@LUCIANOCAMOES ... parabéns... daqui a 18 meses, vamos todos aqui do fórum marcar uma festa para comemorar o deferimento de todos os pedidos feitos até hoje...... já a festa será portuguesa, com certeza...
@williamrodr parabéns pela nacionalidade da esposa...
Olá, casei com um cidadão português em Março de 2020, mas vivemos noutro país. Tive a minha filha em outubro de 2021, e também recebeu a cidadania portuguesa, claro. Dei entrada com o pedido de cidadania portuguesa em março de 2023. Infelizmente, as coisas não estão bem com o meu marido e estamos a planear divorciar-nos no outro país. Nesse caso, o que acontece ao meu pedido de cidadania? Se o processo demorar 5 anos a ser concluído, o meu poderá estar finalizado em 2028, mas provavelmente já estarei divorciada do meu marido português até lá. Esta situação impedir-me-á de obter a cidadania portuguesa?
A título de informação: minha nora entrou com processo 10 dias antes da minha esposa, no dia 27/10/2021 e o dela ainda não saiu e teve há uns 4 meses uma exigência (novo atestado de antecedentes criminais brasileiro).
Deve finalizar a qualquer momento, mas não muda em nada a vida dela que mora aqui em Portugal há 10 anos e tem 2 filhos portugueses, e está com o título de residência válido ainda por 5 anos.
Isso reforça a teoria de que existem varias filas, com mais de uma equipa trabalhando simultaneamente.
@Marta Vianna ... parabéns... dei entrada no processo de minha esposa em 29/01/26... se Deus quiser daqui a 18 estaremos comemorando... temos fé que esses novos servidores contratados conseguirão tirar o atraso do trabalho acumulado...
Parabens @Marta Vianna@williamrodr !!! a minha saiu mas continuo aguardando correção do nome da minha mãe que veio com erro de digitação no assento, enviei e-mail para a IRN mas ainda sem resposta, segundo o consulado de Salvador, este é o unico caminho para solicitar a correção, dificil, depois de 5 anos de espera o assento vir com erro... mas vamos a luta.
A Base X costuma ser bastante rápida. Pela última planinha que a CRC Lisboa divulgou, em agosto estavam analisando casos que entraram em julho, ou seja, algo como menos de 2 meses.
Obrigada pela informação. Estou aguardando a transcrição do meu casamento para solicitar a cidadania pela Base X e está informação me deixou bastante animada.
Pessoal, boa noite! Alguém pode me dizer se porto ainda é o lugar mais rápido para a nacionalidade pelo casamento? E alguém conseguiria me passar o link ou lista de documentos necessários para realizar o processo?
@Youssef Parabéns! Poderia por favor atualizar a planilha para que possamos avaliar as estatísticas? Acredito que temos no mínimo mais outro membro que também foi concluído o processo, mas que ainda não atualizou a planilha. Abraços
Processos de nacionalidade pelo casamento só tramitam na CRCentrais em Lisboa. Pode até enviar para o ACP, mas será direcionado internamente para Lisboa. Só terá a vantagem de receber a chave de acesso mais rápido.
Comentários
Parabéns @williamrodr
@LUCIANOCAMOES ... parabéns... daqui a 18 meses, vamos todos aqui do fórum marcar uma festa para comemorar o deferimento de todos os pedidos feitos até hoje...... já a festa será portuguesa, com certeza...
@williamrodr parabéns pela nacionalidade da esposa...
@williamrodr, Parabéns!!!! Pode me informar os três primeiros números de seu processo? Obrigada e aproveitem a cidadania de sua esposa. @LUCIANOCAMOES
Parabens @williamrodr
@Marta Vianna
processo nº 117xxx/21
Olá a todos,
Após o processo ser finalizado quanto tempo está demorando para emitirem a certidão?
@lostlost
Problema nenhum, processo seguirá normalmente.
@Aglc
Alguns minutos. Se o e-mail não chegar pode mandar e-mail solicitando ou pedir no Civilonline.
