Por gentileza alguém teria a informação do tempo para o envio do numero de processo e senha após processo chegar na conservatória ? No caso Lisboa e processo pelo casamento. Ouvi comentários de que estão levando até 10 meses ou 12 meses para o envio. Isso procede ?
Alguém possui informação objetiva (proveniente do IRN, de comunicação formal de conservador, de relatório inspetivo ou de outra fonte institucional) sobre qual é exatamente o critério utilizado na fase decisória após encerrada a instrução?
@ecoutinho@Destefano@guedesmarcia entendo, não sabia de todas as questões da União Europeia, e tem uma parte das próprias questões em PT que acredito que tem a ver com as necessidades/seguranças de cada um. Eu jamais iria pra lugar nenhum sem plano de saúde, só me senti confortável pra ir pra Portugal quando eu e meu marido tínhamos trabalhos remotos confiáveis, mas nós também estamos em um momento diferente de vida do que vejo a maioria aqui, já mais perto da aposentadoria, então são questões diferentes. Foi interessante olhar por outra perspectiva e ver tudo com outro olhar, agradeço a "conversa", algo cada vez mais raro nesse mundo louco.
@PedroGaspar bom dia! Poderia informar o passo a passo para nacionalidade por união estável com fiha de 12 anos para o marido? A mãe e a filha já possuem a nacionalidade portuguesa. Grata
À vista desses acontecimentos, não sei qual tem sido a orientação atual de como proceder.
Pelo visto, há muitas nuances que podem afetar o desfecho, entre elas, como a união estável foi estabelecida no BR e depois reconhecida em PT. E, o que "funcionava" até um tempo atrás (2025), tem sido recusado mais recentemente, com vários pedidos sendo alvo de "projeto de indeferimento".
Talvez algum dos foristas naquele tópico possa te dizer qual seria a orientação atual para quem pretende pedir via união de facto.
Queria uma informação para onde solicitar a Transcrição do Casamento?
Ja vi em algumas mensagens que pelo Consulado do RJ, enviando documentação pelos correios. Porém, não encontrei a informação de quais documentos necessita enviar, etc
Se não for para lá, diz a dos meus avós em Ponta Delgada, mas em 2022, não sei se ainda continua célere e aceitando transcrição.
O consulado do Rio é a melhor opção se a documentação estiver toda correta. São a opção mais rápida. A lista de documentos e instruções estão no próprio site do consulado, recomendo verificar lá. Eu só consideraria enviar a alguma conservatória se houver alguma divergência na documentação (conservatórias costumam ser mais flexíveis com pequenas diferenças entre documentos, por pequena entenda algo que não gere dúvida sobre a identidade da pessoa que a certidão cita, por outro lado são muito mais lentas que o consulado do RJ).
Li aqui hoje aquilo que nos fez decidir ir para a Espanha... Obtive minha cidadania em abril, processo de meu marido seguiu em abril tb e essa insegurança jurídica é um complicador... Até o tal do visto que vale por 1 ano com direito a múltiplas entradas a VFS desconhece e olha que está no site da Embaixada. Aqui no Brasil tenho uma loja infantil há 21 anos, aposentadoria merreca do INSS , 2 aps que ficarão alugados e uma poupança legal e vou usar isto.
Preferia viver em Portugal por muuuitas questões mas a AIMA nos empurra para fora...
Queria uma informação para onde solicitar a Transcrição do Casamento?
Ja vi em algumas mensagens que pelo Consulado do RJ, enviando documentação pelos correios. Porém, não encontrei a informação de quais documentos necessita enviar, etc
Se não for para lá, diz a dos meus avós em Ponta Delgada, mas em 2022, não sei se ainda continua célere e aceitando transcrição.
@ecoutinho, obrigada pela reposta sobre a transcrição do casamento.
A documentação do meu esposo que tem a nacionalidade portuguesa está toda correta, e a do nosso casamento também, então irei enviar para o consulado do RJ.
Eu queria também a informação sobre um site que eu lembro que tinha para baixar a certidão de cidadão português, pagava uma taxa em Euro e a gente podia baixar o documento.
