Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1428430432433434

Comentários

• @Marta Vianna o da minha esposa também é de 01/10/21. Reacendeu a esperança de sair a dela

• editado June 22

@PriGC

Estou preocupada com esta nova alteração de lei que esta para ser aprovada em parlamento .

Acho que é importante colocarmos a bola no chão e não entrar em pânico. Houve uma mudança recente na lei da nacionalidade (há pouco mais de 1 mês). Não tem nada que "está para ser aprovado". Haver uma petição de um bando de malucos é uma distância enorme de "estar para ser aprovada". Um projeto tão restritivo levaria meses para ser discutido e provavelmente seria muito desidratado.

Por mais que haja um clima de ultra nacionalismo e xenofobia, essas mudanças nessa petição afetam não apenas nós (brasileiros, descendentes de portugueses que emigraram há 50 ou 100 anos), impactam o português que foi morar na Suiça atrás de um emprego melhor, casou com uma estrangeira e teve um filho no exterior e acredite, apesar desse sentimento anti estrangeiro, os Portugueses emigram em massa para países como Suiça, França ou Reino Unido e uma mudança dessas afetaria os direitos das famílias que essas pessoas construíram no estrangeiro.

Não estamos falando de portugueses que emigraram há 100 anos, mas de gente que tem 30, 40, 50 anos, é ativa e vota. Por esse motivo, não acho que essa petição vá longe.

• @PriGC

Estou preocupada com esta nova alteração de lei que esta para ser aprovada em parlamento .

Não há nada nesse momento "para ser aprovado no parlamento", fique tranquila.

• marcos1marcos1 Member

Gostaria de informar que o processo de minha esposa Claudia Maria R. D. Costa datado de 01.10.2021 foi finalizado em 23.06.2026. Finalizado com sucesso e nacionalidade aprovada. Agradeço a todos que participaram desta longa trajetória.

• @marcos1

Parabéns pela conquista da família.

• marcos1marcos1 Member

Obrigado e boa sorte a todos.

• marcos1marcos1 Member

Alguém poderia me enviar o link da planilha para dar baixa.

Obrigado

• @FabianoRodrigues, o meu é de 10/11/21. Estou com esperança também. Mas, confesso, está muito cansativa essa espera. Boa sorte para todos nós.

• marcos1marcos1 Member

@carlasimone.obrigado. Atualizado.

• @marcos1 mesma data do processo da minha esposa. Tomara que o dela também finalize em breve

• Acabei de ver outro caso, em outro grupo, de processo de casamento finalizado hoje. A pessoa submeteu em 01/10/21. Será que voltou a andar? Vamos exercer mais um pouco a nossa paciência e fé. Confesso que tem horas que me dá muito desânimo.

• @Marta Vianna onde mais temos grupos de acompanhamento?

• @FabianoRodrigues, eu participo de alguns grupos de cidadania portuguesa no Facebook. Os assuntos são variados. Não são exclusivos de etapas do processo.

• rogerdffrogerdff Member

Meu processo minha esposa desde Jun/22.

Tive azar pedir transcrição casamento pelo consulado São Paulo - final set/21. Levou mais de 6 meses. Atrasando envio pedido processo aquisição que poderia ser feito ainda em 2021.

Ou esses meses atraso estão custando bem caro agora. O que poderia estar prestes a concluir deve levar pelo visto +2 anos se tudo der certo.

Site anterior pelo menos mostrava etapas intermediárias. Agora nem isso.

Processo jun/22 ainda travado etapa Submetido. Ou nenhum avanço real.

Fui resgatar referências de datas: Jan/24 estava concluindo processos Jun/21. Ou em +2 anos avançaram apenas 4 meses.

2 meses/ano seria média novo normal?

E agora essa mobilização parte população que acaba trazendo mais ruído.

Como estou indo agora em Agosto para Lisboa, acreditam que valha pena ir na CRC tentar obter informações direto na fonte? Pelo menos saber se alguma etapa intermediária foi atendida?

Sistema anterior, antes da etapa "Análise pedido" tinha 3 etapas: Foi registado; Aguarda consultas; e Verificação documentos.

O que dava mais clareza a evolução do processo.

