Por gentileza alguém teria a informação do tempo para o envio do numero de processo e senha após processo chegar na conservatória ? No caso Lisboa e processo pelo casamento. Ouvi comentários de que estão levando até 10 meses ou 12 meses para o envio. Isso procede ?
Alguém possui informação objetiva (proveniente do IRN, de comunicação formal de conservador, de relatório inspetivo ou de outra fonte institucional) sobre qual é exatamente o critério utilizado na fase decisória após encerrada a instrução?
@ecoutinho@Destefano@guedesmarcia entendo, não sabia de todas as questões da União Europeia, e tem uma parte das próprias questões em PT que acredito que tem a ver com as necessidades/seguranças de cada um. Eu jamais iria pra lugar nenhum sem plano de saúde, só me senti confortável pra ir pra Portugal quando eu e meu marido tínhamos trabalhos remotos confiáveis, mas nós também estamos em um momento diferente de vida do que vejo a maioria aqui, já mais perto da aposentadoria, então são questões diferentes. Foi interessante olhar por outra perspectiva e ver tudo com outro olhar, agradeço a "conversa", algo cada vez mais raro nesse mundo louco.
@PedroGaspar bom dia! Poderia informar o passo a passo para nacionalidade por união estável com fiha de 12 anos para o marido? A mãe e a filha já possuem a nacionalidade portuguesa. Grata
À vista desses acontecimentos, não sei qual tem sido a orientação atual de como proceder.
Pelo visto, há muitas nuances que podem afetar o desfecho, entre elas, como a união estável foi estabelecida no BR e depois reconhecida em PT. E, o que "funcionava" até um tempo atrás (2025), tem sido recusado mais recentemente, com vários pedidos sendo alvo de "projeto de indeferimento".
Talvez algum dos foristas naquele tópico possa te dizer qual seria a orientação atual para quem pretende pedir via união de facto.
Queria uma informação para onde solicitar a Transcrição do Casamento?
Ja vi em algumas mensagens que pelo Consulado do RJ, enviando documentação pelos correios. Porém, não encontrei a informação de quais documentos necessita enviar, etc
Se não for para lá, diz a dos meus avós em Ponta Delgada, mas em 2022, não sei se ainda continua célere e aceitando transcrição.
O consulado do Rio é a melhor opção se a documentação estiver toda correta. São a opção mais rápida. A lista de documentos e instruções estão no próprio site do consulado, recomendo verificar lá. Eu só consideraria enviar a alguma conservatória se houver alguma divergência na documentação (conservatórias costumam ser mais flexíveis com pequenas diferenças entre documentos, por pequena entenda algo que não gere dúvida sobre a identidade da pessoa que a certidão cita, por outro lado são muito mais lentas que o consulado do RJ).
Li aqui hoje aquilo que nos fez decidir ir para a Espanha... Obtive minha cidadania em abril, processo de meu marido seguiu em abril tb e essa insegurança jurídica é um complicador... Até o tal do visto que vale por 1 ano com direito a múltiplas entradas a VFS desconhece e olha que está no site da Embaixada. Aqui no Brasil tenho uma loja infantil há 21 anos, aposentadoria merreca do INSS , 2 aps que ficarão alugados e uma poupança legal e vou usar isto.
Preferia viver em Portugal por muuuitas questões mas a AIMA nos empurra para fora...
Ja vi em algumas mensagens que pelo Consulado do RJ, enviando documentação pelos correios. Porém, não encontrei a informação de quais documentos necessita enviar, etc
Se não for para lá, diz a dos meus avós em Ponta Delgada, mas em 2022, não sei se ainda continua célere e aceitando transcrição.
@ecoutinho, obrigada pela reposta sobre a transcrição do casamento.
A documentação do meu esposo que tem a nacionalidade portuguesa está toda correta, e a do nosso casamento também, então irei enviar para o consulado do RJ.
Eu queria também a informação sobre um site que eu lembro que tinha para baixar a certidão de cidadão português, pagava uma taxa em Euro e a gente podia baixar o documento.
Esse site ainda está funcionando?
Se sim, gostaria de saber o endereço do site pois já não tenho.
Comentários
Boa tarde a todos !
Por gentileza alguém teria a informação do tempo para o envio do numero de processo e senha após processo chegar na conservatória ? No caso Lisboa e processo pelo casamento. Ouvi comentários de que estão levando até 10 meses ou 12 meses para o envio. Isso procede ?
