Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

17374757779

Comentários

  • @fanegrao

    Fiz o mesmo procedimento seu, enviei o processo de neto para depois pedir a juntada da transcrição. Achei um modelo na net vou utilizar ele para enviar a transcrição, na verdade acho que vou aproveitar o embalo enviar a cópia do RG do filho do português, pq alguns processos de neto que foram transferidos de Lisboa para Porto estão caindo em exigência e estão exigindo cópia do RG do filho do português.

  • Pessoal, o processo de transcrição de casamento dos meus pais foi finalizado.

    Entregue em Santos dia 06/02/2023

    Transcrição foi feita em 01/09/2023

    Envio dia 05/09/2023 e entregue hoje via correios.

    Detalhe importante, meu processo e de meu irmão foram aprovados hoje na ACP do Porto e precisávamos dessa transcrição pois minha mãe é portuguesa e meu pai foi o declarante de ambos os filhos (eram casados na época). Com medo do prazo de 1 ano, eu havia enviado novos documentos para CRC do Porto que chegaram lá na primeira semana de Junho e até o momento não haviam entrado em contato para fazer o pagamento via link.

  • Pessoal, o processo de transcrição de casamento do meu irmao foi finalizado.

    Entregue em Santos dia 25/01/2023

    Transcrição foi feita em 01/09/2023

    Acredito que esteja andando os processos por lá

  • @Ulisseslnd @fanegrao

    boa sorte a voces.

    vcs fizeram a coisa certa !

    abraço .

  • Olá, so para informá-los, Santos não devolveu os documentos como faziam antes, no envelope veio somente uma carta informando a finalização do processo, uma cópia do registo de casamento e uma cópia atualizada do registo de casamento.

    Acredito que tenham mudado alguma coisa por lá.

  • Queria entender a ordem que estão fazendo as coisas, tendo tantas transcrições entregues depois, porém recebida antes de outras que já estavam há mais tempo... vamos aguardar e obrigado pelos updates! :)

  • Processo de transcrição da minha esposa chegou hoje 19.09.23, foi enviado dia 24.02.23 . Demorou mas chegou, boa sorte a todos.

  • Hoje faz 11 meses e nada

  • @Ulisseslnd olá,

    seu processo de neto esta em Portugal faz quanto tempo ?

    vc esta acompanhando o andamento ?

  • @dududuedu

    Chegou em Lisboa no inicio desse ano, pelo jeito só vai ter movimentação em 2025.

  • @dududuedu

    Se você tiver um tempinho consulta o registro online no CRAV se já aparece a certidão / ou as certidões de batismo que você havia enviado, e se ela(s) já foram atualizadas constanto averbação do casamento. Tks

  • @Ulisseslnd ok vou tentar verificar.

  • Olá, boas notícias.

    Recebi o envelope com a assento de casamento feito. Demorou exatos 11 meses.

    No envelope devolveram as certidões apostiladas de nascimento do nubente brasileiro, mas ficaram com a certidão de casamento que eu tinha enviado.

    Abs!


  • @dududuedu @fanegrao

    Hoje pelo jeito é dia de boas notícias, também recebi a transcrição de casamento e óbito. O assento de casamento foi emitido dia 26/09/23, chegou no Escritório Consular em 19/10/2022.

  • @fanegrao @Ulisseslnd

    que bom..... ,demorou mas chegou.

    agora é partir para os próximos passos.

  • Atualizando sobre as datas do Consulado de Santos


    Recebi minha transcrição de casamento em 29/09/2023, ela havia chegado em Santos em 13/03/2023.

  • Relato de uma pessoa no fórum onde a transcrição dela por Santos levou 3 meses: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/331686/#Comment_331686

    Esperamos que os prazos lá estejam voltando ao normal!

  • Vi um relato num dos grupos de facebook que a pessoa enviou a transcrição para Santos e tudo foi finalizado em 1 mês e 1 semana! Ela recebeu a transcrição pronta semana passada.

  • Oi pessoal, minha amiga enviou a transcrição de casamento dos pais dela dia 08/12 e foi concluído e ela recebeu na casa dela no dia 12/12!!!

    Somente 4 dias! Agora Santos acho que voltou ao que era antes...