Esse site ainda está funcionando?
Se sim, gostaria de saber o endereço do site pois já não tenho.
@ecoutinho, boa tarde. Parabéns pelo recebimento da senha da sua esposa, cada pequena conquista é uma vitória.
Contudo, vi em outra mensagem sua que você escreveu (02/06):
E nosso casamento nem está transcrito ainda em Portugal,
... nosso casamento não está transcrito pois estou aguardando há quase 2 anos a homologação do meu divórcio anterior; depois disso ainda vou ter que transcrever nosso casamento;
Agora:
processo de nacionalidade de minha esposa, pelo casamento:
Entrega dos documentos na CRC: 19/12/2025;
Recebimento da Senha: 05/06/2026;
Como vocês estão fazendo? Pergunto isso porque o meu irmão é casado com uma 2ª esposa e ela não solicitou ainda a nacionalidade por casamento justamente porque achávamos que antes ele teria de transcrever e separar do 1º casamento. E somente após transcrever o 2º casamento.
Há alguma antecipação que permitiria a ela fazer o pedido antes de fazer as transcrições dos dois casamentos e da separação do 1º casamento?
Estou curiosa para talvez tentar ajudá-la a já iniciar o processo da nacionalidade da minha cunhada, caso isso seja possível.
Eles ainda estão na etapa de transcrever o 1º casamento.
Entrei com a homologação do divórcio do meu primeiro casamento em PT em outubro de 2024. Inicialmente estava previsto concluir em até 1 ano, um pouco mais, um pouco menos.
Em dezembro do ano passado já havia passado 1 ano e 2 meses desde que o advogado entrou com a ação de homologação de divórcio no Tribunal da Relação e como eu sabia que haveria uma mudança na lei da nacionalidade que colocaria alguns requisitos a mais para processos de cônjuges (no nosso caso nada que impedisse, mas poderia ser um aborrecimento), tomei a decisão de assumir o risco e enviar o processo de minha esposa com o divórcio ainda em andamento baseado em duas "apostas":
A CRC Lisboa levaria quase 1 ano para sequer tocar no envelope e gerar a senha, o que nos daria tempo para o divórcio estar homologado e talvez o casamento já transcrito. Assim conseguiríamos dar entrada no processo dela antes de a nova lei da nacionalidade entrar em vigor. Por esse motivo enviei o processo para a CRC e não para o ACP (o ACP aceita os documentos, gera a senha mais rápido e depois envia para Lisboa analisar).
Imaginei que o divórcio estaria homologado antes de novembro/2026, quando imaginei que os documentos de minha esposa seriam lançados no sistema e a senha do processo gerada.
Como você pode ver, minhas duas "apostas" foram tiros n'água e falharam miseravelmente rsrs.
O que acho que vai acontecer nos próximos dias/semanas:
O processo tem número e senha, mas no sistema ainda não consta onde vai tramitar. Como é um processo de cônjuge, a única possibilidade é Lisboa. Nos próximos dias algum oficial de registos deve fazer a primeira "triagem" dos documentos lançados como imagem no sistema, associar o processo à CRC-Lisboa e enviar uma exigência solicitando a certidão de casamento portuguesa ao constatar que no meu assento de nascimento consta que em Portugal consta que estou casado com outra pessoa.
A partir daí vou ter que ficar enviando respostas periódicas enformando que estamos providenciando a homologação do divórcio e a transcrição do casamento. Vamos ver se consigo com isso evitar que o processo seja indeferido e por quanto tempo consigo prorrogar o prazo da exigência.
Minha torcida no momento (mas que tem chance baixa de dar certo) é que esse processo fique parado na fila por meses até o oficial de registos fazer a análise. Isso me daria algum tempo adicional, mas sinceramente acho a chance de isso acontecer razoavelmente baixa.
É isso.... Se tudo der errado e o processo for indeferido e arquivado e tiver que enviar o processo novamente no futuro, quando o divórcio e o novo casamento estiverem devidamente reconhecidos em Portugal, pagando nova taxa e talvez alguns documentos a mais para atender os novos requisitos, paciência. Eu sabia que esse risco existia quando enviei o processo em dezembro do ano passado, então não posso reclamar por ter sido pego de surpresa rsrs. Foi um risco que assumi.