Obrigada
@RoseMoraes
Procede.
@Destefano
Acho que no fim das contas estamos falando a mesma coisa, mas vc obviamente foi mais específico.
@Tregina
Alguém possui informação objetiva (proveniente do IRN, de comunicação formal de conservador, de relatório inspetivo ou de outra fonte institucional) sobre qual é exatamente o critério utilizado na fase decisória após encerrada a instrução?Não.
@ecoutinho @Destefano @guedesmarcia entendo, não sabia de todas as questões da União Europeia, e tem uma parte das próprias questões em PT que acredito que tem a ver com as necessidades/seguranças de cada um. Eu jamais iria pra lugar nenhum sem plano de saúde, só me senti confortável pra ir pra Portugal quando eu e meu marido tínhamos trabalhos remotos confiáveis, mas nós também estamos em um momento diferente de vida do que vejo a maioria aqui, já mais perto da aposentadoria, então são questões diferentes. Foi interessante olhar por outra perspectiva e ver tudo com outro olhar, agradeço a "conversa", algo cada vez mais raro nesse mundo louco.
@CarinaPt com certeza muito importante é ter um plano de saúde.
Lembrando que,tudo aqui tem comparticipaçao,ou seja além de plano é importante ter uma boa reserva.
Além disso muitos medicamentos que sao vendidos livremente no Brasil,aqui nao sao,de modo que terá que passar por consulta para pegar a receita.
Exemplo: precisei de uma pomada para alergia(corticoide),e tive que passar por consulta.
@PedroGaspar bom dia! Poderia informar o passo a passo para nacionalidade por união estável com fiha de 12 anos para o marido? A mãe e a filha já possuem a nacionalidade portuguesa. Grata
@KIKARJ
Sugiro ler com atenção as postagens mais recentes desse tópico que tem relatado os problemas em pedidos por união estável ("união de facto" em PT):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23282/dupla-cidadania-em-uniao-de-facto/p2
À vista desses acontecimentos, não sei qual tem sido a orientação atual de como proceder.
Pelo visto, há muitas nuances que podem afetar o desfecho, entre elas, como a união estável foi estabelecida no BR e depois reconhecida em PT. E, o que "funcionava" até um tempo atrás (2025), tem sido recusado mais recentemente, com vários pedidos sendo alvo de "projeto de indeferimento".
Talvez algum dos foristas naquele tópico possa te dizer qual seria a orientação atual para quem pretende pedir via união de facto.
Bom dia, @Destefano @ecoutinho
Se puderem me responder, eu agradeço.
@CAMILA_ACCIOLI
O consulado do Rio é a melhor opção se a documentação estiver toda correta. São a opção mais rápida. A lista de documentos e instruções estão no próprio site do consulado, recomendo verificar lá. Eu só consideraria enviar a alguma conservatória se houver alguma divergência na documentação (conservatórias costumam ser mais flexíveis com pequenas diferenças entre documentos, por pequena entenda algo que não gere dúvida sobre a identidade da pessoa que a certidão cita, por outro lado são muito mais lentas que o consulado do RJ).
Bom dia a todos...
Li aqui hoje aquilo que nos fez decidir ir para a Espanha... Obtive minha cidadania em abril, processo de meu marido seguiu em abril tb e essa insegurança jurídica é um complicador... Até o tal do visto que vale por 1 ano com direito a múltiplas entradas a VFS desconhece e olha que está no site da Embaixada. Aqui no Brasil tenho uma loja infantil há 21 anos, aposentadoria merreca do INSS , 2 aps que ficarão alugados e uma poupança legal e vou usar isto.
Preferia viver em Portugal por muuuitas questões mas a AIMA nos empurra para fora...
Bom dia, @Destefano @ecoutinho
Se puderem
Bom dia,
@ecoutinho, obrigada pela reposta sobre a transcrição do casamento.
A documentação do meu esposo que tem a nacionalidade portuguesa está toda correta, e a do nosso casamento também, então irei enviar para o consulado do RJ.
Eu queria também a informação sobre um site que eu lembro que tinha para baixar a certidão de cidadão português, pagava uma taxa em Euro e a gente podia baixar o documento.
Esse site ainda está funcionando?
Se sim, gostaria de saber o endereço do site pois já não tenho.
Desde já obrigada.😉
@CAMILA_ACCIOLI
Acho que vc está falando do civil online... Como solicitar certidões pelo civilonline