Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1419420421422423425»

Comentários

• Entrei com meu processo em Março/24 e acompanhando a demora até desencanei, de vez enquando verifico o status, mas não crio muitas expectativas de que vai ser rápido.

Me mudei recentemente para a Espanha e é mais provável que eu consiga acumular os 2 anos de residência, entre com o processo de cidadania e consiga-a antes mesmo da minha nacionalidade portuguesa pelo casamento sair. 🤡

• Boa tarde Pessoal,

Tenho cidadania portuguesa desde 2021, casei com minha esposa no Brasil em abril de 2022 e fiz a transcrição do casamento em Portugal em fevereiro de 2023, gostaria de saber se ela já tem direito a cidadania e como esta sendo para requerer?

Obrigado.

• Olá a todos!

Apenas para compartilhar que consegui efetuar o pagamento sem dificuldades utilizando uma VPN conectado a Italia.

O comprovante de pagamento basta imprimir o email que recebi de confirmação?

Obrigado e bom dia!

• editado May 7

@gustavoalmeida_

Se vocês casaram em abril de 2022 significa que vocês têm 4 anos de casados. Estou considerando que ela seja brasileira. Para ela ter direito à cidadania pelo casamento e poder dar entrada com o pedido é preciso:

• Ter 5 anos de casados (caso não tenham filhos em comum)
    • Ter 3 anos de casados se tiverem filhos em comum e esses filhos tenham cidadania portuguesa.

Caso ainda não tenham filhos, precisa esperar mais um ano, em abril de 2027 vcs terão completado 5 anos de casamento e aí ela pode entrar com o pedido.

• @ecoutinho

Valeu pela resposta, temos uma filha que esta para sair a cidadania dela esse mês de maio/2025.

Quando fiz a minha cidadania mandei para porto via HDL, a cidadania pelo casamento recomenda que seja no consulado ou via remessa para Portugal? tem ideia se tem demorado muito.

• @gustavoalmeida_

Para casamento (artigo 3.1), não tem opção. Tem que mandar para CRCentrais em Lisboa. Consulado (ou qualquer outro lugar) só vai encaminhar o processo para lá, atrasando ainda mais.

No momento, Lisboa está decidindo os processos 3.1 que chegaram lá em outubro de 2021:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/447/UWEGTDI04UBD.png

Aqui a documentação:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

No seu caso, como terá uma filha com nacionalidade PT, acrescentar o assento de nascimento dela.

• Olá a todos!

Dúvidas:

4. Certidão de Registo de Casamento Portuguesa - Cópia simples do assento de casamento recebido após fazer a transcrição do casamento.

Eu tenho a certidão de nascimento portuguesa da minha esposa que contem a averbação do casamento e o assento. Pode ser essa?

8. Formulário de Aquisição Modelo 3

O cep são 8 digitos e no formulário só cabem 7, pode deixar o ultimo digito fora do quadro de preenchimento?

Sobre a impressão, perdi o link da discussão sobre o tema, alguém teria fácil?

Muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.