• editado June 25

@rogerdff

Como estou indo agora em Agosto para Lisboa, acreditam que valha pena ir na CRC tentar obter informações direto na fonte? Pelo menos saber se alguma etapa intermediária foi atendida?

Sinceramente? Eu acho que não. Você vai desperdiçar um dia inteiro da sua viagem numa fila e a informação que vai receber será genérica. Basicamente a mesma informação do site ou da linha registos. Não vai ter nenhuma informação direto da fonte, como conseguir falar com o conservador responsável ou oficial de registos que olhou o processo nem nada disso. A pessoa que estiver no atendimento vai consultar no sistema a mesma informação que vc vê, vai te dizer que está em análise e que precisa aguardar.

Melhor investir seu tempo passeando por Lisboa, que em agosto estará no auge do verão e cheia de coisas mais interessantes para fazer que ficar numa fila de conservatória.

Por último, apenas para te "tranquilizar", se é que é possível, essas etapas intermediárias terem sido atendidas não quer dizer nada. Mesmo que seu processo cumpra todas elas no dia seguinte à entrega dos documentos, a finalização vai ficar paradinha até chegarem no mês correto para o seu tipo de processo.

• @nato45 Existe uma petição em andamento que necessita de 7,500 assinaturas (hoje tem ~4,100) para ir direto ao plenario da Assembleia e contrapor a petição do ADN, cuja visa acabar com qualquer possibiliade de nacionalização para aqueles que não tenham pais ou avós portugueses. ...Creio que vale a pena divulgar - os interessados (proprios e familiares/amigos) em obter a cidadania portuguesa, em processo ou que futuramente darao entrada, façam a assinatura desta petição, pois o risco de "morrermos na praia" é grande! Ver petição (e assinar) http://participacao.parlamento.pt/iniciatives/6439

• Olá a todos,

Estou entrando em contato com uma dúvida porque estou um pouco confuso.

Solicitei a cidadania por casamento com o auxílio de um advogado em 2024; o processo avançou bem rápido, na minha opinião, já que o advogado diz que estou na fase de decisão desde o final de 2025... isso é possível? Não condiz com a tabela do CRC.

Sei que setembro de 2024 marca a data de migração do sistema, mas, no meu caso, estamos falando do final de 2025...

agradeço antecipadamente pelas respostas.

Tenham um ótimo dia.

• editado June 26

@Ana841

Oi Ana,

Se vc não tiver o número do processo e a senha , acho que o melhor a fazer é pedi‐los assim vc pode acompanhar e ter a certeza do que está sendo dito.

• editado June 26

@Ana841

Solicitei a cidadania por casamento com o auxílio de um advogado em 2024; o processo avançou bem rápido, na minha opinião, já que o advogado diz que estou na fase de decisão desde o final de 2025... isso é possível? Não condiz com a tabela do CRC.

Sim, é possível. Esse é um exemplo de pq digo que as etapas intermediárias não fazem diferença. O que interessa é a data de entrada do processo. O que acontece no seu caso:

O processo foi protocolado pelo advogado via sistema (online) e o processo pula rapidamente as primeiras etapas, pois parte do trabalho que a conservatória faz de digitalizar os documentos e assinar digitalmente é feito pelo próprio advogado. Isso dá a sensação de que o processo avançou muito rápido, mas na prática ele vai ficar parado na fila esperando os demais processos que foram entregues na mesma data (via correio ou balcão) alcançarem o mesmo estágio e só então ele será analisado.

Ou seja, é até possível que seu processo esteja pronto para ser analisado mas ele vai ficar na fila parado aguardando a tabela da CRC chegar no mês em que vc protocolou o processo.

Voltando ao meu ponto no início da resposta: não faz diferença quando ele atingiu a etapa "para decisão", se chegou nessa etapa em 1 mês ou se levou 4 anos, o que interessa é a data em que ele entrou na conservatória, isso é o que define quando ele vai terminar.

Eles fazem isso para que não haver um "privilégio" entre quem paga um advogado para fazer e quem faz sozinho e manda pelo correio. Não vou entrar no mérito se é certo ou não, mas é assim que funciona.

Alguns advogados e assessorias "vendem" a idéia de que há um benefício do processo online que na prática não existe. Ele anda rápido no começo, mas termina junto de todos outros.