Há alguma antecipação que permitiria a ela fazer o pedido antes de fazer as transcrições dos dois casamentos e da separação do 1º casamento?
Não, não há. Fiz consciente do risco de o processo receber uma exigência e no limite ser indeferido liminarmente ainda na etapa inicial.
Estou curiosa para talvez tentar ajudá-la a já iniciar o processo da nacionalidade da minha cunhada, caso isso seja possível.
A menos que estejam confortáveis de correr o risco de perder o valor da taxa de 250€, minha recomendação é que aguardem. Como pode ver, infelizmente a homologação de divórcio está levando muito mais do que esperado, mesmo eu tendo colocado muita gordura no prazo estimado inicialmente.
Sei que a questão já foi abordada por aqui mas surgiram duas dúvidas. Estou com os documentos para formular o meu pedido de nacionalidade pelo casamento. Já fizemos a nacionalidade portuguesa de minha esposa e de meu filho.
A primeira dúvida que tenho é se vale a pena esperar a atualização dos formulários pelo IRN ou se é melhor pagar a taxa e enviar a documentação logo diante das recentes alterações legislativas ocorridas em Portugal.
E a segunda é se a resposta à opção do formulário: "Exerceu funções públicas sem caráter predominantemente técnico a Estado estrangeiro?" deve ser "Não", visto que trabalho como técnico administrativo no Poder Judiciário.
diante das recentes alterações legislativas ocorridas em Portugal.
As alterações já entraram em vigor. Não vai fazer diferença esperar sair o novo formulário e usar esse em vez do antigo se a sua intenção for evitar a nova legislação.
Espere reestabelecerem os formulários e pagamentos.
Ola @Destefano e a todos do grupo. Por acaso alguem sabe me informar em que mês estão analisando/decisao os processos? Alguem tem a planilha do Status do mês de Maio. Obrigada.
O que acho que vai acontecer nos próximos dias/semanas:
O processo tem número e senha, mas no sistema ainda não consta onde vai tramitar. Como é um processo de cônjuge, a única possibilidade é Lisboa. Nos próximos dias algum oficial de registos deve fazer a primeira "triagem" dos documentos lançados como imagem no sistema, associar o processo à CRC-Lisboa e enviar uma exigência solicitando a certidão de casamento portuguesa ao constatar que no meu assento de nascimento consta que em Portugal consta que estou casado com outra pessoa.
Por enquanto mais uma vez minha previsão estava errada (felizmente). O processo realmente foi direcionado para Lisboa (que é o único lugar que pode analisar pedidos pelo casamento) mas até o momento não veio nenhuma exigência. Minha torcida agora é que continue assim e ele fique "esquecido" um ou dois anos na fila, o que me dará tempo de concluir a homologação do divórcio e a transcrição do casamento.
Por hora só me resta torcer para eu acertar pelo menos um palpite rsrs além de lembrar do Tribunal da Relação de Lisboa nas minhas orações antes de dormir 😂
@Destefano será que vale a pena eu enviar e-mail solicitando alguma resposta ao meu pedido de nacionalidade? Agora início de julho, irá fazer dois anos de submissão do processo na bolinha 1.
É normal ficar parado na primeira bolinha até estar bem próximo de concluir. Se no site não apareceu nenhuma notificação de exigência, é pq está tudo bem. Como pedidos pelo casamento estão levando mais de 4 anos, eu não estranharia se ficar parado na primeira bolinha por pelo menos mais um ano.
Se ainda assim quiser mandar um email para a conservatória mande, mal não faz, mas não acho que terá nenhuma resposta muito diferente de um email automático com a "tabela do mês" ou um email de alguém dizendo aquele texto padrão citando o CPC, informando que os processo são tratados por ordem de entrada e precisa esperar.
@Luciana56 , as conservatórias recebem centenas de e-mails diariamente e os funcionários não tem como responder a todos, já que são os mesmos que trabalham nos processos.
Infelizmente, os prazos estão assim mesmo, processos mais antigos que o seu estão na mesma situação.
