento da assinatura do escrevente em sistema. Entao , ao pagar pra reconhecer a firma qdo pede a certidao seria como se pagasse 2 vezes pelo mesmo reconhecimento. Funciona assim mesmo ou tive sorte de fazer assim e ter meu processo de neta finalizado?

    Com toda essa historia eu pedi as certidoes em SP sem reconhecer a firma e envie pra Florianopolis pra apostilar porque fica muito mais barato apoatilar em santa Catarina que em SP. E enviei pra Portugal . Deu certo. Mas gostaria de saber se isso esta´ certo.

    Agora vou fazer transcriçao e processo 1C de filho , entao quero ter certeza que a apostila em si ja´ resolve tudo, caso negativo, peço a emissão da certidão com reconhecimento previo, pra depois enviar pro Sul pra fazer as apostilas.

    Peço desculpas, por ser prolixa, mas falo muito e ao escrever , por mais que tente nao sei resumir. Sorry.

    Grata

  • Bom dia. Meu processo filho maior que foi finalizado dia 27 julho foi emitido assento dia 20 setembro. Busquei medidas junto aos órgãos competentes e, Deus me deu a vitória para glória do nome do senhor Jesus. Já pedi cartão cidadão.

  • @Rony


    Bom dia. Meu processo filho maior que foi finalizado dia 27 julho foi emitido assento dia 20 setembro. Busquei medidas junto aos órgãos competentes e, Deus me deu a vitória para glória do nome do senhor Jesus. Já pedi cartão cidadão.


    Não entendi. O processo finaliza quando o assento é emitido. Como o processo foi finalizado em julho se o assento foi emitido em setembro?

  • @Crisarti

    Em teoria, o que a funcionária do cartório te disse está correto, entretanto quando fiz o processo de minha mãe recentemente o advogado me orientou a solicitar a assinatura do notário reconhecida (sinal público) além da apostila.

    Como se trata de um valor pequeno (uns R$ 8,00 em SP) comparado com o custo da certidão e da apostila, preferi continuar fazendo dessa forma nos processos seguintes de minha família.

    Foi o puro "em time que está ganhando, não se mexe", mas em teoria realmente apenas a apostila deveria ser suficiente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.