  • @isabelfaia , as datas estão corretas?

    Conforme seu relato, os documentos foram enviados no dia 08/12, uma sexta-feira.

    Acho difícil os documentos terem chegado no próprio dia 08/12, e mais difícil ainda eles terem aberto o documento na própria sexta-feira.

    Sábado e domingo, ao que nos consta, o escritório de Santos não funciona.

    Desta forma, o escritório teria de ter realizado a transcrição na segunda-feira (11/12) e enviado os documentos na própria segunda-feira para que, então, sua amiga os recebesse na na terça-feira (12/12).

    Consegue confirmar as datas, por favor? Seria muito importante para todos nós.

  • @Ricosne É isso mesmo!

    Ela enviou no dia 06/12 e chegou em Santos no dia 08/12 às 14:45 (tenho o código de rastreio e acabei de verificar).

    A carta que vem junto da transcrição está datada 11/12 e a data do assento tbm é 11/12. Dia 12/12 ela recebeu na casa dela.

    Eu tinha avisado a ela que a transcrição poderia demorar de 6 a 12 meses, então imagina a surpresa!

  • @isabelfaia, é uma ótima notícia então.

    O prazo mais curto de que se tinha notícia em Santos eram de 2 meses.

    O pessoal lá conseguiu ser bem eficiente, reduziu abruptamente o prazo que estava em torno de 8 meses para 4 dias, já descontados o sábado e o domingo.

    Espero que os demais consulados, CRCs e ACP possam se espelhar no método utilizado por Santos, reduzindo-se, assim, significativamente os prazos em geral.

  • Pessoal, após o envio dos documentos adicionais (correção) que pediram, depois mais ou menos quantos dias fica pronto ?

  • @Tiemiogawa


    Depende. Há casos em que fica na fase de análise por poucos dias, há outros que ficam meses.


    A minha teoria, que já compartilhei aqui, e que tem base apenas nos (poucos) relatos de colegas, ou seja, não tem nenhuma relação com qualquer informação oficial do IRN é a seguinte: há dois tipos de exigência. O primeiro tipo são exigências que ocorrem quando o conservador já formou uma decisão favorável, mas precisa conferir ou confirmar algum detalhe - nesses casos, não é incomum ver que o processo passa para a bolinha 6 verde ou 7 marrom em questão de dias ou poucas semanas; O segundo tipo são exigências que ocorrem quando o conservador não sabe se o requerente realmente tem direito à nacionalidade, e precisa de documentos adicionais para se certificar disso - nesses casos, tenho visto que os processos às vezes ficam várias semanas, ou até meses, "parados" na bolinha 4 marrom aguardando uma análise.


    De toda maneira, não há nada o que fazer. Se você já entregou os documentos pedidos, agora só o que resta é esperar.


    Boa sorte!

  • Pessoal, vocês tem algum e-mail de contato de Santos pra poder tentar saber mais sobre esses prazos?

  • @eduardo_augusto

    acabei não dizem oque era, na verdade estou aguardamento a transcrição de casamento meu e do meu marido que tem a nacionalidade.

    E como nasci no Japão eles acabaram pedindo a minha certidão de lá e demorei uns 2 meses pra retorna, pois o processo de pedir no Japão é um pouco demorado.

    E já fez um ano desde que demos início a documentação no escritório de Santos.

  • Yolanda Yolanda Member
    editado January 11

    Bom dia!!

    Fiz a solicitação da transcrição de casamento do meu avô no escritório consular de Santos em fevereiro de 2023. Como tive um problema no envio, eles me retornaram o envelope com meu endereço com alguns documentos que foram a mais. Eles não tem mais nenhum envelope de devolução. Segundo informações q recebi eles enviam a conclusão da transcrição por esse envelope, q teoricamente deveria estar lá.


    Perguntas:

    1 - Tem outra maneira de saber se já foi concluida?

    2 - Preciso enviar outro envelope para receber a transcrição?

  • Olá, boa tarde a todos. Alguém sabe me informar quais são os documentos necessários para dar entrada na transcrição de casamento pelo escritório consular em Santos por favor.

  • @arthur_azzi Muito obrigada. Sabe me dizer onde realizo o pagamento para receber a ficha de requerimento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.