@Luciana56 penso que é melhor não enviar email porque eles ficam sempre mandando mensagem padrão e que não ajuda em nada... Penso que a melhor forma é acompanhar as movimentações das pessoas que estão na mesma fase que vc. Quando elas mandarem que houve movimentação, aí sim penso que vc deva entrar em contato.
@Destefano@ecoutinho e @Solange4 , obrigada por vossas respostas. É aguardar e torcer para sair pelo menos daqui para 2030/2031, sendo menos pessimista do que antes que calculei 12 anos, dei entrada em 07/2024 e estou colocando o término para 07/2031. Ainda bem que minha residência só vence em 2036 (CRP de cidadao familiar da UE).
Aproveitando que vc tem a CRP de familiar de UE , te pergunto : foi tranquilo agendar na AIMA ou perrengue ? Tenho tentado testar mas nem abre o formulário p solicitar o agendamento
@mfernandabarbosa essa já é a minha terceira renovação. Para esse tipo de CRP de familiar cidadao da UE, nao existe agendamento online, você envia email com a cópia do seu CRP e no assunto coloco Renovação de Cartão de Residência Permanente de Familiar Cidadao da UE e veja se seu art. é o 17. Faz um texto solicitando a renovação e aguarda eles responderem, fiz assim esse ano, das outras vezes quando era SEF eu fazia online.
Comentários
Boa tarde a todos !
Por gentileza alguém teria a informação do tempo para o envio do numero de processo e senha após processo chegar na conservatória ? No caso Lisboa e processo pelo casamento. Ouvi comentários de que estão levando até 10 meses ou 12 meses para o envio. Isso procede ?
Obrigada
@RoseMoraes
Procede.
@Destefano
Acho que no fim das contas estamos falando a mesma coisa, mas vc obviamente foi mais específico.
@Tregina
Alguém possui informação objetiva (proveniente do IRN, de comunicação formal de conservador, de relatório inspetivo ou de outra fonte institucional) sobre qual é exatamente o critério utilizado na fase decisória após encerrada a instrução?Não.
@ecoutinho @Destefano @guedesmarcia entendo, não sabia de todas as questões da União Europeia, e tem uma parte das próprias questões em PT que acredito que tem a ver com as necessidades/seguranças de cada um. Eu jamais iria pra lugar nenhum sem plano de saúde, só me senti confortável pra ir pra Portugal quando eu e meu marido tínhamos trabalhos remotos confiáveis, mas nós também estamos em um momento diferente de vida do que vejo a maioria aqui, já mais perto da aposentadoria, então são questões diferentes. Foi interessante olhar por outra perspectiva e ver tudo com outro olhar, agradeço a "conversa", algo cada vez mais raro nesse mundo louco.
@CarinaPt com certeza muito importante é ter um plano de saúde.
Lembrando que,tudo aqui tem comparticipaçao,ou seja além de plano é importante ter uma boa reserva.
Além disso muitos medicamentos que sao vendidos livremente no Brasil,aqui nao sao,de modo que terá que passar por consulta para pegar a receita.
Exemplo: precisei de uma pomada para alergia(corticoide),e tive que passar por consulta.
@PedroGaspar bom dia! Poderia informar o passo a passo para nacionalidade por união estável com fiha de 12 anos para o marido? A mãe e a filha já possuem a nacionalidade portuguesa. Grata
@KIKARJ
Sugiro ler com atenção as postagens mais recentes desse tópico que tem relatado os problemas em pedidos por união estável ("união de facto" em PT):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23282/dupla-cidadania-em-uniao-de-facto/p2
À vista desses acontecimentos, não sei qual tem sido a orientação atual de como proceder.
Pelo visto, há muitas nuances que podem afetar o desfecho, entre elas, como a união estável foi estabelecida no BR e depois reconhecida em PT. E, o que "funcionava" até um tempo atrás (2025), tem sido recusado mais recentemente, com vários pedidos sendo alvo de "projeto de indeferimento".
Talvez algum dos foristas naquele tópico possa te dizer qual seria a orientação atual para quem pretende pedir via união de facto.