Vi no Facebook ontem que outra pessoa recebeu a cidadania, com data de entrada em 5/11/2021 conforme abaixo:
Não sei se a pessoa está aqui no grupo ou a esposa, que fez o post.
A título de informação: minha nora entrou com processo 10 dias antes da minha esposa, no dia 27/10/2021 e o dela ainda não saiu e teve há uns 4 meses uma exigência (novo atestado de antecedentes criminais brasileiro).
Deve finalizar a qualquer momento, mas não muda em nada a vida dela que mora aqui em Portugal há 10 anos e tem 2 filhos portugueses, e está com o título de residência válido ainda por 5 anos.
Isso reforça a teoria de que existem varias filas, com mais de uma equipa trabalhando simultaneamente.
Boa sorte a todos e muita paciência!
Finalmente! Saiu!!
Entrei em 10/11/21
4 anos, 10 meses e 11 dias
Casamento - 3.1
Processo sem qualquer exigência.
Desejo boa sorte para todos que aguardam. Vai chegar!
@Marta Vianna Parabens, Marta! Comemore bastante sua conquista! É muito merecido depois de tanta espera! Boa sorte! Seguimos firmes aqui! :-)
@Marta Vianna , parabéns!!!
@Marta Vianna Parabéns!!!
Finalmente saiu hoje a cidadania da minha nora.
entrada em 27/10/2021
término em 21/09/2026
exigencia: novo atestado criminal brasileiro
@Marta Vianna ... parabéns... dei entrada no processo de minha esposa em 29/01/26... se Deus quiser daqui a 18 estaremos comemorando... temos fé que esses novos servidores contratados conseguirão tirar o atraso do trabalho acumulado...
@Marta Vianna Parabéns! Você poderia atualizar a planilha, por favor? Obrigado
Parabens @Marta Vianna @williamrodr !!! a minha saiu mas continuo aguardando correção do nome da minha mãe que veio com erro de digitação no assento, enviei e-mail para a IRN mas ainda sem resposta, segundo o consulado de Salvador, este é o unico caminho para solicitar a correção, dificil, depois de 5 anos de espera o assento vir com erro... mas vamos a luta.
Obrigada a todos!
Alguém sabe dizer quanto tempo está levando para atribuição pela Base X da Lei 2098 de 1959?
@Rosamaria
A Base X costuma ser bastante rápida. Pela última planinha que a CRC Lisboa divulgou, em agosto estavam analisando casos que entraram em julho, ou seja, algo como menos de 2 meses.
Parabéns a todos! @LUCIANOCAMOES @Marta Vianna @williamrodr
Poderiam dizer-nos, por favor, se o processo passou diretamente da fase 1 para a 4, ou se receberam atualizações nas fases 2 e 3 e, por fim, na 4?
O nosso processo foi apresentado em março de 2024 e ainda se encontra na fase 1.
@Hsalah no meu caso o processo foi alimentado bola por bola, na bola 3 demandou mais tempo na transcrição de decisão.
@ecoutinho
Obrigada pela informação. Estou aguardando a transcrição do meu casamento para solicitar a cidadania pela Base X e está informação me deixou bastante animada.
@Hsalah, bom dia!! Eu fiquei anos na fase de decisão. Quando finalizou, a data de análise e decisão foram as mesmas.
Coisa linda ver chegar no dia 12/11... chega logo, dia 26.
Pessoal, boa noite! Alguém pode me dizer se porto ainda é o lugar mais rápido para a nacionalidade pelo casamento? E alguém conseguiria me passar o link ou lista de documentos necessários para realizar o processo?
@Youssef Parabéns! Poderia por favor atualizar a planilha para que possamos avaliar as estatísticas? Acredito que temos no mínimo mais outro membro que também foi concluído o processo, mas que ainda não atualizou a planilha. Abraços
@hugonpassos
Processos de nacionalidade pelo casamento só tramitam na CRCentrais em Lisboa. Pode até enviar para o ACP, mas será direcionado internamente para Lisboa. Só terá a vantagem de receber a chave de acesso mais rápido.
Só seguir o guia do fórum:
Aquisição - Casamento Modelo 3