• rogerdffrogerdff Member

@ecoutinho perfeito grato pela rápida resposta.

Negócio é ir a Fátima rezar um pouco mais.

• Li neste fórum e noutros que processos iniciados em outubro de 2021, e alguns em novembro de 2021, já foram concluídos.

Se for esse o caso, o prazo atual é de aproximadamente 4 anos e 8 meses.

Com sorte, o meu processo, que começou em fevereiro de 2022, terminará em outubro de 2026 ou um pouco mais tarde.

• Obrigada a @mfernandabarbosa e @ecoutinho pelas respostas.

• olá a todos,

acompanho este fórum desde que dei entrada no meu processo de nacionalidade pelo casamento em 2021. Nunca participei ativamente, mas sempre acompanhando… hoje fiz questão de entrar aqui para dizer que meu processo foi concluído ontem após quase 4 anos e 9 meses… então fica aqui meu registro hoje e meu agradecimento por todos os que participam aqui esclarecendo dúvidas e nos mantendo sempre atualizados… e paciência e esperança para todos os que estão aguardando!!

• @Lmendonca

Parabéns!! paciência é o nome do jogo! Comemore com a família!

• @Lmendonca parabéns pela conquista🥳🥳🥳, pelo andar da carruagem se meu processo seguir com o mesmo tempo que levou o seu. No caso o previsto será em novembro ou dezembro. Meu processo é Fev2022😅

• @Gugui

@nato45 Existe uma petição em andamento que necessita de 7,500 assinaturas (hoje tem ~4,100) para ir direto ao plenario da Assembleia e contrapor a petição do ADN, cuja visa acabar com qualquer possibiliade de nacionalização para aqueles que não tenham pais ou avós portugueses. ...Creio que vale a pena divulgar - os interessados (proprios e familiares/amigos) em obter a cidadania portuguesa, em processo ou que futuramente darao entrada, façam a assinatura desta petição, pois o risco de "morrermos na praia" é grande! Ver petição (e assinar) https://participacao.parlamento.pt/initiatives/6439

Li e assinei a petição principalmente pelo proposto na Seção XI que entendi que é o ponto prático mais relevante para a maioria das conversas que vejo nesse fórum:

Pedido de estrutura de missão para liquidar o passivo de nacionalidade no IRN (Seção XI da petição 6439)

Resumo: Segundo o próprio IRN, havia 515.334 processos pendentes em junho/2025, com pedidos de 2020 ainda sem decisão e nenhum mecanismo extraordinário de resposta — dificilmente compatível com o dever de decisão em prazo razoável (arts. 266.º e 268.º CRP, CPA). Com a Lei Orgânica 1/2026, quem está pendente aguarda sob o regime anterior (art. 7.º, n.º 2), mas sem garantia de prazo. A petição recomenda à Assembleia da República que o Governo crie, ao abrigo da Lei 4/2004, uma Estrutura de Missão temporária (2 anos, renovável uma vez) no Ministério da Justiça, com prazo máximo de 12 meses para decidir todos os processos pendentes, prioridade automática aos com mais de 36 meses (decisão em 90 dias), metas trimestrais públicas e consulta individual por NIF.

Para quem quiser ler sobre a iniciativa e/ou assinar e/ou compartilhar, o link é https://participacao.parlamento.pt/initiatives/6439

• O estado do processo de aquisição de nacionalidade portuguesa n.º 111822/21, submetido em 08/10/2021 e atualmente na fase de decisão desde 19/05/2025. Mais informo que todos os elementos solicitados foram devidamente entregues dentro do prazo, nomeadamente o certificado de registo criminal exigido. Considerando o tempo já decorrido e o impacto pessoal e familiar da conclusão deste processo (casamento há 8 anos com cidadão português, e mais 4 anos de união de facto reconhecida, totalizando 12 anos juntos), agradeço quem sabe explicar o que está a ocorrer, pois não há justificativa alguma.

• @sorayag1973

Infelizmente, todos os processos de nacionalidade tem sofrido atrasos consideráveis. A justificativa é falta de pessoal e de estrutura, frente o volume de processos.

Não há muito o que fazer a não ser esperar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.