Bom dia, @Destefano @ecoutinho
Queria uma informação para onde solicitar a Transcrição do Casamento?
Ja vi em algumas mensagens que pelo Consulado do RJ, enviando documentação pelos correios. Porém, não encontrei a informação de quais documentos necessita enviar, etc
Se não for para lá, diz a dos meus avós em Ponta Delgada, mas em 2022, não sei se ainda continua célere e aceitando transcrição.
Se puderem me responder, eu agradeço.
@CAMILA_ACCIOLI
O consulado do Rio é a melhor opção se a documentação estiver toda correta. São a opção mais rápida. A lista de documentos e instruções estão no próprio site do consulado, recomendo verificar lá. Eu só consideraria enviar a alguma conservatória se houver alguma divergência na documentação (conservatórias costumam ser mais flexíveis com pequenas diferenças entre documentos, por pequena entenda algo que não gere dúvida sobre a identidade da pessoa que a certidão cita, por outro lado são muito mais lentas que o consulado do RJ).
Bom dia a todos...
Li aqui hoje aquilo que nos fez decidir ir para a Espanha... Obtive minha cidadania em abril, processo de meu marido seguiu em abril tb e essa insegurança jurídica é um complicador... Até o tal do visto que vale por 1 ano com direito a múltiplas entradas a VFS desconhece e olha que está no site da Embaixada. Aqui no Brasil tenho uma loja infantil há 21 anos, aposentadoria merreca do INSS , 2 aps que ficarão alugados e uma poupança legal e vou usar isto.
Preferia viver em Portugal por muuuitas questões mas a AIMA nos empurra para fora...
Bom dia, @Destefano @ecoutinho
Queria uma informação para onde solicitar a Transcrição do Casamento?
Ja vi em algumas mensagens que pelo Consulado do RJ, enviando documentação pelos correios. Porém, não encontrei a informação de quais documentos necessita enviar, etc
Se não for para lá, diz a dos meus avós em Ponta Delgada, mas em 2022, não sei se ainda continua célere e aceitando transcrição.
Se puderem
Bom dia,
@ecoutinho, obrigada pela reposta sobre a transcrição do casamento.
A documentação do meu esposo que tem a nacionalidade portuguesa está toda correta, e a do nosso casamento também, então irei enviar para o consulado do RJ.
Eu queria também a informação sobre um site que eu lembro que tinha para baixar a certidão de cidadão português, pagava uma taxa em Euro e a gente podia baixar o documento.
Esse site ainda está funcionando?
Se sim, gostaria de saber o endereço do site pois já não tenho.
Desde já obrigada.😉
@CAMILA_ACCIOLI
Acho que vc está falando do civil online... Como solicitar certidões pelo civilonline
Caros,
Apenas como referência, processo de nacionalidade de minha esposa, pelo casamento:
Confesso que estava esperando receber essa senha só por volta de novembro.
@ecoutinho, boa tarde. Parabéns pelo recebimento da senha da sua esposa, cada pequena conquista é uma vitória.
Contudo, vi em outra mensagem sua que você escreveu (02/06):
E nosso casamento nem está transcrito ainda em Portugal,
... nosso casamento não está transcrito pois estou aguardando há quase 2 anos a homologação do meu divórcio anterior; depois disso ainda vou ter que transcrever nosso casamento;
Agora:
processo de nacionalidade de minha esposa, pelo casamento:
Entrega dos documentos na CRC: 19/12/2025;
Recebimento da Senha: 05/06/2026;
Como vocês estão fazendo? Pergunto isso porque o meu irmão é casado com uma 2ª esposa e ela não solicitou ainda a nacionalidade por casamento justamente porque achávamos que antes ele teria de transcrever e separar do 1º casamento. E somente após transcrever o 2º casamento.
Há alguma antecipação que permitiria a ela fazer o pedido antes de fazer as transcrições dos dois casamentos e da separação do 1º casamento?
Estou curiosa para talvez tentar ajudá-la a já iniciar o processo da nacionalidade da minha cunhada, caso isso seja possível.
Eles ainda estão na etapa de transcrever o 1º casamento.
@Ale
Como vocês estão fazendo?
A história é longa, mas vou tentar resumir:
Entrei com a homologação do divórcio do meu primeiro casamento em PT em outubro de 2024. Inicialmente estava previsto concluir em até 1 ano, um pouco mais, um pouco menos.
Em dezembro do ano passado já havia passado 1 ano e 2 meses desde que o advogado entrou com a ação de homologação de divórcio no Tribunal da Relação e como eu sabia que haveria uma mudança na lei da nacionalidade que colocaria alguns requisitos a mais para processos de cônjuges (no nosso caso nada que impedisse, mas poderia ser um aborrecimento), tomei a decisão de assumir o risco e enviar o processo de minha esposa com o divórcio ainda em andamento baseado em duas "apostas":
Como você pode ver, minhas duas "apostas" foram tiros n'água e falharam miseravelmente rsrs.
O que acho que vai acontecer nos próximos dias/semanas:
O processo tem número e senha, mas no sistema ainda não consta onde vai tramitar. Como é um processo de cônjuge, a única possibilidade é Lisboa. Nos próximos dias algum oficial de registos deve fazer a primeira "triagem" dos documentos lançados como imagem no sistema, associar o processo à CRC-Lisboa e enviar uma exigência solicitando a certidão de casamento portuguesa ao constatar que no meu assento de nascimento consta que em Portugal consta que estou casado com outra pessoa.
A partir daí vou ter que ficar enviando respostas periódicas enformando que estamos providenciando a homologação do divórcio e a transcrição do casamento. Vamos ver se consigo com isso evitar que o processo seja indeferido e por quanto tempo consigo prorrogar o prazo da exigência.
Minha torcida no momento (mas que tem chance baixa de dar certo) é que esse processo fique parado na fila por meses até o oficial de registos fazer a análise. Isso me daria algum tempo adicional, mas sinceramente acho a chance de isso acontecer razoavelmente baixa.
É isso.... Se tudo der errado e o processo for indeferido e arquivado e tiver que enviar o processo novamente no futuro, quando o divórcio e o novo casamento estiverem devidamente reconhecidos em Portugal, pagando nova taxa e talvez alguns documentos a mais para atender os novos requisitos, paciência. Eu sabia que esse risco existia quando enviei o processo em dezembro do ano passado, então não posso reclamar por ter sido pego de surpresa rsrs. Foi um risco que assumi.
Há alguma antecipação que permitiria a ela fazer o pedido antes de fazer as transcrições dos dois casamentos e da separação do 1º casamento?
Não, não há. Fiz consciente do risco de o processo receber uma exigência e no limite ser indeferido liminarmente ainda na etapa inicial.
Estou curiosa para talvez tentar ajudá-la a já iniciar o processo da nacionalidade da minha cunhada, caso isso seja possível.
A menos que estejam confortáveis de correr o risco de perder o valor da taxa de 250€, minha recomendação é que aguardem. Como pode ver, infelizmente a homologação de divórcio está levando muito mais do que esperado, mesmo eu tendo colocado muita gordura no prazo estimado inicialmente.
Bom dia pessoal!
Sei que a questão já foi abordada por aqui mas surgiram duas dúvidas. Estou com os documentos para formular o meu pedido de nacionalidade pelo casamento. Já fizemos a nacionalidade portuguesa de minha esposa e de meu filho.
A primeira dúvida que tenho é se vale a pena esperar a atualização dos formulários pelo IRN ou se é melhor pagar a taxa e enviar a documentação logo diante das recentes alterações legislativas ocorridas em Portugal.
E a segunda é se a resposta à opção do formulário: "Exerceu funções públicas sem caráter predominantemente técnico a Estado estrangeiro?" deve ser "Não", visto que trabalho como técnico administrativo no Poder Judiciário.
Desde já agradeço.
Abraços.
@DSMachado
diante das recentes alterações legislativas ocorridas em Portugal.As alterações já entraram em vigor. Não vai fazer diferença esperar sair o novo formulário e usar esse em vez do antigo se a sua intenção for evitar a nova legislação.
Espere reestabelecerem os formulários e pagamentos.
Ola @Destefano e a todos do grupo. Por acaso alguem sabe me informar em que mês estão analisando/decisao os processos? Alguem tem a planilha do Status do mês de Maio. Obrigada.
@Ale e demais colegas
Uma atualização.
O que acho que vai acontecer nos próximos dias/semanas:
O processo tem número e senha, mas no sistema ainda não consta onde vai tramitar. Como é um processo de cônjuge, a única possibilidade é Lisboa. Nos próximos dias algum oficial de registos deve fazer a primeira "triagem" dos documentos lançados como imagem no sistema, associar o processo à CRC-Lisboa e enviar uma exigência solicitando a certidão de casamento portuguesa ao constatar que no meu assento de nascimento consta que em Portugal consta que estou casado com outra pessoa.
Por enquanto mais uma vez minha previsão estava errada (felizmente). O processo realmente foi direcionado para Lisboa (que é o único lugar que pode analisar pedidos pelo casamento) mas até o momento não veio nenhuma exigência. Minha torcida agora é que continue assim e ele fique "esquecido" um ou dois anos na fila, o que me dará tempo de concluir a homologação do divórcio e a transcrição do casamento.
Por hora só me resta torcer para eu acertar pelo menos um palpite rsrs além de lembrar do Tribunal da Relação de Lisboa nas minhas orações antes de dormir 😂
@Destefano será que vale a pena eu enviar e-mail solicitando alguma resposta ao meu pedido de nacionalidade? Agora início de julho, irá fazer dois anos de submissão do processo na bolinha 1.
@Luciana56
É normal ficar parado na primeira bolinha até estar bem próximo de concluir. Se no site não apareceu nenhuma notificação de exigência, é pq está tudo bem. Como pedidos pelo casamento estão levando mais de 4 anos, eu não estranharia se ficar parado na primeira bolinha por pelo menos mais um ano.
Se ainda assim quiser mandar um email para a conservatória mande, mal não faz, mas não acho que terá nenhuma resposta muito diferente de um email automático com a "tabela do mês" ou um email de alguém dizendo aquele texto padrão citando o CPC, informando que os processo são tratados por ordem de entrada e precisa esperar.
@Luciana56 , as conservatórias recebem centenas de e-mails diariamente e os funcionários não tem como responder a todos, já que são os mesmos que trabalham nos processos.
Infelizmente, os prazos estão assim mesmo, processos mais antigos que o seu estão na mesma situação.
@Luciana56 penso que é melhor não enviar email porque eles ficam sempre mandando mensagem padrão e que não ajuda em nada... Penso que a melhor forma é acompanhar as movimentações das pessoas que estão na mesma fase que vc. Quando elas mandarem que houve movimentação, aí sim penso que vc deva entrar em contato.
@Destefano @ecoutinho e @Solange4 , obrigada por vossas respostas. É aguardar e torcer para sair pelo menos daqui para 2030/2031, sendo menos pessimista do que antes que calculei 12 anos, dei entrada em 07/2024 e estou colocando o término para 07/2031. Ainda bem que minha residência só vence em 2036 (CRP de cidadao familiar da UE).
@Luciana56
Aproveitando que vc tem a CRP de familiar de UE , te pergunto : foi tranquilo agendar na AIMA ou perrengue ? Tenho tentado testar mas nem abre o formulário p solicitar o agendamento
OBRIGADA !
Boa tarde. Quais foram as modificações no processo de nacionalidade via cônjuge? Muito obrigado.
Olá, alguém já tem o mês que estão sendo analisados/decisão os processos ? Enviei um e-mail para A Conservatória e não tive retorno. Obrigada
@mfernandabarbosa essa já é a minha terceira renovação. Para esse tipo de CRP de familiar cidadao da UE, nao existe agendamento online, você envia email com a cópia do seu CRP e no assunto coloco Renovação de Cartão de Residência Permanente de Familiar Cidadao da UE e veja se seu art. é o 17. Faz um texto solicitando a renovação e aguarda eles responderem, fiz assim esse ano, das outras vezes quando era SEF eu fazia online.